Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Integração do Alma com o Catálogo Central do Aleph

    Translatable
    O perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph é um perfil para catálogos centrais específicos do Aleph. Este perfil deve ser configurado como parte da implementação do Alma e não pode ser configurado sem a aprovação do Suporte da Ex Libris.
    O Alma fornece ferramentas de integração que permitem que você participe de um ambiente compartilhado do catálogo central do Aleph. Com essa funcionalidade, os registros bibliográficos e de coleções físicas e o acervo do nível do item criados no Alma podem ser refletidos no catálogo central do Aleph. Além disso, quando os registros do catálogo central do Aleph com registros equivalentes na base de dados Alma são alterados, os registros do catálogo central do Aleph que foram alterados podem ser recuperados usando o protocolo Z39.50.
    O Alma suporta esta compatibilidade com o catálogo central do Aleph através das seguintes funções do nível da instituição: 
    • Catalogação de cópia do catálogo central para o Alma
    • Contribuição de alterações do Alma para o catálogo central
    • Publicação de acervo do Alma para o catálogo central
    • Importação de alterações do catálogo central para o Alma
    Para trabalhar com o catálogo central do Aleph, tanto o sistema do catálogo quanto cada uma das instituições participantes do Alma devem estar configurados. As seções a seguir definem as etapas necessárias para configurar Aleph e Alma:

    Configurações do Aleph

    Esta seção descreve a configuração que deve ser feita no Aleph para integração de uma instituição do Alma com o catálogo central.
    Para integrar um participante do Alma com o Aleph:
         
    1. Configure as definições do servidor VST:

      1. Insira o seguinte:
        vim $alephe_root/aleph_start.private
        As solicitações serão armazenadas na base de dados definida como vst_library. Por padrão, é a biblioteca USR00 (como definido em aleph_start). Se você deseja usar outra biblioteca, defina-a em aleph_start.private da seguinte maneira:
        setenv vst_library XXXNN
        Normalmente, você deve usar o USR00. Assim, não será necessário uma entrada adicional em aleph_start.private.
        O servidor para a interface de replicação de dados (servidor VST) é executado por padrão na porta 522x. Se você deseja usar outra porta, você pode inseri-la em aleph_start.private:
        setenv VST_SERVER_PORT nnnn
        Por exemplo:
        setenv VST_SERVER_PORT 4711
      2. Insira o seguinte:
        vim $alephe_tab/tab_low_group
        Os IDs do catálogo local são definidos em tab_low_group, Registros Z115 são criados somente se houver um ID de catálogo local Um ID de catálogo local pode representar de 1 a n códigos de sub-biblioteca. Para cada sistema local para o qual você deseja gerar mensagens Z115, você deve definir um código de sub-biblioteca.

        Se uma biblioteca deseja acionar uma mensagem Z115 para o servidor VST independentemente do campo LOW do BIB, defina tab_low_group da seguinte maneira:

        ! 1 2 3 4 5 6 7 !!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-! ALMA ALL

        A configuração acima resulta em uma mensagem toda vez que um registro BIB é atualizado, sem nenhuma dependência na etiqueta LOW.

        Por exemplo:
        ! 1 2 3 4 5 6 7 !!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-! VST01 LOC28 VST02 LOC69 LOC70 LOC75 VST05 LOC75 VST06 VST06
        O ID de catálogo local VST02 contém vários códigos de sub-biblioteca. Se você corrigir um registro BIB da lista VST02 que contém, pelo menos, uma verificação de propriedade, será criado um registro Z115 para correção. Quando é gerada a primeira verificação de propriedade para um registro BIB ou quando a última verificação é excluída, é gerado um registro Z115 para criação ou exclusão.
        Ao corrigir séries ou títulos coletivos, os registros Z115 são criados para todos os IDs do catálogo local. Isso também se aplica a registros de autoridades. Para registros de coleções físicas, a tabela tab_low_group funciona como concordância, pois há sempre um código de sub-biblioteca (OWN) por registro.
        Para Alma:
        ! 1 2 3 4 5 6 7 !!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-! ALMA #####
        Para bibliotecas que usam um link principal-vinculado entre registros, você pode configurar para que, quando um registro BIB vinculado for atualizado, um Z115 seja criado como principal, além do registro Z115 vinculado.
        Para ativar a funcionalidade acima, a coluna 7 em tab_low_group deve estar definida como “Y”.

        Por exemplo:

        ! 1 2 3 4 5 6 7 !!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-!!!!!-! ALMA ##### Y
        Links de registros vinculados são baseados nas definições da tabela ./[bib_library]/tab/tab_relink_link. Portanto, para ativar a funcionalidade Enviar Principal, tab_relink_link deve estar definido com todos os links principais.
        Por exemplo:
        ! 1 2 3 4 5 6 7 8 9 !!!!!-!-!!!-!-!!!!!-!-!!!-!-! 010## a 001 DN Y
      3. Insira o seguinte:
        vim $alephe_unicode/tab_character_conversion_line
        Ao enviar mensagens através do servidor VST, uma conversão de caracteres pode ser ativada. O servidor envia os dados - se nenhuma conversão for definida - como caracteres UNICODE (UTF8). A conversão é atribuída com a entrada "UTF_TO_VST".
        Por exemplo:
        !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-! UTF_TO_VST ##### L line_utf2line_sb unicode_to_8859_1 Y
        Se necessário, outros programas e tabelas de conversão podem ser implementados.
      4. Ative a base de dados VST.
        As solicitações são geradas somente se esta função estiver ativada na base de dados VST. Para fazer isso, você precisa adicionar as seguintes entradas no file_list da base de dados VST e inicializar a tabela Z115 via UTIL A 17/1.
        TAB z115 100K,128K,128K,128K,128K,128K 0K ts0,TS1D,TS1D,TS1D,TS1D,TS1D IND z115_id 100K,128K,128K,128K,128K,128K 0K ts1,TS1X,TS1X,TS1X,TS1X,TS1X
        O tamanho da tabela depende do número de solicitações previstas. As solicitações não são excluídas automaticamente. Elas devem ser excluídas manualmente em intervalos regulares ou arquivadas.
        Além disso, o contador "last-vst-number" deve ser definido via UTIL G / 2. Nenhum prefixo será atribuído e zeros iniciais não devem ser ocultados.
        Assim que o Z115 for estabelecido e o contador relacionado for definido, as solicitações de IDs do catálogo local de tab_low_group serão criadas. Reinicie o servidor VST.
    2. Configure as definições do Z39.50 no z39_server do Aleph

      1. Verifique se a porta está correta em $alephe_tab/z39_server/z39_server.conf.
         
      2. Ambientes MAB:
            Altere o operador “Z39” para ADMIN (Base de dados do usuário) e adicione permissões para a base de dados “MAB01” (aba comum Permitir todos).

        Para ambientes USMARC:
            Altere o operador “Z39” para ADMIN (Base de dados do usuário) e adicione permissões para a base de dados “USM01” (aba comum Permitir todos).
         
      3. Para retornar UTF via Z39, em ./alephe/tab/z39_server/z39_server_MAB01.conf (ou z39_server_USM01.conf), altere o seguinte:
        Ambientes MAB:
        A seção MAB2MARC deve ter uma seção equivalente em tab_expand, e a seção MB2MC deve ter uma seção equivalente em tab_fix.
        • out-record-syntax USMARC
        • out-record-format USMARC
        • out-record-char-conv
        • out-record-expand MAB2MARC
        • out-record-fix MB2MC
        Ambientes USMARC:
        A seção Z39_SERVER deve ter uma seção equivalente em tab_expand, e a seção Z39_server deve ter uma seção equivalente em tab_fix / tab_expand. .
        • out-record-syntax USMARC
        • out-record-format USMARC
        • out-record-char-conv
        • out-record-expand Z39_SERVER
           
      4. Opcionalmente, (somente ambientes MAB) - defina uma nova base para buscas Z39.50 do Alma que use a nova conversão MB2MC, a fim de manter as configurações originais (antiga conversão MAB -> MARC). Veja detalhes nas seções abaixo: Converter MAB para MARC.
         
