Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Publicação e Enriquecimento de Acervo (Publicação Geral)

    Translatable
    Para criar um perfil de publicação, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador de Catálogo
    • Administrador de Repositório
    • Administrador Geral do Sistema
    Você pode publicar registros bibliográficos e de autoridade em sistemas de terceiros. O Alma inclui diversas funções:
    • Dados publicados incrementalmente através de arquivos ou OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting).
    • Opcionalmente, enriquecer os dados com dados de registros não bibliográficos (como dados relacionados ao acervo).
    • Normalização (reformatação) dos dados publicados.
    • Notificação sobre exclusão de acervo.

    O serviço de Publicação Geral compara os registros processados com o último valor publicado, a fim de garantir que os registros não sejam publicados e republicados se não houver alteração dos dados.
    O campo 005 é removido do último valor publicado e do valor atual processado antes da comparação, assim, alterações ao campo 005 não são consideradas.
    Isto ocorre porque o registro é frequentemente alterado devido à operação “Salvar” ou a operações de edição + Salvar, mesmo quando nenhuma modificação relevante é feita.

    A entrada para a Publicação Geral incremental contínua é composta de todos os registros (bibliográficos, de coleções físicas, de dados de circulação e de dados opcionais de reservas de disciplinas - dependendo das definições do perfil) que foram alterados e “modificados” (salvos sem alteração) desde a última execução do serviço incremental, e de todos os registros cuja entidade relacionada foi alterada. A Publicação Geral funciona de acordo com os mesmos princípios que a Publicação no Primo

    Muitas das opções de enriquecimento abaixo permitem que você mapeie informações do acervo para a saída. Quando você enriquece a saída, ela terá um registro mesclado contendo campos bibliográficos e outros campos, para que pareça como um único registro. Para cada tipo de acervo, selecione um campo de saída no qual você deseja que as informações de gerenciamento ou de acervo sejam colocadas e, então, especifique o subcampo em que deseja colocar cada parte dos dados.
    Se você publicar os dados em outro servidor OCLC, entre em contato com o suporte ao cliente do Alma.
    O serviço que publica os registros nos sistemas de terceiros é chamado “Serviço de Publicação na Plataforma <nome do perfil>”. Observe que, se o processo de publicação falhar, todos os registros não publicados serão publicados pelo próximo processo.
    Se você estiver usando Esploro, consulte Publicar Ativos de Pesquisa no Primo para ver informações sobre perfis gerais de pesquisa.

    Criar um Perfil de Publicação Geral

    Use o seguinte procedimento para criar um perfil de publicação geral.
    Para criar um perfil de publicação geral para um destino externo:
    1. Na página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação), selecione Adicionar Perfil > Perfil Geral. A primeira página do assistente do Perfil de Publicação aparecerá.
      Página Detalhes do Perfil de Publicação
      Página Detalhes do Perfil de Publicação - Etapa 1 do Assistente
    2. Complete as seguintes informações.
      Página Detalhes do Perfil de Publicação - Etapa 1 do Assistente
      Campo Descrição
      Tipo de Conteúdo Quando disponível, selecione o tipo de registro que você está publicando - bibliográfico ou autoridade. Os campos restantes da página são alterados de acordo com a sua seleção.
      Nome do Perfil Um nome único para o perfil.
      Descrição do Perfil Uma descrição de texto livre para o perfil.
      Seção Parâmetros de Publicação

      Status

      Selecione Ativo ou Inativo.

      Agendamento

      Selecione uma opção de agendamento. A hora exata dependerá do seu fuso horário e centro de dados.

      Se você selecionar Não agendado, o perfil de publicação não é executado automaticamente.

      Notificações por E-mail Especifique os endereços de e-mail dos usuários para envio de notificações quando o perfil de publicação estiver concluído. Você pode escolher se as notificações serão enviadas para informar sobre serviços bem-sucedidos e/ou para serviços que contêm erros.
      Seção de Conteúdo
      Nome do conjunto

      Selecione o conjunto de registros a ser publicado. Quando você seleciona um conjunto de coleções eletrônicas, o conteúdo publicado será o nível do bibliográfico ou do portfólio associado ao conjunto identificado na sua configuração para Publicar em (veja abaixo). Observe que, se você estiver publicando a partir da Área da Rede, você não poderá selecionar um conjunto itemizado.

      Quando você altera o conjunto, o conjunto anterior é publicado como excluído, porque o novo conjunto é o que deverá ser publicado pelo serviço. Registros que aparecem em ambos os conjuntos não são publicados como excluídos.

      Nome do conjunto adicional

      Opcionalmente, selecione outro conjunto de registros para ser publicado. 

      Se a publicação for no nível Bibliográfico, a saída de ambos os conjuntos incluirá um título com todas as informações - Físico / Eletrônico (Área da Rede) / Eletrônico (Área da Instituição) - vinculadas a este título.

      Publicar todo o repositório Permite que usuários exportem o conteúdo completo dos seus registros bibliográficos. Usuários podem personalizar perfis de publicação relevantes que englobem todo o repositório. 

      Uma vez selecionado este campo, os campos Nome do conjunto e Nome do conjunto adicional são desabilitados.

      Esta opção é relevante somente para publicações no nível bibliográfico.

      Informações adicionais:

