Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Ambientes de Sandbox do Alma

    Translatable
    Você pode testar alterações no Alma (ou Leganto) com segurança usando o ambiente do Sandbox do Alma, e alterações no Primo VE usando os ambientes de Sandbox tanto do Alma como do Primo VE. Os sandboxes do Alma e do Primo VE oferecem um meio para desenvolver, testar e treinar sem fazer alterações visíveis para os usuários e que possam comprometer dados no ambiente de produção. Os ambientes do Sandbox são completamente isolados do seu ambiente de produção. Ações realizadas nos sandboxes não afetam o ambiente de produção e ações realizadas no ambiente de produção não afetam os sandboxes.
    Se você estiver trabalhando com Primo e não com Primo VE, visite Integração de Sandbox Alma-Primo (em inglês).
    Como parte da implantação padrão de Alma e Primo VE, a Ex Libris fornece um sandbox padrão tanto para Alma como Primo VE. O Sandbox padrão contém uma quantidade significativa de dados (cerca de 70.000 registros) fornecidos pela Ex Libris, que podem ser usados para treinamento da equipe e testes de cenários de negócios, novas melhorias, e integração com outros sistemas, sem afetar o ambiente de produção. Alterações no sandbox do Alma se refletem no sandbox do Primo VE.

    Após “Entrar em Produção”, a Ex Libris também oferece um sandbox premium do Alma (por uma taxa anual adicional). Este sandbox contém uma reprodução completa dos dados e configurações do ambiente de produção de Alma e Primo VE. Também pode ser usado para treinamento, testes, e fins de desenvolvimento. Quando comprado, o sandbox premium substitui o sandbox padrão. Observe que, no release de fevereiro de 2019 do Alma, a Ex Libris introduziu uma nova política para o sandbox premium. Para mais informações sobre a nova política, veja Nova Política de Sandbox Premium da Ex Libris: Perguntas Frequentes.

    • A maioria dos clientes do Alma utiliza o sandbox padrão disponível na oferta padrão da Ex Libris. O sandbox premium pode ser relevante em casos específicos, como descrito abaixo em Diferenças Entre os Sandboxes Padrão e Premium.
    • Uma única instituição não pode ter o sandbox padrão e o premium simultaneamente. Você também não pode misturar as versões de sandboxes de Alma e Primo VE. Por exemplo, se você tem um sandbox premium do Alma, você também deve ter um sandbox premium do Primo VE.
    • Os ambientes de sandbox recebem as novas atualizações de release mensais duas semanas antes do lançamento nos ambientes de produção (normalmente, isso significa que os ambientes de sandbox são atualizados no penúltimo domingo de cada mês; consulte o calendário exato de releases publicado pela Ex Libris).
    • Clientes da região Ásia-Pacífico devem usar o domínio acelerado do Alma somente para produção. O sandbox não suporta o domínio acelerado do Alma.

    Ambientes de Sandbox do Alma e Cronograma de Implementação

    Durante a fase inicial de implementação, a Ex Libris oferece acesso ao sandbox padrão do Alma, o que você deve usar para aprender e familiarizar-se com o Alma enquanto a instituição estiver passando pelo treinamento. Para mais informações sobre login no Alma e domínios do Alma, veja Seus Domínios do Alma
    À medida que a implementação do Alma progride, você deve continuar a usar o sandbox padrão do Alma para fins de treinamento. Durante o treinamento, foque nos processos completos de seus negócios e prepare a sua equipe de projeto para revisar a funcionalidade do produto e testar a migração de dados após a entrega do ambiente de produção do Alma. Após receber o ambiente de produção do Alma durante a fase de implementação, a maioria do seu trabalho de implementação ocorrerá no ambiente de produção do Alma até “Entrar em Produção”. Entretanto, ainda é comum continuar a usar o sandbox padrão para ajudar a definir as configurações de integração e autenticação necessárias, e para realizar treinamento interno da equipe. Após “Entrar em Produção”, quando o ambiente de produção do Alma contiver os dados “ativos”, o sandbox permanecerá um ambiente especialmente útil para treinamento da equipe e teste de novas funcionalidades em cada release do Alma antes de usar estas funções no ambiente de produção ativo do Alma.
    Se você estiver usando o sandbox para autenticação com um dos seus sistemas de autenticação IdP, você deve certificar-se que o domínio/URL do sandbox é reconhecido pelo sistema IdP.
    O sandbox premium, que substitui o sandbox padrão e contém todos os dados e configurações da sua instituição, não está disponível durante a implementação. 

