Configurando e Trabalhando com Cloud Apps
Para configurar os Cloud Apps, você deve ter a seguinte função:
- Administrador Geral do Sistema
Habilitar Cloud Apps

- Selecione a página Configuração de Cloud Apps no menu de Configurações Gerais do Alma (Menu de Configuração > Geral > Configurações Gerais).
- Selecione Habilitar Cloud Apps. Isso abrirá a página na Developer Network.
- Leia os termos de uso do Cloud Apps e marque a caixa de seleção para aceitar.
- Selecione Ativar Cloud Apps para [Institution_Code].
- Faça logout e login novamente no Alma.
Se você realizou as etapas acima, fez logout e login na sua conta do Alma e ainda não vê o ícone do Cloud Apps na barra de ferramentas superior, abra um chamado no Suporte ao Cliente para habilitá-lo.

-
Selecione a página Configuração de Cloud Apps no menu de Configurações Gerais do Alma (Menu de Configuração > Geral > Configurações Gerais).
-
Na seção Permitir ou Ocultar Cloud Apps, selecione Todos, Permitir Selecionados ou Ocultar Selecionados para definir quais aplicativos os usuários verão.
É possível selecionar até 13 aplicativos simultaneamente em Permitir Selecionados e Ocultar Selecionados. Se forem necessários mais, você pode usar Todos.
-
Ao selecionar Permitir Selecionados ou Ocultar Selecionados, use a seta para baixo para escolher quais aplicativos ocultar ou permitir.
-
Selecione Salvar.
As alterações à lista de Cloud Apps permitidos entrarão em vigor após seu próximo login.
- Selecione a página Configuração de Cloud Apps no menu de Configurações Gerais do Alma (Menu de Configuração > Geral > Configurações Gerais).
-
Marque a caixa de seleção Ocultar Cloud Apps para usuários que não têm funções para as APIs relevantes usadas.
Após selecionar esta opção, os Cloud Apps ativados anteriormente por usuários que não têm funções para as APIs relevantes usadas pelo Cloud App serão ocultados da aba Aplicativos Ativados.
-
Selecione a página Configuração de Cloud Apps no menu de Configurações Gerais do Alma (Menu de Configuração > Geral > Configurações Gerais).
-
Marque a caixa de seleção Exibir Cloud Apps somente para usuários com a função Operador de Cloud Apps.
Após selecionar esta opção, nenhum usuário poderá acessar os Cloud Apps até que tenham a funçaõ Operador de Cloud Apps.
Usando Cloud Apps
- Selecione a Central de Cloud Apps.Se a caixa de seleção Exibir Cloud Apps tiver sido marcada, somente usuários com a função de Operador de Cloud Apps verão o ícone da Central de Cloud Apps
.
- Selecione Aplicativos Disponíveis e busque na lista de Aplicativos ou clique no ícone de Busca para procurar um aplicativo específico. Cada aplicativo inclui as seguintes informações:
- Descrição
- Desenvolvedor do aplicativo
- Link para o código no Github
- Link para o Aplicativo na Central de Aplicativos da Ex Libris
- Licença do aplicativo
- Sites externos usados pelo aplicativo
- Permissões necessárias - visível somente se a caixa de seleção Ocultar Cloud Apps tiver sido marcada (veja Limitar Ativação de Cloud Apps).
- Selecione Ativar.
Observe que, se a caixa de seleção Ocultar Cloud Apps tiver sido marcada e o usuário não tiver as permissões relevantes, uma tooltip com permissões necessárias será exibida ao passar o mouse sobre o botão Ativar.
- Selecione a Central de Cloud Apps.Se a caixa de seleção Exibir Cloud Apps tiver sido marcada, somente usuários com a função de Operador de Cloud Apps verão o ícone da Central de Cloud Apps
.
- Selecione Aplicativos Ativados e busque na lista de Aplicativos ou clique no ícone de Busca para procurar um aplicativo específico.
- Selecione o aplicativo desejado e siga as instruções na lista de aplicativos.
- Desinstalar o aplicativo
- Alterar configurações
- Configurar o aplicativo (somente para administradores)
- Ver a ajuda do aplicativo
Assista ao vídeo Cloud Apps no Alma (04:22 minutos) (em inglês).
Desenvolvimento de Cloud Apps
Para começar a desenvolver Cloud Apps para uso da sua e de outras instituições, consulte Ex Libris - Cloud Apps na Developers Network.