      • Ao selecionar esta opção, o nome do conjunto é alterado automaticamente para "Conjunto padrão de todo o repositório". Além disso, as características do conjunto (a consulta para o conjunto/princípio de criação do conjunto) são ID do MMS > 0.
      • O princípio da publicação privada da publicação geral clássica, pois a publicação privada tem como base todas as alterações registradas desde a última execução em uma tabela designada, então comparada com os últimos registros publicados. O fluxo regular é baseado na comparação de um conjunto especificado com os últimos registros publicados.
      • Não há limitação quanto ao número de perfis de publicação geral.
      • A primeira execução do perfil é baseada no conceito regular de processamento de todos os registros do conjunto. Nenhuma configuração especial é necessária, mas pode levar algum tempo.
      • É possível mudar um perfil já em funcionamento para "Todo o repositório" se o conjunto atual representar todos os seus registros.
      • Não há diferença entre "republicação" e a publicação geral clássica. Ambos os mecanismos de publicação funcionam da mesma forma. 
      Filtrar Registros
      Um filtro para o conjunto de registros que você selecionou em Nome do conjunto. A lista de filtros exibida é uma lista das regras de seleção que você criou no Editor de MD. Veja Trabalhando com Regras de Seleção para mais informações.
      Quando você executa o serviço de publicação, o filtro selecionado é aplicado ao conjunto de registros após o enriquecimento dos mesmos (se você especificar enriquecimento, como exibido abaixo) e antes da normalização e publicação do conjunto filtrado.
      Registros no conjunto selecionado que equivalem à condição true especificada na regra de seleção são excluídos do conjunto e publicados como excluídos. Caso um registro deste tipo seja alterado para equivaler à condição false especificada na regra de seleção, ele será publicado como atualizado novamente.
      • A regra de filtro não deve ser usada se mais de 50% do conjunto for excluído do filtro e se o conjunto tiver mais de 10.000 componentes. Quando você excede estas condições, o serviço de publicação é executado muito lentamente. Qualquer componente que possa ser removido pela definição do conjunto deve ser removido neste momento e não na regra de filtro.
      • Se a regra for modificada, a republicação (recriação do índice) deverá ser realizada.
      Publicar em (somente Registros bibliográficos) O nível no qual os registros são publicados.
      • Nível bibliográfico (padrão) - Publica registros no nível bibliográfico. Se esta opção for selecionada, será publicado um registro bibliográfico contendo os detalhes de coleções físicas, portfólio e item do enriquecimento de dados do acervo.
      • Nível de coleções físicas/portfólio - Publica registros no nível de coleções físicas ou do portfólio. Esta opção é útil se a sua instituição necessita publicar registros de coleções físicas separadamente do registro bibliográfico. Quando esta opção estiver selecionada, será publicado um registro bibliográfico para cada coleção física ou portfólio único associado ao registro bibliográfico. Se um registro bibliográfico estiver associado a múltiplas coleções físicas ou múltiplos portfólios, o registro bibliográfico será publicado múltiplas vezes.
        Processos adicionais de normalização devem ser aplicados para remover as informações bibliográficas do registro.
      • Nível do item/portfólio - Publica registros no nível do item ou do portfólio. Quando esta opção estiver selecionada, será publicado um registro bibliográfico para cada item ou portfólio único associado ao registro. Se um registro bibliográfico estiver associado a múltiplos portfólios ou itens, o registro bibliográfico será publicado múltiplas vezes. O Alma exibe uma mensagem alertando sobre este método de processamento de saída. Esta funcionalidade pode ser útil para integração com fontes externas, como Hathi Trust e Aurora (State Library of Queensland).
      Formato de saída (Somente registros bibliográficos) Um formato de saída (As opções exibidas na lista são determinadas pelas configurações de Registro Ativo do seu sistema. Para alterar estas configurações, entre em contato com o Suporte da Ex Libris):
      • Bibliográfico MARC 21
      • Bibliográfico BIBFRAME - Registros BIBFRAME são suportados como parte da publicação geral. Os usuários podem utilizar obras e instâncias BIBFRAME mantidas no Alma também em sistemas externos.
      • UNIMARC
      • KORMARC
      • Dublin Core (Simples)
      • Dublin Core (Qualificado) - O objetivo principal deste formato de saída é suportar a publicação de registros DC qualificados nativos do Alma sem perder dados (como se fossem publicados em Dublin Core (Simples)). O serviço de publicação importará registros do MARC para Dublin Core Qualificado, mas os converterá para campos de DC Simples.
      • MODS (Esta opção é configurada em Configuração > Geral > Perfis de Integração > Perfil de Integração de Definição de Repositório de OAI > Prefixos de Metadados)
      • ETD-MS
      • RDA/RDF
      Publicar registros com URI do Alma Esta opção só é exibida quando o formato de saída Bibliográfico BIBFRAME está selecionado!

      Essa opção permite que os usuários decidam se um URI do Alma será incluído no registro ao publicar registros MARC convertidos para o formato BIBFRAME. 

      • Quando selecionada - publica registros BIBFRAME com o URI do Alma.  Se o objetivo é fornecer registros a terceiros, é importante incluir o URI do Alma. Isso garante que as informações possam ser conectadas novamente ao Alma.
      • Quando não selecionada - publica registros BIBFRAME sem o URI do Alma. Se a intenção é republicar registros como BIBFRAME para o Alma através de editores de linked data de terceiros, é recomendado publicar os registros sem um URI do Alma.
      Seção de Protocolo de Publicação - FTP
      FTP Selecione para publicar os registros usando FTP. Uma vez selecionado, os seguintes campos aparecerão:
      Configuração de FTP e Subdiretório Os valores do campo de configuração de FTP vêm da configuração da sua instituição (veja Configurar Conexões S/FTP). O campo Subdiretório é um caminho relativo adicional para a configuração de FTP. Por exemplo, se você especificou Alma no campo Subdiretório durante a configuração da conexão S/FTP e inseriu exports neste campo, os dados serão exportados para o diretório Alma/exports.
      Para uma lista predefinida de sites (mantidos pela Ex Libris), você pode desabilitar a compactação de uma conexão de FTP usada por um perfil de publicação geral. Após selecionar um dos sites definidos, selecione Desabilitar compactação de arquivo. O campo Extensão do arquivo compactado é removido da página (já que a extensão não é usada para este perfil).
      Os sites são ftp.exlibris.co.il e scp.oclc.org.
      O suporte da Ex Libris pode adicionar um endereço à lista de nomes de servidor de Arquivos não compactados.

      Incluir todos os registros cada vez que o arquivo for publicado

      Registros que não foram modificados desde a última execução não são publicados. Selecione esta opção para publicar todos os registros não excluídos do conjunto (especificado na seção de Conteúdo do perfil) no arquivo FTP.

      Se este parâmetro não for selecionado, somente registros que foram modificados, criados ou excluídos desde a última execução são publicados no arquivo FTP.

      Se você trabalha com terceiros que necessitam da publicação de todo o conjunto (porque não são capazes de trabalhar com um conjunto parcial/somente registros modificados), selecione este parâmetro.

      Quando este parâmetro estiver selecionado, o relatório do serviço contém o contador Total de registros gravados no arquivo em adição ao contador Registros processados.

      Total_Records_Written_to_File_04_new.png

      O contador Total de registros gravados no arquivo exibe o número total de registros no conjunto, todos os que foram publicados desde que o parâmetro Incluir todos os registros cada vez que o arquivo for publicado foi selecionado. O contador Registros processados exibe o número de registros que foram processados, devido a modificações, desde a última execução do serviço de publicação.

      Desabilitar compactação de arquivo Selecione esta opção se você não deseja compactar a saída em um arquivo tar.gz.
      Extensão do arquivo compactado Esta identificação de extensão para arquivos de saída compactados em tar.gz aparece quando Desabilitar compactação de arquivo não está selecionado.
      Formato físico Selecione XML ou Binário.
      Para arquivos de saída XML, a extensão é .xml.
      Para arquivos de saída binários, a extensão é .mrc.
      Somente MARC XML é compactado. Ao selecionar MARC binário, os arquivos publicados não são compactados.

      Número de registros no arquivo

      O número máximo de registros para cada arquivo publicado.
      Selecione um máximo de 1.000, 5.000 ou 10.000 registros por arquivo ou selecione uma opção de arquivo único sem número máximo de registros especificado. O padrão é 1.000. Isso permite que você limite a quantidade de registros incluídos em cada arquivo, a fim de adequar a estrutura do arquivo aos requisitos da fonte externa. O número final de registros por arquivo não é exato.
      Não é recomendado selecionar a opção de arquivo único ao publicar conjuntos grandes.
       