    Solicitação de Atualização do Sandbox do Alma

    Instituições com um sandbox padrão do Alma estão autorizadas a solicitar uma atualização para os dados de treinamento padrões limpos da Ex Libris uma vez a cada trimestre. As atualizações dos sandboxes não são executadas automaticamente; você deve solicitá-las. Para solicitar uma atualização de sandbox, você deve abrir um chamado de suporte do CRM da central do cliente da Ex Libris indicando o nome da sua instituição e o prazo desejado para a atualização do sandbox. Você deve considerar um intervalo de pelo menos 30 dias entre a solicitação e a data de atualização (as solicitações de atualização não podem ser agendadas para trimestres futuros). A Ex Libris agendará a atualização do sandbox padrão baseada na solicitação e na disponibilidade do cronograma de operações da nuvem e informará o cronograma com o planejamento final através do chamado de suporte do CRM. Durante o processo de atualização (que normalmente leva entre 4 e 5 dias, dependendo do tamanho da instituição) o sandbox ficará indisponível. Uma vez concluído, o chamado de suporte do CRM será atualizado de acordo.
    As configurações de um Sandbox padrão não são mantidas nas atualizações.
    Os sandboxes premium são atualizados automaticamente pela Ex Libris duas vezes por ano, em fevereiro e agosto, no domingo após o lançamento do Alma nos ambientes de produção. Para mais informações sobre a nova política, visite Nova Política de Sandbox Premium da Ex Libris: Perguntas Frequentes.
    Veja Configurações de Conta Recomendadas para Atualização do Sandbox para realizar a configuração em uma única vez, de maneira que a autenticação no sandbox continue funcionando sem problemas após cada atualização, sem a necessidade de configurações adicionais ou com o mínimo possível.

    Diferenças Entre os Sandboxes Padrão e Premium

    A seguinte tabela lista as diferenças entre os sandboxes padrão e premium para diversas áreas e tarefas importantes dentro do Alma.
    Sandbox Padrão vs. Premium
    Área do Alma Tarefa Tipo de Sandbox Suportado
    Treinamento Treinamento do Alma durante a implementação Padrão (premium não disponível antes de “Entrar em Produção”)
    Testar e aprender novas funcionalidades e recursos de cada release; treinamento contínuo após “Entrar em Produção” Ambos, padrão e premium
    Serviços de dados Carregar registros de usuários
    • Padrão - Até 10 mil registros adicionais (além dos dados padrões do sandbox)
    • Premium - Até 50% ou 100 mil (o que for menos) registros adicionais do usuário, além do total gerenciado no ambiente de produção
    Importar dados bibliográficos (incluindo e-books, metadados de recursos digitais e registros de autoridades)
    • Padrão - Até 100 mil registros adicionais (além dos dados padrões do sandbox)
    • Premium - Até 20% ou 500 mil (o que for menos) registros adicionais, além do número total de registros bibliográficos gerenciados no ambiente de produção.
    Publicar dados bibliográficos no sandbox do Primo
    • Primo:
      • Padrão - Não é permitido publicar registros no Primo
      • Premium - Até 10 mil registros por conjunto selecionado
    • Primo VE:
      • Padrão: Uma representação dos dados do sandbox do Alma
      • Premium: Uma representação completa dos dados premium do Alma é reproduzida a partir da produção

    Observe que as alterações feitas nos registros no sandbox do Alma serão vistas no sandbox do Primo VE.

