Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Busca Z39.50

    Translatable
    Para configurar um perfil de Servidor Z39.50, você deve ter a seguinte função:
    • Administrador Geral do Sistema
    O catálogo de uma instituição pode ser disponibilizado para busca de aplicativos externos. Isso pode ser necessário para uma série de propósitos. Por exemplo, se a instituição serve como fonte de catalogação de cópias ou participa de uma rede de recursos compartilhados, pode ser necessário que seu catálogo seja buscado externamente.
    Para informações gerais sobre o protocolo Z39.50, veja http://www.loc.gov/z3950/gateway.html#about
    Se um perfil de integração de Servidor Z39.50 estiver configurado, o Alma responderá às buscas recebidas do Z39.50. Se uma solicitação recebida for detectada, o Alma retorna uma resposta via Z39.50, que inclui informações de registro no formato MARC ou OPAC, dependendo da configuração do cliente.
    • Somente um perfil de Z39.50 pode ser configurado para uma instituição.
    • Se você abrir o catálogo de sua instituição para uma busca Z39.50, a Ex Libris poderá adicioná-lo ao grupo de fontes de busca externa disponíveis para catalogação de cópias.
    • Os seguintes atributos são suportados pelo Alma: Termos (1016, 1017); Autor (1, 1003, 1004); Assunto (21); Título (4); ISBN (7); ISSN (8); Data (31); Identificador (12); Número OCLC (1211).
    • Identificador de Atributo (12) - número local. O Alma interpreta este "número local" como uma busca por ID do MMS OU por Número em Outro Sistema (other_system_number na seção de busca de Registro Operacional), composta do 035 e do 001 do registro relacionado. Os registros relacionados são recuperados as buscar os seguintes campos: 019az, 035az, 773w, 774w, 775w, 777w, 786w, 800w, 810w, 811w.
    • Você deve configurar o endereço de IP, a porta e o nome da base de dados do Alma na máquina cliente do Z39.50. O endereço IP/porta para configuração é: <servidor do Alma>:1921 (ou 210, se você estiver trabalhando com Refworks - veja Configurar um Cliente Refworks de Z39.50). Observe que essas portas são aberto a todos, sem restrição de endereços de IP específicos; portanto, nunca há necessidade de adicionar novos endereços de IP no Alma. O nome da base de dados a ser usado é o código da instituição do Alma, por exemplo, 60univ_inst. Para informações sobre o domínio do seu servidor do Alma, veja Nomes dos Seus Domínios do Alma.
    • Para filtrar a resposta de Z39.50 do Alma no nível do campus em um ambiente multicampus, você deve adicionar o código do campus ao nome da base de dados configurada na máquina cliente Z39.50 usando o seguinte formato: base (ID da instituição>/<código do campus>). Por exemplo, base 60univ_inst/Springfield pode ser usado na estação do cliente Z39.50 onde 60univ_inst = o código da instituição do Alma e Springfield = o código do campus do Alma. Quando isso é implementado, a busca Z39.50 do Alma e os resultados apresentados são exibidos/filtrados somente para recursos pertencentes ao campus (e suas bibliotecas). Isso permite que as instituições em um ambiente multicampus forneçam resultados que pertencem apenas às bibliotecas identificadas no campus selecionado.
    • Ao fazer uma busca externa usando Z39.50 e recuperar 10.000 ou mais registros, o Alma responde com uma mensagem de erro quando recupera o próximo lote de registros que excede o limite de 10.000. A integração de tipo Z39.50 destina-se a integrar a busca do Alma com outros sistemas automatizados, para fins de empréstimo entre bibliotecas, catalogação de cópias ou seleção. O uso da integração Z39.50 para outros fluxos de trabalho, como exportações de registros em lote, não é suportado.
    As seguintes regras controlam o retorno de informações de registro MARC:
    • Os registros de coleções físicas MARC são retornados somente se a caixa de seleção Enriquecer com coleções físicas estiver marcada (veja o procedimento abaixo). Selecionar o parâmetro Enriquecer com coleções enriquece os resultados de MARC 21 com campos de coleções do MARC 21, como o 852.
    • Registros de coleções MARC são retornados somente para localizações permanentes.
    • Registros de coleções do MARC ocultos (Ocultar da descoberta selecionado para o registro no Editor de MD) são excluídos.
    • Registros de coleções de localizações ocultas (Ocultado da Descoberta selecionado para a localização; veja Configurar Localizações Físicas) são excluídos.
    • Registros bibliográficos MARC ocultos (Ocultar da descoberta selecionado para o registro no Editor de MD) e seus registros de coleções associados são excluídos.
    As seguintes regras controlam o retorno de informações de registro OPAC:
    • Os registros de coleções do OPAC são retornados para localizações permanentes e temporárias (mantido por localização).
    • Registros de coleções do OPAC ocultos (Ocultar da descoberta selecionado para o registro no Editor de MD) são excluídos.
    • Registros de coleções de localizações ocultas (Ocultado da Descoberta selecionado para a localização; veja Configurar Localizações Físicas) são excluídos.
    • Registros bibliográficos OPAC ocultos (Ocultar da descoberta selecionado para o registro no Editor de MD) e seus registros de coleções associados são excluídos.
    O servidor Z39.50 do Alma suporta UNIMARC para registros da Área da Rede, que são enriquecidos com informações das instituições participantes. Quando uma chamada Z39.50 para o Alma especifica o formato UNIMARC, o Alma responde com a saída de Z39.50 presentResponse em formato UNIMARC. A indicação de disponibilidade é processada usando o seguinte formato UNIMARC:
    • Campo MARC 852
    • $a Localização - Código da instituição
    • $6 Ligação - ID do MMS
    • $9 Campo local - P (impresso) / E (eletrônico) / D (digital)
    Quando mais de um tipo de material estiver disponível para uma instituição, por exemplo, impresso e eletrônico, o campo 852 conterá múltiplas entradas do $9.