      5. Opcionalmente, (ambientes USMARC) - defina uma nova base para buscas Z39.50 do Alma que use um novo "Z39_SERVER" expandido, que adiciona o campo 003 com um código predefinido e o campo 035 que contém o Número do sistema do 001 + prefixo do 003. Veja Expandir - Adicionar 003 e 035.
    3. Converter MAB para MARC: (Somente ambientes MAB)

       
      1. Adicione uma nova seção em ./[bib_library]/tab_expand, semelhante ao exemplo a seguir:
        !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> MAB2MARC expand_doc_bib_bib_mab2marc DOWN-MAX=10 MAB2MARC fix_doc_clear DUP-FLD=Y
      2. Adicione uma nova seção na entrada ././[bib_library]/tab_fix (para o Alma), semelhante ao exemplo a seguir:
        !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> MB2MC fixexp_docx_parallel INIT MB2MC fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=I MB2MC expdoc_43obv_bib_bib_mab2marc DN-MAX=10,SRD-MAX=10 MB2MC fix_doc_mab FUNC=OUTPUT,FILE=alma_obvsg.tab_fix_mab.bib_mab2marc MB2MC fix_doc_mab FILE=alma_obvsg.tab_fix_mabaseq.bib_mab2marc MB2MC fix_doc_clear DUP-FLD=Y MB2MC fix_doc_43obvos_recode_ind2tag MB2MC fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=B MB2MC fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBPR1,PTR-FROM=0,PTR-TO=H MB2MC fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=H MB2MC fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=H MB2MC fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBPR2,PTR-FROM=0,PTR-TO=W MB2MC fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=W MB2MC fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.main MB2MC fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBOS1,PTR-FROM=B,PTR-TO=1 MB2MC fixexp_docx_parallel PARFUNC,copyfld,"LDR,LDRMC",PTR-FROM=0,PTR-TO=1 MB2MC fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBOS2,PTR-FROM=1,PTR-TO=2 MB2MC fixexp_docx_parallel PARFUNC,43obvos_catlink,PTR-FROM=0,PTR2FROM=2,PTR-TO=0 MB2MC fix_doc_mab2marc_synind_880lnk MB2MC fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.post_01 MB2MC fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.upd_lnkidn MB2MC fixexp_docx_parallel FIXROUT,MBNOM,PTR-FROM=I,PTR-TO=M MB2MC fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=M MB2MC fix_doc_sort_marc21 USECODE=Y MB2MC fix_doc_clear DUP-FLD=Y MBPR1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.pre_h_fields MBPR2 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.pre_wk_fields MBOS1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.os1 MBOS2 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.os2 MBNOM fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_mab2marc.nomapp
        Em ambientes MAB - esta rotina de correção deve corresponder à rotina de correção usada em $alephe_tab/z39_server/z39_server_MAB01.conf para a linha:
        out-record-fix MB2MC
      3. Em ambientes MAB Defina valores específicos do usuário por meio da tabela de variáveis globais.
        O nome da tabela em $data_tab é tab_globalvar_convtb.m2m.
        Copie a tabela ./mab01/tab/ttt_49bvb.tab_globalvar_convtb.m2m para ./[bib_library]/tab/tab_globalvar_convtb.m2m e altere o Código ISIL do usuário.
    4. Converter MARC para MAB: (Somente ambientes MAB)

      1. Adicione uma nova seção em ./[bib_library]/tab_expand e/ou ./[bib_library]/tab_fix (Para Alma, em MAB01).
        A seção é semelhante ao exemplo a seguir (somente linhas “fix”):
        !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> MC2MB fix_doc_remove_punctuation_usm MC2MB fix_doc_convtb FILE=ttt.tab_fix_convtb.bib_marc2mab.49kobv_p0_tt_pp MC2MB fix_doc_convtb FILE=ttt.tab_fix_convtb.bib_marc2mab.49kobv_p1 MC2MB fix_doc_convtb FILE=ttt.tab_fix_convtb.bib_marc2mab.49kobv_p2 MC2MB fix_doc_clear DUP-FLD=Y MC2MB fix_doc_overlay TMARC2MABI MC2MB fix_doc_sort_mab
      2. Defina a mesclagem do registro de entrada e do registro da BD adicionando uma seção de mesclagem, conforme definido para a rotina fix_doc_overlay em tab_fix.
        Veja a opção template na tabela ./mab01/tab/addon_ttt_m2m.bib.tab_merge.
        Por exemplo, para o TMARC2MABI acima, adicione o seguinte em ./[bib_library]/tab/tab_merge :
        ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> TMARC2MABI merge_doc_overlay 08
      3. Em ./[bib_library]/tab/tab_merge_overlay, adicione as definições de mesclagem. A configuração de mesclagem deve corresponder à definida em tab_merge.
        Veja a opção template na tabela ./mab01/tab/addon_ttt_m2m.bib.tab_merge_overlay.
        Por exemplo, para a definição de mesclagem “08” acima, adicione as seguintes linhas:
        !1 2 3 4 !!-!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ... ! 08 1 N ##### 08 1 Y CAT## 08 1 Y LOW## 08 1 Y OWN## 08 2 Y #####

        Quando o campo LOW estiver definido como oculto em ./[bib_library]/tab/tab_cat_hidden_fields, remova seguinte linha da definição de tab_merge_overlay acima: 

         

        08 1 Y LOW##
    5. Expandir - Adicionar 003 (Prefixo) e 035 (Número do sistema + Prefixo) (ambientes USMARC)

      Em tab_expand, adicione (xxx01 $data_tab):
      ! Z39_SERVER expand_doc_sysno Z39_SERVER fix_doc_do_file_08 alma.fix Z39_SERVER fix_doc_create_035_1 !Z39_SERVER fix_doc_create_035
        O “alma.fix” será definido da seguinte maneira (xxx01 $data_tab/import/ )   :
      ! 2 3 4 5 6 7 8 9 !-!!!!!-!!-!-!!!-!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ! 1 FMT DELETE-FIELD ! Handles system number etc. 1 003## DELETE-FIELD 2 035## DELETE-FIELD-COND Y,$$a(ALM) 2 LDR ADD-FIELD 003 ,L,ALM

      O prefixo - “ALM”, no exemplo acima, também é definido no Alma, no perfil de integração do Aleph.
      Isso é usado para a contribuição do Alma para Aleph por meio do X-service.
    6. Configurar update-doc-alma para X-service:

      1. Em ambientes MAB: Para processar a conversão MARC-MAB no “update-doc-alma” para o X-Service, adicione rotinas de correção na seção “ALMA1” em ./[bib_library]/tab/tab_fix.
        Exemplo de conversão “MARC to MAB” para um Catálogo MAB-ALEPH-Central:
        !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMA1 fixexp_docx_parallel INIT ALMA1 fix_doc_clear DUP-FLD=Y ALMA1 fix_doc_mab2marc_rm_punct_usm ALMA1 fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=M ALMA1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.pre_01 ALMA1 fixexp_docx_parallel COPY,PTR-FROM=0,PTR-TO=O ALMA1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p0_tt_pp ALMA1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p1 ALMA1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.49dnb_p2 ALMA1 fix_doc_convtb FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.post_01 ALMA1 fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.osc",PTR-FROM=O,PTR-TO=O ALMA1 fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=O ALMA1 fixexp_docx_parallel FIXFUNC,fix_doc_convtb,"FILE=alma_obvsg.convtb.bib_marc2mab.nomapp",PTR-FROM=M,PTR-TO=M ALMA1 fixexp_docx_parallel CAT,PTR-FROM=0,PTR2FROM=M ALMA1 fix_doc_char_conv_z GND-UTF-TO-UTF ALMA1 fix_doc_clear DUP-FLD=Y ALMA1 fix_doc_sort ALMA1 fix_doc_overlay ALMA1MC2MB ALMA1 fix_doc_sort
        A seção “fix” pode ser enviada como um parâmetro para o X-service. Nesse caso, cada instituição participante deve ter uma seção definida em tab_fix, com as linhas acima.
        Para habilitar o carregamento de registros com campos longos (mais de 2000 caracteres), adicione a seguinte linha em . /alephe/aleph_start.private
        setenv ENABLE_LONG_FIELDS Y
      2. Para definir a mesclagem do registro de entrada e do registro da BD, adicione uma seção de mesclagem, conforme definido para a rotina fix_doc_overlay em tab_fix. Cada instituição participante pode ter uma seção de mesclagem diferente.
        Por exemplo, para o ALMA1MC2MB acima, adicione o seguinte em ./[bib_library]/tab/tab_merge :
        ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> ALMA1MC2MB merge_doc_overlay AA
      3. Em ./[bib_library]/tab/tab_merge_overlay, adicione as definições de mesclagem. A configuração de mesclagem deve corresponder à definida em tab_merge.
        Por exemplo, para a definição de mesclagem AA, acima, adicione as seguintes linhas:
        !1 2 3 4 !!-!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ... ! For Alma X-service AA 1 N ##### AA 1 Y CAT## AA 1 Y OWN## AA 1 Y OSC## AA 2 Y #####

    7. Configure a carga de informações de coleções físicas (campo LOW do registro BIB)

      Esta seção descreve o carga de informações de Coleções Físicas no Registro bibliográfico, usando o campo LOW.
      1. Para processar a exclusão do campo LOW,
        adicione a seguinte linha em ./[bib_library]/tab/tab_fix com a seção necessária: 
        !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> LOWRM fix_doc_do_file_08 delete_low_fields
      2. Para excluir o campo LOW usando uma rotina de correção, verifique se a tabela ./[bib_library]/tab/import/delete_low_fields contém a seguinte linha:  
    ! 2 3 4 5 6 7 8 9 !-!!!!!-!!-!-!!!-!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 1 LOW## DELETE-FIELD-COND Y,$$uDEL
    • Adicione o índice LOW a ./[bib_library]/tab/tab00.LNG (códigos e nomes do campo):
      ! 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 !-!!!!!-!!!!!-!-!!-!!-!-!---!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! H LOW## IND 07 00 00 LOW - Local Owner
    • Adicione a ordenação LOW em ./[bib_library]/tab/tab_filing (definição de rotinas de ordenação e normalização). A seção de ordenação deve coincidir com a definição em tab00.LNG
      Por exemplo (da tab_filing):
       
