Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Fluxo do Link Resolver do Alma

    Translatable

    O seguinte diagrama de fluxo apresenta as etapas lógicas do nível superior para o Link Resolver do Alma, desde as solicitações do OpenURL até a entrega dos serviços

    Link Resolver Flow2.png

     

    Receber OpenURL

    O Link Resolver do Alma suporta ANSI/NISO Z39.88-2004 (R2010), o OpenURL Framework for Context-Sensitive Services. Para mais informações, veja publicações ANSI/NISO (em inglês). 

    Criar Contexto do Objeto

    Uma vez que o OpenURL é recebido, o Link Resolver do Alma faz o seguinte:

    • Extrai os metadados do OpenURL fazendo parse do elemento de metadados disponível no OpenURL.

    • Elementos de metadados adicionais são ampliados de fontes adicionais com base no ID, por exemplo: Pubmed, DOI.
      Nota: O Link Resolver localiza serviços equivalentes com base nos metadados de fontes adicionais com base no ID. Metadados errados, como um DOI, podem impactar a disponibilidade de serviços destas fontes, uma vez que, se os metadados estão incorretos, serão encontrados serviços equivalentes errados. 
      Para informações sobre ampliação, veja Ampliação do Resolver do Alma.

    • Todos os metadados do OpenURL e dos processos de ampliação são salvos em um Contexto do Objeto.

    Equivalência de Registro(s) Bibliográfico(s)

    Com base nos elementos de metadados armazenados no Contexto do Objeto, o Link Resolver do Alma tenta fazer equivalência de todos os registros bibliográficos no catálogo, usando a seguinte lógica:

    • Identificadores internos do Alma (inventory_id, rft.mms_id, rt_dat=ie=<código da instituição>:<ID do Alma>) e identificadores padrões (números únicos de EISSN, ISSN, EISBN, ISBN, LCCN, CODEN, OCLC). Quando um Registro Bibliográfico é encontrado, a busca é interrompida. A busca é interrompida mesmo que o registro não seja eletrônico.

    Nota: O Link Resolver do Alma suporta OpenURLs do CDI de entrada com múltiplos ISBNs e EISBNs. O Alma usará estes ISBNs e EISBNs para fazer a equivalência de registros bibliográficos e retornará todos os serviços eletrônicos relevantes. 

    • Os identificadores padrões são priorizados de acordo com o gênero (article/journal/issue dão maior prioridade a EISSN/ISSN; outros gêneros dão maior prioridade a EISBN/ISBN). Quando o gênero não está presente, é dada prioridade para EISBN/ISBN sobre EISSN/ISSN. Veja Usando Identificadores Padrões para mais informações.

    • Se nenhuma equivalência for encontrada para os identificadores, é realizada uma busca por “título” e “autor”. Isso é feito se o autor tiver sido fornecido como parte do URL e o gênero for um dos seguintes:

      • book
      • bookitem
      • report
      • documento
      • conference
      • proceeding
      • preprint
      • dissertação

      Se uma equivalência é encontrada, a busca é interrompida.

      Se o gênero não for um desses valores, o autor será ignorado mesmo que tenha sido fornecido no URL e a busca por título+autor não será feita.

      Se o gênero for Journal, Article ou Issue - nenhuma busca adicional é realizada.

    • Se não houve busca pelo identificador (nenhum identificador como parte do Contexto do Objeto), é realizada somente uma busca por “título”. Ao buscar somente por título, o gênero desempenha um papel em determinar o tipo de material a ser recuperado. Se o gênero for Book, BookItem, Report ou Document, o tipo de material a ser recuperado é monografia. Se o gênero for Issue, Journal ou Article, o tipo de material a ser recuperado é periódico.

    A funcionalidade para combinar as buscas por EISSN e ISSN é controlada pelo parâmetro: temp_enable_identifier_combined_search que está definido como true por padrão. Essa funcionalidade abre URLs gerados para itens que têm EISSN e ISSN e faz sua equivalência com EISSN.
    Quando definido como false, a funcionalidade da busca combinada é DESATIVADA. 

     

    Este parâmetro é para uso da Ex Libris. Para editar as configurações, entre em contato com o suporte da Ex Libris.

    Quando o Link Resolver busca por um ISSN, ele realiza uma busca Todos Títulos no repositório utilizando o índice de ISSN, buscando todos os títulos que não estão ocultos E onde o ISSN é igual ao valor enviado no EISSN ou ISSN do OpenURL, conforme as regras descritas nesta página. Para ver os subcampos do campo ISSN que são considerados pelo Link Resolver, consulte a tabela Mapeamento de campos MARC21 abaixo.

    Se um OpenURL incluir EISSN e ISSN:
    • O Link Resolver do Alma buscará primeiro por uma equivalência de EISSN. Se for encontrada uma equivalência por EISSN, a busca é interrompida e nenhuma busca adicional por ISSN é realizada.

    • Importante! Se uma equivalência por EISSN for encontrada, mas for excluída do Viewit (por exemplo, as datas não são cobertas), e a busca for interrompida conforme descrito acima, não será realizada uma busca adicional por ISSN.

