Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Trabalhando com Recursos Eletrônicos - Visão Geral

    Translatable

    Esta seção descreve os conceitos e todos os elementos envolvidos ao trabalhar com recursos eletrônicos, e fornece links para as seções da ajuda on-line onde cada elemento é explicado em detalhes.

    Funções e Modelo de Dados

    Funções 

    Para gerenciar recursos eletrônicos no Alma, você deve ter uma das seguintes funções:

    • Operador de Acervo Eletrônico OU Gerente de Repositório - necessário para ativar recursos eletrônicos.
    • Operador de Acervo Eletrônico Estendido (necessário para operações de exclusão)
    • Operador de Acervo do CDI - necessário para trabalhar com o Central Discovery Index (CDI).

    Modelo de Dados 

    Recursos eletrônicos são organizados no Alma em uma hierarquia de três níveis:

    • Coleção Eletrônica - Uma coleção de recursos eletrônicos que pode ser um pacote de portfólios eletrônicos (ou seja, pacote agregado ou seletivo) ou uma base de dados (que não inclui portfólios ou serviço de texto completo e cujos recursos não podem ser gerenciados individualmente através de uma interface).
    • Serviços Eletrônicos - Diversos tipos de acesso ao recurso eletrônico, por exemplo, texto completo ou texto completo selecionado e informações de link/conexão. Por exemplo, um “Serviço de Texto Completo” fornece ao usuário acesso ao texto completo do recurso eletrônico.
    • Portfólios Eletrônicos - Títulos de periódicos ou de monografias que podem ser entidades independentes ou parte de uma coleção eletrônica. Portfólios eletrônicos mantêm a cobertura específica (local ou global), os serviços e as informações de link relevantes para um título eletrônico em particular. Portfólios eletrônicos podem ser materiais de tipo e-journal, e-book ou transmissão de vídeo, entre outros.

    data model electronic resources.png

    Para informações sobre o modelo de dados de recursos eletrônicos, assista ao vídeo Recursos Eletrônicos no Alma: Terminologia e Modelos de Acervo (4:45)

    Visão Geral da Área da Comunidade

    A Área da Comunidade é o catálogo central da comunidade do Alma, compartilhado com todos os usuários. As instituições têm fácil acesso aos registros que desejam trazer para seus catálogos locais.

    Para informações sobre a Área da Comunidade, a Área da Instituição e a Área da Rede, assista ao vídeo Recursos Eletrônicos no Alma: As Três Áreas (6:17)

    Componentes da Área da Comunidade

    • Catálogo da Comunidade

    Registros bibliográficos descrevendo recursos eletrônicos, registros MARC de editores/parceiros, carregados pela Ex Libris. O catálogo permite que bibliotecas trabalhem diretamente e um ambiente colaborativo de gerenciamento de metadados. Instituições podem vincular coleções diretamente a um registro da comunidade, copiar registros da comunidade para o catálogo local ou editar e atualizar registros da comunidade. Elas também podem contribuir com suas coleções e portfólios locais de determinados tipos para o Catálogo da Comunidade.

    • Central Knowledge Base (Acervo Eletrônico)

    Coleções de recursos eletrônicos oferecidas por fornecedores, com informações de link e títulos individuais nas Coleções Eletrônicas.

    • Autoridades Globais

    Arquivos de autoridades de muitos vocabulários diferentes, como Nomes e assuntos LC, MESH e GND da Deutsche Nationalbibliothek. As autoridades são sincronizadas com a instituição de autorização relevante, permitindo que instituições individuais tenham acesso a benefícios de controle de autoridade sem necessidade de que elas próprias tenham que investir recursos locais para a sincronização de arquivos de autoridade.

    Ativar Acervo Eletrônico a partir da Área da Comunidade

    O processo de gerenciamento de acervo eletrônico através da Área da Comunidade é iniciado ao ativar uma coleção eletrônica agregada ou seletiva a partir da Área da Comunidade. Isto ativa a criação das seguintes entidades na Área da Instituição:

    • A criação de uma cópia local (ou seja, dentro da instituição) do registro do acervo, com um link para a Área da Comunidade.
    • A criação de uma cópia local do registro bibliográfico, vinculado à Área da Comunidade

    A partir deste ponto, sempre que uma alteração é feita ao acervo ou ao registro bibliográfico da Área da Comunidade, a alteração é refletida automaticamente na Instituição.