      !1 2 3 4 !!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ! * for LOW 07 suppress 07 to_blank - 07 to_lower 07 compress_blank 07 get_subfields a
    • Verifique se a configuração de equivalência em ./[bib_library]/tab/tab_match contém a seguinte linha:
      ! 1 2 3 !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ALM match_doc_gen TYPE=IND,TAG=001,CODE=IDN ...
    • Adicione a seguinte linha a ./[bib_library]/tab/tab_merge:
      ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> LOADHOL merge_doc_alma_overlay 09
    • Adicione as seguintes linhas a ./[bib_library]/tab/tab_merge
      !1 2 3 4 5 6 7 !!-!-!-!-!!!!!-!-!!!!!!!!!!!> ! Alma load holdings 09 1 # Y ##### 09 1 # U LOW## 09 2 # N ##### 09 2 # Y LOW##
    • Para carregar informações de coleções físicas do Alma para o Aleph, adicione as seguintes linhas a ./alephe/tab/job_list.
      Isso carregará alterações do Alma diariamente: 
      ! 2 3 4 5 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!> ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! !Load holdings W2 12:35:00 N untar-alma csh -f /exlibris/aleph/a23_3/aleph/proc/untar_files /exlibris/aleph/alma/bvb/ /exlibris/aleph/a23_3/mab01/scratch alma_inventory W2 08:56:00 Y MAB01 p_file_02 MAB01,all_alma_inventory,all_alma_inventory.seq,06, W2 08:56:00 Y MAB01 p_manage_36 MAB01,all_alma_inventory.seq,all_alma_inventory.seq.new,all_alma_inventory.seq.upd,all_alma_inventory.seq.dup,IDN, W2 08:56:00 Y MAB01 p_manage_18 MAB01,all_alma_inventory.seq.upd,all_alma_inventory.seq.upd.rejected,all_alma_inventory.seq.upd.doc_log,OLD,,,FULL,MERGE,M,,LOADHOL, W2 08:56:00 Y MAB01 p_manage_18 MAB01,all_alma_inventory.seq.new,all_alma_inventory.seq.new.rejected,all_alma_inventory.seq.new.doc_log,NEW,,,FULL,MERGE,M,,LOADHOL, W2 08:56:00 Y MAB01 p_manage_37 MAB01,DOC_LIST,b_manage_36,000000000,000000000,manage_37.out,LOWRM,Y,MASTER,
      Isto realiza o seguinte:
      1. O script “untar-alma” é executado, descompacta o arquivo do Alma publicado e move-o para $data_scratch (em [bib_library]).
      2. O p_file_02 converte o arquivo XML do MARC do Alma em um arquivo Aleph Sequential.
      3. O p_manage_36 é executado e localiza o registro equivalente do Aleph na BD central.
      4. O p_manage_18 é executado duas vezes:
        • Para mesclar os registros equivalentes com registros do Aleph usando a rotina de mesclagem “LOADHOL
        • Para inserir novos registros no Aleph
      5. O p_manage_37 exclui os campos LOW usando a rotina de correção LOWRM
    • Defina o primeiro parâmetro (“W2”) em job_list.conf para ser executado nos dias que o Alma publica as informações de coleções físicas.
    • Substitua mab01 pelo seu [bib_library].
    • Substitua os parâmetros de untar_files pelo caminho correto do seu ambiente.
    • Configure a carga de informações de registros de coleções físicas:
      Esta seção descreve o carregamento de registros de coleções físicas para a base de dados HOL.
      1. Verifique se o índice "001" existe em ./[hol_library]/tab/tab11_ind.
        Por exemplo:
        ! 1 2 3 4 5 6 7 8 !!!!!-!!!!!-!-!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!-! 001 IDN
      2. Verifique se a configuração de equivalência em ./[hol_library]/tab/tab_match contém a seguinte linha:
        ! 1 2 3 !!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! HOL match_doc_uid I-IDN ...
      3. Adicione a seguinte linha a ./[hol_library]/tab/tab_merge:
        ! 1 2 3 !!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!> LOADMABHOL merge_doc_overlay 07
      4. Adicione as seguintes linhas a ./[hol_library]/tab/tab_merge_overlay
        !1 2 3 4 !!-!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 07 2 C ##### 07 1 Y #####
      5. Adicione um novo arquivo de configuração ./[hol_library]/tab/import/fix_alma_001 com as seguintes linhas: 
        ! 2 3 4 5 6 7 8 9 !-!!!!!-!!-!-!!!-!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!! 1 001 CHANGE-SUBFIELD ,a
      6. Registros de Coleções Físicas novos ou atualizados:
        Adicione as seguintes linhas a ./alephe/tab/job_list para carregar as coleções físicas novas ou atualizadas do Alma para Aleph.
        Isso carregará alterações do Alma diariamente:
        Presume-se que o arquivo publicado esteja localizado no servidor do Aleph.
        Se não estiver, transfira-o do servidor FTP usando um utilitário de FTP ou um comando, como o seguinte:
        wget --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/Pub_Aleph_mab_hol_..._new.xml.tar.gz
        acréscimo ao job_list:
        ! 2 3 4 5 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!> ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! ... !Alma load holdings !Load holdings W2 10:02:00 N move-prev-alma-hol csh -f /exlibris/aleph/a23_3/aleph/proc/move_files /exlibris/aleph/a23_3/mab60/scratch /exlibris/aleph/a23_3/mab60/scratch/backup pub_aleph_mab_hol W2 10:03:00 N untar-alma-hol csh -f /exlibris/aleph/a23_3/aleph/proc/untar_files /exlibris/aleph/load_holdings /exlibris/aleph/a23_3/mab60/scratch pub_aleph_mab_hol W2 10:04:00 Y MAB60 p_file_02 MAB60,all_new_pub_aleph_mab_hol,all_pub_aleph_mab_hol_pre.seq,06, W2 10:05:00 Y MAB60 p_file_08 MAB60,all_pub_aleph_mab_hol_pre.seq,all_pub_aleph_mab_hol.seq,all_pub_aleph_mab_hol_pre.rej,fix_alma_001 W2 10:06:00 Y MAB60 p_manage_36 MAB60,all_pub_aleph_mab_hol.seq,all_pub_aleph_mab_hol.seq.new,all_pub_aleph_mab_hol.seq.upd,all_pub_aleph_mab_hol.seq.dup,HOL, W2 10:08:00 Y MAB60 p_manage_18 MAB60,all_pub_aleph_mab_hol.seq.new,all_pub_aleph_mab_hol.seq.new.rejected,all_pub_aleph_mab_hol.seq.new.doc_log,NEW,,,FULL,MERGE,M,,LOADMABHOL, W2 10:10:00 Y MAB60 p_manage_18 MAB60,all_pub_aleph_mab_hol.seq.upd,all_pub_aleph_mab_hol.seq.upd.rejected,all_pub_aleph_mab_hol.seq.upd.doc_log,OLD,,,FULL,MERGE,M,,LOADMABHOL,
        Isto realiza o seguinte:
        1. O script move_files é executado e limpa/move os arquivos de entrada gerados na execução anterior.
        2. O script “untar-alma” é executado, descompacta o arquivo do Alma publicado e o move para $data_scratch (em [hol_library]).
        3. O p_file_02 converte o arquivo XML do MARC do Alma em um arquivo Aleph Sequential.
        4. O p_file_08 adiciona o subcampo "a” à etiqueta “001”
        5. O p_manage_36 é executado e localiza o registro equivalente do Aleph na BD central.
        6. O p_manage_18 é executado duas vezes:
          • Para mesclar os registros equivalentes com registros do Aleph usando a rotina de mesclagem “LOADHOL
          • Para inserir novos registros no Aleph
      7. Defina o primeiro parâmetro (“W2”) em job_list.conf para ser executado nos dias em que o Alma publica as informações de coleções físicas.
      8. Substitua mab60 pelo seu [hol_library].
      9. Substitua os parâmetros de untar_files pelo caminho correto do seu ambiente.
      10. Excluir registros de coleções físicas:
        Adicione as seguintes linhas a ./alephe/tab/job_list para excluir coleções físicas do Alma no Aleph.
        Isso carregará alterações do Alma diariamente:
        Presume-se que o arquivo publicado esteja localizado no servidor do Aleph. Se não estiver, transfira-o do servidor FTP usando um utilitário de FTP ou um comando, como o seguinte:
        wget --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/Pub_Aleph_mab_hol_..._del.xml.tar.gz
        acréscimo ao job_list:
        !Alma delete holdings !Delete holdings !W2 13:00:00 N untar-alma csh -f /exlibris/aleph/a23_2/aleph/proc/untar_files /exlibris/aleph/load_holdings /exlibris/aleph/a23_2/mab60/scratch pub_aleph_mab_hol W2 11:23:00 Y MAB60 p_file_02 MAB60,all_delete_pub_aleph_mab_hol,all_del_pub_aleph_mab_hol_pre.seq,06, W2 11:23:00 Y MAB60 p_file_08 MAB60,all_del_pub_aleph_mab_hol_pre.seq,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq,all_del_pub_aleph_mab_hol_pre.rej,fix_alma_001 W2 11:23:00 Y MAB60 p_manage_36 MAB60,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.new,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.upd,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.dup,HOL, W2 11:23:00 Y MAB60 p_manage_18 MAB60,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.upd,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.upd.rejected,all_del_pub_aleph_mab_hol.seq.upd.doc_log,OLD,,,FULL,DELDOC,M,,LOADMABHOL,
        Isto realiza o seguinte:
        1. O script “untar-alma” é executado, descompacta o arquivo publicado pelo Alma de tipo excluído e o move para $data_scratch (em [hol_library]).
        2. O p_file_02 converte o arquivo XML do MARC do Alma em um arquivo Aleph Sequential.
        3. O p_file_08 adiciona o subcampo "a” à etiqueta “001”
        4. O p_manage_36 é executado e localiza o registro equivalente do Aleph na BD central.
        5. O p_manage_18 exclui os registros equivalentes do Aleph (nenhuma equivalência = erro).
      11. Defina o primeiro parâmetro (W2) em job_list.conf para ser executado nos dias em que o Alma publica as informações de coleções físicas.
      12. Substitua mab60 pelo seu [hol_library].
      13. Substitua os parâmetros de untar_files pelo caminho correto do seu ambiente.
    • Configurar carga de informações de itens:
      Esta seção descreve o processo de Criação de Itens no Aleph Center (manage-60).
      1. Na base de dados BIB, crie o seguinte diretório. Coloque os arquivos tar dos itens a serem carregados neste diretório.
        mkdir ./[BIB library]/items_to_center
        Os arquivos neste diretório devem ser arquivos tar compactados, terminados em tar.gz. Quando o nome do arquivo contiver a palavra new, os itens no arquivo serão carregados como itens novos/atualizados. Quando o nome do arquivo contiver a palavra delete, os itens no arquivo serão processados como itens excluídos.
      2. Adicione as seguintes linhas para carregar itens novos, atualizados ou excluídos do Alma para o Aleph:
        Presume-se que o arquivo publicado esteja localizado no servidor do Aleph. Se não estiver, transfira-o do servidor FTP usando um utilitário de FTP ou um comando, como o seguinte:
        wget --ftp-user=USER --ftp-password='PASSWORD' ftp://ftp.exlibris.co.il/Aleph/Pub_Aleph_mab_hol_..._new.xml.tar.gz
        acréscimo ao job_list:
        ! 2 3 4 5 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!> ! 2 3 4 5 6 7 !!-!!!!!!!!-!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-!!!!!! !Alma load items W2 10:10:00 Y MAB01 p_manage_60 MAB01
        O serviço pode ser configurado para ser executado várias vezes ao dia definindo linhas adicionais do serviço p_manage_60 com diferentes horários de execução.

    Configurações do Alma

    Esta seção descreve a configuração que deve ser feita no Alma para integração de uma instituição com o catálogo central do Aleph.