      Se estiver publicando em FTP, o tamanho de um arquivo não pode exceder 8 GB.
      Exemplo:
      Se um conjunto de 25.000 registros é publicado e o Número de registros no arquivo estiver configurado como 10.000 no perfil de publicação, os arquivos restantes serão:
      • Arquivo 1 = até 10.000 registros
      • Arquivo 2 = até 10.000 registros
      • Arquivo 3 = registros restantes

      Usar nome de arquivo padrão

      Selecione Sim ou Não para indicar sua preferência sobre usar ou não o nome do arquivo padrão. Veja os seguintes campos nesta tabela para mais informações sobre as convenções de nome do arquivo:

      As extensões de arquivo .xml e .mrc podem estar faltando para algumas instituições. Se este for o seu caso, entre em contato com o Suporte ao Cliente da Ex Libris para habilitar um parâmetro do cliente que permita que você adicione automaticamente as extensões .xml e .mrc ao nome do arquivo.

      Prefixo de nome do arquivo

      Quando você seleciona Sim em Usar nome de arquivo padrão, você deve especificar um prefixo de nome do arquivo. O arquivo de saída é nomeado da seguinte maneira:

      <prefixo>_<data/hora>_<ID do serviço>_<novo ou atualizado ou excluído>.<xml ou mrc>.<tar.gz>
      Você só pode inserir os caracteres permitidos neste campo. O sistema exclui automaticamente os caracteres que não são permitidos.
      Nome do arquivo Quando você seleciona Não para Usar nome de arquivo padrão, você deve especificar um nome para o arquivo. Você pode especificar um nome de arquivo estático ou dinâmico da seguinte maneira:
      • Insira um nome de arquivo único para ser usado na saída de publicação criada.
      • Para nomes de arquivo dinâmicos, insira as variáveis de nome do arquivo conforme indicado abaixo. Use o ícone de informações para ajuda.
        <nome da sua escolha>_{JOB_ID}_{TIMESTAMP}
        O {JOB_ID} insere o ID do serviço de publicação no nome do arquivo. O {TIMESTAMP} insere a data e a hora no seguinte formato: AAAAMMDD_HHMMSS[mmm]. Ou seja, ano, mês, dia e hora, minutos e segundos mais milissegundos.
        Isto cria um arquivo com um nome no seguinte formato:
        <nome>_<ID do serviço>_<data/hora>_<novo ou atualizado ou excluído>.<xml ou mrc>.<tar.gz>
        Quando você usa a convenção de nome de arquivo dinâmico, o sistema gera novos arquivos adicionais, em vez de sobrescrever um arquivo anterior com o novo arquivo e usando o mesmo nome.
      Você só pode inserir os caracteres permitidos neste campo. O sistema exclui automaticamente os caracteres que não são permitidos.
      Seção de Protocolo de Publicação - OAI
      OAI

      Selecione esta opção para publicar usando o protocolo OAI, ou seja, publique os registros para que sejam exibidos como um conjunto de OAI. Perfis de publicação OAI sempre publicam registros de forma incrementalmente e os registros publicados incluem registros excluídos.

      Se o destino no qual você está publicando não for capaz de processar exclusões de registros, você pode usar a publicação FTP com a opção para incluir todos os registros (veja Incluir todos os registros cada vez que o arquivo for publicado). Outra opção é usar a opção Recriar Índice Inteiro, disponível com a ação Republicar, para republicar todo o conjunto como novo, o resultado desta opção é igual ao do Modo de publicação completo disponível anteriormente (antes de abril de 2019).

      Se a instituição configura o Alma como um repositório de OAI (veja Configurar Integração com OAI), ela poderá ver os registros publicados pelo conjunto OAI usando o protocolo padrão OAI-PMH. Observe que o formato dos registros (o conteúdo no elemento de metadados) está no formato de saída selecionado, por exemplo, MARC 21.

      Quando OAI está selecionado, os parâmetros descritos abaixo aparecem.

      setSpec Uma lista separada por dois pontos (:) indicando o caminho da raiz da hierarquia do conjunto até o respectivo nó. Deve ser única para cada conjunto.
      Nome do Conjunto O nome do conjunto. O conjunto deve ser definido de acordo com os requisitos de OAI.
      Prefixo de Metadados O prefixo na saída.
      Seção de Protocolo de Publicação - Z39.50 (Somente Registros Bibliográficos)
      • Servidor
      • Porta
      • Nome da Base de Dados
      • ID do Grupo
      • Nome do Usuário
      • Senha
      Publicar usando Z39.50.
      Estas configurações devem ser fornecidas por/coordenadas com o grupo/serviço (como Keris) com o qual você está conectado. Estes são os parâmetros da conexão destino.
    3. Selecione Próximo. A seguinte página será aberta:
      Se você selecionou MARC como o formato de saída: publishing profile details - auth headings_new_UI.png

      Se você selecionou como formato de saída

      • Dublin Core (Simples ou Qualificado)
      • ETD-MS
      • MODS
      GenPubProfileDetail_2b_NewUI2.png
      Para registros de autoridade authority_normalization_newUI.png
    4. Complete os campos usando a tabela abaixo. Muitos campos são autoexplicativos e não estão descritos.
    Campos da Página Detalhes do Perfil de Publicação - Etapa 2 do Assistente
    Campo Descrição
    Seção Normalização de Bibliográfico
    Corrigir os dados utilizando processos de normalização Selecione um processo de normalização (se necessário) dentre os processos criados e salvos anteriormente. Veja Trabalhando com Processos de Normalização.

    Enriquecimento de Linked Data (somente MARC)

    Selecione para adicionar o $$0 (subcampo zero), com URIs de linked data, a determinados registros ao publicar. Para mais informações, veja https://developers.exlibrisgroup.com/alma/integrations/linked_data.

    Observe que, quando você seleciona a opção RDA/RDF para o parâmetro Formato de saída (veja acima), a caixa de seleção Enriquecimento de Linked Data é marcada automaticamente.

    Seção de Enriquecimento de Bibliográfico (somente MARC)
    Adicionar Informações de Gerenciamento Selecione para adicionar informações de gerenciamento ao registro de saída. Quando selecionado, o seguinte parâmetro aparece.
    General Publishing Profile - Add Management Information
    Insira as seguintes informações:
    • Campo repetível - Insira o número do campo no qual as informações de gerenciamento serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo.
    • Publicar registros ocultos como excluídos - Publica os registros ocultos, mas os marca como excluídos. Se esta caixa de seleção for desmarcada, eles serão publicados como estão (também serão enriquecidos). Esta caixa está selecionada por padrão.
    • Todos os outros campos: Para cada item que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que ele apareça. As informações de gerenciamento que você pode adicionar incluem: criado por, data de criação, atualizado por, data de atualização, ocultar da publicação, sistema de origem, ID do sistema de origem, versão do sistema de origem, formato do registro, nível de catalogação, nível reduzido e classificação do bibliográfico. Em cada caso, insira somente a letra do subcampo, como b (não $b ou $$b).
    Estes campos são mantidos internamente pelo Alma. Os campos do sistema de origem representam informações sobre o sistema externo do qual o registro foi importado. Para informações sobre o nível de catalogação, veja Permissões de Catalogação. Para informações sobre nível reduzido, veja Trabalhando com Níveis de Registro Reduzido.
    Seção Enriquecimento de Registros Relacionados (somente MARC)
    Adicionar Informações de Registros Relacionados 

    Use a configuração de Enriquecimento de Registros Relacionados para enriquecer o registro bibliográfico publicado em sistemas de terceiros com o conteúdo de qualquer campo dos registros relacionados. Isso permite que o catálogo externo tenha uma representação completa do catálogo e do acervo da sua biblioteca.

