Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Regras de Controle de Autoridades

    Translatable
    Para controlar a criação de link de cabeçalhos bibliográficos e a correção de termo autorizado usando regras, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Catalogador
    • Gerente de Catálogo
    • Administrador de Catálogo
    • Gerente de Repositório
    • Administrador Geral do Sistema

    Para criar e configurar regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB e para correção de termo autorizado, você deve ter uma das seguintes funções:

    • Administrador de Catálogo
    • Administrador Geral do Sistema
    Regras de controle de autoridades oferecem maior controle sobre quando a criação de link de cabeçalhos bibliográficos deve ser feita e quando deve ser ignorada. Também oferecem maior controle sobre o processo de correção de termo autorizado e seus resultados finais. A página de configuração de Regras de Controle de Autoridades pode ser acessada na lista de Recursos das opções de configuração (Menu de Configuração > Recursos > Geral > Regras de Controle de Autoridades).
    Authority_Control_Rules_Configuration_Page_02.png
    Regras de Controle de Autoridades
    Para saber mais sobre regras de controle de autoridades, veja as seções Regras para Criação de Link de Cabeçalhos Bibliográficos e Gerenciar Correção de Termo Autorizado, abaixo. Observe que essas seções pressupõem que você esteja familiarizado com as informações da página Usando a Lista de Tarefas de Controle de Autoridades.

    Regras para Criação de Link de Cabeçalhos Bibliográficos

    Regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB permitem que você controle quando o link será criado durante a execução do serviço. Veja Autoridades - Criar Link de Cabeçalhos BIB para mais informações.
    Com as regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB, você pode definir em quais casos o link será criado ao salvar e quando a criação automática de link (como parte do serviço Criar Link de Cabeçalhos Bibliográficos) será ignorada. Por exemplo, você pode especificar para que o link não seja criado para nomes pessoais indiferenciados.
    O processo de gerenciamento dos registros de cabeçalhos bibliográficos que aparecem na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades como resultado do serviço de criação de link pode ser simplificado pela implementação de etiquetas para identificar determinados tipos de registros. Veja Usar Etiquetas para mais informações.
    As regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB são definidas na página Regras de Controle de Autoridades (Menu de Configuração > Recursos > Geral > Regras de Controle de Autoridades > Criar Link de Cabeçalhos BIB). Para defini-las, use os parâmetros abaixo, especifique um operador (=, Contém, Consta Na lista, Diferente ou Não Consta na Lista) e selecione/insira um valor. Quando os registros são salvos ou quando o serviço para Criação de Link de Cabeçalhos Bibliográficos tenta criar o link automaticamente, essas regras avaliam os dados nos seus registros para determinar se devem ou não criar os links.
    Ao criar regras, você pode especificar se o link deve ou não ser criado.
    Múltiplas regras podem ser criadas e habilitadas/desabilitadas. Quando há múltiplas regras definidas, elas são processadas na ordem em que estão na Lista de Regras da Instituição; e, quando as condições de uma regra são atendidas, o processo usa o resultado dessa regra e não processa nenhuma das regras restantes. Se nenhuma regra for criada, a regra padrão para Criação de Link de Cabeçalhos BIB é usada.
    Parâmetros das regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB:
    • ID da autoridade - Refere-se às informações de ID da autoridade armazenadas no MARC 21 $0 ou UNIMARC $3, por exemplo (para detalhes, consulte Usar IDs do Sistema de Origem para Criar Link de Registros Bibliográficos com Registros de Autoridades).
    • Valor de Cabeçalhos Bibliográficos - Use para avaliar o valor dos cabeçalhos bibliográficos exibidos, a fim de determinar se a criação de link deve ser ignorada.
      Por exemplo, se o Valor de Cabeçalhos Bibliográficos estiver configurado como contém "Human History" (veja abaixo) e os cabeçalhos bibliográficos exibidos contiverem "Human History", a criação de link será ignorada.
      Bibliographic_Headings_Value_Parameter_02.png
      Parâmetro de Valor de Cabeçalhos Bibliográficos
    • Campo - Ao selecionar este parâmetro, você pode especificar um número de campo como o valor.
    • Idioma - Este parâmetro se refere às informações catalogadas no $9 (MARC 21) ou $7 (UNIMARC).
    • Código da Fonte - Quando este parâmetro é selecionado, você pode selecionar os seguintes tipos de autoridades na lista dropdown: número de chamada/classificações, termo cronológico, nome de entidade, gênero/forma, nome geográfico, nome de evento, nome pessoal, nome tópico ou título uniforme.
    • Nome Pessoal Indiferenciado - Este parâmetro examina o seguinte:
    • MARC 21 - campo de controle de autoridade 008, posição 32 = "b"
    • UNIMARC - campo de controle de autoridade 120, posição 1 = "a"
    Quando este parâmetro é selecionado, você pode selecionar True ou False.
    • Vocabulário - Quando este parâmetro é selecionado, você pode selecionar qualquer um dos códigos de vocabulário da autoridade local ou da Área da Comunidade aos quais você tem acesso.
    Para mais informações sobre como criar regras que usam esses parâmetros, veja Regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB.