    Configurar o Perfil de Integração do Catálogo Central para o Aleph

    Para usar um catálogo central do Aleph, você deve configurar um perfil de Integração do Catálogo Central.
    Para configurar um perfil de Integração do Catálogo Central:
    1. Na página da Lista de Perfis de Integração (Menu de Configuração > Geral > Sistemas Externos > Perfis de Integração), selecione Adicionar Perfil de Integração.
    2. Insira um Código e um Nome para o perfil de integração.
    3. Selecione Integração do Catálogo Central na lista dropdown Tipo de Integração.
    4. Selecione Aleph como o tipo em Sistema.
    5. Selecione Próximo. A próxima página da configuração do Perfil de Integração aparecerá.

      Central_Catalog_Integration_16_TC_newUI.png

      Integração do Catálogo Central
    6. Preencha os campos de acordo com a tabela a seguir:
      Integração do Catálogo Central
      Campo Descrição
      Sistema de Catálogo Central
      Sistema Selecione Aleph como o tipo de sistema de catálogo central que você está configurando.
      • Você deve selecionar Sistema > Aleph nesta página, mesmo que você já tenha selecionado na primeira página.
      • Somente um perfil de Integração do Catálogo Central pode ser configurado por instituição.
      Configuração de Contribuição (configuração do servidor de contribuição)
      Servidor O endereço de IP do catálogo central do Aleph.
      Porta A porta do catálogo central do Aleph
      Biblioteca A base de dados do Aleph na qual o documento será atualizado.
      Prefixo do Número do Sistema O prefixo do número do sistema único da biblioteca (por exemplo, DE-604).
      Rotina de correção no catálogo central
      Insira a rotina de correção a ser usada pelo Aleph.
      Nome de Usuário O nome de usuário do Aleph.
      Senha A senha do Aleph.
      Permitir Exclusão

      Selecione para habilitar a exclusão de registros no catálogo central.

      Quando a opção "Contribuir automaticamente para o catálogo central" é selecionada (veja abaixo), ao excluir um registro gerenciado centralmente no Editor de Metadados, ele é excluído da Área da Rede e do Aleph (em ambos os sistemas, a exclusão só acontece se nenhum dos dois impedi-la). 

      Contribuir automaticamente para o catálogo central

      Esta caixa de seleção está disponível somente quando a instituição é participante de uma Área da Rede.

      Ao salvar um registro gerenciado centralmente no Editor de Metadados, selecione-a para atualizar o registro no Catálogo Central do Aleph assim como na Área da Rede.  

      Se esta caixa de seleção não estiver selecionada, o registro será salvo na Área da Rede, mas não no Catálogo Central do Aleph. Nesse caso, o catalogador deve ativar a ação "Contribuir registro para o Catálogo Central" para salvar o registro no Catálogo Central do Aleph. Como somente registros gerenciados centralmente são atualizados no Catálogo Central do Aleph, a ação "Contribuir registro para o Catálogo Central também deve ser usada para registros que não são gerenciados centralmente (registros recém-criados e registros existentes sem o identificador 035).

      Configuração de Alterações de Registros do Catálogo Central (configuração do servidor VST)
      Servidor O endereço de IP do servidor VST no catálogo central do Aleph.
      Porta A porta do catálogo central do Aleph para enviar a chamada TCP/IP.
      ID de catálogo local Usado para identificar a biblioteca no Aleph.
      Nome de Usuário O nome de usuário a ser enviado ao catálogo central do Aleph.
      Senha A senha que será enviada ao catálogo central do Aleph.
      Ativo Selecione Ativo para que o perfil de importação esteja ativo ou Inativo para que esteja inativo.
      Agendar
      Para agendar o processo de importação, selecione um agendamento na lista dropdown. As opções disponíveis são:
      • Não agendado
      • A cada 12 horas, iniciando às 11:00
      • A cada 6 horas, iniciando às 05:00
      • Por hora
      Quando este serviço é executado, o bloqueio dos registros em edição é ignorado e os registros são importados.
      Códigos das Bibliotecas de Bibliográficos (Separados por vírgula) Digite os códigos das bibliotecas do Aleph que contêm os registros bibliográficos (separados por vírgula).
      ID do último Harvest
      Este campo é preenchido após a primeira execução bem-sucedida do processo, indicando este ponto inicial na próxima execução. Você pode editar esse valor se quiser recuperar dados de um ID de registro específico.
      Selecionar rotina de mesclagem
      Quando os registros são redirecionados, você pode escolher como o registro antigo será mesclado com o novo. Selecione uma rotina de mesclagem com base nas regras de mesclagem definidas por sua instituição. Por exemplo:
      • Sobrepor todos os campos exceto os locais
      • Substituir 245 e 035 OCoLC, se existirem
      • Cabeçalhos de assuntos condicionais
      • Manter somente valor antigo
      Para informações sobre como configurar o Alma para extrair um identificador do registro secundário e usá-lo no registro principal ao mesclar registros, veja Configurar Campos de Redirecionamento de BIB.
      Ação para registro não preferido durante mesclagem
      Selecione uma das opções Excluir, Ocultar ou Manter, para indicar como o registro secundário (não preferido) de uma mesclagem de registros (no catálogo central do Aleph) deve ser processado quando sincronizado com os registros na base de dados do Alma.
      Atualizar número de chamada do registro de preferência durante a mesclagem
      Selecione esta opção para indicar que, quando os registros são mesclados no catálogo central do Aleph e, posteriormente, sincronizados com a base de dados do Alma (quando o serviço do catálogo central do Aleph é executado), o número de chamada das coleções físicas deve ser atualizado no registro de preferência que permanece na base de dados do Alma.
      Executar Clique para iniciar o processo. O processo envolve:
      1. Obter IDs hbz através do servidor VST,
      2. Buscar registros completos através do servidor z39,
      3. Carregar estes registros para o Alma através da Importação de metadados.
      Configuração de Recuperação de Dados (Z39.50)
      Servidor O endereço de IP do catálogo central do Aleph.
      Porta A porta do catálogo central do Aleph para enviar as chamadas de Z39.50.
      Base A base de dados do Aleph para enviar a consulta Z39.50.
      Atributo de Busca O identificador único da localização do número do sistema no catálogo central (equivalente ao campo MARC 001).
      Nome de Usuário O nome de usuário a ser enviado ao catálogo central do Aleph para z39.50.
      Senha A senha a ser enviada ao catálogo central do Aleph para z39.50.
      Perfil de Importação do Repositório
      Selecione o perfil de importação do repositório no qual a importação bibliográfica é baseada. O perfil de importação deve especificar, principalmente, a equivalência do prefixo do catálogo central do Aleph. Veja Configurar o Perfil de Importação para o Perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph para mais informações.
      Rotina de Mesclagem para Catalogação de Cópia
      Nas regras de mesclagem definidas por sua instituição, selecione uma rotina de mesclagem para catalogação de cópia. Essas regras abordam algumas das seguintes considerações de mesclagem ao executar a catalogação de cópia:
      • Sobrepor todos os campos exceto os locais
      • Substituir 245 e 035 OCoLC, se existirem
      • Cabeçalhos de assuntos condicionais
      • Manter somente valor antigo
      Essa rotina de mesclagem determina como o registro externo será mesclado com o existente ao fazer a catalogação de cópia.
      Veja Trabalhando com Regras de Mesclagem para mais informações.
    7. Selecione Salvar.
    Veja Sistemas Externos para mais informações sobre a configuração de perfis de integração do sistema externo.

