Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Trabalhando com Recursos Físicos - Visão Geral

    Translatable
    Os conceitos e elementos envolvidos ao trabalhar com recursos físicos.

    Esta seção descreve os conceitos e elementos envolvidos ao trabalhar com recursos físicos e fornece links para seções da ajuda on-line onde cada elemento é discutido em detalhes.

    Funções e Modelo de Dados

    Funções

    As seguintes funções podem realizar várias atividades relacionadas a recursos físicos:

    • Operador de Acervo Físico - necessário para adicionar e editar recursos físicos.
    • Operador de Acervo Físico - Limitado - Igual a Operador de Acervo Físico, mas não pode mover acervo de um registro bibliográfico para outro. 
    • Operador de Acervo Físico Estendido - necessário para operações de exclusão.
    • Gerente de Repositório - necessário para vincular itens a registros bibliográficos.

    Usuários com essas funções podem trabalhar com recursos físicos somente dentro do escopo definido para a função na página Detalhes do usuário, veja Gerenciar Funções do Usuário

    Modelo de Dados 

    No Alma, recursos físicos são organizados em uma hierarquia de três níveis:

    • Registro bibliográfico - O registro bibliográfico, que contém os metadados do recurso. (Isso também é verdadeiro para recursos digitais e eletrônicos.)
    • Coleções Físicas - As coleções físicas servem como um suporte para os itens físicos. Registros de coleções físicas contêm as seguintes informações: localização, itens existentes, padrão de publicação (quando aplicável) e notas. Registros de coleções físicas são vinculados a registros bibliográficos associados e dependentes dos mesmos.
    • Itens - acervo que corresponde aos itens físicos reais da sua biblioteca. Registros de itens contêm as informações que descrevem o registro físico, como a localização na estante. Cada coleção pode conter múltiplos itens.

    physical item management diagram.png

    Para informações sobre este modelo de dados, assista Recursos Físicos do Alma (3:33).

    Gerenciamento de Recursos Físicos

    Gerenciar Coleções Físicas

    No Alma, registros de coleções físicas podem ser criados e editados usando o Editor de MD, um serviço de perfil de importação ou o serviço Alterar Informações de Coleção Física. Você pode mover coleções físicas entre registros bibliográficos, mover itens entre coleções físicas, associar um item de pedido de aquisição às coleções e realizar outras alterações globais nos registros das coleções: atualizar números de chamada, corrigir dados usando regras de normalização predefinidas e também publicar/ocultar as coleções nos/dos sistemas de descoberta, como o Primo.

    Para detalhes, veja Trabalhando com Registros de Coleções Físicas.

    Gerenciar Itens

    Você pode criar, editar e excluir itens físicos na sua biblioteca usando vários editores e serviços. Itens podem ser adicionados em uma das seguintes maneiras:

    • Novos itens para registros de coleções físicas existentes
    • Novos itens juntamente com novas coleções físicas e registros bibliográficos

    Você pode mover itens entre coleções, enviar uma solicitação de movimentação de item permanente ou temporário, encadernar vários itens em um e descartar itens obsoletos do catálogo para garantir que o catálogo esteja atualizado. Você também pode criar conjuntos itemizados de múltiplos itens para realizar alterações globais a eles.

    Para detalhes, veja Gerenciar Recursos Físicos e Descartes.

    Gerenciar Acervo de Itens Físicos Usando Relatório de Inventário

    O Relatório de Inventário oferece um processo eficiente para gerenciamento do acervo da biblioteca. Usando o Relatório de Inventário, você pode selecionar um arquivo Excel ou .txt contendo códigos de barras e comparar as informações com aquelas armazenadas na base de dados do Alma, a fim de identificar itens que estão disponíveis, arquivados incorretamente ou extraviados.

    Para detalhes, veja Gerenciar Acervo de Itens Físicos Usando Relatório de Inventário

    Realizar Alterações Globais em Itens Físicos

    Você pode atualizar informações do nível do item para um conjunto de múltiplos itens físicos. Nota: Primeiro, você deve adicionar os itens a um conjunto.

    Para detalhes, veja Realizar Alterações Globais em Itens Físicos.

    Gerenciar Periódicos Usando Padrões de Programação

    O Alma suporta padrões de programação para permitir que você gerencie periódicos com mais facilidade. Com suporte ao padrão de programação, é possível criar itens de periódicos antes de sua data de recebimento, com base em um modelo de programação.

    Esta funcionalidade usa os campos de registro de coleções físicas 853-855 para as informações dos itens programados. O Alma oferece muitos modelos de padrão de programação a partir dos quais você pode inserir as informações dos campos 853-855. Você também pode personalizar esses modelos para criar seu próprio Modelo de Padrão de Programação de Coleções Físicas.

    Após a criação dos itens programados, eles poderão ser visualizados para gerenciar seu recebimento.

    Para detalhes, veja Padrões de Programação.

    Configurar Registros Relacionados para Acervo Físico

    Você pode criar vínculos entre registros bibliográficos e diferenciar suas relações para os usuários usando campos de link do MARC. Isso exibe informações de disponibilidade para as coleções físicas do registro principal (registros relacionados) sob o registro integrante nos resultados da busca do Alma.

    Você também pode configurar relações entre os registros principal e integrante nos seguintes níveis da descoberta na aba Getit do Primo:

    • Bibliográfico-para-bibliográfico - dois ou mais títulos encadernados entre si.
    • Bibliográfico-para-item - este tipo de relação é usado na catalogação de analíticas para vincular um registro bibliográfico a itens específicos de outro título.

    Para detalhes, veja Configurar Registros Relacionados para Acervo Físico.

    • Was this article helpful?