    Os registros relacionados devem ser publicados durante a publicação inicial.

    Qualquer atualização do registro ou do acervo físico relacionado ativa a republicação dos dados. 

    Quando selecionado, o seguinte parâmetro aparece:

    Related records enrichment.png

    • Tipo de relação - indica o campo do registro publicado para o qual os dados do registro relacionado serão mapeados. Este campo pode ser alfanumérico (por exemplo "TYP").
    • Subcampo tipo de relação - indica o subcampo do registro publicado no qual será inserido o tipo de relação. 
    • Subcampo ID do MMS de registro relacionado - indica o subcampo no qual o ID do MMS do registro relacionado será inserido. Este subcampo será adicionado a cada um dos campos do registro relacionado que for mapeado. Esta informação permite o agrupamento de campos por registro relacionado.
    • Subcampo de código do participante - este campo aparece somente ao publicar a partir da Rede. Indica o código do participante do registro bibliográfico relacionado, p.ex.: 01ALLIANCE_NETWORK, 01ALLIANCE_CHEMEK.
    • Tabela de mapeamento - Mapeia o campo/subcampo do registro relacionado para o campo/subcampo do registro publicado.
      Coluna Descrição

      Etiqueta Relacionada,

      Subcampo Relacionado,

      Etiqueta BIB,

      Subcampo de BIB

      Campos de texto. Para inserir vários subcampos, delimite-os com vírgula. Use um hífen (-) para indicar “Todos subcampos”. Na coluna “Subcampo de BIB”, você pode definir nomes de campos numéricos e alfanuméricos.

      • Cada linha deve mapear um campo relacionado para um único campo de dados bibliográficos. 
      • O número de subcampos no registro relacionado deve corresponder ao número de subcampos no registro bibliográfico. 
      Tipo de Relação

      Use para habilitar o enriquecimento para alguns tipos de relação em particular. Insira “Todos” para habilitar o enriquecimento para todos os tipos de relação.

      Por exemplo: O registro A abaixo tem duas relações: registro B e registro C:
      Related records enrichment 1 example.png

      Registro B:                                                                                  Registro C:
      Related records enrichment 2 example.png                  Related records enrichment 3 example.png

      A Entidade publicada no “Registro A”, de acordo com o perfil definido acima, resulta da seguinte maneira:
      Related records enrichment 4 example.png

    • Adicionar coleções físicas/itens de registros relacionados - se o perfil de publicação estiver configurado para publicar coleções físicas/itens, selecione esta opção para publicar as coleções físicas/os itens de registros relacionados (somente registros com uma relação principal-vinculado). As informações são publicadas conforme de acordo com a configuração nas seções correspondentes do perfil. Se estas seções não estiverem configuradas, as informações de coleções físicas/itens não são adicionadas.
      Não é possível Adicionar coleções físicas/itens de registros relacionados ao publicar no nível de Coleções Físicas/Portfólio/Representação.
      Quando a opção Adicionar coleções físicas/itens de registros relacionados estiver selecionada e para que seja efetivada, a tabela "Enriquecimento de Registros Relacionados" deve ter, pelo menos, uma entrada de Relação de Tipo Contém
      Ao publicar um registro vinculado, se um item específico for indicado, as coleções e os itens serão filtrados de acordo e somente os itens/coleções que correspondem ao valor especificado serão publicados.
      A indicação de um item específico de um registro relacionado é catalogada da seguinte forma:
        Valor em
      $g (MARC21 / KORMARC)
      $v (Unimarc / CNMARC)
      Campo de item
      Ano yr: Cron I
      Volume ou código de barras no: Enum A
      Fascículo iss: Enum B
      Parte pt: Enum C
      Páginas p: pages

    Seção Enriquecimento de Autoridade (somente MARC)

    Para habilitar esta seção, entre em contato com o suporte ao cliente da Ex Libris. 

    • Enriquecimento de Autoridade não é suportado em SB / PSB porque as autoridades DB, que são a fonte para o enriquecimento, não são mantidas em SB / PSB, somente na produção.

      Quando o SB premium é atualizado a partir da produção (duas vezes por ano), a BD de autoridades também é copiada para o PSB.

      Portanto, registros BIB vinculados a autoridades que já estão na BD de Autoridades são enriquecidos enquanto os demais não são.

    • Na produção, pode levar até dois dias desde o momento em que uma autoridade (que está vinculada ao registro bibliográfico) é atualizada até a republicação do registro bibliográfico com as informações atualizadas. 
    • Enriquecimento de Autoridades não é suportado em SB / PSB+.+
      Autoridade global - porque a BD de Autoridades, que é a fonte para o enriquecimento, não é mantida em SB / PSB. Somente na produção.
      Autoridade local - porque o serviço de Criação de Link, como todos os outros serviços agendados, não é executado em SB / PSB.
    Adicionar Informações de Autoridade

    Use a configuração de Enriquecimento de Autoridade para enriquecer o registro bibliográfico publicado em sistemas de terceiros com o conteúdo de qualquer campo do registro de autoridade vinculado ao bibliográfico. Qualquer atualização destes termos ativa a republicação dos dados. 

    Isto é útil, por exemplo, quando o Nome “Mark Twain” está incorporado em um registro bibliográfico e a biblioteca deseja publicar tanto “Mark Twain” como o termo não autorizado “Samuel Clemens”.

    Quando selecionado, o seguinte parâmetro aparece.

    add authority enrichment.png

    Insira as seguintes informações:

    • Adicionar enriquecimento de autoridade - define os campos de Autoridade (Etiqueta+subcampo de autoridade) que serão incluídos nos dados publicados (Etiqueta+subcampo de registro bibliográfico). 
    • Se a Autoridade incluir um campo+subcampo, o BIB também deverá incluir um campo+subcampo específico.
    • Se a Autoridade incluir somente uma etiqueta (sem subcampo), o BIB também deverá incluir somente uma etiqueta.
    • A “Etiqueta BIB” pode ser uma expressão de valores alfanuméricos.
    • Adicionar subcampos adicionais de autoridade - enriquece os dados de Autoridade com informações adicionais, enquanto mantém um vínculo entre o termo do registro Bibliográfico original e os termos de Autoridade relacionados (autorizado/não-autorizado/ver-também/outros termos):
    • Subcampo vocabulário - Indica o vocabulário do registro AUTH MMS. Ao publicar, é adicionado à etiqueta originada do registro de autoridade. Por exemplo, se o subcampo de vocabulário estiver definido como “2'', o resultado será $$2NLI, $$2RVK ou $$2OTHER.
    • Subcampo de ID da autoridade - Indica o ID do sistema de origem do registro AUTH MMS para fazer equivalência entre o termo autorizado e seus termos relacionados não-autorizados/ver-também/outros. Ao publicar, este subcampo é adicionado a ambos: a etiqueta BIB “original” (com o termo autorizado) e a etiqueta originada do registro de autoridade. Por exemplo: se o subcampo ID da Autoridade estiver definido como “0”, o resultado será $$0NLI-000007449.

