Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Criar Itens de Pedido de Aquisição com Pedidos em Tempo Real

    Translatable

    Esta página descreve como configurar e trabalhar em tempo real usando APIs. Para ver uma lista de links para páginas com instruções para compras no Alma, incluindo renovações, trabalho com fornecedores etc., consulte Compra. Para ver o fluxo geral de compras, incluindo as etapas necessárias para a criação de pedidos (seja usando EOD, criação manual etc.), consulte Fluxo de Compras. Para uma visão geral de como trabalhar com aquisições no Alma, incluindo links para seções relevantes, como Faturas, Renovações, Configurações etc., consulte Introdução a Aquisições.

    O Alma suporta pedidos em tempo real ao permitir que fornecedores integrem sistemas de pedidos com suas funcionalidades de repositório e de pedido. Isso significa que os operadores do Alma podem comprar itens diretamente no sistema do fornecedor e que os dados do pedido serão enviados automaticamente para o Alma através de APIs. O Alma então cria automaticamente um item de pedido de aquisição para cada exemplar adquirido.

    Pedidos em tempo real aceleram a disponibilidade de recursos, aumentam a eficiência de integração de registros, reduzem as complicações de sobrescrever ou mesclar registros manualmente e melhoram o enriquecimento de dados no Alma.

    O diagrama abaixo oferece uma visão geral do fluxo de compras em tempo real: real time ordering diagram.png

    Configurando um Fluxo de Pedidos em Tempo Real com Fornecedores Participantes

    Esta seção fornece informações gerais sobre como configurar o fluxo de pedidos em tempo real com os fornecedores. A configuração deve ser feita tanto no Alma quanto no sistema do fornecedor.

    Para instruções específicas sobre como trabalhar com o ProQuest Coutts OASIS, veja Configurar o fluxo de aquisições em tempo real com ProQuest Coutts OASIS (em inglês). Veja também Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.

    Configurações Necessárias no Alma

    A configuração simples inclui as seguintes etapas:

    • Modelo de Metadados Padrão: Certifique-se de que um modelo de metadados padrão esteja configurado. (Abra o Editor de MetadadosModelo > selecione o modelo que deseja definir como padrão > clique com o botão direito e selecione Propriedades > marque como padrão).
    • Perfil de integração de API de Novo Pedido: Esta API é usada para criar um item de pedido de aquisição no Alma para um pedido feito no sistema do fornecedor. Como parte dos Detalhes do Item de Pedido de Aquisição, os metadados relevantes são enviados para o Alma. O Alma tentará encontrar uma equivalência com os registros bibliográficos existentes. Se um registro bibliográfico equivalente existir, o novo item de pedido de aquisição será relacionado a este registro. Caso contrário, um novo registro bibliográfico será criado com os metadados fornecidos. Você precisará escolher as regras de equivalência que deseja aplicar (veja Como o registro bibliográfico é determinado - em inglês).
      Validações para problemas relacionados a verbas também podem ser configuradas (conforme o documento aqui (docx) - em inglês). 
    • A Ex Libris recomenda definir um Perfil de Restrições de API (veja aqui).
    • Configurações do Alma específicas para fornecedores para GOBI: A conta do fornecedor representando GOBI deve ser definida com 0% de desconto.

    Enviar Informações de Configuração para o Fornecedor

    A configuração para pedidos em tempo real também deve ser feita pelo fornecedor. Informações para fornecedores podem ser encontradas em Configurar um fluxo de pedidos em tempo real com o Alma da Ex Libris.

    • Envie ao fornecedor as informações do Alma necessárias para configuração, conforme detalhado abaixo:
    Enviar ao Fornecedor Descrição
    Chave da API

    Gera uma chave de API e a envia ao fornecedor.

    Se muitos fornecedores fazem parte do pedido em tempo real, envie uma chave de API única para cada fornecedor.  Dessa maneira, caso a instituição deseje parar de trabalhar com um fornecedor específico, a chave de API específica desse fornecedor poderá ser desabilitada através da Rede do Desenvolvedor. As outras chaves de API continuarão funcionando normalmente.