    Isto tem as seguintes vantagens:

    • Economiza tempo valioso dos bibliotecários
    • Garante que os dados sempre estarão atualizados

    Veja Ativar Recursos Eletrônicos da Área da Comunidade.

    Além disso, você pode ativar portfólios eletrônicos específicos (e não coleções inteiras). Isto cria uma cópia local do portfólio. Veja Usar Carga de Portfólio para ativar Recursos Eletrônicos da Área da Comunidade.

    Lista de Tarefas de Atualizações da Área da Comunidade

    Coleções eletrônicas e portfólios são adicionados e atualizados semanalmente na Community Knowledge Base (CKB) do Alma e, posteriormente, são disponibilizados para ativação na Área da Comunidade.

    Todo domingo, atualizações semanais são carregadas para a Knowledge Base. Cada instituição que ativou Coleções Eletrônicas na KB recebe notificações de atualização automaticamente através da Lista de Tarefas de Atualizações da Área da Comunidade. A Lista de Tarefas da Área da Comunidade permite que instituições visualizem as alterações e realizem ações adicionais.

    Para detalhes, veja Trabalhando com a Lista de Tarefas de Atualizações da Área da Comunidade.

    Upload Automático de Coleções Eletrônicas para o Alma

    Você pode atualizar coleções eletrônicas para periódicos e livros de vários fornecedores recuperando automaticamente as coleções específicas da instituição. Você pode fazer isso em um cronograma conveniente para você através de um serviço agendado.

    Para detalhes, veja Upload Automático de Coleções Eletrônicas.

    Registros Bibliográficos e URLs da Coleção Eletrônica Adicionados à Área da Comunidade

    Registros bibliográficos para coleções eletrônicas e URLs estão disponíveis na Área da Comunidade. Estes registros bibliográficos e URLs são atualizados semanalmente na Área da Comunidade, como parte do processo de atualização da CKB.

    Você pode exibir estes registros bibliográficos e URLs para usuários e fornecer acesso a eles através do sistema de descoberta.

    Veja Trabalhando com Registros Bibliográficos e URLs de Coleções Eletrônicas Adicionados à Área da Comunidade.

    Visão Geral da Área da Instituição

    A Área da Instituição é o nível básico de gerenciamento de fluxo de dados no Alma, na qual os registros são gerenciados pela instituição. Uma instituição pode criar link de seus registros do acervo com os registros de metadados da Área da Comunidade ou da Área da Rede, ambas as opções eliminam a necessidade de fazer download destes registros para o catálogo local. Além disso, uma instituição pode copiar (ou fazer download de) registros de catálogos compartilhados (Comunidade ou Rede) para o catálogo da Área da Instituição.

    A Área da Instituição (catálogo local) contém os registros bibliográficos locais que foram criados, copiados ou importados localmente pela instituição. O acervo é vinculado ao registro do MMS (Sistema de Gerenciamento de Metadados).

    O processo de publicação (por exemplo, no Primo) oferece uma maneira para que o usuário final acesse o acervo.

    O acervo da Área da Instituição contém todo o material adquirido localmente, gerenciado pela instituição e disponibilizado para os usuários.

    • Físico - Coleções físicas e itens
    • Eletrônico - Coleções eletrônicas e portfólios
    • Digital - Representações e arquivos

    Os recursos podem ter link com o Catálogo da Área da Instituição ou da Área da Comunidade.

    CZ and IZ comparison.png

    Gerenciar Recursos Eletrônicos

    • O gerenciamento de coleções eletrônicas inclui adicionar, modificar e excluir coleções eletrônicas, criar link da coleção eletrônica local com a Área da Comunidade e modificar serviços eletrônicos.
    • O gerenciamento de portfólios eletrônicos inclui adicionar, modificar e excluir portfólios independentes, portfólios que fazem parte de uma coleção eletrônica ou um conjunto de portfólios independentes a/de uma coleção eletrônica; mover portfólios entre coleções, usar a Carga de Portfólio para modificar informações do portfólio em lote; realizar alterações globais em portfólios; e associar uma licença a um portfólio. 

