Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Fluxos de Disciplinas e Listas de Leituras

    Translatable
    Disciplinas, listas de leituras e referências podem ser gerenciadas manualmente através da interface de usuário do Alma, ou automaticamente por um serviço externo, como o Leganto da Ex Libris ou o Serviço de Web do Alma. Esta seção descreve o processamento manual destas entidades no Alma. Para informações sobre como usar os serviços de Web do Alma para processar estas entidades, veja API da Disciplinas na Developer Network da Ex Libris.
    O diagrama abaixo ilustra a hierarquia entre as entidades de disciplina, lista de leituras, seção e referência.
    • Referências são as unidades básicas de processamento. Elas fazem alusão a um recurso, como o acervo do Alma ou um site. Normalmente, referências são títulos das listas de leituras que devem ser processados (movidos de e para áreas reservadas, digitalizados) ou cópias pertencentes a professores que fazem parte da lista de leituras solicitada. Podem ser acessadas através de uma disciplina na lista de disciplinas ou através de uma lista de tarefas da lista de leituras (que exibe todas as listas de leituras do sistema, filtradas por suas atribuições a operadores específicos).
    • Referências estão conectadas a uma ou mais seções das listas de leituras. Uma seção é um grupo lógico dentro de uma lista de leituras, como “Semana 1” ou “Opcional”. A mesma referência pode aparecer em múltiplas seções.
      As seções podem ser gerenciadas somente no Leganto.
    • Uma lista de leituras é conectada a uma única disciplina. Entretanto, se você estiver usando o Leganto, uma lista de leituras pode ser conectada a múltiplas disciplinas. Uma disciplina pode conter diversas listas de leituras, por exemplo, listas de leituras que são processadas por diferentes bibliotecas.
      course_hierarchy.png
      Hierarquia entre as Entidades de Disciplina, Lista de Leituras, Seção e Referência
    A tarefa de gerenciamento de disciplinas e listas de leituras inclui os seguintes elementos:
    1. Criação de novas disciplinas, listas de leituras e referências.
      Bibliotecários criam disciplinas diretamente ou através do perfil de integração de carga de disciplina. Ao criar uma disciplina, você pode adicionar professores (usuários que tenham a função de Professor). Professores podem adicionar ou gerenciar listas de leituras e referências através do Leganto (veja Introdução ao Leganto). Bibliotecários podem usar o Leganto ou o Alma para gerenciamento de listas de leituras e referências.
      No Leganto, um professor pode criar uma lista de leituras que não está associada a uma disciplina (e, quando habilitado pela biblioteca, criar até mesmo uma disciplina). Para permitir que um professor crie uma lista de leituras associada a uma disciplina, ou para associar uma lista de leituras a uma disciplina, um bibliotecário deve primeiro adicionar o professor à disciplina no Alma.
      O usuário que cria uma lista de leituras primeiro é o proprietário da lista de leituras. Um proprietário (ou bibliotecário) pode convidar outros professores como proprietários ou colaboradores. Colaboradores podem gerenciar uma lista, mas não excluí-la. Proprietários e colaboradores da lista de leituras são relevantes somente para o Leganto.
    2. Referências e listas de leituras recém-criadas recebem o status Em Preparação. Quando um professor usa o Leganto para criar uma lista de leituras, ele pode enviar itens para a biblioteca e notificar a biblioteca de que uma referência, seção da lista de leituras ou a lista inteira estão prontas para processamento. Isto altera o status das referências e/ou listas de leituras para Pronto para Processamento. Observe que algumas referências podem ser marcadas automaticamente como Concluídas com base nos parâmetros do Leganto (veja Configurar Status Padrões para Referências/Listas de Leituras).
    3. Preparar listas de leituras existentes para o começo de uma disciplina. Isto pode ser realizado da seguinte maneira:
      • Enviando listas de leituras existentes para avaliação dos membros docentes responsáveis. Listas de leituras podem ser exportadas na página de Lista de Tarefas das Listas de Leituras (veja Gerenciar Listas de Leituras). As listas de leituras podem, então, ser atualizadas com base no feedback recebido.
      • Filtrando as listas de leituras por status da referência para que você possa trabalhar nas referências que necessitam de processamento (por exemplo, referências incompletas). Para informações detalhadas, veja Gerenciar Referências.
      • Buscando itens das estantes para movê-los para as áreas reservadas ou criando solicitações para itens remotos. Para informações detalhadas, veja Gerenciar Referências.
    4. Listas de leituras em processamento são marcadas como Em processamento. Referências em processamento também são marcadas como Em Processamento. Quando concluídas, listas de leituras e referências são marcadas como Concluídas.
      • Se você estiver usando o Leganto, o professor ou o bibliotecário deve alterar o status de publicação da lista de leituras para um que permita que alunos visualizem a lista, não Rascunho.
      • Informações da lista de leituras também devem ser publicadas com outros dados ao serem publicadas no Primo.
    5. Gerenciando o fim de uma disciplina usando as datas finais da lista de leituras. Para informações detalhadas sobre como trabalhar com datas finais, veja Gerenciar Datas para Retorno da Lista de Leituras.
    6. Na maioria dos casos, após a finalização de uma disciplina, o status das suas listas de leituras é alterado para Inativo. Você pode excluí-las do Alma (individualmente ou através de um serviço) ou um professor pode excluí-las do Leganto. Se você estiver usando Leganto, você poderá configurar diferentes maneiras para processar listas de leituras excluídas:
      • Você pode marcá-las como Inativas ou excluí-las.
      • Você pode configurar para que, quando um professor excluir uma lista de leituras no Leganto, ela permaneça no Alma com o status de publicação Excluído. Listas excluídas não são exibidas no Leganto nem nos resultados da busca e também não aparecem nos Analytics. Um bibliotecário pode eliminar ou restaurar uma lista de leituras.
      • Bibliotecários podem definir o status da publicação de uma lista de leituras como Arquivado ao invés de excluí-las. Listas arquivadas não são exibidas no Leganto nem nos resultados da busca, mas continuam aparecendo nos Analytics. Um bibliotecário pode eliminar ou desarquivar uma lista de leituras.
    7. Você pode excluir disciplinas ou transferir lista de leituras de um ano para outro em lote, usando o perfil de integração de carga de disciplina. No Leganto, um professor pode transferir as listas de leituras uma por uma.
    • Was this article helpful?