Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Configurar o Método de Geração de Código de Barras e a Validação de Código de Barras

    Translatable

    Configurar Geração de Códigos de Barras

    Para configurar a geração de códigos de barras, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador de Repositório
    • Administrador Geral do Sistema
    O código de barras é um identificador único atribuído a cada item. Se você optar por implementar a geração de código de barras, você poderá configurar uma sequência de contador de código de barras. Depois de configurar as sequências de contador de código de barras, os códigos de barras podem ser gerados nas seguintes áreas do Alma:
    Para configurar uma sequência automática de contador de código de barras:
    1. Na página Configuração de Geração de Código de Barras (Menu de Configuração > Recursos > Geral > Geração de Código de Barras), complete os parâmetros para geração de código de barras (criando uma sequência) usando a descrição dos parâmetros na tabela abaixo.
      Barcode_Generation_Configuration_Page_NewUI_04_TC.png
      Página Configuração de Geração de Código de Barras
      Parâmetros de Geração de Código de Barras
      Parâmetro Descrição
      Biblioteca Se você deseja criar uma sequência de contador de código de barras no nível da biblioteca, selecione o ícone de explorar para selecionar uma biblioteca na página Lista de Unidades Organizacionais. Deixe este parâmetro em branco se você estiver criando uma sequência de contador de código de barras no nível da instituição.
      A primeira configuração da sequência do contador de código de barras no nível da biblioteca será identificada como a padrão para a biblioteca especificada. Se você criar uma ou mais configurações adicionais de sequência de contador de código de barras no nível de biblioteca para a mesma biblioteca, a configuração padrão será definida como Não. Use a ação da linha Definir como Padrão (veja abaixo) para alterar a sequência padrão de contador de código de barras no nível da biblioteca. Observe que, quando você seleciona mais de uma biblioteca para geração de código de barras, a opção Definir como Padrão estará indisponível porque você pode definir somente uma biblioteca como padrão.
      Nome da Sequência Como você pode ter múltiplas sequências de contador de código de barras, use esse parâmetro para inserir um nome para cada sequência configurada que ajude a identificá-las.
      Início da Sequência O número que inicia a sequência. O Alma pode gerar uma sequência de até 28 dígitos. Veja o procedimento Para atualizar informações no nível do item para itens físicos para mais informações sobre a geração de códigos de barras para um item físico.
      Método Este parâmetro é configurado pelo Ex Libris durante a fase de implementação. A opção Prefixo + Sequência indica que o código de barras inicia com o valor especificado no parâmetro Prefixo seguido por um número.
      Prefixo O valor de um prefixo para sua sequência de código de barras. Este prefixo precede o número da sequência que será gerado automaticamente.
      • Você não pode usar o mesmo prefixo mais de uma vez.
      • Você não pode usar mais de um prefixo somente numérico, mesmo que sejam diferentes.
      Preenchimento O tamanho total, em caracteres, do número da sequência. São adicionados outros 0s para que o número da sequência tenha o tamanho do preenchimento. Assim, por exemplo, com um preenchimento de 6 e um prefixo UNI, o número da sequência 555 será transformado no código de barras UNI-000555.
    2. Selecione Adicionar Linha. A sequência criada aparecerá na Lista de Sequências.
    3. Para cada linha criada, estão disponíveis as seguintes ações que permitem modificar a configuração do contador de sequência de código de barras:
      • Editar
      • Configurar Próximo Valor Sequencial
      • Definir como Padrão
        Pode haver somente um padrão por instituição e um padrão por biblioteca.
      • Excluir
    4. Ao concluir, selecione Salvar.

    Configurar Validação de Códigos de Barras

    Códigos de barras no Alma são validados por seu formato e exclusividade. Quando um código de barras não único é encontrado durante a validação, o Alma tenta gerar um código de barras único até o número máximo de vezes especificado para o parâmetro de Outras Configurações generate_unique_barcode_max_retries em Gerenciamento de Recursos. Veja Outras Configurações (Gerenciamento de Recursos) para mais informações.
    Em uma página de Catalogação Rápida, se o formato do código de barras for inválido, um erro será gerado e a página não poderá ser enviada. Na maioria das outras localizações, como o Editor de Item Físico, se o formato do código de barras for inválido, uma mensagem de aviso será gerada; e o usuário poderá confirmar para prosseguir com o código de barras inválido.
    A validação não é realizada quando um código de barras inválido é inserido usando o Editor de Metadados.
    Quando um item é importado, ele é criado/salvo e quaisquer mensagens de aviso de validação de código de barras resultantes são armazenadas no relatório de importação.
    A lista de rotinas de validação de formato de código de barras suportadas pelo Alma está em uma tabela de mapeamento e é mantida pela Ex Libris para as instituições. Para configurar esta lista, entre em contato com o Suporte da Ex Libris.
    A rotina de validação pode ser habilitada ou desabilitada. As rotinas habilitadas são testadas na ordem em que estão listadas até que o código de barras seja validado ou não existam mais rotinas na lista.
    As rotinas de validação disponíveis incluem:
    Se forem permitidos códigos de barras vazios, um valor vazio não será validado por formato ou exclusividade.
    • Was this article helpful?