Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Acesso a Serviços

    TranslatableLinking Program (Target Parser)

    Consulte a documentação, em Alma e SFX, que fornece os parâmetros de link específicos que são necessários para habilitar link de texto completo.

    Regras de Exibição

    Translatable

    O Link Resolver do Alma (e Viewit do Primo) suporta regras que determinam as condições nas quais uma coleção eletrônica é apresentada para um usuário final. Regras para exibição são definidas na Knowledge Base da Área da Comunidade, por exemplo, um requisito que o OpenURL de entrada inclua elementos de metadados no nível do artigo. Regras de condição estão disponíveis para coleções eletrônicas de jornais e coleções eletrônicas como CCC Get It Now.

    Após ativar ou editar a coleção eletrônica, você pode visualizar as informações e regras para exibição. Observe que as regras para exibição não podem ser editadas ou criadas localmente. Para visualizar estas informações, selecione a aba Informações de Link na página do Editor de Serviço Eletrônico e, próximo às Regras de disponibilidade, selecione o link Regras para exibição de serviço (para coleções eletrônicas de jornais) ou o link Regras para filtro de serviço (para coleções eletrônicas do CCC Get It Now).

    Service_Display_Condition_Rules_Link_02.png

    Link de Regras para Exibição de Serviço

    Electronic service editor - Service filter condition rules.png

    Link de Regras para Filtro de Serviço

    Isto abrirá a página Regras para Exibição de Serviço (para coleções eletrônicas de jornais) ou a página Regras para Filtro de Serviço (para coleções eletrônicas do CCC Get It Now).

    Service display condition rule.png

    Regras para Exibição de Serviço para Coleções Eletrônicas de Jornais

    Service filter condition rules.png

    Regras para Filtro de Serviço para Coleções Eletrônicas do CCC Get It Now

    Por padrão, a lógica OU é aplicada entre as regras identificadas na coluna Nome da Regra. Isto significa que, se qualquer uma das regras deste exemplo for atendida, a coleção eletrônica de jornais ou do CCC Get It Now aparecerá quando o Link Resolver do Alma ou o Viewit do Primo forem usados. Se nenhuma das regras for atendida, a coleção eletrônica de jornais ou do CCC Get It Now não aparecerá no Link Resolver do Alma nem no Viewit do Primo.

    Para visualizar os detalhes de cada regra, selecione o link do número da regra na coluna Nome da Regra. Veja exemplos destas regras abaixo.

    Rule_Details_Example_for_a_Newspaper_Electronic_Collection_02.png

    Exemplo de Detalhes da Regra para Coleção Eletrônica de Jornais

    Rule_Details_Example_for_a_CCC_Get_It_Now_Electronic_Collection_02.png

    Exemplo de Detalhes da Regra para Coleção Eletrônica do CCC Get It Now

    Configurar URLs Dinâmicos para Coleções Eletrônicas e Portfólios

    Translatable
    Para trabalhar com recursos eletrônicos, você deve ter as seguintes funções:
    • Operador de Acervo Eletrônico
    • Operador de Acervo Eletrônico Estendido (necessário para operações de exclusão)
    • Gerente de Repositório
    Em vez de gerenciar links estáticos para coleções e portfólios eletrônicos locais, você pode criar URLs dinâmicos sofisticados para coleções e portfólios eletrônicos locais e incorporar informações de metadados de OpenURL de forma dinâmica. Além disso, você pode usar URLs dinâmicos para sobrescrever links fornecidos pela Knowledge Base da comunidade.
    As páginas do Editor de Serviço Eletrônico e do Editor de Portfólio Eletrônico permitem que você defina uma lista de condições que serão usadas para selecionar um URL de link para o serviço ou portfólio, respectivamente.
    Dynamic_URL_Linking_Information_Conditions_Example_NewUI_06_TC.png
    Exemplo de Condições de Informações de Link do URL Dinâmico
    Ao usar URLs dinâmicos, cada condição deve iniciar com uma declaração IF que verifica a existência de parâmetro ContextObject e OpenURL. Se todos os parâmetros existirem para uma condição, iniciando no topo da lista, o URL especificado para esta condição será usado para o link. Caso contrário, a próxima condição será verificada e assim por diante. Para detectar qualquer caso (use esta equivalência de todas as outras verificações falharem), use IF () <url>.
    Por exemplo:
    IF (rft.issn, rft.year, rft.volume)
    http://www.publisher.com/{rft.issn}/{rft.year}/{rft.volume}
    IF (rft.issn, rft.year)
    http://www.publisher.com/{rft.issn}/{rft.year}
    IF (rft.issn) http://www.publisher.com/{rft.issn}
    IF ()
    http://www.publisher.com
    Se a primeira condição for atendida no exemplo acima, o URL dinâmico resultante poderá ser parecido com o seguinte:
    http://www.publisher.com/1364-0321/2010/2
    Além de rft.year, você também pode usar os atributos rft.month, rft.day e rft.date.
    Testar sintaxe de URL dinâmico permite que você verifique a sintaxe das suas condições.
    Para mais informações sobre a configuração de URLs dinâmicos para coleções eletrônicas, assista ao vídeo URLs Dinâmicos para Coleções Eletrônicas (2:33 mins).

    Veja Atributos de URL Normalmente Usados para o Modelo de URL para mais informações.

    Funções do URL

    Além disso, o URL dinâmico pode incluir qualquer uma das seguintes funções para manipular os valores retornados nos parâmetros especificados:
    • SUBSTR (expressão, de, tamanho) - Retorna uma subexpressão, com base na posição inicial e no tamanho da expressão. Se {rft.date} contiver 2010-08-01 e os quatro primeiros caracteres do início da expressão estiverem especificados da seguinte maneira:
      http://www.publisher.com/{rft.issn}/SUBSTR({rft.date},0,4)
      O Alma usará o seguinte URL:
      http://www.publisher.com/1824-6321/2010
    • REPLACE (expressão, busca, substituir) - Substitui o texto na expressão especificada, com base na busca e no texto de substituição. Se {rft.isbn} contiver hifens (por exemplo, 978-1-285-13563-2) e nenhum texto de substituição estiver especificado da seguinte maneira:
      IF (rtf.isbn)
      http://www.publisher.com/REPLACE({rft.isbn},-,"")
      O Alma usará o seguinte URL:
      http://www.publisher.com/9781285135632

    Para substituir um caractere especial, use o valor codificado da expressão de substituição.

    Por exemplo:

    REPLACE({rft.isbn},%3F,"")

    Em vez de

    REPLACE({rft.isbn},?,"")

    • URLENCODE (expressão) - Codifica caracteres especiais na expressão especificada. Se {rft.atitle} contiver o título The Grapes of Wrath e a codificação for solicitada da seguinte maneira:
      http://www.publisher.com/URLENCODE({rft.atitle})
      O Alma usará o seguinte URL:
      http://www.publisher.com/The%20Grapes%20of%20Wrath
    Coleções eletrônicas estarão disponíveis (para publicação no Primo) após sua ativação. A exceção a isso são as coleções eletrônicas de tipo base de dados, que são disponibilizadas para publicação assim que recebem um URL e um registro bibliográfico não oculto associado.
    Você pode definir portfólios como entidades independentes ou como parte de uma coleção eletrônica. O procedimento para adicionar coleções eletrônicas e os portfólios associados a elas pode ser encontrado em Adicionar uma Coleção Eletrônica Local. O procedimento para adicionar um portfólio sem a necessidade de adicionar uma coleção eletrônica é explicado em Gerenciar Portfólios Locais.

    Proxies do Resolver

    Translatable
    Para configurar um perfil de proxy do resolver, você deve ter a seguinte função:
    • Administrador Geral do Sistema
    Para permitir que usuários fora do campus acessem serviços de texto completo em sites de diferentes fornecedores, você deve definir um servidor de proxy, que será usado para autenticar estes usuários

    O Link Resolver do Alma responde a um OpenURL de entrada e o transforma em um link eletrônico, ao incluir automaticamente informações adicionais de proxy no URL resolvido. Algumas instituições usam um único servidor de proxy, nesse caso, um perfil de proxy deve ser definido. Se uma instituição usa vários servidores de proxy, um perfil de proxy deve ser definido para cada servidor. Você deve então definir o proxy relevante para cada coleção eletrônica, serviço ou portfólio.

    Ao distribuir o acesso a recursos eletrônicos para participantes através da Área da Rede, proxies devem ser gerenciados na Área da Instituição ao invés da Área da Rede. O proxy da Área da Instituição sobrescreverá qualquer proxy definido em uma coleção da Área da Rede.

    Para informações adicionais, veja os seguintes:

    Relações de Proxy

    A tabela abaixo apresenta as relações entre as configurações de proxy habilitado para coleções, serviços e portfólios eletrônicos. Portfólios herdam a configuração de proxy habilitado do nível do serviço ao qual estão vinculados. Por isso, defina uma configuração de proxy habilitado no nível do portfólio somente quando você desejar que ela seja diferente da configuração no nível do serviço (nesse caso, deixe o campo Proxy selecionado em branco no nível do serviço). As configurações de proxy habilitado da coleção eletrônica não são herdadas pelos portfólios.
    Relações de Proxy
    Proxy Habilitado para Nível da Coleção Eletrônica Proxy Habilitado para Nível do Serviço Proxy Habilitado para Nível do Portfólio Resultados da Configuração de Proxy Habilitado
    N N N Redirecionado para o recurso
    N N V Redirecionado para login pelo proxy
    N V N Redirecionado para login pelo proxy
    Portfólio herda configuração do serviço
    N V V
    A coleção eletrônica não herda configurações de proxy do serviço ou dos portfólios. Se um perfil de proxy for selecionado no nível do serviço, os portfólios herdam esta configuração. Para configurar o proxy para o nível do portfólio, deixe o campo Proxy selecionado em branco na configuração do nível do serviço.
    V N N Redirecionado para o recurso
    O proxy da coleção eletrônica não é herdado pelo nível do serviço ou do portfólio
    V N V Redirecionado para login pelo proxy
    V V N Redirecionado para login pelo proxy
    Portfólio herda configuração do serviço
    V V V Redirecionado para login pelo proxy
    • Para aplicar um Proxy de “Configurações de grupo” para Portfólios, o Proxy deve ser aplicado na aba “Configurações de Grupo” do Serviço Eletrônico.
    • Para aplicar um Proxy de “Configurações de grupo” para a coleção eletrônica, o Proxy deve ser aplicado na aba “Configurações de Grupo” do Editor de Coleções Eletrônicas.