    Configurar o Perfil de Importação para o Perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph

    Os registros bibliográficos alterados no catálogo central do Aleph e que são relevantes para sua instituição do Alma são importados usando um perfil de importação do Alma configurado para essa finalidade. O perfil de importação criado é especificado no parâmetro Perfil de Importação do Repositório no perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph (veja Perfil de Importação do Repositório).
    Crie um novo perfil de importação do Alma usando as etapas para criar um perfil de importação de tipo Repositório (veja Repositório) e as instruções de configuração abaixo específicas para catálogo central do Aleph.
    Na seção Detalhes do Perfil, selecione as seguintes opções:
    • Sistema de origem - Na lista dropdown, selecione o sistema de origem do catálogo da rede do Aleph.
    • Protocolo de importação - Selecione Fazer Upload de Arquivo(s).
    • Formato físico da fonte - Selecione XML.
    • Formato fonte - Selecione Bibliográfico MARC 21.
    • Status - Selecione Ativo.
    • Padrões de nome do arquivo - Você pode deixar esta opção em branco.
    • Equivalência de conversão - Selecione Não.
    • Formato destino - Selecione Bibliográfico MARC 21.
    Import_Profile_Details_for_Importing_From_the_Aleph_Central_Catalog_02_TC.png
    Seção Detalhes do Perfil de Importação para Importação do Catálogo Central do Aleph
    Nas seções Perfil de Equivalência, Ações de Equivalência, Processamento Automático de Múltiplas Equivalências e Nenhuma Equivalência, selecione/insira as opções descritas abaixo:
    Seção do Perfil de Equivalência
    • Métodos de equivalência de periódicos - Selecione o Método de Equivalência de 035 (Identificador de Outro Sistema).
    • Prefixo do Identificador do Sistema (para métodos de equivalência de periódicos) - insira o código ISIL (International Standard Identifier for Libraries and Related Organizations) da biblioteca do catálogo central do Aleph. Isso corresponde ao número do sistema no campo MARC 035 com o qual é feita a equivalência.
    • Método de equivalência de não periódicos - Selecione o Método de Equivalência de 035 (Identificador de Outro Sistema).
    • Prefixo do Identificador do Sistema (para métodos de equivalência de não periódicos) - insira o código ISIL (International Standard Identifier for Libraries and Related Organizations) da biblioteca do catálogo central do Aleph. Isso corresponde ao número do sistema no campo MARC 035 com o qual se faz a equivalência.
    Ações de Equivalência
    • Método de processamento - Selecione Automático.
    • Quando equivalente - Selecione Mesclar.
    Ações de Equivalência - Mesclar/Sobrepor
    • Método de mesclagem - Selecione o método de mesclagem relevante. Selecionar Sobrepor todos os campos exceto os locais salva todos os campos locais e substitui todos os outros campos pelo registro do catálogo central do Aleph.
    • Selecione as seguintes ações:
      • Permitir exclusão de registro bibliográfico (se os registros excluídos no catálogo central Aleph devem ser excluídos da instituição do Alma)
      • Desfazer link dos registros bibliográficos com a área da comunidade
      • Não sobrescrever/mesclar registro com versão mais antiga - Desabilitado
    Processamento Automático de Múltiplas Equivalências
    • Selecione a opção Dar preferência para registro com o mesmo tipo de acervo (eletrônico/físico).
    Nenhuma Equivalência
    • Selecione a opção Importar para o parâmetro Em caso de nenhuma equivalência.

    Import_Profile_Details_for_Matching_Records_from_the_Aleph_Central_Catalog_02_TC_newUI.png

    Detalhes do Perfil de Importação para Registros Equivalentes

    Configurar Perfis de Publicação para Integração com o Catálogo Central do Aleph

    Os perfis de publicação devem ser configurados para publicar informações de acervo da instituição do Alma no catálogo central do Aleph. Para que a integração funcione, a disponibilidade deve ser publicada. Opcionalmente, informações sobre itens e coleções físicas podem ser publicadas. Para compartilhar informações de disponibilidade, de coleções físicas e de itens, devem ser criados três perfis de publicação, um para cada tipo. Consulte Publicação e Enriquecimento de Acervo (Publicação Geral) para ver as etapas de criação de um perfil de publicação e veja as seguintes seções que descrevem as especificações de configuração para integração com o catálogo central do Aleph:
    Os pré-requisitos para seus perfis de publicação incluem um conjunto, regras de normalização e um processo para cada regra (veja abaixo).

    Conjunto

    Ao criar um perfil de publicação, seus parâmetros exigem que você especifique um conjunto para publicação. Antes de configurar seus perfis de publicação, crie um conjunto usando os seguintes critérios da busca avançada no repositório:
    • Localizar - Todos títulos
    • Marcação de Oculto - condição = Não
    • Número em Outro Sistema - condição = <código ISIL>
    Set_for_Publishing_to_the_Aleph_Central_Catalog_04_TC.png
    Conjunto para Publicação no Catálogo Central do Aleph

    Regras de Normalização

    Regras de normalização devem ser criadas para os perfis de publicação de disponibilidade, de coleções físicas e de itens. Veja exemplos abaixo e a seção Trabalhando com Processos de Normalização para instruções.
    O seguinte exemplo de regra de normalização é para o perfil de publicação de disponibilidade:
    Normalização do Campo LOW
    Exemplo de Normalização do Campo LOW:
    rule "Move Aleph BIB ID to 001"
    priority 6
    when
    (exists "035.a.(<ISIL code>)*")
    then
    removeControlField "001"
    removeField "900" if (exists "900")
    copyField "035.a" to "900.a" if (exists "035.a.*<ISIL code>*")
    copyControlField "900.a" to "001"
    replacecontrolcontents "001.{0,8}" with ""
    end
    rule "Combine 852"
    priority 5
    when
    (exists "852")
    then
    combineFields "852" excluding "a"
    end
    rule "Add Library code to LOW field when 852 exist"
    priority 4
    when
    (exists "852")
    then
    addField "LOW.a.<library code> " if (not exists "LOW.a.<library code>")
    end
    rule "Add Delete tag to 852.u for deleted BIB"
    priority 3
    when
    (existsControl "LDR.{5,1}.d")
    then
    addField "LOW.a.<library code>" if (not exists "LOW.a.<library code>")
    replacecontents "LOW.u" with "DEL" if (exists "LOW.u")
    addSubField "LOW.u.DEL" if (not exists "LOW.u")
    end
    rule "Add Delete tag & Library code when there is no 852"
    priority 2
    when
    (not exists "852")
    then
    addField "LOW.a.<library code>" if (not exists "LOW.a.<library code>")
    addSubField "LOW.u.DEL" if (not exists "LOW.u")
    end
    rule "Remove all BIB fields but 001 & LOW"
    priority 1
    when
    (TRUE)
    then
    removeControlField "002"
    removeControlField "003"
    removeControlField "004"
    removeControlField "005"
    removeControlField "006"
    removeControlField "007"
    removeControlField "008"
    removeControlField "009"
    removeField "01*"
    removeField "02*"
    removeField "03*"
    removeField "04*"
    removeField "05*"
    removeField "06*"
    removeField "07*"
    removeField "08*"
    removeField "09*"
    removeField "1*"
    removeField "2*"
    removeField "3*"
    removeField "4*"
    removeField "5*"
    removeField "6*"
    removeField "7*"
    removeField "8*"
    removeField "9*"
    end
    O seguinte exemplo de regra de normalização é para o perfil de publicação de coleções físicas:
    Normalização de Coleções Físicas
    Exemplo de Normalização de Coleções Físicas
    rule "Delete 852 when 852.8 doesn't exist"
    priority 7
    when
    (exists "852")
    then
    removeField "852" if (not exists "852.8")
    end
    rule "Move Aleph BIB ID to 012.a"
    priority 6
    when
    (exists "035.a.(<ISIL code>)*")
    then
    copyField "035.a" to "012.a" if (exists "035.a.*<ISIL code>*")
    replaceContents "012.a.(<ISIL code>)" with ""
    end
    rule "Add Library code to 012 $l"
    priority 5
    when
    (TRUE)
    then
    addField "012.l.<library code>"
    end
    rule "Convert holdings Marc to Mab when 852 exist"
    priority 4
    when
    (exists "852")
    then
    removeControlField "001"
    copyControlField "852.8" to "001"
    copyField "852.a" to "200.b" if (exists "852.a")
    copyField "852.b" to "OWN.a" if (exists "852.b")
    copyField "852.c" to "200.g" if (exists "852.c")
    copyField "852.h" to "200.f" if (exists "852.h")
    end
    rule "Remove BIB LDR only if holdings LDR lies in 009"
    priority 3
    when
    existsControl "009"
    then
    removeControlField "LDR"
    changecontrolField "009" to "LDR"
    end
    rule "Remove all BIB fields but 001 & 012"
    priority 2
    when
    (TRUE)
    then
    removeControlField "002"
    removeControlField "003"
    removeControlField "004"
    removeControlField "005"
    removeControlField "006"
    removeControlField "007"
    removeControlField "008"
    removeControlField "009"
    removeField "01*" if (not exists "012")
    removeField "02*"
    removeField "03*"
    removeField "04*"
    removeField "05*"
    removeField "06*"
    removeField "07*"
    removeField "08*"
    removeField "09*"
    removeField "1*"
    removeField "2*" if (not exists "200")
    removeField "3*"
    removeField "4*"
    removeField "5*"
    removeField "6*"
    removeField "7*"
    removeField "8*"
    removeField "9*"
    end
    rule "Combine 012 & 200"
    priority 1
    when
    (TRUE)
    then
    combineFields "012" excluding ""
    combineFields "200" excluding ""
    end
    O seguinte exemplo de regra de normalização é para o perfil de publicação de itens:
    Normalização de Itens
    Exemplo de Normalização de Itens:
    rule "Move Aleph BIB ID to 001"
    priority 2
    when
    TRUE
    then
    removeControlField "001"
    copyField "035.a" to "999.a" if (exists "035.a.*<ISIL code>*")
    replacecontents "999.a.(<ISIL code>)" with ""
    copycontrolField "999.a" to "001"
    end
    rule "Remove all BIB fields but 001"
    priority 1
    when
    (TRUE)
    then
    removeControlField "002"
    removeControlField "003"
    removeControlField "004"
    removeControlField "005"
    removeControlField "006"
    removeControlField "007"
    removeControlField "008"
    removeControlField "009"
    addControlField "009.<library code>"
    removeField "01*"
    removeField "02*"
    removeField "03*"
    removeField "04*"
    removeField "05*"
    removeField "06*"
    removeField "07*"
    removeField "08*"
    removeField "09*"
    removeField "1*"
    removeField "2*"
    removeField "3*"
    removeField "4*"
    removeField "5*"
    removeField "6*"
    removeField "7*"
    removeField "8*"
    removeField "9*"
    end