      É altamente recomendado configurar este campo para identificar o vínculo entre os campos publicados.

    • Subcampo da etiqueta de autoridade - Indica a etiqueta de autoridade a partir da qual os dados publicados serão enriquecidos. Ao publicar, este subcampo é adicionado à etiqueta originada do registro de autoridade, para identificá-la e, assim, indicar se o termo é autorizado/não autorizado/outro. Por exemplo: Se autoridade 150 for mapeado para registro bibliográfico 650 E o Subcampo da etiqueta de autoridade for 9, o resultado será $$9150.
    Seção Enriquecimento de Coleções Físicas (somente MARC)
    Adicionar Informações de Coleções Físicas Selecione para adicionar informações de coleções físicas à saída. A saída conterá um registro com dados mesclados de registros de coleções físicas e de bibliográficos.
    publishing_profile_general_physical_holdings_enrichment.png
    Campos de controle de coleções físicas (como LDR) são adicionados à saída como se fossem campos bibliográficos do mesmo número de registro.
    Use Adicionar enriquecimento do acervo para adicionar outros campos de coleções físicas à saída como se fossem campos bibliográficos. Sempre que Adicionar enriquecimento do acervo estiver selecionado, insira o número do campo de coleções físicas (Etiqueta de Coleções Físicas) e o subcampo (Subcampo de Coleções Físicas) e, então, insira o campo de saída (Etiqueta BIB) e o subcampo (Subcampo de BIB) nos quais você deseja colocar e clique em Adicionar. Para subcampos, insira somente a letra, como b (não $b ou $$b).
    Se você selecionar Excluir registros ocultos, registros de coleções físicas ocultos não serão publicados. Este campo não afeta a publicação dos registros bibliográficos. Registros bibliográficos continuarão a ser publicados, a não ser que sejam marcados como Ocultar da Descoberta (veja Ocultar da Descoberta).
    Para todos os outros campos: Para cada item que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o campo e o subcampo em que você deseja colocá-lo: coleções físicas criadas por, data de criação das coleções físicas, coleções físicas atualizadas por, data de atualização das coleções físicas, nome da biblioteca, nome da localização e ocultar da publicação. Para subcampos, insira somente a letra, como b (não $b ou $$b).
    Se configurado, você também pode mapear o campo/subcampo de ID da Entidade Intelectual (IE) para integração com o Primo. Entre em contato com a Ex Libris para mais informações.
    Enriquecimento de Itens Físicos
    Adicionar Informações de Itens Selecione para adicionar informações do item físico à saída. A saída conterá um registro com dados mesclados do item e do registro bibliográfico.
    Quando Adicionar Informações de Coleções Físicas estiver selecionado e você clicar em Excluir registros ocultos para ocultar da publicação coleções físicas marcadas para Ocultar da Descoberta, os itens vinculados a estas coleções não serão publicados, mesmo que Adicionar Informações de Itens esteja selecionado.
    publishing_profile_general_physical_items_enrichment.png
    Insira as seguintes informações:
    • Campo repetível - Insira o número do campo no qual as informações de acervo do item físico serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo.
    • Todos os outros campos: Para cada parte de informação de acervo que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. As informações de acervo que podem ser adicionadas incluem: PID do item, código de barras, ID da cópia, tipo de material, política de item, status do item (1/0), procedência, indicação de magnético, enumeração A/B, cronologia I/J, descrição, tipo de processo, biblioteca/localização permanente, biblioteca/localização atual, tipo de número de chamada/número de chamada, tipo de número de chamada do item/número de chamada do item, tipo de número de chamada temporário/número de chamada temporário, número de tombo, data de tombo, localização de armazenamento, páginas, partes, notas (Pública, Serviços ao Usuário, Interna 1-3 e Estatísticas 1-3), número do item de pedido de aquisição, data para retorno, data de recebimento, criado por, data de criação, atualizado por, data de atualização, o ID de coleções físicas para o registro vinculado ao item, campus da biblioteca atual (aparece quando restrições de acesso distribuídas para recursos eletrônicos estão configuradas em um ambiente multicampus) e condição física. Em cada caso, insira somente a letra do subcampo, como b (não $b ou $$b).
    O PID dos itens é um ID interno usado principalmente para publicação. Para outros campos, veja Adicionar um Novo Livro ou Artigo de Periódico e Atualizar Informações no Nível do Item.
    Observe que, para informações do item, como biblioteca, localização e tipo de material, que possam ter um código e uma descrição, somente o código é publicado.
    Observe que você pode usar os campos de biblioteca/localização permanente ou biblioteca/localização atual. Quando você usa os campos de biblioteca/localização atuais, a saída incluirá as informações da biblioteca/localização permanente ou temporária, dependendo da biblioteca/localização do item no momento da publicação.
    Observe que as datas são publicadas de acordo com o fuso horário UTC.
    Para mais detalhes sobre como adicionar informações do item, assista ao vídeo Perfil de Publicação Geral: Adicionar Informações de Coleções Físicas e de Item (8:16 mins) (em inglês).
    Seção de Enriquecimento de Acervo Eletrônico (somente MARC)
    Adicionar Informações de Portfólio Eletrônico Selecione para adicionar informações de acervo eletrônico à saída. A saída conterá um registro com dados mesclados do registro bibliográfico e do portfólio.
    Insira as seguintes informações:
    • Campo repetível - Insira o número do campo no qual as informações de acervo do portfólio eletrônico serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo.
    • Subcampos - Para cada parte de informação do acervo que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. Veja nas linhas seguintes as informações de acervo que podem ser adicionadas. Em todos os casos, insira somente a letra do subcampo, como b (não $b ou $$b). Veja também Editar um Portfólio Usando o Editor de Portfólio Eletrônico.
    PID do Portfólio O subcampo (que não o $8) no qual o PID do portfólio será colocado.
    Por padrão, o $8 contém o ID do portfólio. Use este campo se você prefere que o ID do portfólio seja armazenado em um subcampo que não o $8 e use a regra de normalização para removê-lo.
    Status da ativação O subcampo no qual você deseja colocar o valor de ativação. Os valores exibidos neste campo são Disponível ou Indisponível.

    Subcampo de Tipo de URL

    Estas informações são extraídas do registro do portfólio conforme exibidas na aba Informações de Link do Editor de Portfólio Eletrônico. Os valores de Tipo de URL são URL Estático, URL Dinâmico e Parâmetros do Parser.

    Para portfólios independentes:

    • estático é publicado quando URL Estático está selecionado.
    • dinâmico é publicado quando URL Dinâmico está selecionado.
    • Nada é publicado quando o Subcampo de Tipo de URL é deixado em branco.