    Configurando um Proxy

    Para configurar um perfil de integração de tipo Proxy do Resolver:
    1. Na página Lista de Perfis de Integração (Menu de Configuração > Geral > Sistemas Externos > Perfis de Integração), selecione Adicionar Perfil de Integração. A primeira página do assistente do perfil de integração aparecerá.

    2. Selecione Proxy do Resolver para o Tipo de Integração.

    3. Insira um nome (Código) para o perfil que estiver definindo e, opcionalmente, insira uma descrição.

    4. Selecione Padrão, se você deseja que o perfil que você está definindo seja o perfil padrão de definição de proxy. (Se você definiu outro perfil como o padrão, desmarque a seleção Padrão do perfil definido anteriormente antes de marcar o novo perfil como Padrão). Se o proxy estiver definido como padrão e Ações (veja abaixo), estiver definido como Sempre, este proxy será usado para resolver qualquer recurso, mesmo recursos que não tenham ProxyEnabled=Yes.

    5. Selecione Próximo. A segunda página do assistente aparecerá.

      Resolver_Proxy_Integration_Profile_2.png

      Perfil de Integração de Proxy do Resolver - Etapa 2 (Definições de Proxy)
    6. Selecione o tipo de servidor de proxy que deseja configurar para este perfil.

      Não há opção para inserir múltiplos endereços de IP. O campo “IP do Proxy” deve conter o endereço de IP do servidor de proxy e não um intervalo de IP permitido. Caso a solicitação do OpenURL venha deste endereço de IP, o proxy não será adicionado ao URL de destino para evitar repetição. 

      As seguintes opções estão disponíveis:

      • Biblio-Pam - Este servidor de proxy usa a seguinte estrutura de URL:

        A porção <Biblio-PAM URL> da estrutura é o URL de Biblio-PAM do fornecedor.

        O <URL de destino abreviado> é o URL de destino sem http:// ou https://.

        • https://<Biblio-PAM URL>/http/<URL de destino abreviado>

        • https://<Biblio-PAM URL>/https/<URL de destino abreviado>

      • EZProxy - Esta opção usa a seguinte estrutura de URL, na qual $@ reserva o lugar para o URL de destino:
        • https://www.ezproxy.unibo.it/login?
        Veja Base de Dados de URL do EZProxy (em inglês) para mais informações.
      • HAN - Esta opção usa a seguinte estrutura de URL:
        • http://<servidor HAN>/hanapi/?hash=<HASH>
        Insira a parte http://<servidor HAN> para o parâmetro URL do Proxy.
        O restante da estrutura do URL é construído pelo Alma e adicionado à parte do URL que você inseriu no parâmetro URL do Proxy.
        Para o servidor de proxy de tipo HAN, você deve inserir um parâmetro Salt. O parâmetro Salt é um campo de texto livre que pode qualquer valor alfanumérico. O valor inserido deve ser exatamente igual ao valor salt na configuração do servidor de proxy da sua conta HAN. Depois de criar o valor salt na sua conta HAN, copie-o para o parâmetro Salt no Alma.
      • LIBProxy

      • OpenAthens Redirector - Esta opção usa a seguinte estrutura de URL:
        • https://<URL do OpenAthens Redirector>?url=<URL de destino codificado>
        A porção <URL do OpenAthens Redirector> da estrutura é o URL de OpenAthens do fornecedor.
        Insira https://go.openathens.net/redirector/<seu domínio> para o parâmetro URL do Proxy.
        A parte ?url= do URL é adicionada pelo Alma.
        O <URL de destino codificado> é o URL de destino na sua forma codificada.
        Observe que, embora o Redirector não seja um servidor de proxy, as configurações do servidor de proxy do Alma podem ser usadas.
      • WAM
        Observe que você deve omitir o 0- no início do URL do seu proxy.
      • RemoteXS
        Instituições que utilizam o proxy RemoteXS têm a capacidade de configurar o link resolver do Alma para uma integração perfeita com este proxy.
    7. Insira o URL do proxy conforme informado pelo fornecedor (incluindo http:// ou https://) e o endereço de IP do proxy.

    8. Selecione um dos seguintes valores para Usar Proxy:

      • Sempre - O proxy será usado para qualquer resolução.

        Se este proxy for selecionado como padrão, ele será usado para qualquer resolução, mesmo para recursos (serviços, coleções ou portfólios) com EnableProxy=No.

        Se este proxy não for selecionado como padrão, ele será usado para recursos em que EnableProxy=Yes e ele for o proxy selecionado.

        Esta configuração sobrescreve a configuração da Área da Rede.
      • Nunca - Este proxy nunca será usado para resolução, mesmo se estiver habilitado e selecionado para um recurso em particular.

      • Seletivo - Este proxy é usado para recursos em que EnableProxy=Yes e este for o proxy selecionado (o equivalente a selecionar Sempre para um proxy não padrão).

        Mesmo se este proxy estiver selecionado como padrão, ele deve ser adicionado especificamente ao recurso.

    9. Selecione Salvar. O perfil será salvo.

    Translatable
    Translatable

     

    Configurar Serviços Eletrônicos Gerais

    Para configurar serviços eletrônicos gerais, você deve ter uma das seguintes funções:

    • Administrador Geral do Sistema

    • Administrador de Serviços ao Usuário

    Além dos serviços encontrados na sua própria coleção (como texto completo, solicitações e assim por diante), o Alma permite que você defina serviços de HTTP gerais (como buscas no ProQuest Dissertations e na Amazon.com, Pergunte ao Bibliotecário e assim por diante) que serão apresentados aos usuários nas seções Viewit, Getit e How to Getit da página de exibição de completa do registro. Os serviços que permitem aos usuários acessar ou adquirir os materiais são considerados relacionados à entrega e aparecerão nas seções Viewit, Getit e How to Getit da página de exibição completa do registro.

    Para que estes serviços apareçam no Leganto, veja Habilitar Serviços Eletrônicos Gerais no Leganto.

    AlmaP_GES_Example_newUI.png

    Exemplo de Serviço Eletrônico (Viewit do Primo)

    Para criar um serviço eletrônico geral, você deve conhecer a sintaxe do URL do serviço, que inclui os parâmetros necessários para consultar ou acessar informações específicas do serviço. O URL do serviço, juntamente com os atributos de contexto do objeto do OpenURL retornados pelo link resolver do Alma, são usados para definir o modelo de URL que o Alma usará para criar o link do serviço exibido no Viewit ou Getit.

    Além disso, você pode configurar as seguintes definições de exibição para serviços eletrônicos gerais:

    Você também pode compartilhar os seus serviços eletrônicos gerais na Área da Comunidade e usar os serviços definidos por outras instituições. Veja Compartilhar Serviços Eletrônicos Gerais na Área da Comunidade

    Para adicionar um serviço eletrônico geral:

    Recomendamos que no Viewit seja usado o serviço de Unpaywall da Ex Libris e não um serviço de Unpaywall do cliente usado externamente. Isso é recomendado porque o acesso aberto do serviço de Unpaywall da Ex Libris está 100% disponível. 

    1. Abra a página de Configuração de Serviços Eletrônicos Gerais (Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Serviços Eletrônicos Gerais).

      GES_NewUI.png

      Lista de Serviços Eletrônicos Gerais (Alma-Primo)
      • A coluna Nível do Item está oculta por padrão; você pode adicioná-la à tabela selecionando o ícone Gerenciar Exibição de Colunas acima da tabela.

      • A coluna Isto é um serviço de Entrega de Documento/EEB? está disponível somente para ambientes Primo VE e Alma-Summon.

    2. Selecione Adicionar Serviço. A caixa de diálogo Adicionar Serviço será aberta.

      Alma Summon/Primo VE Add Service dialog box

      Caixa de Diálogo Adicionar Serviço

      Salvo indicação em contrário, todos os campos são suportados nos seguintes ambientes: Alma-Primo, Primo VE e Alma-Summon.

    3. Insira as seguintes informações do serviço:

      • Código do Serviço - O código interno para o serviço.

      • Nome do Serviço - O nome interno usado para o serviço.

      • Descrição do Serviço - A descrição do serviço.

      • Nome Público - A etiqueta para o link exibido no Viewit e/ou Getit.

      • Nota Pública - A nota ou descrição do serviço exibida abaixo do link no Viewit e/ou How to Getit.

      • Isto é um serviço de Entrega de Documento/EEB? - Selecione Sim para indicar que este serviço está relacionado à entrega e fornece acesso ao recurso. Selecione Não para indicar que este serviço não está relacionado à entrega e aparecerá na seção Links.

        Este campo não está disponível em ambientes Alma-Primo.

      • Local de Exibição - Especifique a seção em que você deseja que o link dos GES apareça na exibição completa de um registro. A tabela a seguir lista as opções disponíveis para cada ambiente de cliente:

        O Local de Exibição só é exibido se Isto é um serviço de Entrega de Documento/EEB? estiver selecionado como Sim.
        O Local de Exibição não é mostrado se Isto é um serviço de Entrega de Documento/EEB? estiver selecionado como Não.
        Alma-Primo Primo VE e Alma-Summon
        • Getit
        • Viewit
        • Getit & Viewit
        • Nenhum - Os serviços aparecem na seção Links na exibição completa do registro.
        • Getit & How to Getit
        • Viewit & How to Getit
        • Getit, Viewit e How to Getit
        • Nenhum - Os serviços aparecem na seção Links na exibição completa do registro.

        A seção How to Getit é exibida apenas quando um registro não tem acervo. Normalmente, é usada para recursos compartilhados e links de serviço de EEB relevantes.

        • Somente para Primo VE e Alma-Summon, este campo aparece apenas quando o campo isto é um serviço de Entrega de Documento/EEB? estiver definido como Sim.

        • A exibição de serviços eletrônicos gerais baseia-se nas regras definidas na aba Regras de Disponibilidade do Serviço, que é exibida ao editar um serviço eletrônico geral. Para mais detalhes, veja a etapa 5. Veja Configurar Regras da Lógica de Exibição se você deseja ocultar o serviço eletrônico geral com base em critérios adicionais (como a existência de outro tipo de serviço ou o tipo do usuário).