    Classificação e enriquecimento de cabeçalhos
    • Padrão - Não suportado.
    • Premium - Dados copiados da produção são enriquecidos. Novos dados criados no sandbox não são enriquecidos.
    Carregar objetos digitais para o armazenamento em nuvem do Alma (Amazon S3)
    No sandbox premium, arquivos que pertencem a registros atualizados a partir do ambiente de produção podem ser visualizados, mas não modificados.
    • Padrão - Até 10 GB do tamanho total de armazenamento
    • Premium - Até 50 GB do tamanho total de armazenamento
    Realizar alterações de dados globais Ambos, padrão e premium
    Buscar registros na Área da Comunidade, ver registros eletrônicos disponíveis e ativar acervo eletrônico global na Área da Instituição Ambos, padrão e premium
    Serviços ao Usuário e Disciplinas Testar alterações nos serviços ao usuário, como configurações, empréstimos, solicitações, multas/taxas, avisos e disciplinas Ambos, padrão e premium
    Padrão é limitado a 1000 listas de leituras (incluindo Leganto).
    Aquisições Aquisições Ambos, padrão e premium
    Aquisições Ambos, padrão e premium
    Testar fluxos de aquisição, como cobranças e cancelamentos de pedidos de aquisição ou devoluções de material Ambos, padrão e premium
    Exportar solicitações para pagamento Ambos, padrão e premium
    Administração do sistema Testar alterações nas configurações de autenticação Ambos, padrão e premium
    Testar alterações nas definições de configuração Ambos, padrão e premium
    Testar integrações de API Testar desenvolvimentos de API do Alma
    APIs de analytics não estão disponíveis em nenhum dos sandboxes, nem padrão, nem premium. Estão disponíveis somente no ambiente de produção
    Ambos, padrão e premium
    Atualizações de dados e configurações Atualizar os dados e configurações do sandbox Isto exclui todos os dados e configurações do sandbox e os substitui por:
    • Padrão - Os dados e configurações padrões fornecidos pela Ex Libris (processados ao abrir um chamado de suporte do CRM da central do cliente da Ex Libris)
    • Premium - A cópia dos dados e configurações mais recentes da produção (atualizados automaticamente duas vezes por ano, em fevereiro e agosto, no domingo após o lançamento do Alma nos ambientes de produção)
    Ambos, padrão e premium, conforme estipulado
    Anonimização de dados Anonimização de dados de aquisições e usuários, da seguinte maneira: 
    • Anonimização de usuários:
      • ID principal/nome de usuário, primeiro nome, nome do meio e sobrenome do usuário são mascarados e os caracteres originais são truncados até um número determinado de caracteres e invertidos.
      • E-mails do usuário são configurados como e-mails fictícios.
      • Números de telefone do usuário são configurados como números fictícios.
      • Endereços do usuário são configurados como endereços fictícios.
      • Todas as notas, identificadores e anexos (notificações) relacionados ao usuário são excluídos.
      • Todos os nomes, e-mails e anexos (notificações) relacionados a solicitações são excluídos.
      • O índice de busca do usuário é reconfigurado com novos dados anonimizados assim os dados originais pré-anonimizados relacionados ao usuário não podem ser buscados.
      • O histórico do usuário é truncado.
    • Anonimização de aquisições:
      • Tabelas de aquisições (FUND, FUND TX, PO, POL, INVOICE, PURCHASE_REQUESTS, INVOICE_LINE) são limpas, portanto, os dados do Sandbox não correspondem aos dados da produção.

    A anonimização dos dados está disponível apenas para redes e não para instituições independentes do Alma.

    A anonimização de dados é opcional e pode ser usada somente para Dados de Usuários, de Aquisições, ou ambos (ou nenhum, nesse caso todos os dados são copiados para o sandbox como estão). Você pode modificar o comportamento da anonimização de dados que foi configurado para a sua instituição (para isso, abra um chamado de suporte do CRM da central do cliente da Ex Libris).

    Se uma instituição tiver habilitado a anonimização de usuários, ela deve configurar as contas com Tipo de Registro = "Operador" na Produção. Essas contas não são anonimizadas quando copiadas para o PSB. Como resultado, elas são as únicas contas que podem fazer login no PSB após uma atualização, já que os identificadores de todas as outras contas são codificados.

    Premium
    Personalização de logotipo Personalizar o sandbox com o seu logotipo e esquema de cores. Observe que a atualização do sandbox limpa todas as personalizações realizadas. Ambos, padrão e premium

    Considerações Adicionais

    As seguintes considerações adicionais devem ser levadas em conta em relação aos sandboxes do Alma:
    • Nem o sandbox padrão, nem o premium incluem Alma Analytics. Alma Analytics são executados em um armazenamento de dados designado (não em dados da produção), em modo somente leitura. Já que os dados da produção não são impactados, é seguro usar o Alma Analytics disponível no ambiente de produção para testar e desenvolver novos relatórios (não é necessário um sandbox).
    • Sandboxes padrão podem ser configurados para compartilhar o Índice do Primo Central com a produção. Assim, ao testar a instância do Primo do sandbox, você terá os mesmos registros (bibliográficos, portfólios, autoridades, etc.) disponíveis para busca. Você também pode optar por índices separados, nesse caso, o índice do Sandbox começará somente com os registros padrões, e toda a manutenção futura deverá ser feita manualmente, uma vez que serviços agendados não serão executados automaticamente no sandbox.
    • No sandbox padrão do Alma, dados e configurações são limpos a cada atualização. No sandbox premium, todos os dados e configurações são copiados do ambiente de produção como parte da atualização. Estes substituirão quaisquer dados e configurações do sandbox. 
    • Tanto o sandbox premium quanto o padrão são limitados a login de 30 usuários ativos/diferentes (você pode criar usuários genéricos para login no sandbox, como TEST_1, TEST_2 e assim por diante).
    • Uma única instituição não pode ter ambos ambientes do sandbox, padrão e o premium. Após “Entrar em Produção”, você deve escolher entre estas duas opções.