    Para portfólios vinculados a coleções eletrônicas, as configurações do portfólio (se definidas) sobrescreverão as configurações do serviço e:

    • estático é publicado quando o portfólio tem o Tipo de URL definido como URL Estático e o campo URL Estático está preenchido no portfólio.
    • dinâmico é publicado quando o portfólio tem o Tipo de URL definido como URL Dinâmico e o campo URL Dinâmico está preenchido no portfólio.
    • param será publicado quando o portfólio tiver o Tipo de URL definido como Parâmetros do Parser e o campo Parâmetros do parser (sobrescrever) estiver preenchido no portfólio

    Se o portfólio não tiver conteúdo nos campos URL Estático, URL Dinâmico ou Parâmetros do parser (sobrescrever) (independentemente do tipo de URL selecionado):

    • dinâmico será publicado quando o serviço do portfólio tiver o Tipo de URL definido como URL Dinâmico e o campo de mesmo nome estiver preenchido no serviço.
    • param será publicado quando o serviço do portfólio tiver o Tipo de URL definido como Parâmetros do Parser e os campos de mesmo nome e/ou de Parâmetros do parser (sobrescrever) estiverem preenchidos no serviço.
    • Nada é publicado quando o serviço do portfólio não tiver conteúdo nos campos URL Dinâmico, Parâmetros do parser ou Parâmetros do parser (sobrescrever) (independentemente do Tipo de URL selecionado).
    Subcampo de URL de Acesso O subcampo no qual você deseja que o URL de acesso do recurso eletrônico seja colocado.
    Se você especificar este campo, você deve inserir o campo URL Base do Link Resolver.
    URL Base do Link Resolver O URL base para o seu link resolver. Para o Link Resolver do Alma, use o seguinte formato e insira as informações da sua instituição onde indicado:
    http://<Primo server host:port>/openurl/<Primo_institution_code>/<Primo_view_code>?
    Para Primo VE, use o seguinte formato:
    https://<Primo_domain>/discovery/openurl?institution=<Alma_institution_code>&vid=<Primo_view_code>&
     URL Estático Publica o campo e o subcampo selecionado que extrai o URL Estático do nível do portfólio.

    Tipo de Material Eletrônico

    Publica o tipo de material do acervo eletrônico que vem da entidade do portfólio eletrônico.

    Biblioteca Publica o nome da biblioteca.

    Subcampo de Proxy Selecionado

    Estas informações são extraídas do registro do portfólio conforme exibidas na aba Informações de Link do Editor de Portfólio Eletrônico. O parâmetro Proxy selecionado identifica o perfil de proxy usado para autenticação.

    Quando não houver combinação de Proxy habilitado definido como Sim (no registro do portfólio) e nenhum valor de Proxy selecionado no nível de portfólio e grupo, portfólio, serviço e grupo ou serviço (no registro do portfólio), as configurações de proxy do resolver serão publicadas. As configurações de proxy do resolver são publicadas da seguinte maneira:

    • Quando houver um perfil de integração de Proxy do Resolver padrão com Sempre selecionado para o parâmetro Usar Proxy, os dados publicados conterão true para Proxy Habilitado e a definição do perfil de integração de proxy do resolver para Proxy Selecionado.
    • Quando houver um perfil de integração de Proxy do Resolver padrão em que Sempre não está selecionado para o parâmetro Usar Proxy e o portfólio ou o serviço (mas não grupos) tem Proxy habilitado definido como Sim, os dados publicados conterão true para Proxy Habilitado e a definição do perfil de integração de proxy do resolver para Proxy Selecionado.
    • Quando houver um perfil de integração de Proxy do Resolver padrão em que Sempre não está selecionado para o parâmetro Usar Proxy e nem o portfólio nem o serviço tem Proxy habilitado definido como Sim, os dados publicados conterão false para Proxy Habilitado e a definição do perfil de integração de proxy do resolver para Proxy Selecionado.
    • Quando não há um perfil de integração de Proxy do Resolver padrão, os dados publicados conterão false para Proxy Habilitado e nenhum subcampo será publicado para Proxy Selecionado.

    Observe o seguinte:

    • Configurações no nível de portfólio e grupo sobrescrevem configurações no nível do portfólio
    • Configurações no nível do portfólio sobrescrevem configurações do serviço ou do proxy do resolver padrão
    • Configurações no nível de serviço e grupo sobrescrevem configurações no nível do serviço
    • Configurações no nível do serviço sobrescrevem configurações do proxy do resolver padrão

    Subcampo de Proxy Habilitado

    Estas informações são extraídas do registro do portfólio conforme exibidas na aba Informações de Link do Editor de Portfólio Eletrônico. As opções para Proxy habilitado são Sim e Não.

    Quando o parâmetro Proxy habilitado estiver definido como Não, veja a explicação sobre como a publicação é processada em Subcampo de Proxy Selecionado.

    Nome da Interface Publica o nome da interface.

    Subcampo de Nota de Autenticação

    Estas informações (uma nota sobre autenticação que é visível para usuários) são extraídas do registro do portfólio, conforme mostrado na aba Notas do Editor de Portfólio Eletrônico.

    Notas de autenticação são publicadas:

    • De portfólio e grupos ou do portfólio, se não existir portfólio e grupos.
    • De serviço e grupos ou do serviço, se não existir serviço e grupos.
    • De coleção eletrônica e grupos ou da coleção eletrônica, se não existir coleção eletrônica e grupos
    Nota Pública Publica a nota pública, se existir.

    Subcampo de Descrição Interna do Portfólio/Serviço

    Estas informações (visíveis somente para operadores) são extraídas do registro do portfólio, conforme mostrado na aba Notas do Editor de Portfólio Eletrônico. Os dados publicados são determinados por todos os seguintes:

    • O registro do portfólio eletrônico
    • O serviço selecionado

    Quando existirem notas de mais de uma entidade, todas as notas serão adicionadas através da repetição do subcampo.

    Informações de Cobertura Publica as informações de cobertura.
    Identificador da Coleção Eletrônica da CZ Publica o ID da coleção eletrônica da Área da Comunidade.

    ID da Coleção

    Publica o ID associado à opção Nome da Coleção. Este é o ID para a coleção eletrônica do nível da instituição (não do nível da Área da Comunidade).

    Subcampo de Descrição Interna da Coleção Estas informações (visíveis somente para operadores) são extraídas do registro do portfólio, conforme mostrado na aba Descrição da Coleção Eletrônica do Editor de Portfólio Eletrônico.
    Nome da Coleção Publica o nome da coleção eletrônica.

    Código da Licença

    Publica a licença do portfólio eletrônico. Se o campo de Licença do portfólio eletrônico estiver vazio, as informações de licença da coleção eletrônica serão publicadas no lugar.

    Nome da Licença

    Publica o nome da licença da entidade do portfólio eletrônico (específico para o código da licença).

    Item de Pedido de Aquisição

    Publica o pedido de aquisição relacionado ao acervo eletrônico.

    Item Adicional do Pedido de Aquisição

    Publica os pedidos de aquisição adicionais relacionados ao acervo eletrônico.