    Processo

    Para cada regra de normalização, você deve criar um processo que poderá ser selecionado na lista dropdown Corrigir dados utilizando regras de normalização no perfil de publicação que você criou. Veja Trabalhando com Processos de Normalização para mais informações.
    Para os processos que você criar para trabalhar com o catálogo central do Aleph, você deve especificar o seguinte:
    • Entidade de Negócio - Selecione Título bibliográfico.
    • Tipo - Selecione Normalização de bibliográfico MARC 21.
    • Processo - Selecione MarcDroolNormalization.
    • Chave do Arquivo de Drools - Selecione o nome da regra de normalização que você criou.
    Veja nas capturas de tela abaixo um exemplo do processo criado para a regra de normalização de disponibilidade.

    Process_Configuration_General_Information_02_TC_newUI.png

    Configuração do Processo - Informações Gerais

    Process_Configuration_Selected_Process_02_TC_newUI.png

    Configuração do Processo - Processo Selecionado

    Process_Configuration_Drools_File_Key_02_TC_newUI.png

    Configuração do Processo - Chave do Arquivo de Drools

    Configurar Publicação de Disponibilidade

    Para o perfil de publicação de disponibilidade que você criar para usar com o catálogo central do Aleph, adicione um Perfil Geral com as seguintes especificações:
    Etapa 1 do Assistente
    • Insira um nome para o perfil.
    • Selecione uma das opções de agendamento diário na lista dropdown.
    • Especifique o nome do conjunto que você criou anteriormente para o perfil de publicação.
    • Selecione o Nível bibliográfico para o parâmetro Publicar em.
    • Selecione Bibliográfico MARC 21 como formato de saída.
    • Selecione o modo de publicação Incremental.
    • Selecione FTP para o protocolo de publicação. Veja Configurar Conexões S/FTP para instruções sobre como configurar uma conta FTP.
    Availability_Publishing_Profile_Wizard_Step_1_04_TC.png
    Etapa 1 do Assistente do Perfil de Publicação de Disponibilidade
    Etapa 2 do Assistente
    • Selecione a regra de normalização do campo LOW que você criou para o perfil de publicação de disponibilidade na lista dropdown Corrigir os dados utilizando regras de normalização.
    • Selecione Adicionar Informações de Coleções Físicas e mapeie a etiqueta de coleções físicas 852 para uma etiqueta bibliográfica 852.
    • Selecione Adicionar Informações de Portfólio Eletrônico e especifique:
      • Mapeamento para o 852 como um campo repetível
      • Mapeamento do PID do portfólio para $8
      • Mapeamento da biblioteca para $b
    • Selecione Adicionar Informações da Representação Digital e especifique:
      • Mapeamento para o 852 como um campo repetível
      • Mapeamento do identificador interno (PID) para $8
      • Mapeamento da biblioteca para $b

    Availability_Publishing_Profile_Wizard_Step_2_02_TC_newUI.png

    Etapa 2 do Assistente do Perfil de Publicação de Disponibilidade

    Configurar Publicação de Coleções Físicas

    Para o perfil de publicação de coleções físicas definido para uso com o catálogo central do Aleph, adicione um Perfil Geral com as seguintes especificações:
    Etapa 1 do Assistente
    • Insira um nome para o perfil.
    • Selecione uma opção de agendamento na lista dropdown.
    • Especifique o nome do conjunto que você criou anteriormente para o perfil de publicação.
    • Selecione o Nível de Coleções Físicas/Portfólio/Representação para o parâmetro Publicar em.
    • Selecione Bibliográfico MARC 21 como formato de saída.
    • Selecione o modo de publicação Incremental.
    • Selecione FTP para o protocolo de publicação. Veja Configurar Conexões S/FTP para instruções sobre como configurar uma conta FTP.
    Holdings_Publishing_Profile_Wizard_Step_1_02_TC.png
    Etapa 1 do Assistente do Perfil de Publicação de Coleções Físicas
    Etapa 2 do Assistente
    • Selecione a regra de normalização que você criou para o perfil de publicação de coleções físicas na lista dropdown Corrigir os dados utilizando regras de normalização.
    • Selecione Adicionar Informações de Coleções Físicas e mapeie:
      • a etiqueta do 852 de coleções físicas para uma etiqueta 852 no bibliográfico
      • o LDR para a etiqueta bibliográfica 009
    • Selecione Adicionar Informações de Portfólio Eletrônico e especifique:
      • Mapeamento para o 852 como um campo repetível
      • Mapeamento do PID do portfólio para $8
      • Mapeamento da biblioteca para $b
    • Selecione Adicionar Informações da Representação Digital e especifique:
      • Mapeamento para o 852 como um campo repetível
      • Mapeamento do identificador interno (PID) para $8
      • Mapeamento da biblioteca para $b