      • Modelo de URL - O URL para o qual o usuário é redirecionado ao clicar no link do serviço externo. Este link é composto do URL base do serviço e qualquer parâmetro necessário para consultar ou acessar informações específicas. O link é formatado de acordo com a sintaxe do URL do serviço. Para mais informações, veja Modelo de URL.

      • Nível do Item - Selecione Sim para exibir o link ao lado de cada item que corresponde às regras de entrada. Selecione Não para exibir o link no nível da coleção física.

        • Esta opção é exibida somente quando o valor do campo Local de Exibição incluir Getit.
        • Para prevenir potenciais problemas de desempenho, os Serviços Eletrônicos Gerais no nível do item não podem ser usados para a seção Se Existir das Regras da Lógica de Exibição.

        Para mais informações, veja Serviço Eletrônico Geral no Nível do Item.

    1. Selecione Adicionar e Fechar. O novo serviço será exibido na página Serviços Eletrônicos Gerais, com as seguintes ações da linha: Remover e Editar.

    2. Edite a nova linha para configurar detalhes adicionais do serviço.

      A página de Detalhes do Serviço aparecerá.

      AlmaPrimo_ServiceDetails_ProQuest.png

      Página de Detalhes do Serviço (Aba Detalhes do Serviço)
    3. Para exibir este serviço somente para usuários conectados, selecione Não no campo Habilitar sem login.

    4. Para ocultar este serviço com base na disponibilidade do recurso físico no repositório da instituição, selecione uma das seguintes opções para Desabilitar Serviço:

      Quando um usuário convidado ou sem um campus configurado realiza qualquer atividade desabilitada no nível do campus, o Alma desabilita/oculta o serviço com base em uma verificação de existência feita no nível da instituição.

      • Nunca - O serviço nunca é desabilitado.

      • Quando o recurso é propriedade do campus - O serviço é desabilitado quando itens físicos para o recurso são propriedade do campus.

      • Quando o recurso é de propriedade do campus e está disponível - O serviço é desabilitado quando itens físicos para o recurso são de propriedade do campus e estão disponíveis (ou seja, não estão envolvidos em um processo).

      • Quando o recurso é de propriedade da instituição - O serviço é desabilitado quando itens físicos para o recurso são de propriedade da instituição.

      • Quando o recurso é de propriedade da instituição e está disponível - O serviço é desabilitado quando itens físicos para o recurso são de propriedade da instituição, estão disponíveis e estão em uma localização aberta. Observe que, se uma localização física estiver definida como Indisponível (veja Adicionar uma Localização Física) e esta opção for selecionada, o serviço será habilitado. Você poderá usar esta opção quando itens em uma determinada localização (como uma sala de leitura) não puderem ser solicitados. Definir esta localização como Indisponível habilitará a exibição do serviço.

    5. Selecione a aba Regras de Disponibilidade de Serviço.

      A aba Regras de Disponibilidade de Serviço exibe as regras que o sistema usa para determinar se um serviço deve ser ocultado do usuário. Cada serviço tem uma regra padrão que é aplicada quando nenhuma das outras regras se aplica. A Regra padrão de serviços eletrônicos gerais oculta o serviço por padrão (IsDisplay=False). Você pode editar a regra padrão e adicionar regras conforme necessário.

      GES_ServiceAvailabilityRules_NewUI.png

      Aba Regras de Disponibilidade de Serviço
    6. Adicione regras relacionadas aos atributos do objeto do contexto do OpenURL (que podem ser retornados pelo link resolver do Alma durante a busca do usuário) para certificar que o Alma tem as informações necessárias para exibir o serviço.

      • Os atributos disponíveis são atributos padrão do OpenURL. Para mais informações, veja Atributos do OpenURL Normalmente Usados para Modelo de URL.

      • Os seguintes atributos de nível do item podem ser usados quando serviços de nível do item estão configurados:

        • material_type

        • item_policy - os valores são preenchidos a partir da tabela de Política de Item da instituição. Veja Configurar Políticas de Item.

        • process_type

        • base_status - os valores são Item indisponível e Item disponível.

        • storage_location_id

        • item_call_number 

      • Adicionar parâmetros dentro de uma regra fará com que os parâmetros tenham uma relação E entre eles, o que significa que todos os valores devem ser verdadeiros para que a regra seja considerada verdadeira. Para condições OU, onde somente um valor deve ser verdadeiro, os parâmetros devem ser inseridos separadamente em uma nova regra.

      • Se múltiplas regras são avaliadas como verdadeiras, o parâmetro de saída será aplicado com base na primeira regra que for verdadeira.

      1. Para adicionar uma nova regra, selecione Adicionar Regra. A página Editar Regra será aberta.

        AddGES_Rule_NewUI.png

        Caixa de Diálogo Adicionar Parâmetro
      2. Na seção Editar Regra, insira o nome (obrigatório) e a descrição (opcional) da regra.

      3. Na seção de Parâmetros de Entrada, selecione Adicionar Parâmetro. A caixa de diálogo Adicionar Parâmetro será aberta.

        GES_AddParameter_NewUI.png

        Caixa de Diálogo Adicionar Parâmetro
      4. Insira os seguintes campos:

        • Nome - O nome do atributo do contexto do objeto do OpenURL. Para mais informações sobre estes atributos, veja Atributos do OpenURL Normalmente Usados para Modelo de URL.

        • Operador - O operador de comparação que será usado com este atributo do contexto do objeto.

        • Valor - Um valor aceito para este parâmetro. Para equivalência de múltiplos valores, crie uma regra separada para cada valor. Observe que nem todos os operadores necessitam de um valor.

      5. Selecione Adicionar Parâmetro. O parâmetro será adicionado à lista de parâmetros de entrada.

      6. Na seção Parâmetros de Saída, defina IsDisplay como true.

      7. Selecione Salvar. A página de Regras de Disponibilidade de Serviço exibirá a nova regra.

    7. Selecione Salvar. A página de Serviços Eletrônicos Gerais exibirá o novo serviço.

    Em uma rede colaborativa, você pode criar serviços eletrônicos gerais na Área da Rede e então distribuí-los para as instituições participantes. As instituições participantes têm permissão para visualizar os registros distribuídos, mas não podem editá-los ou excluí-los. Quando os serviços eletrônicos gerais da Área da Rede forem distribuídos, a lista local exibirá somente os registros distribuídos ou os registros distribuídos e os registros anteriores locais, dependendo da configuração do parâmetro do cliente network_ges_distribution_members_behavior.

    General Electronic Services New UI.png

    Lista de Serviços Eletrônicos Gerais para uma Instituição Participante

    Para mais informações, veja Configurar Informações de Serviços ao Usuário na Área da Rede.

    Modelo de URL

    O URL substitui os campos do OpenURL que estão entre chaves ("{" e "}") com os valores relevantes. Por exemplo, o ISBN do URL referido é substituído por um URL contendo: ...&isbn={rft.isbn}&...

    Por exemplo, o URL de uma busca na Amazon por um ISBN específico:

    http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_0_12?url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords={rft.isbn}

    Ao conectar-se com um broker de recursos compartilhados, certifique-se de que este campo contém um atributo correspondente ao broker que está sendo usado. Por exemplo, ao usar o broker do OCLC:

    http://xxx.worldcat.org/oclc/{rft.oclcnum}

    ILLiad - Livros/Exemplares de Livros (baseado no URL base da sua instituição). Por exemplo:

    http://libill.XXX.edu/illiad/illiad.dll?Action=10&Form=30&rft.genre={rft.genre}&rft.title={rft.btitle}&rft.stitle={rft.stitle}&rft.atitle={rft.atitle}&rft.date={rft.pubdate}&rft.month={rft.month}&rft.volume={rft.volume}&rft.issue={rft.issue}&rft.number={rft.number}&rft.epage={rft.epage}&rft.spage={rft.spage}&rft.edition={rft.edition}&rft.isbn={rft.isbn}&rft.eisbn={rft.eisbn}&rft.au={rft.aulast},{rft.aufirst}&rft.auinit={rft.auinit}&rft.pub={rft.pub}&rft.publisher={rft.publisher}&rft.place={rft.place}&rft.doi={rft.doi}&rfe_dat={rft.oclcnum}&rfr_id={rfr_id}

    ILLiad - Artigos/Periódicos (baseado no URL base da sua instituição). Por exemplo:

    http://libill.XXX.edu/illiad/illiad.dll?Action=10&Form=30&rft.genre={rft.genre}&rft.title={rft.title}&rft.stitle={rft.stitle}&rft.atitle={rft.atitle}&rft.jtitle={rft.jtitle}&rft.au={rft.au}&rft.date={rft.year}&rft.month={rft.month}&rft.volume={rft.volume}&rft.issue={rft.issue}&rft.number={rft.number}&rft.spage={rft.spage}&rft.epage={rft.epage}&rft.edition={rft.edition}&rft.issn={rft.issn}&rft.eissn={rft.eissn}&rft.aulast={rft.aulast}&rft.aufirst={rft.aufirst}&rft.auinit={rft.auinit}&rft.pub={rft.pub}&rft.pubdate={rft.pubdate}&rft.pubyear={rft.pubyear}&rft.publisher={rft.publisher}&rft.place={rft.place}&rft.doi={rft.doi}&rfe_dat={rft.oclcnum}&rfr_id={rfr_id}

    ProQuest - Serviço de Dissertações. Por exemplo:

    http://gateway.proquest.com/openurl?res_dat=xri%3Apqm&title={rft.btitle}&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Adissertation&url_ver=Z39.88-2004&genre=dissertation

    Os seguintes valores podem ser especificados no parâmetro de Modelo de URL entre as chaves usadas para normalização de ISBN, ISSN, eISBN ou eISSN:

    • rft.normalized_isbn

      Esta normalização remove o texto após os dígitos e o hífen (-) e converte ISBN 10 para ISBN 13

    • rft.normalized_issn

      Esta normalização remove o texto após os dígitos e altera o texto para letra minúscula.

    • rft.normalized_Eisbn

      Esta normalização remove o texto após os dígitos e o hífen (-) e converte ISBN 10 para ISBN 13.

    • rft.normalized_Eissn

      Esta normalização remove o texto após os dígitos e altera o texto para letra minúscula.