    Configurar um Perfil de Integração de Tipo Busca Z39.50

    Cada instituição pode ter somente um perfil de integração de Servidor Z39.50.

    Para configurar um perfil de integração de tipo busca Z39.50:
    1. Na página Lista de Perfis de Integração (Menu de Configuração > Geral > Sistemas Externos > Perfis de Integração), selecione Adicionar Perfil de Integração. A primeira página do assistente do perfil de integração aparecerá.
    2. Insira um código e um nome para o perfil que estiver definindo.
    3. Na lista dropdown Tipo de integração, selecione Servidor Z39.50.
      A caixa de seleção Padrão não funciona para este tipo de integração.
    4. Selecione Próximo.
    5. Preencha os parâmetros de exportação usando as informações fornecidas na tabela abaixo.
      Parâmetros de Exportação do Z39.50
      Parâmetro Descrição

      Nome de Usuário/Senha

      Insira um nome de usuário e uma senha (opcional) para a comunicação do Alma com a máquina cliente Z39.50.

      O nome de usuário e a senha do Z39.50 não diferenciam maiúsculas de minúsculas e podem incluir:

      • No máximo 10 caracteres
      • Letras maiúsculas/minúsculas, dígitos e underscores

      Por exemplo, se você definir o nome de usuário/senha como Alma_12_34, a autenticação é possível com todas as seguintes opções: alma_12_34, ALMA_12_34 e alMA_1234.

      Se nome de usuário e senha estiverem configurados, não será possível realizar uma busca no Alma se estes não forem fornecidos.

      Permitir Acesso

      Selecione este parâmetro para permitir que a máquina cliente Z39.50 acesse o Alma.

      Enriquecer com Coleções Físicas

      Selecione este parâmetro para incluir informações de coleções, além de informações bibliográficas, na resposta de Z39.50 retornada pelo Alma.

      Enriquecer com Acervo Eletrônico

      Selecione este parâmetro para buscar no acervo eletrônico da Área da Instituição. A resposta incluirá informações sobre o acervo eletrônico disponível na instituição.

      Incluir Resultados de Recursos Eletrônicos Gerenciados na Rede

      Esta caixa de seleção está disponível somente para participantes de uma Área da Rede.

      Quando esta opção estiver ativada, ao realizar uma busca por coleções na Área da Instituição usando o protocolo Z39.50, os resultados incluirão:

      • Registros bibliográficos da Área da Instituição, independentemente do acervo ou outras entidades existentes,
      • Registros bibliográficos da Área da Instituição, independentemente do status: "ativo" para a coleção ou o portfólio,
      • Registros bibliográficos da Área da Rede que pertencem a um portfólio ou a uma coleção eletrônica cujo "disponível para grupo" está configurado para a Instituição participante proprietária.

      Electronic enrichment z39.50.png

      Em redes onde a configuração do perfil de integração de tipo Z39.50 é feita pela Rede e distribuída para todos os participantes, o perfil é marcado como "Gerenciado na Rede". Nesses casos, essa opção também é visível na instituição da Área da Rede. A rede pode determinar se este perfil será distribuído para participantes com esta opção ativada ou desativada. Qualquer participante que usa este perfil pode desativar o gerenciamento da rede e gerenciá-lo localmente editando a configuração de Rede (veja Desfazer link com a Rede).

      Enriquecer com Disponibilidade dos Participantes

      Se você estiver configurando este perfil em uma Área da Rede, selecione este parâmetro para retornar informações sobre propriedade da instituição participante na resposta de Z39.50.

      Somente solicitações para a Área de Rede incluem informações sobre propriedade das instituições participantes. As informações retornadas incluem a instituição, o registro bibliográfico (ID do MMS) e o formato (físico, eletrônico ou digital). Essa funcionalidade oferece suporte a consultas mais eficientes para participantes da rede colaborativa e normalmente é necessária para fins de integração com terceiros e de recursos compartilhados.

      As informações de propriedade da instituição participante são retornadas nos seguintes subcampos MARC 21 852:

      • $a - Código da instituição
      • $6 - ID do MMS
      • $9 - P (impresso), E (eletrônico) ou D (digital)

      Enriquecer com Representações

      Selecione este parâmetro para que as informações de representação não remota sejam exibidas no sistema externo.

      Enriquecer com Representações Remotas

      Selecione este parâmetro para que as informações de representação remota sejam exibidas no sistema externo.

      Aplicar Normalização

      Selecione este parâmetro para normalizar os registros bibliográficos do Alma antes de qualquer enriquecimento adicional e de serem apresentados a um sistema externo como resultado de uma solicitação Z39.50. A normalização pode ser aplicada a registros bibliográficos MARC 21, KORMARC, UNIMARC e CNMARC, usando os seguintes processos fornecidos out-of-the-box ou personalizando esses processos com regras de normalização criadas por você: Marc21 Bib normalize on external search, KORMARC Bib normalize on external search, UNIMARC Bib normalize on external search ou CNMARC normalize on external search.

      Example_Normalization_Rule_from_the_CNMARC_Bibliographic_Metadata_Configuration_Profile_04_TC_newUI.png

      Exemplo de Regra de Normalização do Perfil de Configuração de Metadados de Bibliográfico CNMARC

      As regras de normalização fornecidas removem as seguintes informações do registro bibliográfico: Nota local do 590 (MARC 21), nota local do 590 (KORMARC), campo local 900 (UNIMARC) e nota geral do 300 (CNMARC). Veja Trabalhando com Regras de Normalização para mais informações.

      Como o processo de enriquecimento é executado após a conclusão do processo de normalização, o processo de normalização não afetará os campos adicionados pelo enriquecimento.

      As regras de normalização fornecidas out-of-the-box usam os seguintes arquivos drools (especificados na aba Parâmetros da Tarefa): drools/remove590.dslr, drools/remove900.dslr e drools/remove300.dslr.

      Example_Drools_File_from_the_Cnmarc_Bib_normalize_on_Z39.50_SRU_search_Normalization_Rule_04_TC_newUI.png

      Exemplo de Arquivo Drools da Regra de Normalização BIB CNMARC - normalizar ao buscar em Z39.50/SRU

      Para mais informações, veja Trabalhando com Processos de Normalização.