    Sandboxes Múltiplos em uma Rede Colaborativa

    Para redes colaborativas, a Ex Libris fornece dois sandboxes padrão para o Alma e dois para o Primo VE, como parte da assinatura padrão. Se a sua rede colaborativa implementar uma Área da Rede, a Ex Libris fornece um sandbox padrão adicional tanto para o Alma como para o Primo VE para a Área da Rede, que são vinculados aos participantes dos outros dois sandboxes. Uma rede colaborativa que adquirir o sandbox premium pode selecionar a quantidade de sandboxes que deseja adquirir (com base nas orientações sobre sandbox mencionadas abaixo). Normalmente, uma rede colaborativa que implementa uma Área da Rede adquire um sandbox premium para a Área da Rede (uma cópia da Área da Rede) e diversos sandboxes premium para servirem como cópias das instituições de participantes representantes selecionadas. Se alguma das instituições participantes decidir adquirir um sandbox premium, você também deve adquirir um sandbox premium para a Área da Rede. Sandboxes padrão e premium não podem ser misturados em uma rede colaborativa (todos devem ser ou padrão, ou premium). Se uma instituição participante optar por um sandbox premium, todos os outros sandboxes concedidos na rede, incluindo o da Área da Rede, também devem atualizar para premium. Da mesma forma, decisões a respeito do número de sandboxes de participantes são relevantes tanto para Alma como para Primo VE.

    Informações Adicionais

    Para simular resultados como os da produção ao realizar uma busca no sandbox do Alma, são incluídas coleções físicas de todos os participantes que não tem um sandbox premium.
    Instituições participantes que não adquirirem sandboxes premium do Alma e do Primo VE podem testar as views do Primo VE na pré-visualização dos sandboxes (para testar funcionalidades de busca, alterações da interface etc.). A pré-visualização do sandbox utiliza dados copiados do ambiente de produção da instituição. Entretanto, alterações de configuração só podem ser feitas após a aquisição de um sandbox premium.
     
    Guia de Topologia do Sandbox do Alma para Redes Colaborativas
    Implementação de uma Área da Rede Sandboxes Padrão Predefinidos Recomendações para Sandboxes Premium
    Sim Total de 3:
    • 1 padrão por Área da Rede
    • 2 padrão compartilhados pelas instituições participantes
    • 3 premium para substituir os sandboxes padrão (Rede mais dois participantes)
    • Sandboxes premium adicionais podem ser adquiridos
    Não 2 padrão compartilhados por todas as instituições
    • 2 premium para substituir os sandboxes padrão
    • Sandboxes premium adicionais podem ser adquiridos