    Para gerar a chave de API:

    Você pode definir a API nos ambientes Sandbox ou de Produção.

    1. Faça login na Rede do Desenvolvedor usando a conta da instituição.
    2. Defina uma aplicação com o nome, “Integração com fornecedor”.
    3. Adicione a API de “Aquisição” à aplicação, com permissões para ler/escrever.
    4. Adicione a API de “Configuração” à aplicação, com permissões para somente leitura.
       
    5. Copie a chave de API da aplicação. Esta é a chave de API que será usada como parte das chamadas de API do fornecedor para identificar sua instituição. Observe que recomendamos definir um perfil de Restrições de API. Veja mais detalhes aqui.

    Para mais detalhes sobre a geração da chave e sobre como trabalhar com APIs do Alma, veja APIs do Alma.

    Código do Fornecedor e Código da Conta do Fornecedor

    Você pode encontrar as informações sobre o registro do fornecedor no Alma em Aquisições > Infraestrutura de Aquisições > Fornecedores. Os itens de pedido de aquisição criados como parte do pedido em tempo real serão relacionados a este fornecedor e a esta conta:

    Certifique-se de que este fornecedor está configurado no Alma para não enviar mensagens de saída de EDI para Pedidos de Aquisição. Outras mensagens de EDI (p.ex.: para faturas) podem ser enviadas se estiverem no seu fluxo.

    Código(s) da Biblioteca Proprietária

    A biblioteca à qual o item de pedido de aquisição criado como parte do Pedido em tempo real será atribuído.

    Envie uma lista de possíveis códigos de biblioteca proprietária para o fornecedor. A implementação do lado do fornecedor poderá incluir, no formulário do pedido, a oferta de um dropdown no qual a biblioteca proprietária relevante poderá ser selecionada. Outro tipo de implementação pode ser associar uma conta a uma única biblioteca proprietária. Nesse caso, o Operador precisará ter feito login na conta relevante.

    Observe que o fornecedor pode usar a função Recuperar API de bibliotecas para obter uma lista completa de bibliotecas, ou a função Obter API da biblioteca para verificar o código de uma biblioteca específica.

    Código(s) de Verba A verba a partir da qual o pagamento será feito. Observe que o fornecedor pode usar a função Recuperar API de verbas.

    Considerações do Modelo de Acesso 

    Quando a API de Novo Pedido é executada, o Alma usa o número de identificação do fornecedor ou o ISBN/ISSN para fazer equivalência entre o pedido recebido e um portfólio existente em uma coleção eletrônica. No momento, está funcionalidade está disponível para OASIS e GOBI. 

    • Se uma equivalência for encontrada, o item de pedido de aquisição será associado ao portfólio. A descrição do modelo de acesso, conforme definida na tabela Modelo de Acesso, é então adicionada ao campo Modelo de Acesso Público (na aba Aquisição do Editor de Portfólios) para exibição no Primo.
    • Se uma equivalência não for encontrada, será feita uma busca na coleção relevante da Área da Comunidade utilizando o código da coleção do provedor, que é transferido para o Alma como parte das informações do pedido.  Assim que uma equivalência for encontrada na Área da Comunidade, o portfólio será ativado na instituição que possui link com a Área da Comunidade. O modelo de acesso será armazenado no campo Modelo de Acesso do item de pedido de aquisição, para pedidos eletrônicos, e no campo Modelo de Acesso Público do portfólio, para exibição no Primo.

    Portfólios ativados a partir da Área da Comunidade como resultado de pedidos feitos no OASIS/GOBI e enviados para o Alma via API, são inseridos no Alma como não “Disponíveis”. Para que o portfólio apareça no sistema de descoberta, a instituição deverá disponibilizá-lo (assim que estiver disponibilizado no site do fornecedor).