    Para detalhes, veja Gerenciar Recursos Eletrônicos.

    Contribuir Recursos Locais para a Área da Comunidade

    Qualquer instituição pode:

    • Atualizar registros bibliográficos da Área da Comunidade
    • Adicionar portfólios a coleções da Área da Comunidade dos tipos Free E-Journals, Miscellaneous E-Journals, Miscellaneous Free E-Books e U.S. Government Documents
    • Contribuir coleções para a Área da Comunidade

    O seu Alma deve estar em Produção para participar.

    Para detalhes, veja Contribuição de Recursos Locais.

    Lista de Tarefas de Ativação de Recursos Eletrônicos

    Após adicionar um recurso eletrônico ao acervo, pode ser que a biblioteca deseje concluir outras tarefas antes de torne o recurso visível para os usuários. Por exemplo, a biblioteca pode querer testar o acesso ao recurso eletrônico para confirmar que está funcionando de maneira adequada.

    No Alma, estas tarefas são processadas através das opções na Lista de Tarefas de Ativação de Recursos Eletrônicos. Recursos que foram solicitados a partir da Área da Comunidade são adicionados automaticamente à Lista de Tarefas de Ativação de Recursos Eletrônicos. 

    Para detalhes, veja Ativar Recursos Eletrônicos e Lista de Tarefas de Ativação.

    Link Resolver

    O Link Resolver do Alma (também chamado de URL de Página de Serviço) é um componente do Alma que permite a criação de link de recursos eletrônicos a partir de qualquer fonte compatível com OpenURL (EBSCO, ProQuest, Pubmed etc.). O Link Resolver do Alma garante que usuários da biblioteca recebam os links certos para o conteúdo eletrônico de propriedade da biblioteca.

    Veja Link Resolver.

    Central Discovery Index (CDI)

    O Central Discovery Index (CDI) permite que você gerencie suas coleções eletrônicas para descoberta no Alma.

    Para uma discussão completa sobre o CDI e seus benefícios, veja O Central Discovery Index (CDI) da Ex Libris - Uma Visão Geral.

    Compartilhamento de Recursos Eletrônicos com Sistemas de Terceiros

    O Alma suporta a funcionalidade de exportar registros bibliográficos, de acervo e de autoridades em seus formatos originais, incluindo MARC 21 XML ou binário e Dublin Core XML, para sistemas de terceiros. Você pode determinar quais registros serão exportados, com que frequência e quais serviços adicionais serão executados na exportação:

    • Dados publicados incrementalmente através de arquivos ou OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting).
    • Opcionalmente, os dados podem ser enriquecidos com dados de registros não bibliográficos (como dados relacionados ao acervo).
    • Normalização (reformatação) dos dados publicados.
    • Notificação sobre exclusão de acervo.

    Veja Perfis de Publicação.

    Gerenciar Seus Recursos Eletrônicos por Fornecedor

    O Alma permite que você visualize facilmente suas assinaturas com fornecedores e seus status de disponibilidade no Alma. Isto ajuda a garantir que recursos adquiridos do fornecedor serão ativados na instituição e evita situações nas quais a instituição tem acesso a coleções eletrônicas específicas que não foram ativadas, ajudando a fechar a lacuna entre o que foi adquirido e o que foi realmente ativado.

    Para detalhes, veja Meus Recursos Eletrônicos por Fornecedor.

    Análise de Coleções Eletrônicas e Sobreposições 

    O Alma oferece a funcionalidade de realizar análises de sobreposição para recursos eletrônicos. Ao tomar decisões sobre aquisições, isto permite que você compare o conteúdo das coleções eletrônicas para determinar onde pode existir uma sobreposição de assinatura. Se coleções/títulos estiverem incluídos em outras coleções, elas poderão ser canceladas ou não renovadas, eliminando, assim, despesas desnecessárias.

    Para detalhes, veja Trabalhando com Análise de Coleções Eletrônicas e Sobreposições.

    • Was this article helpful?