    O Link Resolver do OpenURL fornece uma equivalência abrangente com números de controle do OCLC ao processar um OpenURL com rft.oclcnum nas informações, como o exemplo abaixo:
    http://<Domínio de entrega do Alma>/openurl/EX/example_services_page&rft.oclcnum=12345678
    Isso é obtido ao indexar separadamente os subcampos 035 $a e 035 $z. Para informações sobre o domínio de entrega do Alma, veja Nomes dos Seus Domínios do Alma.
    Mapeamento de campos MARC21 e UNIMARC: 
    Campos mapeados para Autor Campos mapeados para Título Campos mapeados para ISBN/EISBN Campos mapeados para ISSN/EISSN 
    MARC 21
    100 $$ a-d,j,q,u
    110 $$ a-e,g,n,u
    111 $$ a,c-e,g,n,q,u
    700 $$ a-d,g,j,q,u
    880 $$ a-d,g,j,q,u
    710 $$ a-e,g,i,n,u
    880 $$ a-e,g,i,n,u
    711 $$ a,c-e,g,i,j,n,q,u
    245 $$ a,b,k,n,p
    210 $a
    246 $a
    e seus campos e subcampos 880

    020 $$a,z
    775 $z
    776 $z

    022 $$a,z    
    775 $x   
    776 $x

    UNIMARC
    700 todos subcampos exceto os numéricos
    701 todos subcampos exceto os numéricos
    710 todos subcampos exceto os numéricos
    711 todos subcampos exceto os numéricos
    200 $$a,e,h,I 010 $a 011 $$a,f

    Para referência interna: Autor e Título são, respectivamente, creator_contributor e extended_title da seção de busca do Registro Operacional.

    Controle para Ignorar Resolução de Link Baseada em Título

    O Alma permite que as instituições impeçam tentativas de "Equivalências Fuzzy" baseadas somente em títulos quando os usuários buscarem por recursos. Por padrão, esta opção está desabilitada e, nos casos em que o URL tiver “Identificador + Autor + Título” e não houver equivalência para “Identificador + Autor”, o Alma tentará encontrar uma equivalência por “Título”. No entanto, quando a opção está habilitada, os usuários não recebem mais resultados de busca errados baseados apenas nas equivalências de títulos. Esta opção é controlada pelo seguinte parâmetro do cliente: avoid_fuzzy_search_resolving.

    Para habilitar o parâmetro Avoid_Fuzzy_Search_Resolving:
    1. Acesse Menu de Configuração > Recursos > Outras Configurações.

    2. Localize o parâmetro do cliente: avoid_fuzzy_search_resolving e o configure como True.
      Por padrão, o valor do parâmetro está configurado como False, indicando que o Alma continuará com seu funcionamento normal.

    3. Selecione Salvar.

    Habilitar a opção "avoid_fuzzy_search_resolving" causa o seguinte impacto:

    • Usuários que buscam por recursos que possuem identificadores como parte de seus metadados descritivos não recebem mais resultados de busca falsos negativos com base apenas nas equivalências de títulos.

    • A funcionalidade garante uma experiência de busca mais precisa para os usuários, evitando equivalências fuzzy.

    Customer parameter: avoid_fuzzy_search_resolving enabled

    Parâmetro do Cliente avoid_fuzzy_search_resolving habilitado
    • Se o OpenURL aberto contiver apenas um título, o Alma tentará encontrar uma equivalência, pois não há outros elementos pelos quais buscar.
    • Essa lógica se aplica a recursos eletrônicos (Viewit) e recursos físicos (Getit).
    • O parâmetro do cliente find_get_it_based_on_standard_identifiers_only existente, se habilitado, continua funcionando como está e tem precedência sobre a lógica de prevent_fuzzy_search_resolving. Isso é relevante somente para acervo físico (Getit).

      Nota: Para habilitar o parâmetro do cliente (find_get_it_based_on_standard_identifiers_only), entre em contato com o Suporte da Ex Libris.

     Quando o parâmetro do cliente (avoid_fuzzy_search_resolving) estiver definido como True, o seguinte funcionamento será aplicado para o Viewit e para o Getit:

    Informações no URL Uma equivalência foi encontrada? / Devo buscar por uma equivalência de título?
    Identificador + Autor + Título Nenhuma equivalência de identificador, Nenhuma equivalência de título + autor/ Não faça equivalência de títulos
    Autor + Título Nenhuma equivalência de título + autor/ Não faça equivalência de títulos

    Isso é feito se o autor tiver sido fornecido como parte do URL e o gênero for um dos seguintes:

    • book
    • bookitem
    • report
    • documento
    • conference
    • proceeding
    • preprint
    • dissertação

    Se o gênero não for um desses valores, o autor será ignorado mesmo que tenha sido fornecido no URL e a busca será feita baseada somente no título, como se não houvesse autor no URL.

    Título A única informação que tenho é o título / Sim, faça equivalência de títulos

    Em referência à tabela acima (para o parâmetro do cliente: prevent_fuzzy_search_resolving):

    • Quando o novo parâmetro está definido como true, não há tentativa de equivalência de "Título" se existirem outros identificadores.
    • Se a única informação for o "Título" e não existirem outros identificadores, uma equivalência de títulos será feita.

    Criar Contexto do Serviço

    O Link Resolver da Alma calculará todos os serviços relevantes para o(s) Registro(s) bibliográfico(s) equivalente(s). O serviço é considerado relevante com base na Disponibilidade:

    O Link Resolver do Alma adicionará outros serviços nos seguintes casos:

    Exibir Serviços

    Assim que o Contexto do Serviço for criado, os serviços relevantes serão apresentados aos usuários.

    Por padrão, todos os serviços são ordenados alfabeticamente por nome da coleção eletrônica. A instituição pode influenciar a exibição dos serviços das seguintes maneiras:

    • Definir Ordem
    • Etiquetas do Serviço
    • Regras da Lógica de Exibição
    • Configurar Link Direto
    • Exibir Informações da Licença
    • Exibir Modelo de Acesso

    Para mais informações, veja Preferências de Link Resolver da Biblioteca

    Acessar Serviços

    Uma vez que um usuário seleciona um serviço (ou é direcionado para um), o Link Resolver da Alma irá gerar o URL final usando um programa de link específico (Parser de Target) que implementa a sintaxe do link do fornecedor de serviços.

    Para mais informações, veja Acesso a Serviços

    • Was this article helpful?