     

    Se a sua instituição deseja que os pedidos recebidos do OASIS/GOBI via API criem todos os recursos que tenham equivalência na Área da Comunidade do Alma como “Disponível”, configure o parâmetro acq_activate_portfolio_from_API (Menu de Configuração > Aquisições > Outras configurações) como true. Se o parâmetro foi definido como verdadeiro e o recurso não tem uma equivalência na Área da Comunidade, um portfólio local será criado. Este portfólio local não será configurado como “Disponível” (uma Lista de Tarefas de Ativação Eletrônica será criada) porque portfólios locais sem link com a CZ não possuem informações de URL.
    Veja mais informações nas Notas de lançamento de janeiro (em inglês) e na página Outras Configurações (Aquisições).

    Observe que a descrição do Modelo de Acesso Público do portfólio só será apresentada no sistema de descoberta se a caixa de seleção Habilitar Exibição de Modelo de Acesso estiver marcada na página Outras Configurações (Configuração > Serviços ao Usuário > Lógica de Exibição da Interface de Descoberta > Outras Configurações). Veja Outras Configurações.

    Caso um item de pedido de aquisição de tipo “Atualização de Licença” seja adicionado ao portfólio como um item adicional, o campo Modelo de Acesso Público do portfólio exibirá o modelo de acesso associado ao pedido de tipo atualização de licença.

    Informações Adicionais

    Para informações adicionais, veja abaixo:

    Listas de Fornecedores 

    Veja abaixo a lista de fornecedores participantes. 

    Se você deseja que um fornecedor habilite esta função ou se você é um fornecedor que deseja habilitá-la, entre em contato com VendorIntegration@exlibrisgroup.com.

    Lista de Fornecedores do OASIS

    Lista de fornecedores compatível com pedidos originários do OASIS no momento:
    Nome do fornecedor Nome da coleção ID da Coleção
    Bloomsbury Collection Bloomsbury Collections All Titles 614950000000000416
    Brill Online Brill Online Books 613170000000000148
    Cairn Ebooks CAIRN eBooks General 613170000000000198
    Cambridge University Cambridge Core all books 613820000000000020
    De Gruyter  De Gruyter eBooks Complete 611000000000002268
    EBSCO EBSCOhost Ebooks 61111000211069000
    Elsevier Elsevier ScienceDirect Books Complete 613840000000000009
    Gale GVRL Gale eBooks 611000000000000731
    IGI Global Online  IGI Global InfoSci-Books 611000000000002255
    John Benjamins John Benjamins Books 613820000000000062
    JSTOR JSTOR Books 613170000000000272
    Karger Karger eBooks Collection 613810000000000333
    Manchester University Press Manchester Hive 615490000000000250
    Oxford Scholarly Editions Online Oxford Scholarly Editions Online 613840000000000106
    Project MUSE Project MUSE - EBA All Single Title Collection 615410000000000517
    ProQuest Ebook Central EBook Central Perpetual and DDATitles 614330000000000002
    Rittenhouse R2 R2 Digital Library PDA Discoverable Titles 614900000000001202
    SAGE SAGE Knowledge A-Z (All Titles) 613790000000000598
    Taylor & Francis Taylor & Francis eBooks Complete 611000000000000660
    Wiley Online Library (eBooks) Wiley Online Library Online Books 611000000000000499
    World Scientific Publishing World Scientific eBooks 612490000000000003