    Diferenças Entre o Sandbox do Alma e o Ambiente de Produção

    Como tratado na Visão Geral dos Ambientes Sandbox do Alma, o sandbox do Alma e os ambientes de produção são totalmente separados e não afetam um ao outro. O sandbox oferece um ambiente seguro para treinamento e testagem.
    A seguinte tabela traça as principais diferenças entre os sandboxes do Alma (padrão e premium) e os ambientes de produção.
    Sandbox do Alma vs. Ambiente de Produção
    Área do Alma Produção do Alma Sandbox do Alma
    Serviços de e-mail Serviços de e-mail estão ativos por padrão, usando endereços de e-mail reais que são carregados para o Alma a partir do SIS e outras fontes. Serviços de e-mail estão desabilitados por padrão. Você pode ativar os serviços de e-mail (para fins de testagem), inserindo endereços de e-mail na tabela de mapeamento Lista de E-mails (veja Configurar E-mails Permitidos). Serviços de e-mail são processados desta maneira a fim de impedir que e-mails sejam enviados por acidente.
    Alma Analytics Fornecido como parte do Alma e acessível aos usuários. Alma Analytics suporta a criação e a testagem de novos relatórios sem distribuí-los, fornecendo acesso limitado a usuários específicos. Isto permite que você teste novos relatórios antes de distribuí-los. Alma Analytics não faz parte do sandbox. Ao invés disso, novos relatórios podem ser criados e testados com segurança no ambiente de produção antes de serem distribuídos para os usuários. APIs de Analytics também podem ser usadas em um ambiente de produção e são originalmente somente leitura.
    Número de usuários Limitado de acordo com os parâmetros da assinatura Limitado a login de 30 usuários ativos/distintos
    Integração com sistemas de terceiros Todas as interfaces de integração estão disponíveis e habilitadas por padrão.
    FTP para publicação no Primo está disponível de uma forma modificada (veja abaixo).
    Outras integrações envolvendo FTP estão desabilitadas por padrão. Você pode habilitar endereço de FTP para comunicação, inserindo nomes/endereços de IP do servidor FTP na tabela de mapeamento Lista de FTP (veja Configurar Conexões S/FTP Permitidas Durante os Testes). Isto permite testar integrações relacionadas a FTP com sistemas de terceiros.
    Todas as outras interfaces de integração estão disponíveis e habilitadas por padrão.
    Serviços de contribuição para a Área da Comunidade A capacidade de contribuir com alterações de registros bibliográficos e outros recursos eletrônicos para a Área da Comunidade está disponível no ambiente de produção. Você pode definir a publicação e outros serviços conforme necessário.

    Usuários dos ambientes do sandbox podem usar a Área da Comunidade, mas não poderão fazer alterações ou contribuir com material para a Área da Comunidade a partir dos ambientes do sandbox.

    Os ambientes do sandbox não incluirão nenhuma atualização para conteúdos ativados da Área da Comunidade.

    Agendamento de serviços Capacidade de agendar serviços automaticamente de acordo com as opções de agendamento disponível. O agendamento automático de serviços está indisponível nos ambientes do sandbox.
    Você pode executar serviços manualmente sob demanda selecionando Executar Agora (quando disponível) na página de configuração do perfil, ou selecionando Executar Agora no serviço localizado na aba Agendado da página Monitorar Serviços (Administração > Monitorar Serviços).
    Publicar no Primo e no sandbox do Primo Você pode definir o serviço de publicação no Primo conforme necessário. Primo - O sandbox premium do Alma permite publicar até 10 mil registros selecionados no sandbox do Primo (premium ou padrão).
    Primo VE - Alterações feitas nos registros do sandbox do Alma serão vistas no sandbox do Primo VE.
    Infraestrutura do ambiente O ambiente de produção do Alma é executado em uma infraestrutura altamente escalável, com grande capacidade de disponibilidade e redundância em todas as camadas da infraestrutura.
    A infraestrutura da produção pode expandir e suportar uma carga de alto desempenho.
    Ambientes do sandbox usam uma infraestrutura reduzida que oferece ambientes de treinamento econômicos.
    O ambiente do sandbox não equivale ao ambiente de produção em tamanho/capacidade e não pode ser usado para comparar/cronometrar carga de registros em lote ou desempenho de chamadas de API.
    Objetos digitais na nuvem da Ex Libris O ambiente de produção inclui os metadados de recursos digitais e todos os objetos digitais carregados para o armazenamento em nuvem da Ex Libris, dependendo do acordo de assinatura. Ambientes do sandbox (premium ou padrão) não contêm uma reprodução dos objetos digitais que foram carregados pelo cliente no ambiente de produção do Alma. Observe, no entanto, que o sandbox premium contém os metadados de recursos digitais.
    Nome do domínio

    Alma - você terá um nome de domínio cujo prefixo é o nome da instituição. Por exemplo, university.alma.exlibrisgroup.com

    Primo - você terá um nome de domínio cujo prefixo é o nome da instituição. Também existe a opção de ter um nome de domínio personalizado

    Tanto o Alma quanto o Primo têm a mesma política para nomes de domínio.

    Para sandbox padrão, é usado o nome de domínio da Ex Libris.

    Para sandbox premium, você terá um nome de domínio cujo prefixo é o nome da instituição. Por exemplo, university.alma.exlibrisgroup.com

    Nomes de domínios personalizados não são suportados para todos os produtos
    • Was this article helpful?