    Para mais informações sobre o OpenURL, consulte o seguinte:

    Atributos do OpenURL Normalmente Usados para Modelo de URL

    A tabela a seguir descreve as categorias gerais pelas quais os atributos de OpenURL retornados do link resolver do Alma são agrupados.

    Categorias de Atributos do OpenURL
    Categoria Prefixo Descrição
    Solicitante req. Informações sobre a entidade solicitante, ou seja, o usuário. Não usado ao criar regras de disponibilidade de serviço para serviços eletrônicos gerais.
    Entidade de Referência rfe. Informações sobre a entidade de referência, ou seja, Primo. Não usado ao criar regras de disponibilidade de serviço para serviços eletrônicos gerais.
    Referente rft. Informações sobre o item solicitado.
    Tipo de Serviço svc. Se um formato específico do Referente está disponível: “sim” ou “não”. Por exemplo, se o recurso solicitado está disponível como um resumo ou um texto completo. Múltiplos tipos de serviços podem estar disponíveis.
    Outro vários Outros valores retornados não são usados, a não ser que mencionados abaixo.
    Qualquer atributo retornado pelo link resolver, que não pertença a nenhuma das 4 categorias acima, não é utilizado; eles não devem ser selecionados ao criar um parâmetro de entrada para uma Regras de Disponibilidade de Serviço. Para obter informações adicionais sobre as categorias de atributo de OpenURL, veja o artigo relacionado.
    Veja abaixo os atributos normalmente retornados que podem ser usados para criar regras de disponibilidade de serviço. Alguns desses atributos são retirados dos campos MARC 21 dos registros relevantes. Para esses atributos, as fontes MARC 21 aparecem na coluna Campos MARC 21. Atributos que não são obtidos dos campos MARC 21 são recuperados de várias outras fontes, incluindo registros do CDI, Primo, OpenURL e outras fontes externas.
    Atributos do OpenURL Normalmente Retornados pelo Link Resolver do Alma
    Atributo Mapeamento no PNX Campos MARC 21 Descrição
    req_id     O handle do PDS (veja Identificar Usuários para Fornecer Serviços Relevantes)
    rft.advisor     Orientador, para uma dissertação
    rft.applcc     Código do país de aplicação no formato ISO de dois caracteres, para uma patente. O país da aplicação principal da patente.
    rft.appldate     Data de aplicação para uma patente
    rft.applyear     Ano de aplicação para uma patente
    rft.artnum addata/artnum   Número do artigo. Atribuído pelo editor. Um URL pode ser o único ID para um artigo on-line.
    rft.assignee     Responsável, para uma patente: "Smith, John J.", "IBM"
    rft.atitle addata/atitle   Título do artigo ou capítulo
    rft.au addata/au 100 ou 110 ou 111 O nome completo de um autor: "Smith, Fred James Jr."
    rft.aucorp addata/aucorp   Organização ou corporação que criou o documento: "Mellon Foundation"
    rft.aufirst     Nome do primeiro autor: "Fred James" Pode ter espaços e pontuação.
    rft.auinit addata/auinit   Iniciais do nome e do nome do meio do primeiro autor
    rft.auinit1 addata/auinit1   Inicial do primeiro autor
    rft.auinitm addata/auinitm   Inicial do nome do meio do primeiro autor
    rft.aulast addata/aulast   Sobrenome do primeiro autor: "Smith" Pode ter espaços e pontuação.
    rft.ausuffix addata/ausuffix   Sufixo do nome do primeiro autor: "Jr." etc.
    rft.bici addata/bici   Exemplar do Livro e Identificador do Componente (código BICI)
    rft.btitle addata/btitle Para as posições do LDR, veja Campos que Identificam o Tipo de Material Bibliográfico. Título do livro se material_type do LDR = BK. Veja rft.jtitle.
    rft.cc     Código do país de publicação no formato ISO de dois caracteres: "US". Veja co.
    rft.chron     Enumeração ou cronologia em formato não padrão: “1º trimestre” Quando possível, use datas. Veja ssn e quarter.
    rft.co     País de publicação: “Estados Unidos”. Veja cc.
    rft.coden addata/coden 030 a CODEN (código alfanumérico)
    rft.date addata/date   Data de publicação. Para patentes, esta é a data em que a patente foi publicada. O formato é AAAA, AAAA-MM ou AAAA-MM-DD.
    rft.day     Dia de publicação
    rft.dcContributor     Colaborador no Dublin Core: pessoa, organização ou serviço
    rft.dcCreator     Criador no Dublin Core: pessoa, organização ou serviço
    rft.dcDescription     Descrição no Dublin Core: resumo, tabela de conteúdos, representação gráfica ou texto livre
    rft.dcFormat     Formato no Dublin Core: Formato do arquivo, meio físico ou dimensões, como tipo MIME
    rft.dcIdentifier     Identificador no Dublin Core: Identificador exato do recurso
    rft.dcLanguage     Idioma no Dublin Core: Idioma do recurso
    rft.dcPublisher     Editor no Dublin Core: pessoa, organização ou serviço
    rft.dcRelation     Relação no Dublin Core: Um recurso relacionado
    rft.dcRights     Permissões no Dublin Core: Informações de permissões
    rft.dcSource     Fonte no Dublin Core: Um recurso relacionado de onde este recurso foi retirado
    rft.dcSubject     Assunto no Dublin Core: palavras-chave e códigos de classificação
    rft.dcTitle     Título no Dublin Core: Título do recurso
    rft.dcType     Tipo no Dublin Core: natureza e gênero, como descrito pelo DCMITYPE. Para formatos, veja dcFormat.
    rft.degree     Titulação, para uma dissertação
    rft.doi addata/doi   DOI (identificador de objeto digital)
    rft.edition display/edition 250 a Edição do livro, normalmente uma frase, com ou sem números: “Primeira edição”, “4. ed.”.
    rft.eisbn addata/eisbn 020 a se não houver 020 e, e o registro não for físico; caso contrário, 020 e International Standard Book Number para versões eletrônicas. Podem ser múltiplos ISBNs, separados por vírgula. Pode conter um hífen. Pode ou não ser diferente de rft.isbn.
    rft.eissn addata/eisbn 022 a se não houver 022 e, e o registro não for físico; caso contrário, 022 e International Standard Serial Number para versões eletrônicas. Podem ser múltiplos ISSNs, separados por vírgula. Pode conter um hífen. Pode ou não ser diferente de rft.issn.
    rft.epage addata/epage   Página final do artigo/capítulo de um volume/fascículo.
    rft.format addata/format   Tipo MIME do formato
    rft.genre addata/genre   Um de:
    • artigo: documento publicado em um periódico
    • livro: concluído em uma única parte, frequentemente identificado por um ISBN
    • exemplar de livro: seção de um livro, normalmente com um título ou número
    • evento: registro de um evento (um ou mais trabalhos de evento)
    • fascículo: fascículo único
    • preprint: artigo ou relatório publicado de forma impressa ou eletrônica antes da publicação em um periódico
    • anais: apresentação de evento publicada em uma publicação periódica ou seriada
    • relatório: relatório ou relatório técnico publicado por uma organização, instituição ou órgão governamental
    • desconhecido
    • documento
    • dissertação
    • periódico
    • patente
    • áudio
    • série
    • partitura
    • vídeo
    • gravação de vídeo
    rft.inst     Instituição de publicação, para uma dissertação
    rft.inventor     Nome completo do inventor: "Smith, John J.". Para uma patente.
    rft.invfirst     Nomes do inventor: "John J.". Para uma patente.
    rft.invlast     Sobrenome do inventor: "Smith". Para uma patente.
    rft.isbn addata/isbn 020 a se houver um 020 e; caso contrário, 776 z se o registro não for físico ou 020 a se não houver 020 e, e o registro for físico International Standard Book Number. Nove dígitos mais um dígito de verificação. Pode conter hifens.
    rft.issn addata/issn 022 a se não houver um 022 e, e o registro for físico; caso contrário, 022 a se houver um 022 e ou 776 x se o registro não for físico International Standard Serial Number. Pode conter um hífen. ISSN para um livro pode estar associado a uma série.
    rft.issue addata/issue   Fascículo de periódico: "Spring 1998". Normalmente numérico.
    rft.jtitle addata/jtitle Para as posições do LDR, veja Campos que Identificam o Tipo de Material Bibliográfico. Título completo do periódico se o material_type do LDR = CR. Veja rft.btitle. Por exemplo, "Journal of the American Medical Association". Para título abreviado, use stitle.
    rft.kind     Código de tipo da patente, para uma patente: "AU A1". Códigos de tipos de patentes têm relação com o país de origem.
    rft.lccn addata/lccn 010 a,z Número de controle da Library of Congress
    rft.mms_id     ID do MMS do item
    rft.month     Mês de publicação
    rft.number     Número de aplicação, para uma patente
    rft.object_type   Para as posições do LDR, veja Campos que Identificam o Tipo de Material Bibliográfico. O material_type do LDR. O padrão é LIVRO
    rft.oclcnum addata/oclcid 035 a,z Número de controle do OCLC ou número do OCLC no nível do periódico. Podem ser múltiplos números de controle do OCLC separados por vírgula.
    rft.pages addata/pages   Páginas inicial e final do artigo/capítulo de um volume/fascículo: "53-58". Também pode conter páginas fora de sequência, p.ex.: "12-6,64-67". Veja spage e epage.
    rft.part addata/part   Uma subdivisão de, ou no lugar de, volume. Exemplos: "B", “Suplemento".
    rft.place addata/cop 260 a ou 264 a Local de publicação: "New York".
    rft.prioritydate     Data de prioridade para uma patente
    rft.pub addata/pub 502 a,c ou 260 b ou 264 b Nome do editor: "Harper and Row".
    rft.pubdate   260 c ou 260 g ou 264 c ou 362 a ou 008(data1) Data de publicação, para uma patente
    rft.publisher   502 a,c ou 260 b ou 264 b Nome do editor
    rft.pubyear     Ano de publicação
    rft.quarter addata/quarter   Cronologia: "1", "2", "3" ou "4". Para cronologia não padrão, use chron.
    rft.series addata/seriestitle   Título da série que contém este livro. Também pode haver um ISSN associado à série.
    rft.sici addata/sici   Serial Item and Contribution Identifier (SICI code)
    rft.spage addata/spage   Página inicial do artigo/capítulo de um volume/fascículo
    rft.ssn addata/ssn   Estação: "winter", "spring", "summer" ou "fall". Para estação não padrão, use chron.
    rft.stitle addata/stitle 245 a Título do periódico abreviado: "J Am Med Assn". Para título completo, use jtitle.
    rft.title   245 a,b Título do livro (obsoleto: use btitle), título do periódico (obsoleto: use jtitle), título da dissertação, título da patente
    rft.tpages     Total de páginas: "392". Usado normalmente só para monografias (livros e relatórios impressos). Pode não ser numérico: "F96".
    rft.volume addata/volume   Volume do periódico: "124". Normalmente numérico, mas podem ser usados numerais romanos etc.
    svc.abstract     Resumo
    svc.any     Qualquer formato
    svc.citation     Referência
    svc.fulltext     Texto completo
    svc.holdings     Informações de coleções físicas. Este campo não é usado para ocultar serviços dependendo se o registro tem ou não coleções físicas. Se estiver incluído no OpenURL, será salvo no Contexto do Objeto para uso nos Serviços Eletrônicos Gerais.
    svc.ill     Empréstimo entre bibliotecas

