Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Criar Itens de Pedido de Aquisição Usando Depósito Legal

    Translatable

    Esta página descreve como trabalhar com depósitos legais, incluindo sua configuração. Para ver uma lista de links para páginas com instruções para compras no Alma, incluindo criação de itens de pedido de aquisição em geral, renovações, trabalho com fornecedores etc., consulte Compra. Para mais informações sobre o fluxo geral de compras, veja Fluxo de Compras. Para uma visão geral de como trabalhar com aquisições no Alma, incluindo links para seções relevantes, como Infraestrutura, Faturas, Configurações etc., consulte Introdução a Aquisições

    Bibliotecas governamentais ou nacionais que recebem cópias de publicações sem custo dos fornecedores podem usar o método de aquisição de Depósito Legal para realizar suas transações com fornecedores. Depósitos Legais permitem um valor zerado para que um pedido de aquisição coexista com uma notificação para o fornecedor, sem a necessidade de verbas ou de preço para o envio de diferentes versões da carta do item de pedido de aquisição.
    O método de Depósito Legal é fornecido com o Alma e habilitado para as instituições que o solicitam. Quando um novo item de pedido de aquisição é criado, o Alma verifica se Depósitos Legais estão disponíveis. Se sim, o Alma exibirá este método de aquisição nas opções.

    Como Funciona

    Bibliotecas recebem uma ou mais cópias de cada item publicado na sua jurisdição. (Isto inclui monografias e periódicos impressos e eletrônicos). Bibliotecas podem declarar um valor de compra zerado e, na mesma transação, enviar uma confirmação de recebimento para fornecedores e editores. As confirmações são geradas pelo sistema, com as seguintes regras:
    • Para cada item (em caso de monografias)
    • De acordo com a atividade (cobrança, pedido, recebimento).
    Cartas de cobrança não são enviadas automaticamente para itens de pedido contínuos (periódicos).
    O Alma envia as seguintes notificações de Depósito Legal, que podem ser personalizadas:
    • Carta de Recibos Anuais de Depósitos Legais
    • Carta de Cobrança de Depósito Legal
    • Carta de Pedido de Depósito Legal
    • Carta de Recibo de Depósito Legal
    Para informações detalhadas sobre a edição de cartas no Alma, consulte Configurar Cartas do Alma.
    Assim que o método de Depósito Legal estiver habilitado e as cartas revisadas e editadas, você poderá criar um item de pedido de aquisição com o Método de Aquisição de Depósito Legal. Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.

    Fluxo de Depósito Legal

    1. Um administrador habilita Depósito Legal como um método de aquisição para a instituição. Veja Configurar Métodos de Aquisição.
    2. O usuário cria um item de pedido de aquisição com o método de aquisição de Depósito Legal. Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.
    3. O Alma notifica o fornecedor sobre a solicitação. Observe que, quando o método de aquisição LEGAL_DEPOSIT_NOLETTER está ativo, nenhum pedido é enviado ao fornecedor. Será enviada uma Carta de Cobrança de Depósito Legal no lugar (se adequada e ativada)
    4. Quando o operador cria um pedido usando o método de aquisição de Depósito Legal:
      • Preço e verba não são obrigatórios
      • O item de pedido de aquisição é empacotado e enviado para o fornecedor
      • O item de pedido de aquisição não é faturado
      • O item de pedido de aquisição é redirecionado para a lista de tarefas de cobranças quando apropriado
    5. O fornecedor envia a monografia ou o periódico para Depósito Legal solicitado pela biblioteca.
    6. A biblioteca envia uma confirmação para o fornecedor de acordo com o seguinte cronograma: