Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Configuração da Área da Rede do Alma para Integração com Participantes do Aleph

    Este documento descreve os fluxos de trabalho e as configurações necessárias para suportar redes híbridas em que a Área da Rede está no Alma e alguns dos participantes usam Aleph ou Alephino como seus sistemas de biblioteca. Neste caso, a Área da Rede do Alma será a principal de todos os registros bibliográficos e de autoridades. A rede do Alma é, portanto, responsável por toda a catalogação, assim como a publicação dos dados bibliográficos para uso de outros participantes. Cada participante será o usuário principal do seu próprio acervo. Para manter a rede atualizada com as informações de acervo de cada participante, os participantes não Alma também publicam suas informações de acervo na Área da Rede do Alma.
    Os componentes dessa integração consistem do seguinte: uma área da rede do Alma, uma instituição ponte do Aleph, participantes do Aleph/Alephino, participantes do Alma e instituições ponte do Alma para representar os participantes do Aleph/Alephino.
    O seguinte diagrama ilustra os fluxos fornecidos pela integração:
    Aleph-Based Networks.png
    Redes Baseadas em Aleph com Alma como Catálogo Central
    Para configurar uma Área da Rede do Alma para trabalhar com participantes do Aleph, três procedimentos devem ser implementados. Todos requerem configurações no Alma e no Aleph:
    • Sincronização de Registros Bibliográficos
    • Catalogação de Registros Bibliográficos de Participantes do Aleph na Área da Rede do Alma
    • Importar Informações de Acervo de Não Participantes do Alma para a Área da Rede

    Sincronização de Registros Bibliográficos (Área da Rede do Alma para Ponte do Aleph)

    A Área da Rede do Alma é o catálogo central da rede. Isso significa que ela controla os registros da rede (registros bibliográficos e de autoridades). Os participantes que não estão atualmente no Alma podem continuar a usar a ponte do Aleph como seu catálogo central. Portanto, a ponte deve ser mantida atualizada e sincronizada com a Área da Rede do Alma.

    Configurações do Alma

    Esta seção trata da configuração da publicação da Área da Rede do Alma para a ponte do Aleph.
    1. Crie um conjunto no Alma para publicar os registros bibliográficos. Veja exemplos de conjuntos abaixo:
      • Todos títulos (Número em Outro Sistema = <código ISIL da organização>)
      • Todos títulos (Marcação de Oculto igual a Não)
    2. Crie regras de normalização para que a equivalência seja realizada corretamente na ponte do Aleph inserindo o texto abaixo. As regras modificam os registros publicados para que o identificador único do registro seja colocado no 001 e o identificador único do Alma seja colocado no 035.
      rule "Copy MMS ID from 001 to 035" priority 2 when (TRUE) then addSystemNumber "035.a" from "001" prefixed by "" prefix "035.a" with "(ALMA)" if(exists "035.a.99*") removecontrolField "001" end rule "Move AC number from 035 to 001" priority 1 when (exists "035.a.(<isil code>)*") then removeControlField "001" if(existsControl "001") copyField "035.a" to "999.a" if (exists "035.a.*<isil code>*") replaceContents "999.a.(<isil code>)" with "" copyControlField "999.a" to "001" removeField "999" end
      Para mais informações sobre regras de normalização, veja Trabalhando com Regras de Normalização.
    3. Configure um processo de normalização que use as regras de normalização que você configurou. Para mais informações, veja Configurar Processos.
    4. Crie um perfil de publicação com os detalhes a seguir. Para mais informações sobre perfis de publicação, veja Perfis de Publicação.
      • Detalhes do Perfil
        • Agendamento: Por hora
        • Modo de Publicação: Incremental
        • Publicar em: Nível bibliográfico
        • Formato de saída: Bibliográfico MARC 21 (registro passará pela equivalência de conversão MARC 21 para MAB na Ponte do Aleph)
        • Protocolo de publicação: FTP (os arquivos publicados estarão localizados no FTP da Ponte do Aleph. Esses arquivos serão lidos em uma lista de serviços do Aleph e processados automaticamente no catálogo da Ponte do Aleph.) Para mais informações sobre como configurar uma conta FTP no Alma, veja Configurar Conexões S/FTP.
      • Enriquecimento de Dados
        Para o campo Corrigir os dados utilizando regras de normalização insira: Publicar registros BIB.
    5. Configure os Campos de Redirecionamento de BIB (Configuração > Recursos > Catalogação):
      bib_redirect_3.png
      Esta tabela de configuração define os parâmetros para atualização dos registros BIB quando a ação Mesclar Registros Bibliográficos e Combinar Acervo ocorrer na Área da Rede do Alma. As informações das atualizações do BIB (dados de redirecionamento) são publicadas na ponte do Aleph para que os dados sejam replicados para os participantes do Aleph.
      Os valores inseridos nesta tabela de configuração definem a política de armazenamento de ID do registro bibliográfico secundário, que é movido para o registro principal (aquele no qual foi feita a mesclagem).
      1. Nos campos Etiqueta de ID de Registro Mesclado e Subcampo, insira o campo e o subcampo do registro BIB principal que armazena o ID do registro BIB secundário.
      2. No campo Tipo de Identificador, selecione Número em outro sistema (035$$a).
      3. No campo Prefixo do Identificador do Sistema, selecione o prefixo do identificador do sistema.
      Para mais informações, veja Configurar Campos de Redirecionamento BIB

    Configurações do Aleph

    Esta seção descreve o carregamento de registros bibliográficos do Alma no Aleph. Isso inclui o carregamento de novos registros bibliográficos (sem equivalência na base de dados do Aleph), a atualização de registros existentes (equivalência única na base de dados do Aleph) e exclusão de registros existentes (equivalência única na base de dados do Aleph).
    1. O campo 001 deve estar indexado. Para verificar se o índice 001 existe em ./[bib_library]/tab/tab11_ind. insira o seguinte:
      ! 1 2 3 4 5 6 7 8 !!!!!-!!!!!-!-!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!-! 001 IDN
    2. Verifique se a configuração de equivalência em ./[bib_library]/tab/tab_match contém as seguintes linhas:
      ! 1 2 3 !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! IDN match_doc_uid I-IDN ALM match_doc_gen TYPE=IND,TAG=001,CODE=IDN ...
    3. Verifique se a conversão de MARC para MAB está definida para a seção "MC2MB" em tab_fix.
      A seção MC2MB é usada como um parâmetro para a carga do Aleph (manage-18).
      Veja abaixo um exemplo de uma conversão de MARC para MAB em ./[bib_library]/tab/tab_fix:
      !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> MC2MB fixexp_docx_parallel INIT !!-- MC2MB fix_doc_clear DUP-FLD=Y MC2MB fix_doc_mab2marc_rm_punct_usm MC2MB fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=M MC2MB fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.pre_01 MC2MB fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=O !!-- MC2MB fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p0_tt_pp MC2MB fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p1 MC2MB fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p2 !!-- MC2MB fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.post_01 !!-- MC2MB fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.osc",PTR-FROM=O,PTR-TO=O MC2MB fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=O MC2MB fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.nomapp",PTR-FROM=M,PTR-TO=M MC2MB fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=M !!-- MC2MB fix_doc_char_conv_z GND-UTF-TO-UTF MC2MB fix_doc_clear DUP-FLD=Y MC2MB fix_doc_sort !!-- !!MC2MB fix_doc_overlay TMARC2MABI MC2MB fix_doc_sort
    4. Configure o processo de mesclagem.
      1. Adicione a seguinte linha a ./[bib_library]/tab/tab_merge:
        ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MRGADV-OBV merge_doc_overlay 20
        COL 1 é o nome da rotina, COL 2 define o programa de mesclagem a ser usado e COL 3 define os critérios.
        Esta rotina é usada como um parâmetro para a carga do Aleph (manage-18).
      2. Adicione as seguintes linhas a ./[bib_library]/tab/tab_merge_overlay:
        !1 2 3 4 !!-!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 20 2 N ##### 20 2 Y CAT## 20 1 Y OSC## 20 2 Y OWN## 20 1 Y ##### !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        O valor 20 da COL 1 refere-se ao argumento que foi configurado na COL 3 tab_merge.
        A COL 2 define a direção da mesclagem. Um valor de 2 é o registro da base de dados e um valor de 1 é o arquivo de entrada.
        A COL 3 é a ação: C mantém o campo somente se ele não aparecer no outro documento. Y, para o registro original (1), mantém o campo. Para o registro copiado (2), copia o campo.
        Para o registro de base de dados (valor 2 da COL 2) - mantém o campo existente somente se ele não aparecer no registro de entrada.
        Para o registro de entrada (valor 1 da COL 2) - mantém a entrada e copia o campo no registro da base de dados.
        Para garantir que os valores do registro MARC 21 não sejam sobrescritos/perdidos quando um registro é contribuído por um participante do Aleph, é altamente recomendado que todos os campos sejam mapeados na conversão MARC 21 para MAB e que o valor do registro MARC seja obtido neste processo de importação.
    5. Configure o processo de redirecionamento (mover BIB para BIB):
      1. Em ./xxx01/tab/tab_move_record, adicione a seguinte linha: 
         
        ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BIB-BATCH BIB-BATCH move_cen_bib_to_bib_batch
      2. Em ./aleph/pc_b_lng/p-manage-18.xml, adicione as seguintes linhas:

        <control> <hidden> <argname>F15</argname> <value>882$$w</value> <size>6</size> </hidden> </control>

        Antes:

        </dialog>

        E adicione a seguinte linha no final do arquivo:

        <!-- Param: P-REDIRECTION-FIELD X(6). F15 -->

        O campo de redirecionamento e o subcampo (o parâmetro “F15” de p-manage-18) no exemplo de configuração acima é "882$$w". 
        Deve ser a mesma etiqueta de campo e subcampo para redirecionamento configurada no perfil de publicação e fornecida no arquivo de entrada do Alma. 

      3. Adicione uma mensagem RELINK-DOC com MESSAGE-TYPE=g se não estiver definida em ./xxx01/tab/tab_z105. Por exemplo:
        RELINK-DOC g MAB01 LOC01
         
    6. Carregue os registros bibliográficos do Alma para o Aleph adicionando as seguintes linhas a ./alephe/tab/job_list. Isso lê de hora em hora os arquivos publicados pelo Alma:
      ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! W2 D1 N untar-alma csh -f /exlibris/aleph/a21_1/aleph/proc/untar_files /exlibris/aleph/alma/obv/ /exlibris/aleph/a21_1/mab01/scratch pub_bib_record W2 D1 Y MAB01 p_file_02 MAB01,all_new_pub_bib_record,pub_new.seq,06 ! Output File 2 - contain those records that find a unique match in the database. W2 D1 Y MAB01 p_manage_36 MAB01,pub_new.seq,pub_new.seq.out.36.1,pub_new.seq.out.36.2,pub_new.seq.out.36.3,ALM,, W2 D1 Y MAB01 p_manage_18 MAB01,pub_new.seq.out.36.2,pub_new.seq.p-18.rej,pub_new.seq.p-18.log,OLD,MC2MB, ,FULL,MERGE,M,,MRGADV-OBV,master,01,882$$w W2 D1 Y MAB01 p_manage_18 MAB01,pub_new.seq.out.36.1,pub_obv_new_alm_nz.rej,pub_obv_new_alm_nz.p-18.log,NEW,MC2MB, ,FULL,APP,M,,,master,01,882$$w !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      O campo de redirecionamento e o subcampo (parâmetro “F15” de p-manage-18) no exemplo de configuração acima é "882$$w". 
      Deve ser a mesma etiqueta de campo e subcampo para redirecionamento configurada no perfil de publicação e fornecida no arquivo de entrada do Alma. 

      Presume-se que o arquivo publicado esteja localizado no servidor do Aleph. Se não estiver, transfira-o do servidor FTP usando um utilitário de FTP ou um comando, como o seguinte:

      wget --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/Pub_Aleph_mab_bib_..._new.xml.tar.gz
      As linhas adicionadas ao job_list executam o seguinte:
      • O script “untar-alma” é executado, descompacta o arquivo publicado pelo Alma de tipo excluído e o move para $data_scratch (em [bib_library]).
      • O p_file_02 converte o arquivo MARC XML do Alma em um arquivo Aleph Sequential.
      • O p_manage_36 é executado e localiza o registro do Aleph correspondente na BD central.
      • O p_manage_18 é executado duas vezes - 1 vez para adicionar novos registros e uma vez para atualizar registros existentes.
      Defina o primeiro parâmetro (W2) em job_list.conf para ser executado nos dias que o Alma publicar as informações bibliográficas, e o segundo parâmetro (D1) em job_list.conf para ser executado de hora em hora.
      Substitua mab01 pelo seu [bib_library].
      Substitua os parâmetros de untar_files pelo caminho correto do seu ambiente.
    7. Adicione as seguintes linhas a ./alephe/tab/job_list para excluir registros bibliográficos do Alma no Aleph. Isso lê de hora em hora os arquivos publicados pelo Alma:
      ! 2 3 4 5 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!> ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! W2 D1 N untar-alma csh -f /exlibris/aleph/a21_1/aleph/proc/untar_files /exlibris/aleph/alma/obv/ /exlibris/aleph/a21_1/mab01/scratch pub_bib_record W2 D1 Y MAB01 p_file_02 MAB01,all_delete_pub_bib_record,pub_delete.seq,06 ! Output File 2 - contain those records that find a unique match in the database. W2 D1 Y MAB01 p_manage_36 MAB01,pub_delete.seq,pub_delete.seq.out.36.1,pub_delete.seq.out.36.2,pub_delete.seq.out.36.3,ALM,, W2 D1 Y MAB01 p_manage_18 MAB01,pub_delete.seq.out.36.2,pub_delete.seq.p-18.rej,pub_delete.seq.p-18.log,OLD,MC2MB, ,FULL,DELDOC,M,,,master,01, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Presume-se que o arquivo publicado esteja localizado no servidor do Aleph. Se não estiver, transfira-o do servidor FTP usando um utilitário de FTP ou um comando, como o seguinte:
      wget --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/Pub_Aleph_mab_bib_..._delete.xml.tar.gz
      As linhas adicionadas a job_list executam o seguinte:
      • O script “untar-alma” é executado, descompacta o arquivo publicado pelo Alma de tipo excluído e o move para $data_scratch (em [bib_library]).
      • O p_file_02 converte o arquivo MARC XML do Alma em um arquivo Aleph Sequential.
      • O p_manage_36 é executado e localiza o registro do Aleph correspondente na BD central.
      • O p_manage_18 exclui os registros equivalentes do Aleph (nenhuma equivalência = erro).
      Defina o primeiro parâmetro (W2) em job_list.conf para ser executado nos dias que o Alma publicar as informações de coleções, e o segundo parâmetro (D1) em job_list.conf para ser executado de hora em hora.
      Substitua mab01 pelo seu [bib_library].
      Substitua os parâmetros de untar_files pelo caminho correto do seu ambiente.
      Veja abaixo um exemplo de job_list.conf:
      !1 2 3 4 5 !!----!-!!!!!-!!!!!-!!!!! W2 W YYYYYNN D1 D 09:00 21:00 01:00

    Catalogação de Registros Bibliográficos de Participantes do Aleph na Área da Rede do Alma

    Para participantes que não estão usando o Alma e fazem parte de um consórcio com uma Área da Rede do Alma, o Aleph continua sendo o catálogo central. A catalogação de registros bibliográficos novos, atualizados e excluídos é feita na ponte do Aleph. Para catalogar um registro, a ponte precisa chamar a Área da Rede do Alma. Se receber uma resposta bem-sucedida, a ponte também poderá salvar o registro localmente.

    Configurações do Alma

    A seguir, é descrita a configuração necessária para habilitar a Área da Rede do Alma a receber solicitações de catalogação da ponte do Aleph.
    1. Gere uma chave de API para catalogação na Developer Network.
      A chave da API deve ser fornecida ao usar as APIs do Alma. Os clientes geram a chave da API para uso na Developer Network da Ex Libris [gerar chave de API]. Esta chave da API deve ser incluída na configuração do Aleph. Para mais informações sobre como usar as APIs do Alma, consulte: https://developers.exlibrisgroup.com/alma/apis.
    2. Gere um identificador único.
      Essa configuração é a mesma necessária para gerar os números únicos dos registros catalogados nas instituições do Alma.
      Para criar um identificador único na área da rede do Alma é necessário o seguinte:
      1. Configurar uma sequência de números de controle, de acordo com a imagem a seguir. Para mais informações, veja Configurar Números de Controle.
        control_number_config.png
        Configuração do Número de Controle
      2. Configurar um processo de normalização para ser usado com uma sequência de números de controle, de acordo com a imagem a seguir. Para mais informações, veja Configurar Processos.
        normalization_process.png
        Configuração de Processo de Normalização
    3. Criar a tarefa de normalização MmsTagSuppressed para que os registros criados na Área da Rede e usando a API do Alma não sejam ocultados.
    4. Criar um processo de Normalização de Bibliográfico MARC 21 com a tarefa MmsTagSuppressed.
      Esse processo é usado pela ponte do Aleph no processo de catalogação. Anote o ID do processo, que você precisará posteriormente para ser usado com a ponte do Aleph.
      process_ID.png
      ID do Processo
      A validação acontecerá na Área da Rede antes de o registro ser salvo. A validação inclui os perfis de normalização MARC 21 Bib match validation e MARC 21 Bib validation on save
    Translatable

    Configurações do Aleph

    Para atualizar a Área da Rede do Alma ao criar, atualizar ou excluir um registro na interface gráfica do Aleph, realize as seguintes configurações.
    1. Configure um novo parâmetro pc_server-defaults adicionando a seguinte linha a ./alephe/pc_server_defaults:
      setenv bib_update_alma Y
      Quando este parâmetro estiver definido e configurado como Y, a nova funcionalidade será ativada.
    2. Adicionar a seguinte tabela de configuração a /alephe/tab/alma_center.conf. Esta tabela contém as definições da API do ALMA.
      ##################################################### ##General Settings ##################################################### [GENERAL] alma_url=<Alma URL> inst_code=<Inst code> api_url=<API Url> prefix=<ISIL code> validate=true normalization=<Id> api_key=<APIkey> sru_index=<SRU index name> ####################################################
      Veja abaixo a descrição dos elementos da tabela:
      • alma_url - o domínio do Alma da Área da Rede, ou seja, http://<domínio do Alma>
      • inst_code - o código da instituição da Área da Rede
      • api_url - uma chamada para uma API do Alma deve ser direcionada para a localização geográfica da sua biblioteca, da seguinte maneira:
        • Américas: api-na.hosted.exlibrisgroup.com
        • Europa: api-eu.hosted.exlibrisgroup.com
        • Asiá-Pacífico: api-ap.hosted.exlibrisgroup.com
        • Canadá: api-ca.hosted.exlibrisgroup.com
      • prefix - o prefixo para o identificador único, conforme exibido no campo 035 dos registros MARC 21 do Alma. O prefixo deve estar entre <>
      • validate - true/false. Indique se o novo registro deve ser verificado para validação. Se true, o processo de validação é realizado antes de o registro ser salvo. Recomenda-se que o valor seja definido como true, caso contrário, os registros serão inseridos sem validação.
      • normalization - o ID do processo de normalização que é aplicado aos registros catalogados que você obteve acima.
      • api_key - para usar uma API do Alma com um aplicativo externo, defina o aplicativo no portal da API para receber uma chave. Para mais informações, veja Usar APIs do Alma
        O Aleph chama a API do Alma com a versão antiga validada como true para verificar se o campo 005 do registro MARC é idêntico ao do registro na base de dados.
          
      • sru_index - define o índice SRU ao buscar um registro no Alma. Este deve ser um dos índices para busca configurados pela instituição como permitido na Busca Avançada do Alma. Para mais informações, veja: https://developers.exlibrisgroup.com/alma/integrations/sru/. Quando isso não é definido, a busca SRU do Aleph no Alma usa um índice SRU predefinido - local_control_field_009.   
    3. Adicione as seguintes seções ALMAU e ALMAL a ./[bib_library]/tab/tab_fix para processar a conversão de MAB para MARC ao enviar o registro do Aleph para o Alma, e para processar MARC para MAB ao receber uma resposta do Alma e carregar o registro no Aleph.
      Para ALMAU:
      ! For Alma center save record - MAB to MARC !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMAU fixexp_docx_parallel INIT ALMAU fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=I !!-------- expand bib-bib-link informations ( and hol-infos) ALMAU expdoc_43obv_bib_bib_mab2marc DN-MAX=10,SRD-MAX=10 !!-------- mab-internal -> mab-external ALMAU fix_doc_mab FUNC=OUTPUT,FILE=alma_obvsg.tab_fix_mab.bib_mab2marc ALMAU fix_doc_mab FILE=alma_obvsg.tab_fix_mabaseq.bib_mab2marc ALMAU fix_doc_clear DUP-FLD=Y !!-------- mab-external -> marc / main-routines ... !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> !!-- - - - recoding original script fields ALMAU fix_doc_43obvos_recode_ind2tag !!-- - - - save current state as basic for separate handlings / OS, local, ... ALMAU fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=B !!-- - - - mab->marc / pre handling - append MH-fields to MU-records !!-- - - - mab->marc / pre handling - append sepcial WK-fields ALMAU fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBPR1,PTR-FROM=0,PTR-TO=H ALMAU fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=H ALMAU fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBPR2,PTR-FROM=0,PTR-TO=W ALMAU fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=W !!-- - - - mab->marc / main handling for basic fields ALMAU fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.main !!-- - - - mab->marc / parallel for original script fields ALMAU fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBOS1,PTR-FROM=B,PTR-TO=1 ALMAU fixexp_docx_parallel PARFUNC,copyfld,"LDR,LDRMC",PTR-FROM=0,PTR-TO=1 ALMAU fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBOS2,PTR-FROM=1,PTR-TO=2 ALMAU fixexp_docx_parallel PARFUNC,43obvos_catlink,PTR-FROM=0,PTR2FROM=2,PTR-TO=0 ALMAU fix_doc_mab2marc_synind_880lnk !!-------- marc - formal post preparations !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> !!-- - - - common post work - 01 ALMAU fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.post_01 !!-- - - - add ISIL to link-ID's ALMAU fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.upd_lnkidn !!-- - - - find no-mapping field (-> 9740[su] $$[FV]... ) ALMAU fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBNOM,PTR-FROM=I,PTR-TO=M ALMAU fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=M !!-- - - - sort + clear ALMAU fix_doc_sort_marc21 USECODE=Y ALMAU fix_doc_clear DUP-FLD=Y
      Se as seções MBPR1, MBPR2, MBOS1, MBOS2 e MBNOM não existirem em tab_fix, adicione o seguinte:
      !!======== separate parallel-routines (for MaB to marc) !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> MBPR1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.pre_h_fields MBPR2 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.pre_wk_fields MBOS1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.os1 MBOS2 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.os2 MBNOM fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.nomapp
      Para ALMAL:
      !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> !!======== main-routine ALMAL (for marc 2 mab) !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMAL fix_doc_mab_001_from_035 (AT-OBV) ALMAL fixexp_docx_parallel INIT !!-- ALMAL fix_doc_clear DUP-FLD=Y ALMAL fix_doc_mab2marc_rm_punct_usm ALMAL fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=M ALMAL fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.pre_01 ALMAL fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=O !!-- ALMAL fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p0_tt_pp ALMAL fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p1 ALMAL fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p2 !!-- ALMAL fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.post_01 !!-- ALMAL fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.osc",PTR-FROM=O,PTR-TO=O ALMAL fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=O ALMAL fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.nomapp",PTR-FROM=M,PTR-TO=M ALMAL fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=M !!-- ALMAL fix_doc_char_conv_z GND-UTF-TO-UTF ALMAL fix_doc_clear DUP-FLD=Y ALMAL fix_doc_sort ALMAL fix_doc_overlay ALMA1MC2MB ALMAL fix_doc_sort
    4. Em ./[bib_library]/tab/tab_merge, adicione a seguinte linha se ainda não existir. (Se o critério AA já estiver definido, use outro):
      ALMA1MC2MB merge_doc_overlay AA
      ALMA1MC2MB é a seção definida em tab_fix para a seção ALMAL da função fix_doc_overlay.
    5. Adicione uma nova seção a ./[bib_library]/tab/tab_merge_overlay:
      AA 1 N ##### AA 1 Y CAT## AA 1 Y OWN## AA 1 Y OSC## AA 2 Y #####
      AA é a seção definida em tab_merge.

    Importar Informações de Acervo de Não Participantes do Alma para a Área da Rede

    Esta seção descreve a configuração necessária para importar informações de acervo da Ponte do Aleph para a Área da Rede do Alma. Um serviço importa as informações de acervo de participantes não Alma para as instituições ponte do Alma. Isso permite que a Área da Rede exiba informações de acervo da mesma maneira para todos os participantes, Alma e não Alma.

    Configurações do Alma

    Crie um perfil de integração com as seguintes informações:
    • Seção Configuração de Importação de Acervo
      • Opção de agendamento - Diário
      • Configuração de FTP
      • Prefixo do Sistema Externo (para filtrar registros com outro prefixo no campo 035 [por exemplo (AT-OBV)0000012345]
      • Seção de Mapeamento de Coleções Físicas - as informações de coleções físicas MAB são publicadas em vários campos (OWN, 200), que devem ser mapeados para os campos correspondentes nas Coleções Físicas MARC 21
      • Seção de Mapeamento de Itens - o Aleph exporta as informações de item para o campo Z30. Com base na configuração do Aleph, a configuração especifica quais informações de item estão localizadas em qual subcampo Z30.

    Configurações do Aleph

    1. Adicione a seguinte linha a ./[bib_library]/tab/tab_expand para adicionar as informações de coleções à publicação do Aleph:
      !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMAP expand_doc_bib_hol_mab_alma
      A rotina de expansão acima adiciona as informações do registro de coleções com as seguintes inclusões:
      • Um ID de coleção para cada campo no subcampo 0.
      • Código ADM - adicionado em OWN$$c com base no código da sub-biblioteca em OWN$$a.
    2. Adicione a seguinte linha a ./[bib_library]/tab/tab_expand para adicionar as informações de item (z300) à publicação do Aleph:
      !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMAP expand_doc_bib_z30
      A rotina de expansão acima adiciona todas as informações de item com base na configuração na tabela ./[bib_library]/tab/expand_doc_bib_z30.
    3. Adicione as seguintes linhas a ./[bib_library]/tab/expand_doc_bib_z30, além dos campos regulares do item, para adicionar o código ADM ao item:
      !-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!-! # adm-code y space N # z30-material m space X # z30-sub-library 1 space N # z30-sub-library A space Y # z30-collection 2 space N . . .
      A terceira coluna define o subcampo no qual o código ADM é expandido
      .
      Isso deve corresponder às definições no perfil de integração do Alma que você criou na seção Configurações do Alma.
      A tabela deve incluir definições de todos os campos de item mapeados para os subcampos definidos no Alma.
    4. Adicione as seguintes linhas a ./[bib_library]/tab/tab_publish para extrair os registros do ALEPH para a publicação do Alma:
      ! 1 2 3 4 5 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!! ALMA-FULL N ALMAP MAB_XML
      • Col 1 - É a publicação definida para o Alma.
      • Col 4 - É a rotina de correção/expansão aplicada antes da extração do registro. Use a rotina de expansão definida acima.
      • Col 5 - Determina o formato dos registros publicados.
    5. Execute o serviço Publicação inicial (p-publish-04) para todos os registros no início da implementação do projeto. Isso pode ser feito nos serviços da interface gráfica ou com uma linha de comando. Por exemplo:
      csh –f $aleph_proc/p_publish_04 MAB01, ALMA-FULL,000000000,999999999,04,DOC,
      Defina a base de dados BIB do cliente no primeiro parâmetro e a configuração de publicação definida para o Alma no segundo parâmetro.
    6. Execute o serviço Criar Arquivo Tar para Registros Publicados do ALEPH (publish-06) para todos os registros no início da implementação, com o parâmetro Atualizar Data definido como Y. Isso pode ser feito a partir dos serviços da interface gráfica ou via linha de comando. Por exemplo:
      csh –f $aleph_proc/p_publish_06 MAB01, ALMA-FULL,DOC,000000000,999999999,00000000,99999999,,/exlibris/aleph/acc_publish,Y,04,,Y,
      • Defina a base de dados BIB do cliente no primeiro parâmetro.
      • Defina a configuração de publicação do Alma no segundo parâmetro.
      • Configure o parâmetro de caminho (o 9º) para qualquer localização no servidor do Aleph.
    7. Execute a publicação na frequência desejada. Para executar a publicação contínua, adicione as seguintes linhas a./alephe/tab/job_list:
      ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! W2 13:00 Y MAB01 p_publish_06 MAB01, ALMA-FULL,LAST-DATE,000000000,999999999,00000000,99999999,,/exlibris/aleph/acc_publish/,Y,04,,Y,
      1. Defina o primeiro parâmetro (W2) em job_list.conf para ser executado todos os dias para publicar as informações de itens/coleções do Aleph no Alma.
      2. Substitua mab01 pelo seu [bib_library].
      3. Configure o terceiro parâmetro como LAST-DATE para receber as alterações da última execução.
      4. Configure o parâmetro de caminho para qualquer localização no servidor do Aleph.
      5. Configure o parâmetro Atualizar Data como Y.
    8. O arquivo publicado estará localizado no servidor do Aleph. Para transferi-lo do servidor do Aleph para o servidor FTP/Alma, use um utilitário FTP ou um comando, como o seguinte:
      wput --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' /exlibris/aleph/acc_publish/ALMA-FULL/tar/ aleph. ALMA-FULL.20171001.084422.1.tar.gz ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/