    Serviços Eletrônicos Gerais no Nível do Item

    Quando o Serviço Eletrônico Geral é adicionado no nível do item, o modelo de URL pode ser configurado para incluir as seguintes informações de Coleções Físicas e do nível do item:

    Campo da Coleção Física/Item Nome Reservado para o Campo
    Biblioteca Atual (Código) library
    Localização Atual (Código) location
    Número de Chamada Atual call_number
    Código de Barras barcode
    Tipo de Material (Código) material_type
    Política do Item Atual (Código) item_policy
    ID do MMS mms_id
    Tipo de Processo (Código) process_type
    Descrição do Item description
    ID da Localização de Armazenamento storage_location_id
    Número de Chamada do Item item_call_number

    Além disso, é possível adicionar campos do registro da Coleção Física no modelo de URL. A sintaxe de campos reservados é HOL_{field}_{indicators}_{subfields}. O uso de indicadores é opcional. Por exemplo:

    • HOL_506_ab - O Alma extrairá subcampo a e subcampo b do campo 506. Cada subcampo será separado do próximo com um espaço. Os indicadores não são levados em consideração.

    • HOL_506_12_df - O Alma extrairá subcampo d e subcampo f do campo 506 somente quando os indicadores 1 e 2 existirem. Cada subcampo será separado do próximo com um espaço.

    • HOL_506_1#_g - Neste cenário, o Alma extrairá subcampo g do campo 506 somente quando o valor do primeiro indicador for 1, sem levar em consideração o segundo indicador.

    Uma amostra do modelo de URL pode ser: <baseURL>?LIB={library}&BARCODE={barcode}&FIELD1={HOL_506_ab}.

    Permitir que qualquer Campo do Registro Bibliográfico Seja Usado na Definição de um Serviço Eletrônico Geral

    A tela de configuração “Enriquecimento de Campos BIB de Serviços Eletrônicos Gerais” (Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta) permite que as instituições definam qual campo será extraído dos metadados do registro e estará disponível para uso na definição de uma "Regra de Disponibilidade" ou no aprimoramento do campo "Modelo de URL" na definição de um "Serviço Eletrônico Geral" (Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Serviços Eletrônicos Gerais).

    Veja abaixo um exemplo de fluxo:

    1. Acesse a nova tela de configuração e adicione uma nova linha para direcionar para o campo do bibliográfico específico (020_a no exemplo).

    Define the Bib field.

    Defina o Campo BIB

    2. Você pode encontrar o campo bibliográfico recém-definido na seção de parâmetros de entrada de uma regra.

    Define GES Rule.

    Definir Regras de Serviços Eletrônicos Gerais

    3. Você também pode utilizar o campo recém-definido no campo Modelo de URL do serviço eletrônico geral.

    Add New Name to URL Template.

    Adicionar Novo Nome ao Modelo de URL

    4. Veja abaixo um exemplo de como isso aparecerá para os usuários no sistema de Descoberta (Primo), e também como o URL real será construído.

    GES in Search Results.

    URL Construído

    Ao adicionar uma linha na tela de configuração "Enriquecimento de Campos BIB de Serviços Eletrônicos Gerais", é necessário definir o Formato do registro, o campo e o subcampo do bibliográfico. O valor definido em “Nome do Campo no Serviço Eletrônico Geral” será aquele que aparecerá ao definir o Modelo de Regra/URL Eletrônico Geral.

     

    1. Quando 2 registros bibliográficos forem equivalentes, a lógica será aplicada somente ao registro bibliográfico "Selecionado".

    2. Caso o campo do modelo de URL comece com um espaço reservado de parâmetro sem nenhum texto ou URL antes (e independentemente do que vem depois) dele,
    nenhuma decodificação será feita para as informações do primeiro parâmetro.
     

    3. Para participantes da Área da Rede, Serviços Eletrônicos Gerais que usam valores da página "Enriquecimento de Campos de BIB de Serviços Eletrônicos Gerais", é recomendado 
        usar os mesmos nomes da área da rede. Isso serve para exibir o Serviço Eletrônico Geral para recursos das áreas da instituição ou da rede. 

    Para mais informações, veja Serviços Eletrônicos Gerais.

    Compartilhar Serviços Eletrônicos Gerais na Área da Comunidade 

    Para compartilhar e copiar Serviços Eletrônicos Gerais, você deve ter uma das seguintes funções:

    • Administrador de Serviços ao Usuário
    • Administrador Geral do Sistema

    Instituições despendem muito tempo criando serviços eletrônicos gerais. Para que as instituições poupem tempo e esforço, bibliotecários podem contribuir com seus serviços eletrônicos gerais para a Área da Comunidade e copiar e usar os serviços eletrônicos gerais que outras instituições contribuíram. Uma vez que o serviço eletrônico geral é copiado para a instituição, a instituição pode fazer alterações para personalizá-lo para suas necessidades. 

    Quando um serviço eletrônico geral é contribuído, todas as suas regras relacionadas também são contribuídas.

    Serviços eletrônicos gerais contribuídos aparecem na aba da Comunidade na página de Serviços Eletrônicos Gerais (Configurações do Alma > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Serviços Eletrônicos Gerais). Serviços eletrônicos gerais copiados aparecem na aba da Instituição. 

    Os serviços eletrônicos gerais definidos pela instituição da rede também aparecem na aba da Instituição. Para distribuir os serviços eletrônicos gerais aos participantes do consórcio, é usado o serviço Distribuir Configuração na Rede de Serviços ao Usuário (veja Configurar Informações de Serviços ao Usuário em uma Área da Rede). Isto acontece porque os serviços eletrônicos gerais são gerenciados pela instituição da rede e, portanto, não podem ser editados ou contribuídos por instituição participante. 

    Para contribuir com serviços eletrônicos gerais para a Área da Comunidade:
    1. Abra a aba da Instituição na página de Serviços Eletrônicos Gerais, clique em ações da linha e selecione Contribuir para compartilhar um serviço eletrônico geral (Configurações do Alma > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Serviços Eletrônicos Gerais).

      General electronic services page.jpg

      Uma mensagem de confirmação aparecerá.

      confirm message for sharing GES.jpg

    2. Você pode opcionalmente alterar o Código do Serviço e o Nome do Serviço.
    3. Recomendamos que você altere a Descrição para incluir informações detalhadas para instituições que copiarão os serviços eletrônicos gerais. 
    4. Opcionalmente, você pode inserir ou alterar o nome e o endereço de e-mail da Pessoa para contato.
    5. Selecione Confirmar. O serviço será exibido na aba Comunidade e poderá ser copiado por qualquer instituição.

    Caso o serviço eletrônico geral já tenha sido contribuído para a CZ pela instituição, você também poderá editar e contribuir novamente um serviço eletrônico geral editado. O serviço eletrônico geral mais recente sobrescreverá o serviço anterior. Esta ação não afeta cópias locais dos serviços eletrônicos gerais usados por outras instituições. 

    Para visualizar serviços eletrônicos gerais contribuídos e/ou copiar serviços contribuídos:
    1. Abra a aba da Comunidade na página de Serviços Eletrônicos Gerais (Configurações do Alma > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Serviços Eletrônicos Gerais).

      Para visualizar mais informações sobre os serviços eletrônicos gerais, selecione Ver na lista de ações da linha. Os detalhes do perfil serão exibidos.

    2. Selecione Copiar na lista de ações da linha do serviço eletrônico geral. O serviço eletrônico geral será copiado para a sua instituição e o novo serviço será aberto para edição. O serviço eletrônico geral será copiado e seu status será Inativo por padrão.
    3. Edite os detalhes do serviço eletrônico geral para atender às suas necessidades.
    4. Ao concluir, clique em Salvar.
    5. Selecione e aba Instituição para visualizar o serviço eletrônico geral copiado.
    Para remover (parar de compartilhar) um serviço eletrônico geral da Área da Comunidade:
    • Selecione Excluir na lista de ações da linha do serviço e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.

      O serviço eletrônico geral não estará mais disponível para outras instituições. No entanto, ele não será excluído; você poderá continuar a usá-lo na aba Instituição. Além disso, se outra instituição já houver copiado este serviço, a sua exclusão não afetará a cópia local desta instituição.

    Configurar a Ordenação dos Serviços Eletrônicos Gerais

    Para configurar a ordenação dos serviços eletrônicos gerais, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema
    • Administrador de Serviços ao Usuário

    Na página de Ordenação dos Serviços Eletrônicos Gerais, você pode configurar a ordem de visualização dos serviços eletrônicos gerais no Primo. Assim como com outros serviços, você pode definir quais serviços aparecerão no primeiro ou último grupo da lista.

    Você pode configurar a ordenação dos serviços eletrônicos gerais somente no nível da instituição. Selecione a instituição desejada no filtro Configurando da página Configuração de Serviços ao Usuário.

    General electronic services page.jpg

    Página de Ordenação dos Serviços Eletrônicos Gerais

    Esta página não tem um botão Salvar. Cada seleção feita aqui é salva automaticamente no Alma. 

    Para configurar a ordem de exibição dos serviços eletrônicos gerais:
    1. Abra a página de Ordenação de Serviços Eletrônicos Gerais (Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Ordenação dos Serviços Eletrônicos Gerais). 

    2. Selecione Adicionar ao topo ou Adicionar ao final para configurar a ordenação dos serviços no topo e no final da lista de resultados, respectivamente.
      PVE_DefineOrderForService.png

    3. No campo Tipo de serviço, selecione Serviço Eletrônico Geral.

    4. No campo Nome de serviço, selecione Serviço.

    5. No campo Valor de serviço, selecione um valor de serviço.

    6. Dependendo da lista que você estiver definindo, selecione Adicionar ao topo ou Adicionar ao final. O serviço aparecerá na lista que você definiu.

    7. Para cada lista, selecione as setas nas colunas Mover para Cima e Mover para Baixo para ordenar os serviços.

    Translatable

    Personalização da Mensagem 

    Quando não existem serviços de texto completo disponíveis para a solicitação do OpenURL, a página de Serviços Eletrônicos exibe uma mensagem. Um administrador pode personalizar o texto desta mensagem. 

    Esta configuração é aplicável a ambientes Alma-Primo e não se aplica ao Primo VE.

    Para personalizar o texto da mensagem de “nenhum texto completo”:

    1. Abra a tabela de códigos Lógica de Exibição da Interface de Descoberta (Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Etiquetas).
    2. Localize a linha com c.uresolver.emptyList na coluna Código.
    3. Selecione Personalizar. A célula da coluna Descrição desta linha será aberta para que você insira o texto personalizado da mensagem.
    4. Insira o texto que você deseja que apareça na página Serviços Eletrônicos quando não houver texto completo disponível.

      Se você preferir que nenhuma mensagem seja exibida quando não houver texto completo disponível, deixe esta opção em branco.

    5. Selecione Salvar.
    Translatable

    Resolução de Problemas - Usando a Ferramenta de Depuração do Link Resolver do OpenURL

    Você pode usar uma ferramenta de depuração para resolver problemas no contexto dos serviços oferecidos pelo Link Resolver do OpenURL.
    A ferramenta permite que você obtenha as seguintes informações:
    • Determinar o cálculo do serviço:
      • Visualize o objeto do contexto que foi calculado com base no parsing, ampliação e serviço relacionado do OpenURL.
      • Entenda como o objeto do contexto dos serviços foi gerado:
        • Quais foram os potenciais serviços?
        • Quais serviços foram adicionados com base no cálculo dos serviços relacionados?
        • Quais serviços foram excluídos com base na cobertura ou nas regras para serviços eletrônicos gerais e lógica de exibição?
    • Determinar a resolução de link e como o OpenURL foi gerado:
      • Qual parser de target foi usado?
      • Foi usado um proxy?
      • Era um URL estático no nível do portfólio?
      • Existe um link direto?
      • Visualizar o URL de destino gerado.
    • Visualizar o OpenURL original no conteúdo depurado oferecido.
    • O enriquecimento de dados (contexto do objeto) do CrossRef usando o DOI é processado antes da equivalência.

    • Para informações sobre a depuração de um link de uResolver de uma referência (OpenURL), consulte o artigo Depurar Links de uResolver da Referência.

    Para depurar o OpenURL:
    1. Busque no repositório pelo título ou portfólio eletrônico cujo acesso deseja testar.

      Para ambientes do Primo VE, você também pode usar o Primo VE para buscar por e exibir o registro eletrônico completo. Passe para a etapa II na seção do Primo VE.

    2. Dependendo do tipo do seu ambiente do Primo, execute as seguintes etapas:

      • Alma-Primo:

        1. Dependendo dos tipos de resultados, selecione Viewit (títulos eletrônicos) ou Testar Acesso (portfólios eletrônicos) em um item da lista. Você também pode testar o acesso a partir da página da Lista de Portfólios e da aba Portfólios na página do Editor de Serviço Eletrônico.

          Alma-Primo_ViewIT.png

        2. Na aba Viewit, selecione Exibir em uma nova janela.
          Primo_DisplayInNewWindow.png

        3. Clique com o botão direito na página de Serviços Eletrônicos e selecione a opção para visualizar a fonte da página ou da estrutura. As opções podem variar de acordo com o navegador.

          Select_View_Page_Source_Option_NewUI_02.png

          Selecionar Opção Ver Fonte da Página
        4. Localize a seção DEBUG no topo da visualização da fonte. Selecione e copie o URL.

          HighlightCopyDebug_URL.png

        5. Abra uma nova página ou aba no navegador, cole o URL copiado da seção debug na barra de endereços e pressione enter para visualizar o resultado de depuração em XML.

      • Primo VE:
        Para depurar, habilite o botão Exibir CTO, que normalmente está oculto durante o uso. Selecionar este botão exibirá o Contexto do Objeto (CTO), que oferece informações adicionais sobre o resultado, para ajudar na resolução de problemas no contexto dos serviços oferecidos pelo Link Resolver do OpenURL. 

        1. Selecione Exibir na Descoberta em um registro na lista de resultados para abrir sua exibição completa.

          PVE_DisplayInDiscovery.png

        2. Para habilitar o botão Exibir CTO, adicione o seguinte parâmetro ao final do URL de exibição completa do registro e pressione enter: &displayCTO=true.

          Por exemplo:

          https://<instância do Alma>/discovery/fulldisplay?docid=alma9926095600521&context=U&vid=PRIMO_OAP_INST:Alma&lang=en&displayCTO=true

          PVE_DisplayCTO_Button.png

        3. Selecione Exibir CTO para exibir o XML gerado para depuração.

    3. Navegue pelo XML gerado para analisar/depurar seus problemas no resultado da busca.

    O XML Gerado

    O XML gerado é composto de dois elementos:

    • O elemento <context object> - este elemento contém as informações de metadados sobre o objeto do OpenURL. Este elemento contém todas as informações de metadados, como o ISSN, o título, a data de publicação etc. Estes são os metadados coletados pelo Alma como parte da análise deste OpenURL.
    • O elemento <context services> - contém informações sobre o tipo de serviço, parsing, proxy, URL de destino e assim por diante. O Alma calcula estes serviços como relevantes para este OpenURL. Este elemento também contém o target_url.

    Este é um exemplo do XML Gerado para Depuração:

    <uresolver_content xmlns="http://com/exlibris/urm/uresolver/xmlbeans/u" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
      <context_object>
        <keys>
          <key id="rft.stitle">Test</key>
          <key id="rft.pub">Springer</key>
          <key id="rft.place">Berlin :</key>
          <key id="licenseEnable">true</key>
          <key id="sfx.sid">primo.exlibrisgroup.com</key>
          <key id="rft.jtitle">Test</key>
          <key id="available_services">viewit</key>
          <key id="available_services">getit</key>
          <key id="rft.genre">journal</key>
          <key id="Incoming_URL">http%3A%2F%2Fdocedu-na01.alma.exlibrisgroup.com%2Fview%2Furesolver%2FTRAINING_1_INST%2Fopenurl%3Fdebug%3Dtrue%26svc_dat%3DCTO%26debug%3Dtrue%26debug%3Dtrue%26%26u.ignore_date_coverage%3Dtrue%26rft.mms_id%3D9926095600521%26rfr_id%3Dinfo%3Asid%2Fprimo.exlibrisgroup.com%26svc_dat%3Dviewit%26u.ignore_af_filter%3Dtrue%26internalAccess%3Dtrue%26isInNewWindow%3Dtrue</key>
          <key id="institution">521</key>
          <key id="internalAccess">true</key>
          <key id="rft.oclcnum">62155677</key>
          <key id="u.ignore_af_filter">true</key>
          <key id="req.id" xsi:nil="true"/>
          <key id="rft.mms_id">9926095600521</key>
          <key id="user_ip" xsi:nil="true"/>
          <key id="debug">true</key>
          <key id="inventory_id">519285510000521</key>
          <key id="rfr_id">info:sid/primo.exlibrisgroup.com</key>
          <key id="rft.inventory_id">519285510000521</key>
          <key id="publication_place">Berlin :</key>
          <key id="rft.object_type">JOURNAL</key>
          <key id="isInNewWindow">true</key>
          <key id="rft.publisher">Springer</key>
          <key id="ctx_id">1325448060000521</key>
          <key id="rft.pubdate">Began with: Vol. 1, no. 1 (Dec. 1992).</key>
          <key id="full_text_indicator">true</key>
          <key id="u.ignore_date_coverage">true</key>
          <key id="rft.title">Test</key>
          <key id="rft.lccn">2009252997</key>
          <key id="customer">510</key>
          <key id="rfr.rfr">primo.exlibrisgroup.com</key>
          <key id="rft.eissn">1863-8260</key>
          <key id="rft.eissn">1133-0686</key>
        </keys>
      </context_object>
      <context_services>
        <context_service service_type="getFullTxt" context_service_id="1325447980000521">
          <keys>
            <key id="package_name">ProQuest New Platform</key>
            <key id="package_public_name">ProQuest Pharma Collection New Platform</key>
            <key id="package_display_name">ProQuest Pharma Collection New Platform</key>
            <key id="package_internal_name">PROQUEST_PHARMA_COLLECTION_NEW_PLATFORM</key>
            <key id="interface_name">ProQuest New Platform</key>
            <key id="package_pid">619246910000521</key>
            <key id="service_type_description">Full text available via</key>
            <key id="character_set">iso-8859-1</key>
            <key id="Is_free">0</key>
            <key id="portfolio_PID">5310098520000521</key>
            <key id="cz_link_id">532670000001098994</key>
            <key id="electronic_material_type">JOURNAL</key>
            <key id="Availability">Available from 1997&lt;br> Most recent 1 year(s) not available&lt;br></key>
            <key id="static_url">true</key>
            <key id="parser_program">PROQUEST::open</key>
            <key id="parse_parameters">url=http://gateway.proquest.com/openurl &amp; clientid= &amp; url2=http://search.proquest.com&amp;jkey=1486339</key>
            <key id="Authentication_note"/>
            <key id="public_note"/>
            <key id="proxy_enabled">false</key>
            <key id="proxy_selected">DEFAULT</key>
            <key id="related_title">@TITLE (@RelationType)</key>
            <key id="is_related_service">false</key>
            <key id="is_closly_related">false</key>
            <key id="license_exist">false</key>
            <key id="crossref_enabled">no</key>
          </keys>
          <resolution_url>https://docedu-na01.alma.exlibrisgro...customerId=510</resolution_url>
          <target_url>http://gateway.proquest.com/openurl?...%2Fsid%3Aprimo</target_url>

            Nota: para obter o resultado do <target_url> no Primo VE, não basta usar apenas        showCTO=true. Você deve abrir o CTO, usar o "URL de entrada" e adicionar debug=true&svc_dat=CTO (debug=true é necessário para que o URL de destino seja exibido). 

          <is_error>false</is_error>
          <error_code>null</error_code>
        </context_service>
      </context_services>
      <performance_counters>
        <performance_counter name="TOTAL" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="MMS_LOOKUP" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="ENRICH" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="PARSE" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="GET_SERVICES" duration="0.01"/>
        <performance_counter name="FILTER" duration="0.003"/>
        <performance_counter name="SAVE" duration="0.005"/>
        <performance_counter name="GET_ZERO_TITLE_SERVICES" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="FETCH_SERVICE_THRESHOLD_RULES" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="CREATE_ZERO_TITLE_SERVICES" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="SAVE_ZERO_TITLE_SERVICES" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="GET_SINGLE_SERVICE" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="EXECUTE_TARGET_PARSER" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="GET_URESOLVER_CONTENT" duration="0.0"/>
        <performance_counter name="UPDATE_SELECTED" duration="0.0"/>
      </performance_counters>
    </uresolver_content>

    Analisar/Depurar Problemas no Resultado da Busca

    O depurador oferece informações sobre o processamento do OpenURL, sobre o cálculo dos serviços e também fornece o target_url que foi criado para ser vinculado a um título. 

    Observando o elemento <context services>, podemos ver todos os serviços calculados pelo Alma como relevantes para este OpenURL. Isto pode ajudar da seguinte maneira:

    • A chave target_url exibe o link que foi gerado pelo Alma. Isto pode ajudar a visualizar se o problema é com o URL criado pelo Alma ou com o fornecedor. Este link tem informações que podem ajudar a deputar alguns dos problemas encontrados. 
    • Você também poderá entender melhor a página Serviços de Link. Por exemplo, se você esperava visualizar um determinado serviço, mas ele não está aparecendo, verifique o seguinte:
      • Informações de cobertura Pode ser que o serviço não se enquadre nas informações de cobertura. Por exemplo, você pode estar procurando por vol. 1, fascículo 1, mas a biblioteca adquiriu acesso somente ao vol. 2. Portanto, o Alma excluiu este serviço específico.
      • Número de ISBN/ISSN. O link pode necessitar um ISBN. A sua referência pode conter um ISSN. Assim, o link com o Alma não será exibido.
      • Regras da lógica de exibição. Serviços também podem ser excluídos devido às regras da lógica de exibição definidas.

    Observe que, nos casos em que os registros foram excluídos da exibição nos resultados, o XML gerado contém IDs de chaves para Filtro (verdadeiro ou falso) e Motivo do filtro. Por exemplo, se Motivo do filtro contiver Filtro de Data e a entrada de OpenURL especificou um parâmetro de data de ano=2010, isto pode indicar que o registro foi excluído porque estava fora do intervalo de data especificado.

    Relatórios de Analytics de Uso do Link Resolver

    Para informações sobre os campos disponíveis no Alma Analytics com os quais você pode criar relatórios sobre o uso do link resolver, veja Uso do Link Resolver. Para informações gerais sobre o Alma Analytics, veja Analytics.

    Serviços Especiais do Link Resolver do Alma

    Acesso Aberto

    Usuários podem habilitar um serviço de link resolver para artigos de Acesso Aberto do Unpaywall:
    • Para habilitar o serviço, configure o parâmetro do cliente enable_open_access_services_from_unpaywall_apicomo true (veja enable_open_access_services_from_unpaywall_api em Outras Configurações (Serviços ao Usuário).
    • O local em que as informações de acesso aberto serão colocadas pode ser configurado em Ordem dos Serviços On-line (Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Ordem dos Serviços On-line). Veja a seção Configurar a Ordem de Serviços On-line para mais informações. A localização padrão das informações de acesso aberto é no final.
    • Regras de acesso aberto podem ser configuradas para especificar o que será exibido ou ocultado do acesso aberto. Veja Configurar Regras da Lógica de Exibição para mais informações.
    • O link direto também pode ser configurado para acesso aberto. Veja Configurar Link Direto para mais informações.
    • Em relação aos resultados da busca para artigos de acesso aberto do Unpaywall, observe que o Alma verifica o acesso a texto completo no Unpaywall somente ao abrir a visualização completa de uma registro da descoberta (Primo VE). Se a única fonte de texto completo disponível para um artigo ou um recurso for através do Unpaywall, ela não aparecerá nos resultados da busca (a não ser que o filtro Incluir resultados sem texto completo on-line para a solicitação através de Empréstimo entre Bibliotecas esteja aplicado).
    • Além disso, se não houver resposta para um PDF na Resposta da API do Unpaywall, nenhum Serviço de Unpaywall será exibido.
    • O serviço de Unpaywall limita chamadas com base no e-mail enviado na solicitação da API. Se o e-mail institucional não estiver definido, crie um e-mail inválido geral específico para a instituição e inclua-o na API. Vá para Configuração > Geral > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações de uma Biblioteca > Informações de contato
    • Indicação adicionada para verificar se nenhum proxy foi usado nos Links do CDI para Links OA.  O Alma certifica de que os links retornados pelo CDI não usam um proxy para links de OA. Isto é útil principalmente para clientes que possuem um proxy configurado mas que não desejam usá-lo para links de OA.

      Para certificar que o proxy não está em uso, uma indicação de OA é adicionada. A indicação é aplicada aos seguintes links retornados pelo CDI:
      • linktorsc (“Links no Registro” regulares)
      • linktorsradditional (Todos os links)
      • linktopdf (Links rápidos)
      • linktohtml (Links rápidos)
    O CDI fornece as seguintes informações para OA, por link, na seção linktorsc /linktorsradditional, da seguinte maneira:
    <links>
    <linktorsradditional>$$U<link>$$G<Provider>$$H<OA></linktorsradditional>
    <linktorsradditional>$$U<link>$$G<Provider>$$H<OA></linktorsradditional>
    <linktorscr>$$U<link>$$G<Provider>$$H<OA></linktorscr>
    </links>
    $$H contém a indicação "free_for_read" na expressão para links de OA. Se o link de OA não for detectado, $$H é deixado em branco ou não existe. Se um link incluir a indicação "free_for_read", isto é levado em consideração ao precedê-lo ou não com o URL do proxy.
    Exemplos:
    <linktorscr>$$Uhttps://www.doaj.org/ABC/123.pdf$$EPDF$$P1$$GDOAJ$$Hfree_for_read</linktorscr>
    <linktorscradditional>$$Uhttps://www.doaj.org/ABC/123.pdf$$EPDF$$P1$$GDOAJ$$Hfree_for_read</linktorscradditional>
    <linktorsrcadditional>$$Uhttp://api.digitalnz.org/records/43...n_$$GDigitalNZ$$Hfree_to_read</linktorsrcadditional>
    <linktohtml>$$Uhttps://www.proquest.com/docview/18...P50$$Gproquest$$Hfree_for_read</linktohtml>
    <linktopdf>$$Uhttps://www.sciencedirect.com/scien...hub$$GElsevier$$Hfree_for_read</linktopdf>

    Link Resolver - Serviços para Registros Relacionados

    Configurar Registros Relacionados para Serviços Eletrônicos

    Esta seção se aplica somente ao Primo. Para informações sobre como configurar registros relacionados no Primo VE, veja Configurar Serviços Eletrônicos Relacionados para Primo VE

    Registros relacionados indicam para o link resolver do OpenURL que, quando um usuário recebe um determinado registro nos resultados da busca, outro registro também deve ser retornado como relacionado. Alguns campos MARC, chamados de entradas de link (como os campos MARC 76X-78X), permitem que registros sejam vinculados a registros bibliográficos relacionados e diferenciem suas relações para os usuários. Para uma lista completa de campos MARC que são usados como entradas de link, veja Modificar as Etiquetas de Exibição para Serviços Eletrônicos Relacionados. Para informações adicionais sobre recursos físicos, veja Configurar Registros Relacionados para Acervo Físico.
    Para serviços eletrônicos, a configuração de registros relacionados é útil pelos seguintes motivos:
    • Artigos buscados por usuários podem estar disponíveis somente em versões relacionadas do periódico.
    • Os metadados no OpenURL podem ser para uma publicação, quando, na verdade, o usuário procurou por um periódico relacionado com outro nome.
    • Fornecedores podem listar versões anteriores ou novas nas suas coleções, o que causa inconsistências com a Área da Comunidade. Por exemplo, o periódico Civil Engineering Systems agora se chama Civil Engineering and Environmental Systems.
    No exemplo abaixo, o Viewit exibe os serviços disponíveis para o registro descoberto e o registro relacionado.
    ViewIt_Img1.png
    Registros Relacionados conforme Mostrados no Viewit
    Uma relação próxima indica que os dois registros devem ser considerados igualmente úteis nos resultados da busca. Se o registro solicitado no OpenURL possui relações próximas (MARC 773 e 774) com outro registro, os serviços eletrônicos para o registro relacionado são incluídos no Viewit, sem indicação de que são para o registro relacionado. Para o usuário, é como se estes serviços fossem para o registro enviado no OpenURL. Como o tipo de relação é muito próximo, ele pode ser considerado equivalente e não é necessário fazer nenhuma distinção para o usuário. Outros tipos de relações são considerados registros distantes e listados na seção Serviços para Títulos Relacionados do Viewit.

    Para configurar a exibição de relações próximas na mesma seção, como títulos relacionados no Viewit, veja a opção Exibir serviços de registros relacionados muito próximos em Habilitar a Exibição de Registros Relacionados no Primo.

     Se houver um filtro no 773$g e o campo de item correspondente estiver vazio, o item atenderá a condição do filtro.

    Modificar as Etiquetas de Exibição para Serviços Eletrônicos Relacionados

    A tabela de códigos Etiquetas da Interface de Descoberta (Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Etiquetas) permite que você personalize e traduza as seguintes etiquetas no Viewit:
    • Título - A etiqueta que é exibida acima da lista de registros relacionados no Viewit:
    • Relação - A etiqueta que aparece para cada entrada relacionada no Viewit e no Getit. Para modificar uma etiqueta, veja a relação relevante na tabela abaixo.
    ViewIt_Img2.png
    Registros Relacionados conforme Mostrados no Viewit
    Para os exemplos acima, você pode personalizar as etiquetas de título e relação modificando o campo de Descrição dos seguintes códigos na tabela de códigos Etiquetas da Interface de Descoberta:
    Tabela de Códigos Etiquetas da Interface de Descoberta
    Código Descrição
    c.uresolver.ServicesForRelatedTitles Serviços para Títulos Relacionados
    c.uresolver.viewit.related_type_list.PRECEDES Precede

    A tabela abaixo apresenta a correlação entre os campos MARC definidos no registro bibliográfico e as etiquetas out-of-the-box que aparecem para cada tipo de relação no Viewit. Para informações sobre como modificar etiquetas, veja Configurar Etiquetas de Serviço na Interface de Descoberta.

    As etiquetas e informações que aparecem na seção de Detalhes, do Primo, são determinadas pelas regras de normalização definidas no Primo.

    Tipos de Registros Relacionados
    Tipo/Relação Campo MARC Campo UNIMARC Localização no Primo
    Entrada de série principal (distante) 760 410 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.MAIN_SERIES = Série Principal
    Indicadores 0#  
    $w, $x $1 e inicia com 001
    Entrada de subsérie (distante) 762 411 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.SUBSERIES = Subsérie
    Indicadores 0#  
    $w, $x $1 e inicia com 001
    Entrada de idioma original (distante) 765 454 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.ORIGINAL_LANGUAGE = Idioma Original
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de tradução (distante) 767 453 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.TRANSLATION = Tradução
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de suplemento (distante) 770 421 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.SUPPLEMENT = Suplemento
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada principal de suplemento (distante) 772 422 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.SUPPLEMENT_PARENT = Suplemento Principal
    Indicadores 00  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada da obra no todo (próximo) 773 461

    Viewit e Getit: c.uresolver.viewit.related_type_list.PART_OF = Parte de

    Detalhes: Exibir/É parte de (definido nas regras de normalização do Primo)

    Para Primo VE, o Getit não exibe o tipo de relação após o título, e itens com relações muito próximas sempre aparecem na seção Localizações para Títulos Relacionados.

    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de unidade constituinte (próximo) 774 462-464

    Viewit e Getit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém

    Para Primo VE, o Getit não exibe o tipo de relação após o título, e itens com relações muito próximas sempre aparecem na seção Localizações para Títulos Relacionados.

    Indicadores 0#  
    $w 462 $1 e inicia com 001
    463 $1 e inicia com 001 
    464 $1 e inicia com 001
    $x  
    $z  
    Entrada de outra edição (distante) 775 451 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.OTHER_EDITION = Outra Edição
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de outro formato (distante) 776 452 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.ADDITIONAL_FORM = Outro formato
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de publicado com (distante) 777 423 Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.ISSUED_WITH = Publicado com
    Indicadores 0#  
    $x $1 e inicia com 001
    $w  
    Entrada de título anterior (distante) 780 430
    431 
    432 
    433 
    434 
    435 
    436 
    437
    Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.PRECEDES = Título anterior

    Detalhes: Exibir/Relação - Títulos Relacionados: Título Anterior (definido nas regras de normalização do Primo)

    Indicadores 00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada de título posterior (distante) 785 440 
    441 
    442 
    443 
    444 
    445 
    446 
    447
    Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.SUCCEEDS = Título posterior

    Detalhes: Exibir/Relação - Títulos Relacionados: Título posterior (definido nas regras de normalização do Primo)

    Indicadores 00, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada da Fonte de Dados 786

    $w, $x, $z

      Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém
    Entrada de outra relação (distante) 787 412
    413
    424
    425
    455
    456
    470
    481
    482
    488
    Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.OTHER_RELATIONSHIP = Outra Relação
    Indicadores 0#  
    $w, $x, $z $1 e inicia com 001
    Entrada secundária de série - nome pessoal 800

    $w, $x

      Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém
    Detalhes: Exibir/Relação - Série: (definido nas regras de normalização do Primo)
    Entrada secundária de série - nome de entidade 810

    $w, $x

      Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém
    Detalhes: Exibir/Relação - Série: (definido nas regras de normalização do Primo)
    Entrada secundária de série - nome de evento 811

    $w, $x

      Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém
    Detalhes: Exibir/Relação - Série: (definido nas regras de normalização do Primo)
    Entrada secundária de série - título uniforme 830

    $w, $x

      Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.CONTAINS = Contém
    Detalhes: Exibir/Relação - Série: (definido nas regras de normalização do Primo)
    ISBN, ISSN ou outro número padrão válido (distante) 020 $a, $e 010 $a Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.REPLACED_BY = Substituído por
    022 $a, $e 011 $a
    024 $a 013 $a, 014 $a, 015 $a, 016 $a, 017 $a, 072 $a, 073 $a
    ISBN, ISSN ou outro número padrão cancelado/inválido (distante) 020 $z 010 $z Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.REPLACED_BY = Substitui
    022 $y, $z 011 $g, 011 $y, 011 $z
    024 $z 013 $z, 014 $z, 015 $z, 01 $z, 017 $z, 072 $z, 073 $z
    ISSN do Link (distante) 022 $l 011 $f Viewit: c.uresolver.viewit.related_type_list.LINKS_TO = Possui Link com
    Para mais informações sobre a configuração de registros relacionados, veja Configurar Registros Relacionados para Serviços Eletrônicos.

    Habilitar a Exibição de Registros Relacionados no Primo

    Para configurar registros relacionados, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema
    • Administrador de Serviços ao Usuário
    A página de Configuração de Serviços de Registros Relacionados permite que você configure os serviços eletrônicos e o acervo físico para títulos relacionados que aparecem no Viewit e no Getit para Primo/Primo VE.
    Para habilitar serviços de registro relacionado:
    1. Abra a página de Configuração de Serviços de Registros Relacionados (Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Registros Relacionados).

      Related_Record_Services_Configuration_04.png
      Página de Configuração de Serviços de Registros Relacionados
    2. Para acervo eletrônico, consulte a tabela abaixo para configurar como registros relacionados são exibidos no Viewit. Para mais informações, veja Configurar Registros Relacionados para Serviços Eletrônicos e Modificar as Etiquetas de Exibição para Serviços Eletrônicos Relacionados.

      Opções de Configuração de Serviços de Registros Relacionados - Seção Viewit
      Parâmetro Descrição

      Habilitar serviços de registro relacionado

      Selecione Sim se você deseja exibir os títulos relacionados de um registro no Viewit. Se habilitado, os campos restantes permitirão limitar ou modificar a exibição de títulos relacionados para tipos de registros específicos.

      Exibir serviços relacionados se texto completo estiver disponível

      Exibe serviços para registros relacionados se texto completo estiver disponível. Serviços para registros relacionados não são exibidos se houver um serviço de texto completo para o registro original no OpenURL.

      Exibir serviços relacionados para periódicos

      Exibe serviços relacionados para periódicos (cujo tipo de material é Periódico).

      Exibir serviços relacionados para monografias

      Inclui serviços relacionados para monografias (cujo tipo de material é Livro).

      Deduplicar serviços da coleção eletrônica

      Usa a deduplicação dos serviços da coleção eletrônica para serviços relacionados distantes. Isto faz com que o Primo exiba somente um serviço se os registros relacionados estiverem associados à mesma coleção eletrônica.

      Habilitar link direto para serviços relacionados

      Ativa funcionalidade de link direto.

      Desabilitar serviços de registros relacionados para digital

      Desabilita a exibição de registros relacionados para registros digitais.

      Exibir serviços de registros relacionados muito próximos

      Como serviços relacionados próximos (definidos nos campos MARC 773 ou 774 do registro bibliográfico) devem aparecer no Viewit:

      • Como parte dos serviços do registro original - Serviços relacionados muito próximos são colocados na lista de serviços regulares do Viewit, sem nenhuma indicação de que são para títulos relacionados.

      • Separados dos serviços do registro original - Serviços relacionados muito próximos são colocados na seção Serviços para Títulos Relacionados do Viewit.

    3. Para acervo físico, consulte a tabela abaixo para configurar como registros relacionados são exibidos no Getit. Para informações adicionais, veja Configurar Registros Relacionados para Acervo Físico.

      Opções de Configuração de Serviços de Registros Relacionados - Seção Getit
      Parâmetro Descrição

      Habilitar serviços de registro relacionado

      Selecione Sim se você deseja exibir os títulos relacionados de um registro no Getit. Se habilitado, os campos restantes permitirão limitar ou modificar a exibição de títulos relacionados para tipos de registros específicos.

      Exibir coleções físicas relacionadas para periódicos

      Selecione esta opção para exibir os registros relacionados de coleções físicas para periódicos.

      Exibir coleções físicas relacionadas para monografias

      Selecione esta opção para exibir os registros relacionados de coleções físicas para monografias.

      Observe que, para monografias, a exibição de acervo relacionado no Getit é considerada ao atender às solicitações do nível do título feitas pelo usuário da biblioteca. Se você desabilitar a exibição de registros relacionados para monografias, o acervo dos registros relacionados que não é exibido não é considerado ao atender a solicitações do nível do título.

      Exibir coleções físicas de registros relacionados muito próximos

      Selecione uma ou mais das seguintes opções para indicar como você deseja que registros relacionados muito próximos (que são definidos nos campos MARC 773 ou 774 do registro bibliográfico) apareçam no Getit.

      • Como parte das coleções físicas do registro original - Registros relacionados muito próximos são colocados na lista das coleções físicas originais no Getit, com uma indicação de que são coleções físicas relacionadas, incluindo título e tipo de relação.

      • Separados das coleções físicas do registro original - Serviços relacionados muito próximos são colocados na seção Localizações para Títulos Relacionados do Getit. Veja c.uresolver.getit2.display_related_holding_separately_from_original_record, na tabela acima, para mais informações.

      No Primo VE, registros relacionados são exibidos separadamente, independente da configuração.

    4. Selecione Salvar.

    • Was this article helpful?