    Criado por Publica informações de criado por
    Data de criação Publica a data de criação.
    Atualizado por Publica informações de “Atualizado por”.
    Data de atualização Publica a data de atualização (quando foi feita a modificação).
    Data de ativação Publica a data de ativação.
    Link Direto Publica um URL do link resolver com o ID do portfólio, que direciona diretamente para o URL destino do portfólio.
    Subcampo Disponível para Campus Estes campos aparecem somente quando restrições de acesso distribuídas para recursos eletrônicos estão configuradas em um ambiente multicampus ou para instituições implementando uma Área da Rede. O Subcampo Disponível para Instituição aparece somente para instituições que estão implementando uma Área da Rede.
    Subcampo de Disponibilidade para Biblioteca
    Subcampo Disponível para Instituição

    ID do Serviço

    Publica o ID do serviço com o qual o portfólio eletrônico está relacionado.

    Subcampo de ID de Entidade Intelectual (IE) Se configurado, o subcampo no qual o ID da Entidade Intelectual do recurso eletrônico será colocado.
    Este campo é para integração com o Primo. Entre em contato com a Ex Libris para mais informações.
    Informações de Cobertura do Portfólio
    Campo repetível

    Insira o número do campo no qual as informações de cobertura serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo.

    Subcampo de ID do Portfólio Para cada parte de informação de cobertura que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. Veja nas linhas abaixo as informações de cobertura que podem ser adicionadas.
    Subcampo Do Ano

    As informações de Cobertura e Embargo são exportadas de acordo com a seleção feita para a opção "Quais Informações de cobertura serão aplicadas?” na aba Cobertura do editor do portfólio:

    • Para cada subcampo, é publicado o valor de seu parâmetro correspondente da tabela de Informações de Data e do Embargo no Editor do Portfólio.
    • As informações de cobertura publicadas são simplificadas no nível do portfólio da seguinte maneira:

     

    • Linhas que consistem somente de elementos de data (ano/mês/dia) são consolidadas na representação mínima possível para cobrir o(s) intervalo(s) de data para o portfólio específico. Isto significa que os intervalos de datas exportados cobrem completamente a disponibilidade real do portfólio. 
    • O processo de simplificação não ocorre para linhas de informações de data que tenham Volume e/ou Fascículo especificado, estas são publicadas como estão. 
    • O(s) intervalo(s) de data de embargo são calculados como informações de cobertura e publicados separadamente na seção de Embargo.
    Subcampo Até Ano
    Subcampo Do Mês
    Subcampo Até Mês
    Subcampo Do Dia
    Subcampo Até Dia
    Subcampo Do Volume
    Subcampo Até Volume
    Subcampo Do Fascículo
    Subcampo Até Fascículo
    Informações de Embargo do Portfólio
    Campo repetível

    Insira o número do campo no qual as informações de embargo serão colocadas no registro de saída; este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo.

    Subcampo de ID do Portfólio Para cada parte de informação de embargo que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. Veja nas linhas abaixo as informações de embargo que podem ser adicionadas.
    Subcampo de Operador

    Veja acima

    Na seção de Embargo do arquivo de saída, o campo "Operador" exporta os operadores abaixo Uma vez que os caracteres “<” e “>” são caracteres especiais em XML, usá-los neste tipo de formato pode causar erros no arquivo de saída. Portanto, estes caracteres são codificados na saída XML da seguinte maneira:

    Sinal Publicado Significado  Significado no arquivo de saída
    &lt; <= Menor que ou igual a X ano(s) mais recente(s) disponível(is)
     &gt; >= Maior que ou igual a X ano(s) mais recente(s) indisponível(is)
    &lt;= < Menor que X ano(s) mais recente(s)-1 disponível(is)
    &gt;= > Maior que X ano(s) mais recente(s)+1 indisponível(is)

    O número de anos/meses incluídos na/excluídos da cobertura do portfólio (com base no operador selecionado).

    Subcampo de Número de Anos
    Subcampo de Número de Meses
    Seção de Enriquecimento do Acervo Digital
    Adicionar Informações da Representação Digital
    Adicionar Informações do Arquivo
    Adicionar Informações de Representação Remota
    Selecione uma ou mais das seguintes opções:
    • Adicionar Informações da Representação Digital - adiciona informações de acervo da representação digital local à saída
    • Adicionar Informações do Arquivo - adiciona informações do acervo à saída
    • Adicionar Informações da Representação Remota - adiciona informações de acervo da representação digital remota à saída
    A saída conterá um registro com dados mesclados do registro bibliográfico e da representação.
    Para Dublin Core e ETD-MS, somente os Campos repetíveis aparecerão, contendo o URL de entrega da representação.

    Os seguintes campos são exibidos para um registro MARC 21:

    publishing_profile_general_digital_inventory_enrichment.png

    Para registros Dublin Core e ETD-MS é exibido o seguinte:

    digital_inventory_enrichment_dc.png

    Insira as seguintes informações:
    • Campo repetível - Insira o número do campo no qual as informações de acervo da representação digital serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo. Este é o único campo exibido para Dublin Core e ETD-MS.
    • Todos os outros campos (locais): Para cada parte de informação de acervo que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. As informações de acervo que podem ser adicionadas incluem: ID interno (PID), ID da Entidade Intelectual (veja mais informações abaixo), URL da entrega, URL do thumbnail, etiqueta, nota pública, biblioteca, tipo de uso, tipo de entidade, descrição da entrega, criado por, data de criação, atualizado por e data de atualização. Para mais informações sobre estes campos, veja Adicionar uma Representação.
    • Todos os outros campos (remotos): Iguais aos campos acima. As informações de acervo que podem ser adicionadas incluem: código do repositório, nome do repositório, ID do objeto original e parâmetros de link 1-3.
    • Subcampo de URL do Arquivo - indique a localização do URL de entrega no nível do arquivo
    Veja nas linhas abaixo a explicação para determinados campos.
    Subcampo de ID de Entidade Intelectual (IE) Se configurado, o subcampo no qual o ID da Entidade Intelectual será colocado.
    Este campo é para integração com o Primo. Entre em contato com a Ex Libris para mais informações.
    Seção de Enriquecimento de Coleção (somente MARC)
    Adicionar Informações da Coleção Selecione para adicionar informações do acervo da coleção à saída. A saída conterá um registro com dados mesclados do registro bibliográfico e da coleção.
    publishing_profile_general_collection_enrichment.png
    Insira as seguintes informações:
    • Campo repetível - Insira o número do campo no qual as informações de acervo da coleção serão colocadas no registro de saída (um que não seja usado pelo registro bibliográfico); este campo é obrigatório. Por exemplo, se você inserir 950, o registro de saída conterá <datafield tag="950" ind1=" " ind2=" "> ... </datafield>, com as informações inseridas nesta área nos subcampos deste campo. Este é o único campo exibido para Dublin Core, ETD-MS e MODS.
    • Todos os outros campos: Para cada parte de informação de acervo que você deseja incluir no arquivo de saída (se existir), insira o subcampo no qual você deseja que as informações apareçam. As informações de acervo que podem ser adicionadas incluem: nome da coleção e ID da coleção. Para mais informações, veja Adicionar uma Coleção Geral.
    Enriquecimento de Código da Instituição
    Subcampo de Código da Instituição

    Ao publicar um conjunto de resultados combinados que contém registros da Área da Instituição e registros ativados da Área da Rede, o enriquecimento de dados poderá incluir elementos do participante e da Rede. Para diferenciar entre as informações locais e da Área da Rede, você tem a opção de inserir o código da instituição Este código da instituição será adicionado a todas as entidades enriquecidas, incluindo todos os tipos de acervo e extensões locais.