      Ocultar registros com base na marcação “Ocultar da Busca Externa” Selecione este parâmetro para excluir registros com a marcação Ocultar da Busca Externa da exibição no sistema externo.
      Enriquecer com dados do armazenamento remoto Selecione este parâmetro para que o elemento “callNumber” da resposta Z39.50 Present (ao usar o formato OPAC) seja preenchido com o “ID de localização de armazenamento” dos itens das coleções físicas em vez do número de chamada. Se os itens do mesmo registro de coleções tiverem diferentes valores de “ID de localização de armazenamento”, um deles será incluído na resposta.
    6. Selecione Salvar.

    Ações Disponíveis para o Perfil de Z39.50

    Depois de salvar o perfil de integração de Servidor Z39.50, as seguintes ações da linha estarão disponíveis:
    • Editar
    • Gerenciar na Rede - Esta ação só está disponível na Área da Rede. Selecione esta ação para distribuir esta configuração para instituições participantes usando o serviço Distribuir alterações de administração da rede para participantes. Veja Gerenciamento Central de Configurações em uma Área da Rede e Distribuir Alterações de Administração da Rede para Participantes para mais informações.
    • Interromper Gerenciamento na Rede - Esta ação só está disponível na Área da Rede. Selecione esta ação para desabilitar a distribuição desta configuração para instituições participantes ao usar o serviço Distribuir alterações de administração da rede para participantes. Veja Gerenciamento Central de Configurações em uma Área da Rede e Distribuir Alterações de Administração da Rede para Participantes para mais informações.
    • Desfazer Link com a Rede - Esta ação está disponível somente para instituições participantes. Quando o perfil de integração de Servidor Z39.50 é distribuído para uma instituição participante (ou seja, o perfil de integração está vinculado à Rede), a instituição participante pode selecionar a ação Desfazer Link com a Rede para desconectar-se da versão do perfil da Área da Rede e modificá-lo para uso local.
    • Histórico do Serviço
    • Excluir

    Configurar Z39.50 no Cliente do Refworks

    Para configurar Z39.50 no cliente do Refworks:
    1. No aplicativo administrativo do cliente Refworks, selecione Search > Online Catalog ou Database. A caixa de diálogo Online Catalog ou Database será aberta.
    2. Selecione o link Request a Z39.50 Site. A caixa de diálogo Request será aberta.
      refworks.gif
      Request a Z39.50 Site
    3. Na caixa Z39.50 Site Name, insira o nome que deseja exibir para sua instituição no Refworks.
    4. No campo Details, insira o seguinte:
      • Servidor - O servidor do Alma: <domínio do Alma>
        Países da APAC devem usar o domínio alternativo do Alma <domínio alternativo do Alma>. Veja Nomes dos Seus Domínios do Alma.
      • Porta - Especifique 210
      • Base de dados - O código da instituição do Alma, como 01_EXL_INST
      • Usuário e senha, se definidos no Alma
    5. Selecione Enviar Solicitação.

    Exemplo de Configurações do Cliente Refworks

    Veja abaixo um exemplo das configurações do cliente Refworks de um cliente do Alma (observe que isso não foi verificado pela Ex Libris):
    • URL: university.alma.exlibrisgroup.com (veja Nomes dos Seus Domínios do Alma)
    • Porta: 210
    • Base de Dados: 01_EXL_INST
    • Sintaxe do Registro: USmarc
    • Nome do Conjunto de Elemento: F
    • Filtro de Importação: Formato MARC
    • Codificações de Caracteres: ANSEL/ALA/USmarc
    • Senha Obrigatória: Não
    • Qualquer Campo: 1016
    • Campo de Autor 1003
    • Campo de Ano: 31
    • Campo de Título: 4
    • Campo de Palavra-chave: 21

    Período de Tempo Limite ao Usar a Busca Z39.50

    Ao buscar via z39.50, o tempo limite da sessão para o Alma é de 2 minutos. Após 2 minutos, a sessão é encerrada e seu trabalho pode ser perdido. 

    • Was this article helpful?