Perguntas Frequentes
- P: Quando veremos Cloud Apps para Leganto, Esploro e outros softwares em nuvem da Ex Libris?
R: No momento, só existem Cloud Apps relevantes para o Alma. Cloud Apps podem ser criados para todos os produtos da plataforma Ex Libris, incluindo Leganto e Esploro. Os usuários podem criar aplicativos usando Cloud Apps CLI. Esses aplicativos podem então ser adicionados à Central de Aplicativos, onde podem ser encontrados pela comunidade.
- P: Onde posso encontrar todos os Cloud Apps disponíveis?
R: Todos os Cloud Apps estarão na Central de Aplicativos da Developer Network.
- P: Quando instalo um aplicativo, ele será instalado apenas para mim ou para toda a minha instituição?
R: A instalação de um aplicativo o instala apenas para o usuário. Observe que Administradores podem configurar os Cloud Apps disponíveis para serem instalados pelos usuários.
- P: Tenho uma ideia para um aplicativo, o que devo fazer?
R: As instituições que possuem conhecimento e habilidades de desenvolvedor podem criar seus próprios Cloud Apps. Na página principal de Cloud Apps, você poderá encontrar links para a Introdução, Documentação e Tutoriais sobre como criar um Cloud App. Como alternativa, você pode sugerir a ideia para a comunidade e ver se alguém criará o aplicativo para você.
- P: Preciso de suporte para um Cloud App que estou usando. Com quem devo entrar em contato?
R: A estrutura do Cloud Apps oferece suporte a um link de ajuda nos Detalhes do aplicativo. Incentivamos todos os desenvolvedores a fornecer um link de Ajuda com a documentação sobre como usar o aplicativo e como encontrar mais ajuda se necessário. Você pode acessar o link de Ajuda nos detalhes do aplicativo (clicando nas reticências …).
Cloud Apps desenvolvidos pela Ex Libris são cobertos pelos procedimentos de suporte padrão. Isso significa que é possível abrir um chamado no SalesForce para aplicativos identificados com a etiqueta "Ex Libris" na Central de Aplicativos.
- P: Posso testar um Cloud App no sandbox?
R: A ativação e a configuração de Cloud Apps são feitas separadamente em seus ambientes de sandbox e de produção. Se você deseja testar um Cloud App específico em seu sandbox antes de disponibilizá-lo para os usuários na produção, você pode, nos ambientes sandbox e de produção, usar as listas dos aplicativos permitidos ou não permitidos para controlar quais aplicativos podem ser instalados.
- P: Como recebemos atualizações para Cloud Apps instalados?
R: As atualizações para Cloud Apps individuais são feitas pelo desenvolvedor do aplicativo e implementadas por ele na nuvem da Ex Libris. Os usuários não precisam realizar nenhuma ação. Eles usarão o aplicativo atualizado automaticamente após o próximo login.
- P: Como as permissões para Cloud Apps são determinadas? Um Cloud App tem acesso a todos os dados do Alma?
R: Um dos principais benefícios dos Cloud Apps é que eles usam o contexto do usuário conectado. Se um Cloud App tentar acessar dados para os quais o usuário conectado no momento não possui a função apropriada, o aplicativo receberá um erro de usuário não autorizado do Alma.
- P: Cloud Apps podem enviar meus dados para outros sistemas?
R: Cloud Apps podem interagir com sistemas externos para melhorar a produtividade de sua equipe. Para que sejam totalmente transparentes, os Cloud Apps devem declarar a quais sistemas eles podem se conectar. Essas informações são exibidas no painel de informações antes da instalação de um aplicativo.
- P: Os Cloud Apps são verificados em relação a problemas de segurança antes de serem implementados na nuvem Ex Libris?
- R: Um novo Cloud App passa por uma auditoria de segurança como parte da implementação, para garantir que não esteja usando nenhuma biblioteca de códigos com problemas de segurança conhecidos. Cloud Apps também são revisados manualmente pela Ex Libris antes de serem lançados.
- P: As solicitações de API feitas a partir de Cloud Apps são contabilizadas no limite diário de APIs da instituição?
- R: As solicitações de API de Cloud Apps não são contabilizadas no limite da instituição. As chamadas da API do Cloud App estão sujeitas a seus próprios limites, cujos detalhes técnicos estão descritos na documentação para desenvolvedores do Cloud App.