    Controle de Autoridades - Excluir Cabeçalho da Criação de Link

    Usuários podem impedir que cabeçalhos específicos tenham link criado automaticamente com um registro de autoridade adicionando $$9 no_linkage ao campo autorizado.
    Isso é especialmente útil quando um campo contém dados semelhantes a um cabeçalho existente, mas não está realmente relacionado a esse cabeçalho. Isso evita que o campo seja associado incorretamente ao cabeçalho e melhora a integridade dos metadados da biblioteca.
    Isso é vantajoso nos casos em que o nome de um criador é idêntico ao de um criador autorizado e não existem dados suficientes para distinguir os dois e impedir a criação de link (por exemplo, uma biblioteca cataloga uma antiga tese de John Smith e não possui mais informações biográficas sobre o autor).

    Essa funcionalidade não está disponível para registros da Área da Comunidade ou registros bibliográficos que possuem link com a mesma.

     

    A adição de $$9 no_linkage não é suportada para criar ou atualizar registros por meio do processo de importação.

    Criar Regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB

    As regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB podem ser criadas usando a opção de configuração Regras de Controle de Autoridades.
    Para criar uma regra para Criação de Link de Cabeçalhos BIB:
    1. Abra a página Regras de Controle de Autoridade (Menu de Configuração > Recursos > Geral > Regras de Controle de Autoridade) e selecione a aba Criar Link de Cabeçalhos BIB.
    2. Na seção Lista de Regras da Instituição, selecione Adicionar Regra.
    3. Insira um nome e uma descrição para a regra.
    4. Insira os parâmetros de entrada.
      1. Na seção de Parâmetros de Entrada, selecione Adicionar Parâmetro.
      2. Nas listas dropdown, selecione uma opção (para Nome) e um operador.
      3. Insira ou selecione um valor e clique em Adicionar Parâmetro.
    5. Insira os parâmetros de configuração do fluxo de trabalho.
      1. Selecione um dos seguintes métodos de aplicação:
        • Criar link - Selecione esta opção quando você deseja que o serviço Autoridades - Criar Link de Cabeçalhos BIB ou a criação de link após Salvar (no Editor de MD) crie link dos cabeçalhos bibliográficos quando os critérios de uma das regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB forem atendidos.
        • Não criar link - Selecione esta opção quando você deseja que o serviço Autoridades - Criar Link de Cabeçalhos BIB ou a criação de link após Salvar (no Editor de MD) não crie link dos cabeçalhos bibliográficos quando os critérios de uma das regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB forem atendidos.
      2. Selecione uma etiqueta na lista dropdown Marcar como (opcional). 
        Observe que as Etiquetas de Regras de Controle de Autoridades aparecem para as regras de Criação de Link de Cabeçalhos BIB e para as regras de correção de termo autorizado (quando ativadas para seu sistema; consulte Gerenciar Correção de Termo Autorizado para mais informações). 
        Etiquetas são usadas somente para serviços automáticos de criação de link de cabeçalhos bibliográficos (quando você seleciona a opção Criar link) e ajudam a simplificar o processo de trabalho com registros na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades Observe que, quando você seleciona Não criar link, não há opção para especificar uma etiqueta.
        Se não existirem etiquetas, adicione-as fazendo o seguinte:
        • Selecione Adicionar Etiqueta.
        • Selecione Adicionar Linha.
        • Insira um código da etiqueta (que aparece na coluna Etiqueta da Lista de Tarefas de Controle de Autoridades e como uma faceta), uma descrição e selecione Sim ou Não para indicar se esta será a etiqueta padrão.
        • Selecione Adicionar Linha.
        • Repita o processo para adicionar outras etiquetas.
        • Selecione Personalizar ou Salvar. Observe que todas as etiquetas criadas aparecerão na lista dropdown Marcar como.
    6. Selecione Salvar.
      Sua regra será adicionada à seção de Lista de Regras da Instituição. Após a criação de uma regra, você poderá editá-la, duplicá-la ou excluí-la. Quando houver múltiplas regras, você também pode alterar a sua ordem usando as funções Mover para Cima e Mover para Baixo. Todas as regras podem ser habilitadas ou desabilitadas individualmente.
    7. Marque a caixa de seleção Ativar Regras para que as regras criadas sejam aplicadas quando os registros forem salvos ou quando o serviço Criar Link de Cabeçalhos Bibliográficos tentar criar link dos cabeçalhos bibliográficos automaticamente. Observe que as abas Criar Link de Cabeçalhos BIB e Correção de Termo Autorizado têm uma caixa de seleção Ativar Regras, para que cada tipo de regra possa ser ativado/desativado independentemente.