    Lista de Fornecedores do GOBI

    Lista de fornecedores compatíveis com pedidos originários do GOBI no momento:
    Lista de Fornecedores do GOBI
    Nome do fornecedor Nome da coleção ID da Coleção
    Al Manhal Al Manhal eBook Collection 614910000000001498
    Bloomsbury Bloomsbury Collections All Titles 614950000000000416
    Brill Online Brill Online Books 613170000000000148
    CAIRN CAIRN eBooks General 613170000000000198
    Cambridge University Press Cambridge Core All Books 613820000000000020
    De Gruyter de Gruyter eBooks Complete 611000000000002268
    Digitalia Hispanica
    Digitalia
    Digitalia Hispanica 613840000000000287
    Duke University Press e-Duke All Books 615410000000000518
    EBSCOhost EBSCOhost Ebooks 61111000211069000
    Edward Elgar Books Edward Elgar Books 613170000000000299
    Elsevier ScienceDirect Elsevier ScienceDirect Books Complete 613840000000000009
    Gale GVRL Gale eBooks 611000000000000731
    IGI Global Online  IGI Global InfoSci-Books 611000000000002255
    John Benjamins John Benjamins Books 613820000000000062
    JSTOR JSTOR Books 613170000000000272
    Karger Karger eBooks Collection 613810000000000333
    Manchester University Press Manchester Hive 615490000000000250
    Project MUSE Project MUSE - EBA All Single Title Collection 615410000000000517
    Oxford Bibliographies Online
    Oxford University Press
    Oxford Bibliographies 613170000000000296
    Oxford Clinical Psychology Online
    Oxford University Press
    Oxford Clinical Psychology 613790000000001102
    Oxford Handbooks Online Oxford Handbooks Online Complete 611000000000002626
    Oxford Medicine Online  Oxford Medicine Online 613410000000000010
    Oxford Scholarly Editions Online Oxford Scholarly Editions Online 613840000000000106
    Oxford Reference Online Oxford Reference Library 613170000000000188
    ProQuest Ebook Central EBook Central Perpetual and DDATitles 614330000000000002
    Rittenhouse R2 Digital Library
    Rittenhouse Book Distributors, Inc.
    R2 Digital Library PDA Discoverable Titles 614900000000001202
    SAGE Online Content SAGE Knowledge A-Z (All Titles) 613790000000000598
    SpringerLink SpringerLink Books Complete 611000000000001381
    Taylor & Francis eBooks Taylor & Francis eBooks Complete 611000000000000660
    University Press Scholarship University Press Scholarship Online Complete 613450000000000059
    Wiley Online Library (eBooks) Wiley Online Library Online Books 611000000000000499
    Wolters Kluwer Books@Ovid Purchase 612430000000000018
    World Scientific World Scientific eBooks 612490000000000003

    Pedidos em Tempo Real para Modelos de Compra ATO, STL e EBA

    Modelo de Compra Descrição
    Access to Own (ATO)

    O ATO é um modelo de aquisição único para e-books, baseado em uso, no qual todos os gastos contribuem para propriedade, permitindo que os clientes controlem o orçamento, ao mesmo tempo em que potencialmente fornecem acesso a uma maior gama de títulos.

    Este modelo é relevante para bibliotecas que:

    • Desejam utilizar compra baseada em uso (baseada em evidência ou DDA)
    • Desejam conteúdo de qualidade para as listas de lançamentos e de títulos antigos das suas coleções
    • Preferem investir as verbas de coleções em aquisições em vez de acesso

    Este modelo está disponível na plataforma Ebook Central da ProQuest.

    Empréstimo de Curto Prazo (STL)
    • STL permite Cobertura de Acesso Estendido
      • Bibliotecários podem habilitar o Acesso Estendido para que, quando livros da biblioteca com modelo de acesso para 1 ou 3 usuários já estiverem totalmente em uso, ou um livro com o modelo de acesso NL (Fornecimento Não Linear) não possuir mais dias de uso disponíveis para o ano, se um usuário fizer usar o livro suficientemente, será iniciada uma atualização automática do STL ou a compra automática do livro para o usuário.
    • STL em um Livro na descoberta de DDA
      • Livros na descoberta de DDA não são propriedade da biblioteca, mas os bibliotecários os tornam visíveis para os usuários.  Quando um usuário usa um livro da descoberta de DDA quantidade de vezes suficiente, um STL ou uma compra automática do livro é ativada.