    Holdings_Publishing_Profile_Wizard_Step_2_02_TC_newUI.png

    Etapa 2 do Assistente do Perfil de Publicação de Coleções Físicas

    Configuração da Publicação de Itens

    Para o perfil de publicação de itens que você criar para usar com o catálogo central do Aleph, adicione um Perfil Geral com as seguintes especificações:
    Etapa 1 do Assistente
    • Insira um nome para o perfil.
    • Selecione uma opção de agendamento na lista dropdown.
    • Especifique o nome do conjunto que você criou anteriormente para o perfil de publicação.
    • Selecione o Nível do Item/Portfólio para o parâmetro Publicar em.
    • Selecione Bibliográfico MARC 21 como formato de saída.
    • Selecione o modo de publicação Incremental.
    • Selecione FTP para o protocolo de publicação. Veja Configurar Conexões S/FTP para instruções sobre como configurar uma conta FTP.
    Items_Publishing_Profile_Wizard_Step_1_12.png
    Etapa 1 do Assistente do Perfil de Publicação de Itens
    Etapa 2 do Assistente
    • Selecione a regra de normalização de itens que você criou para o perfil de publicação de coleções físicas na lista dropdown Corrigir os dados utilizando regras de normalização.
    • Selecione Adicionar Informações de Itens e especifique:
      • Mapeamento para o campo ITM como um campo repetível
      • Mapeamento do subcampo de PID do Item para $a
      • Mapeamento do subcampo de Política de Item para $d
      • Mapeamento do subcampo de Descrição para $e
      • Mapeamento do subcampo de Biblioteca permanente para $g
      • Mapeamento do subcampo de Número de tombo para $k
      • Mapeamento do subcampo de Código de barras para $b
      • Mapeamento do subcampo de Tipo de material para $c
      • Mapeamento do subcampo de Tipo de processo para $f
      • Mapeamento do subcampo de Localização permanente para $n
      • Mapeamento do subcampo de Número de chamada para $i
      • Mapeamento do subcampo de Número de chamada do item para $j
    • Selecione Adicionar Informações de Portfólio Eletrônico e especifique:
      • Mapeamento para o campo PRT como um campo repetível
      • Mapeamento do PID do portfólio para $a
      • Mapeamento do subcampo de Informações de Cobertura para $e
      • Mapeamento da biblioteca para $g

    Items_Publishing_Profile_Wizard_Step_2_02_TC_newUI.png

    Etapa 2 do Assistente do Perfil de Publicação de Itens

    Recuperar Registros Alterados do Catálogo Central do Aleph

    Depois de criar e salvar o perfil de integração para o catálogo central do Aleph, a aba Ações do perfil oferece a opção de executar manualmente o serviço que recupera os registros alterados do catálogo central do Aleph.

    Aleph_Central_Catalog_Integration_Profile_Actions_Tab_04_TC_newUI.png

    Aba de Ações do Perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph
    Selecione Executar para enviar o serviço.

    Using_Run_to_Retrieve_Changed_Records_from_the_Aleph_Central_Catalog_04_newUI.png

    Usando “Executar” para Recuperar Registros Alterados do Catálogo Central do Aleph
    Quando este serviço é executado, o bloqueio dos registros em edição é ignorado e os registros são importados.

    Relatório do Serviço de Integração do Catálogo Central do Aleph

    Após executar o serviço de Integração do Catálogo Central do Aleph, verifique a aba Histórico da página Monitorar Serviços (Administração > Gerenciar Serviços > Monitorar Serviços) para ver os resultados.
    Como alternativa, na página Lista de Perfis de Integração (Menu de Configuração > Geral > Sistemas Externos > Perfis de Integração), selecione Ações > Histórico do Serviço na linha que contém o perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph. A página Histórico do Serviço será aberta. Na página Histórico do Serviço, selecione Ações > Ver no serviço concluído para exibir a página Relatório do Serviço. Expanda as seções Registros Processados e Resultados para visualizar as contagens (número de registros) dos seguintes:
    Relatório do Serviço de Integração do Catálogo Central do Aleph
    Seção Descrição
    Registros Processados
    • IDs de registros atualizados
    • IDs de novos registros
    • Registros marcados para exclusão
    • Registros marcados para mesclagem
    Resultados
    • Falha ao excluir registros
    • Registros com acervo que não puderam ser excluídos
    • Registros não adicionados (validação manual)
    • Registros que possuem link com a CZ
    • Registros ignorados pelo filtro
    • IDs de registros mesclados
    • Falha ao mesclar arquivos
    • Erros de validação
    • Falha ao atualizar/excluir registro
    • Falha ao buscar registro no servidor Z39
    • Nenhum resultado do Servidor Z39
    • Total de registros excluídos
    • Registro não excluído - ID do registro não existe
    Aleph_Central_Catalog_Integration_Job_Report_04.png
    Relatório do Serviço de Integração do Catálogo Central do Aleph
    Nessas seções, você pode selecionar opcionalmente Pré-visualização de Registros para ver os detalhes do registro.
    Z39_Server_Record_Failure_04.png
    Nenhum Resultado do Servidor Z39 - Falha
    Quando ocorrem falhas do servidor Z39, como nos resultados do serviço Falha ao buscar registro no servidor Z39 e Nenhum resultado do Servidor Z39, o Alma mantém os registros dessas tentativas malsucedidas e os processa, novamente, na próxima vez que o serviço for executado.

    Usando Contribuir Registro para o Catálogo Central

    Depois de configurar o perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph a opção Contribuir Registro para o Catálogo Central (Ações para Registro > Contribuir Registro para o Catálogo Central) estará disponível para uso no Editor de MD.
    contribute_record_to_central_catalog_NL.png
    Veja Contribuir Registro para o Catálogo Central para mais informações.

    Se a opção “Contribuir automaticamente para o catálogo central” estiver selecionada no perfil de integração (veja acima), a ação '"Contribuir registro para o Catálogo Central" não estará ativa para registros já contribuídos para o Aleph (registros com o prefixo do sistema no 035$a, como DE-605). Esses registros são enviados automaticamente para o Aleph quando você os salva.
    A ação "Contribuir Registro para o Catálogo Central" não enviará um registro para Aleph se ele falhar em qualquer uma das rotinas "BIB MARC 21 - validar ao salvar" (veja Configurar Processos).

    Para usar um idioma diferente do inglês, insira o seguinte parâmetro na URL de POST:
    $form {'con_lng'} = 'lng' ;
    Por exemplo:
    $form{'con_lng'} = 'ger' ;

    Versão do Sistema de Origem para o Catálogo Central do Aleph

    Para registros bibliográficos armazenados no Alma, o campo 005 contém as informações de data e hora da versão do Alma. Para cada registro armazenado na base de dados do Alma com um registro equivalente na base de dados do catálogo central do Aleph, o Alma armazena a versão do sistema de origem do registro do Aleph em uma localização separada.
    Posteriormente, quando o Alma contribui com um registro para o catálogo central do Aleph, ele substitui as informações da versão do Alma no campo 005 pelas informações da versão do sistema de origem do Aleph que estava armazenada separadamente. Isso é feito para que o catálogo central do Aleph identifique qual versão do seu registro está sendo atualizada pela contribuição do Alma.

    Usando a Busca Externa com um Perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph

    Depois de configurar o perfil de Integração do Catálogo Central do Aleph, o perfil aparece como uma opção para seleção na lista dropdown Perfil de Busca de Catalogação nas opções de Busca em Fontes Externas do Editor de MD (Ferramentas > Busca em Fontes Externas).
    contribute_record_to_central_catalog.png
    Busca Externa para um Catálogo Central do Aleph
    Veja Busca em Fontes Externas para mais informações.
    Quando você seleciona o perfil do catálogo central do Aleph para Busca em Fontes Externas no Editor de MD, o parâmetro Número do Sistema pode ser usado para buscar o campo 001 dos registros no catálogo central do Aleph.
    • Was this article helpful?