    Exemplo de Uso:

    Criar Link Quando Valores de Campo Específicos Forem Atendidos

    Se você deseja que uma regra faça com que o serviço Autoridades - Criar Link de Cabeçalhos BIB crie link de cabeçalhos quando ocorrerem valores de campos específicos, a configuração pode ser inserida conforme mostrado abaixo.

    Link_When_Specific_Field_Values_Are_Met_Example_02.png

    Exemplo de Criação de Link Quando Valores de Campo Específicos Forem Atendidos

    Criar Link Quando Valores do Código da Fonte Forem Atendidos

    Se você deseja que uma regra faça com que o serviço Autoridades - Criar Link de Cabeçalhos BIB crie link de cabeçalhos quando valores do código da fonte forem atendidos, a configuração pode ser inserida conforme mostrado abaixo.

    Link_When_Source_Code_Values_Are_Met_Example_02.png

    Exemplo de Criação de Link Quando Valores do Código da Fonte São Atendidos

    Lista de Tarefas de Controle de Autoridades

    Com regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB, a Lista de Tarefas de Controle de Autoridades oferece uma coluna adicional e facetas para as etiquetas (veja Usar Etiquetas).
    Observe que algumas colunas estão ocultadas por padrão. Para ver essas colunas, selecione o ícone de Configuração configure_repostory_list_icon_ux.png, na lista de ações da tabela, para abrir o painel de configuração. Selecione a opção de coluna Etiqueta para adicionar esta coluna à exibição da tabela, caso ainda não esteja visível.

    Usar Etiquetas

    Com as regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB, você pode configurar etiquetas para gerenciamento de registros na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades (veja o procedimento Criar Regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB). Para uma lista de Etiquetas de Regras de Controle de Autoridades, veja o exemplo abaixo. Observe que essas etiquetas aparecem para as regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB e, quando habilitadas, para as regras de correção de termos autorizado (veja Gerenciar Correção de Termo Autorizado para mais informações).

    Authority control rule tags.png

    Etiquetas da Regra de Controle de Autoridades

    Quando as etiquetas são usadas nas regras para Criação de Link de Cabeçalhos BIB, elas aparecem com facetas que podem ser usadas para filtrar a lista de registros na aba Todos da Lista de Tarefas de Controle de Autoridades (Recursos > Catalogação > Lista de Tarefas de Controle de Autoridades).