    Ao publicar outros tipos de conjuntos, deixe vazio. 

    1. Selecione Salvar para inserir o perfil na base de dados e retornar à página da lista de Perfis de Publicação.

    Trabalhando com um Perfil de Publicação Geral Existente

    Você pode fazer o seguinte com perfis de publicação geral existentes.

    Para trabalhar com um perfil de publicação geral:
    1. Na página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação), selecione Perfis Gerais no filtro Tipo de Perfil de Publicação.
    2. Selecione uma das seguintes ações da linha:
      Para:  Ação:
      Editar o perfil Selecione a ação da linha Editar.
      Visualizar o histórico de execução do perfil Selecione a ação da linha Histórico
      Executar o perfil manualmente Selecione a ação da linha Executar. Observe que você também pode executar um perfil a partir dele mesmo.
      Republicar um subconjunto, intervalo de data ou todos os registros de um conjunto, em vez de uma atualização incremental
      Selecione a ação da linha Republicar. Observe que você também pode executar um perfil a partir dele mesmo. Esta ação está disponível somente para perfis de publicação que podem ser editados.
      Um serviço ativado pelo método Publicação Geral > Republicar processa todos os registros de entrada e os inclui no produto, sem ignorar registros cujo valor processado é idêntico ao último valor publicado (diferente dos serviços incrementais contínuos regulares).
      Quando a ação da linha Republicar estiver selecionada, escolha um dos seguintes modos de publicação na caixa de diálogo da pop-up:
      • Intervalo de Datas - Insira um intervalo de datas (do início do primeiro dia até o final do último dia) para identificar os registros do conjunto que você deseja publicar.  Ao realizar a publicação utilizando um intervalo de datas, é consultada a data de modificação do registro.
      • Republicar Subconjunto - Selecione um (sub)conjunto separado de registros para publicação. Observe que você deve planejar com antecedência o trabalho com esta opção e já ter o conjunto que deseja usar criado.
      • Recriar Índice Inteiro - Republica todo o conjunto e recria todo o índice de publicação. Esta opção recalculará todo o conjunto e publicará todos os registros como novos. Use esta opção com cautela. Esta ação é irreversível.
      • Selecione Executar Agora para executar a republicação imediatamente (assim que estiver disponível na fila de serviços). Não há opção de agendamento para esta ação.
        Observe que, quando você seleciona Executar Agora, o Alma salva o perfil. Se você fez mais alterações ao perfil, além de selecionar Republicar, estas ações serão salvas antes que o serviço de publicação inicie.

      Qualquer serviço adicional acionado (além do serviço em execução) não é colocado na fila do sistema e é marcado como IGNORADO.  Os usuários precisam executar serviços adicionais após a conclusão do serviço atual.

      Contribuir com um perfil de importação para a Área da Comunidade Selecione a ação da linha Contribuir, para contribuir com o perfil de publicação para a Área da Comunidade, onde outras instituições poderão copiá-lo e usá-lo. Veja detalhes abaixo.
      Excluir o perfil Selecione a ação da linha Excluir.
      Copiar o perfil Selecione a ação da linha Duplicar.

    Ao editar um perfil de publicação geral, as ações da linha Executar e Republicar também estarão disponíveis como botões na página Detalhes do Perfil de Publicação. Estes botões realizam as mesmas ações descritas no procedimento acima. Observe que, quando você usa os botões Executar e Republicar, eles também salvam o perfil.

    Compartilhar Perfis de Publicação na Área da Comunidade

    Para compartilhar e copiar perfis de publicação compartilhados, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Operador de Compras
    • Gerente de Compras
    • Administrador de Catálogo
    Instituições despendem muitas horas criando perfis de publicação para publicar registros bibliográficos e de autoridade em sistemas de terceiros. Muitas instituições publicam em sistemas de terceiros. Para que estas instituições economizem tempo e esforço, bibliotecários podem contribuir com perfis de publicação para a Área da Comunidade, e também copiar e usar perfis de publicação contribuídos por outras instituições.
    A funcionalidade de contribuir está disponível somente para perfis de publicação geral e não para outros tipos.
    Perfis de publicação contribuídos aparecem na aba Comunidade da página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação).
    Copiar um perfil de publicação também copia o processo de normalização e a regra de mesclagem associados a ele, além das opções de agendamento e as regras de seleção e normalização associadas ao processo de normalização. Processos de normalização copiados aparecem no Editor de MD com uma nota sobre o colaborador original.
    Para contribuir com um perfil de publicação para a Área da Comunidade:
    1. Selecione Contribuir na lista de ações da linha de um perfil de publicação, na aba Instituição da página Perfis de Publicação.
      publishing_profiles_contribute.png
      Página Perfis de Publicação
      A caixa de diálogo de mensagem de confirmação será aberta.
      import_profile_contribution_confirmation_message.png
      Mensagem de Confirmação de Contribuição de Perfil de Publicação
    2. Opcionalmente, você pode alterar o Nome do perfil.
    3. Recomendamos que você altere a Descrição para incluir informações detalhadas para as instituições que copiarão o perfil. Inclua informações da instituição, como informações de biblioteca, de FTP e/ou de fornecedor.
    4. Opcionalmente, você pode inserir ou alterar o endereço de e-mail da Pessoa para contato.
    5. Clique em Confirmar. O perfil aparecerá na aba Comunidade e poderá ser copiado por qualquer instituição.
    Para visualizar e/ou copiar perfis de publicação contribuídos:
    1. Abra a aba Comunidade da página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação).
      Para visualizar mais informações sobre o perfil, selecione Ver nas ações da linha. Os detalhes do perfil serão exibidos.
    2. Selecione Copiar na lista de ações da linha do perfil. O perfil de publicação será copiado para a sua instituição e o novo perfil será aberto para edição. O perfil será copiado e seu status será Inativo por padrão.
    3. Edite os detalhes do perfil de publicação para atender aos seus requisitos.
    4. Ao concluir, selecione Salvar.
    5. Selecione a aba Instituição para visualizar o perfil copiado.
    Para remover (parar de compartilhar) um perfil que você contribuiu para a Área da Comunidade:
    Selecione Excluir na lista de ações da linha do perfil e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.
    O perfil não estará mais disponível para outras instituições. O perfil não será excluído; você poderá continuar a usá-lo na aba Instituição. Além disso, se outra instituição copiou o perfil, esta cópia não será afetada.

    Formato de Dados Publicados

    No Perfil de publicação geral, o Alma adiciona um elemento raiz “collection” para formatos DC e MARC e “modsCollection” para formato MODS.

    Este é um exemplo do cabeçalho de um arquivo publicado em formato MARC:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
    -<collection>

    • Was this article helpful?