    Aquisição Baseada em Evidência (EBA)

    Funcionamento da EBA em 4 etapas

    1. A biblioteca deposita um crédito para EBA (por exemplo R$ 10.000) a ser usado em futuras aquisições de e-books.
    2. A biblioteca faz uma assinatura de um ano - SEM CUSTO - da coleção do fornecedor relevante.
    3. Em um período mutuamente acordado antes do término da assinatura, o fornecedor disponibiliza para a biblioteca as estatísticas de uso de sua instituição para todos os títulos da coleção e uma lista completa de preços.
    4. A biblioteca então usa seu crédito de EBA para adquirir acesso perpétuo aos eBooks mais usados da coleção.

    STL/ATO e Alma

    O Alma recebe o pedido via API e o associa ao recurso relevante. Se um pedido adicional é enviado para o Alma via API como parte do STL/ATO, este novo pedido é associado ao recurso existente como o “Pedido Principal”, enquanto o pedido inicial torna-se um “Pedido Adicional”. Tanto o pedido principal como o adicional terão o recurso associado. O item de pedido de aquisição principal será o item principal e ativo, e todos os seus atributos relevantes serão passados para o portfólio (Modelo de acesso).

    Exemplo: Este caso descreve a cadeia de eventos que ocorre quando pedidos STL/ATO são enviados para o Alma:

    1. A biblioteca tem um programa de DDA com a ProQuest. Como parte do programa de DDA, o recurso eletrônico AI-Powered IoT for COVID-19, é disponibilizado via ProQuest Ebook Central.
      Portfólio AI-Powered IoT for COVID-19 é parte de um programa de DDA
      A aba Aquisições do portfólio AI-Powered IoT for COVID-19 não exibe pedidos
    2. A ProQuest identifica o acesso ao recurso, o que aciona um pedido STL em tempo real.
      Um pedido STL em tempo real foi enviado ao Alma para este portfólio e associado a ele como pedido Principal
    3. A ProQuest identifica um segundo acesso adicional ao recurso, o que aciona um pedido STL adicional em tempo real.
      Um segundo pedido STL em tempo real é enviado ao Alma para este portfólio. Este segundo pedido é associado ao portfólio como o pedido principal, e o pedido anterior (inicial) é associado ao portfólio como um Item de Pedido de Aquisição Adicional
    4. Ambos os itens de pedido de aquisição criados como parte do processo de STL são associados ao recurso.
      STL_ATO_5.PNG
      Item de Pedido de Aquisição Original (primeiro) associado ao portfólio como um Item de Pedido de Aquisição Adicional
      STL_ATO_6.PNG
      O segundo Item de Pedido de Aquisição também é associado ao portfólio

    EBA e Alma

    A EBA (Aquisição Baseada em Evidência) é um modelo de compra no qual um depósito é passado ao fornecedor no início do período de assinatura, mas o pagamento real ocorre apenas no final do período. A seguir, são apresentadas as etapas sugeridas para processar uma compra de tipo EBA no Alma:

    1. Crie uma verba de EBA específica para todo o valor depositado pela biblioteca para o fornecedor (valor para o período de duração da assinatura).
    2. No final do período, quando a biblioteca usa seu crédito de EBA para adquirir acesso perpétuo para os portfólios selecionados, crie um pedido (item de pedido de aquisição) associado à coleção que conterá os portfólios.

      O item de pedido de aquisição não será associado a todos os portfólios relevantes - somente à coleção.

    3. Opcional: Adicione um anexo ao item de pedido de aquisição, com uma lista dos portfólios que foram adquiridos na conclusão do período da assinatura de EBA. 
    4. Para o próximo período de assinatura com o mesmo fornecedor, crie uma nova verba ou adicione uma alocação adicional à verba existente (a transferência também é uma opção quando aplicável) e repita as etapas anteriores.

    A EBA também pode ser gerenciada através do Rialto. Para informações adicionais, veja Trabalhando com Aquisição Baseada em Evidência (EBA).

    • Was this article helpful?