    Authority_Control_Rule_Tag_Facets_02.png

    Facetas de Etiqueta da Regra de Controle de Autoridades

    Source_Code_Facet_02.png

    Faceta de Código da Fonte/Etiqueta da Regra de Controle de Autoridades

    Gerenciar Correção de Termo Autorizado

    As regras de correção de termo autorizado configuradas permitem controlar o preenchimento do processo quando o serviço de correção de termo autorizado é executado. Veja Autoridades - Correção de Termo Autorizado para mais informações.
    Com as Regras de correção de termo autorizado, você pode marcar e impedir que correções sejam feitas automaticamente quando o serviço de correção de termo autorizado for executado. Posteriormente, a equipe pode revisar/mediar alterações marcadas na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades antes de serem executadas.
    Ao configurar regras de correção de termo autorizado para mediação (selecionando Aplicar correção de termo autorizado mediada), o serviço de correção de termo autorizado identifica a correção que precisa ser feita e adiciona uma entrada à Lista de Tarefas de Controle de Autoridades, que mostra o termo atual e o termo para o qual será alterado se corrigido.
    Com as regras de correção de termo autorizado, você pode criar etiquetas para identificar determinados tipos de registros, a fim de otimizar seu processo de trabalho com a Lista de Tarefas de Controle de Autoridades (veja Identificar Determinados Registros para Mediação e Etiquetas para mais informações).
    Com as regras de correção de termo autorizado do Alma, você pode definir:
    • Quais registros devem ser corrigidos automaticamente
    • Quais registros não devem ser corrigidos
    • Quais registros devem ser sugeridos na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades para correção, mas cuja correção não deve ser feita automaticamente (mantidos para mediação/revisão manual)
    Essa funcionalidade é gerenciada por meio de regras de correção de termo autorizado que são processadas quando o serviço Autoridades - Correção de Termo Autorizado é executado. Com essas regras, você controla o preenchimento da correção de termo autorizado na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades. Veja a seção Exemplos de Uso para ter uma ideia sobre esta funcionalidade.
    Para definir as regras para gerenciamento do serviço Autoridades - Correção de Termo Autorizado (veja Autoridades - Correção de Termo Autorizado para mais informações), use os parâmetros abaixo, especificando um operador (=, Contém, Consta na Lista, Diferente ou Não Consta na Lista) e selecionando ou inserindo um valor. Quando processadas, essas regras avaliam os dados existentes nos seus registros bibliográficos para determinar como processar a correção de termo autorizado.
    • ID da Autoridade - Este parâmetro se refere às informações de ID da autoridade armazenadas no MARC 21 $0 ou no UNIMARC $3, por exemplo (para detalhes, veja Usar IDs do Sistema de Origem para Criar Link de Registros Bibliográficos com Registros de Autoridades).
    • Campo - Ao selecionar este parâmetro, você pode especificar um número de campo como o valor.
    • Regras de seleção - Ao selecionar este parâmetro, todas as regras de seleção que você criou aparecem em uma lista dropdown na qual você pode selecioná-las. As regras de seleção são executadas nos metadados do registro de autoridade.
      Para mais informações, veja Trabalhando com Regras de Seleção.
    • Idioma - Este parâmetro se refere às informações catalogadas no $9 (MARC 21) ou $7 (UNIMARC).
    • Campos normais e de link são vinculados a diferentes registros de autoridades - Essa opção aparece se o campo 880 estiver habilitado (pela Ex Libris) como um campo sujeito à autoridade. Essa opção pode ser usada para identificar casos em que um campo e o campo 880 com o qual possui link estão vinculados a diferentes autoridades multilíngues. Você pode selecionar verdadeiro ou falso.
    • Código da Fonte - Quando este parâmetro é selecionado, você pode selecionar os seguintes tipos de autoridades na lista dropdown: número de chamada/classificações, termo cronológico, nome de entidade, gênero/forma, nome geográfico, nome de evento, nome pessoal, nome tópico ou título uniforme.
    • Vocabulário - Quando este parâmetro é selecionado, você pode selecionar qualquer um dos códigos de vocabulário da autoridade local ou da Área da Comunidade aos quais você tem acesso.
    Para mais informações sobre como criar regras que usam esses parâmetros, veja Criar Regras para Correção de Termo Autorizado.
    Ao criar regras, você pode especificar o que será aplicado ou não durante o serviço de correção de termo autorizado; e você pode especificar quais alterações deseja mediar.
    Múltiplas regras podem ser criadas e habilitadas/desabilitadas. Quando existirem múltiplas regras definidas, elas serão processadas na ordem em que estiverem na Lista de Regras de Correção de Termo Autorizado; e, quando as condições de uma regra forem atendidas, o processo usará o resultado dessa regra e não processará nenhuma das regras restantes.
    Se nenhuma regra for criada, a regra padrão de correção de termo autorizado será usada quando o serviço for executado. A regra padrão de correção de termo autorizado também é utilizada quando as regras habilitadas são avaliadas em ordem de prioridade e nenhuma delas tem uma lógica que se aplique ao registro que está sendo analisado.
    Como parte da funcionalidade de regras, você pode configurar etiquetas personalizadas que podem ser aplicadas quando o serviço de correção de termo autorizado é executado e, posteriormente, usadas para localizar informações com mais facilidade nos relatórios apresentados na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades. Veja Etiquetas para mais informações.

    Criar Regras de Correção de Termo Autorizado

    As regras de Correção de Termo Autorizado podem ser criadas usando a opção de configuração Regras de Controle de Autoridades.
    Para criar uma regra de Correção de Termo Autorizado:
    1. Abra a página Regras de Controle de Autoridades (Menu de Configuração > Recursos > Geral > Regras de Controle de Autoridades) e selecione a aba Correção de Termo Autorizado.
    2. Na seção Lista de Regras da Instituição, selecione Adicionar Regra.
    3. Insira um nome e uma descrição para a regra.
    4. Insira os parâmetros de entrada.
      1. Na seção de Parâmetros de Entrada, selecione Adicionar Parâmetro.
      2. Nas listas dropdown, selecione uma opção (para Nome) e um operador.
      3. Insira ou selecione um valor e clique em Adicionar Parâmetro.
    5. Insira os parâmetros de configuração do fluxo de trabalho.
      1. Selecione um dos seguintes métodos de aplicação:
        1. Aplicar correção de termo autorizado
        2. Aplicar correção de termo autorizado mediada
        3. Não aplicar correção de termo autorizado
      2. Selecione uma etiqueta na lista dropdown Marcar como (opcional). Observe que, quando você seleciona Não aplicar correção de termo autorizado, não há opção para especificar uma etiqueta.
        Se não existirem etiquetas, adicione-as fazendo o seguinte:
        • Selecione Adicionar Etiqueta.
        • Selecione Adicionar Linha.
        • Insira um código da etiqueta (que aparece na coluna Etiqueta da Lista de Tarefas de Controle de Autoridades e como uma faceta), uma descrição e selecione Sim ou Não para indicar se esta será a etiqueta padrão.
        • Selecione Adicionar Linha.
        • Repita o processo para adicionar outras etiquetas.
        • Selecione Personalizar. Observe que todas as etiquetas criadas aparecerão na lista dropdown Marcar como.
    6. Selecione Salvar.
      Sua regra será adicionada à seção de Lista de Regras da Instituição. Após a criação de uma regra, você poderá editá-la, duplicá-la ou excluí-la. Quando houver múltiplas regras, você também pode alterar a sua ordem usando as funções Mover para Cima e Mover para Baixo. Todas as regras podem ser habilitadas ou desabilitadas individualmente.
    7. Marque a caixa de seleção Ativar Regras.
      Esta caixa de seleção deve estar marcada para que as regras criadas sejam aplicadas quando os registros forem salvos ou quando o serviço para criação de link de cabeçalhos bibliográficos tentar criar link automaticamente. Observe que as abas Criar Link de Cabeçalhos BIB e Correção de Termo Autorizado têm uma caixa de seleção Ativar Regras, para que cada tipo de regra possa ser ativado/desativado independentemente.

    Exemplos de Uso:

    Veja as seções a seguir para obter exemplos de regras de Correção de Termo Autorizado usadas para controlar o processamento e os resultados da correção de termo autorizado.

    Ignorar Determinados Registros para Correção de Termo Autorizado

    Se você deseja que uma regra faça com que o serviço Autoridades - Correção de Termo Autorizado ignore a correção para determinados registros, a configuração pode ser inserida conforme mostrado abaixo, com Não aplicar correção de termo autorizado selecionado. Veja Lista de Tarefas de Controle de Autoridades para mais informações.
    Preferred_Term_Correction_Not_Applied_02.png
    Correção de Termo Autorizado Não Aplicada

    Identificar Determinados Registros para Mediação

    Se você deseja que o serviço Autoridades - Correção de Termo Autorizado marque determinados registros para mediação, a configuração pode ser inserida conforme mostrado abaixo, com Aplicar correção de termo autorizado mediada selecionado e marcando LCNAMES (ou outra etiqueta que você criou). Veja Lista de Tarefas de Controle de Autoridades para mais informações.
    Tag Records for Mediation_04_TC.png
    Marcar Registros para Mediação

    Automatizar Seletivamente Determinadas Correções e Identificar Outras para Mediação

    Se você deseja que os cabeçalhos de assuntos sejam corrigidos automaticamente, mas prefere mediar as correções de nomes pessoais, veja os exemplos de regras abaixo.
    Mediate_Personal_Names_04_TC.png
    Mediar Nomes Pessoais
    Os campos vinculados a LCNAMES podem ser corrigidos automaticamente, enquanto os campos vinculados a cabeçalhos de assuntos de medicina (MESH) podem ser identificados para relatórios/revisões mediadas.
    MESH_Identified_for_Mediation_04_TC.png
    MESH Identificado para Mediação

    Lista de Tarefas de Controle de Autoridades

    Com regras de correção de termo autorizado, a Lista de Tarefas de Controle de Autoridades oferece colunas e facetas adicionais (veja Usar Modos e Etiquetas) e opções para aplicar correções (veja Aplicar Alterações para Correções Mediadas na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades). 

    Usar Modos e Etiquetas

    Com as regras de Correção de Termo Autorizado, você pode especificar que as alterações sejam feitas automaticamente ou que sejam identificadas para mediação. As opções na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades oferecem um método para filtrar os registros usando essas especificações. Etiquetas especificadas nas suas regras de correção de termo autorizado também podem ser filtradas na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades. Veja os exemplos abaixo.

    • Modo
      O modo identifica quando as regras foram aplicadas automaticamente ou especificadas para mediação.
      Mode_Column_10.png
      Coluna de Modo
      Mode_Facet_08.png
      Faceta de Modo
    • Etiquetas
      Você pode visualizar e filtrar os relatórios da Lista de Tarefas de Autoridades Controladas com as etiquetas identificadas nas suas regras de correção de termo autorizado.
      Tag_Colulmn_and_Facet_08.png
      Coluna e Faceta de Etiqueta
    Observe que as colunas Modo e Etiqueta estão ocultas por padrão. Para ver essas colunas, selecione o ícone Configuração configure_repostory_list_icon_ux.png, na lista de ações da tabela, para abrir o painel de configuração. Selecione as opções Modo e Etiqueta para adicioná-las à exibição da tabela.
    Mode_and_Tag_Options_02.png
    Opções de Modo e Etiqueta

    Aplicar Alterações para Correções Mediadas na Lista de Tarefas de Controle de Autoridades

    Após revisar as correções mediadas na aba Revisar da Lista de Tarefas de Controle de Autoridades, você pode aplicar as correções aos cabeçalhos bibliográficos que deseja corrigir. Isso faz com que o registro bibliográfico seja corrigido com os dados do registro de autoridade. As correções mediadas podem ser aplicadas da seguinte maneira:

    • Linhas individuais
    Você pode selecionar a ação Aplicar na lista de ações de cada linha da Lista de Tarefas de Controle de Autoridades a qual deseja aplicar as alterações; ou você pode marcar a caixa de seleção no início da linha e, posteriormente, clicar em Aplicar a Selecionados
    • Múltiplas linhas
    Você pode selecionar múltiplos registros, até 100, em várias páginas e usar Aplicar a Selecionados
    Além disso, você pode usar a caixa de seleção da coluna, na linha do cabeçalho, para marcar todas as caixas de seleção da página em que está trabalhando e, depois, clicar em Aplicar a Selecionados. Observe que esta opção não funciona em múltiplas páginas.
    • Todas as linhas mediadas
    Selecione a opção Aplicar a Todos para aplicar as correções mediadas a todas as linhas que aparecem na lista (em todas as páginas).
    • Was this article helpful?