Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Redes de Serviços ao Usuário

    Translatable
    Uma rede de serviços ao usuário define a relação entre duas ou mais instituições do Alma que concordam em oferecer serviços aos usuários uma da outra. Isto diminui o envolvimento da biblioteca em configurações, manutenção de listas de fornecedores e mediação de solicitações por operadores. A rede de serviços ao usuário pode ser configurada independente dos parceiros trabalharem com uma Área da Rede.
    Diferentemente do modelo clássico de recurso compartilhado, no qual a biblioteca de origem do usuário funciona como uma intermediária para fornecimento de acesso a recursos que ela não possui, redes de serviços ao usuário permitem interação direta dos usuários de uma biblioteca com outra biblioteca da rede de serviços ao usuário. Redes de serviços ao usuário fornecem suporte para os seguintes cenários:
    • Empréstimos em modo presencial
    • Solicitação direta
    • Devolução em qualquer local da rede
    • Retirada em qualquer local da rede
    • Um cartão de usuário da rede no Primo
    Em uma rede de serviços ao usuário, a biblioteca proprietária do recurso é a fornecedora do serviço ao usuário. A biblioteca proprietária do recurso gerencia diretamente todos os aspectos do ciclo do empréstimo com o usuário solicitante, incluindo gerenciamento do empréstimo (atraso, perda, renovação etc.) e questões relacionadas a multas/taxas. O usuário solicita o recurso diretamente da biblioteca proprietária. O usuário pode solicitar a retirada do recurso na sua instituição de origem, na biblioteca proprietária do recurso ou em outra biblioteca da rede de serviços ao usuário.
    Podem ser necessárias configurações no Primo se as instituições participantes que desejam permitir solicitação direta não compartilharem nenhuma instalação de PDS.

    Uma rede de serviços ao usuário tem os seguintes atributos adicionais:

    • Informações limitadas dos usuários são compartilhadas entre as instituições da rede.
    • O acervo de todas as instituições da rede de serviços ao usuário pode ser descoberto por usuários de todas as participantes da rede.
    Assista à série de vídeos Recurso Compartilhado em Redes de Serviços ao Usuário (7 sessões) (em inglês).

    Para informações sobre a configuração de uma rede de serviços ao usuário ou de Retirada/Devolução em Qualquer Local, veja Configurar Redes de Serviços ao Usuário.

    Relações de serviços ao usuário definem os serviços que uma biblioteca pode realizar para outra biblioteca da mesma instituição. Para mais informações, veja Configurar Serviços ao Usuário Entre Bibliotecas Dentro de uma Instituição.

    Visualizar Atividades da Rede

    A atividade de todas as instituições vinculadas pode ser visualizada na página de Serviços ao Usuário. A aba Atividade da Rede contém os dados de empréstimos, solicitações e o valor de multas e taxas das contas vinculadas somente para fins de visualização. Ela é exibida somente na instituição de origem do usuário, se a instituição for parte de uma rede de serviços ao usuário e o operador tiver a permissão para serviços de rede como parte das seguintes funções: Gerente de Balcão de Circulação, Operador de Balcão de Circulação, Operador de Balcão de Circulação - Limitado, Gerente de Usuários, Administrador de Usuários. O usuário pode usar um filtro para selecionar as transações de uma instituição específica ou de todas as instituições às quais tenha uma conta vinculada. Todos os empréstimos e solicitações ativos serão exibidos automaticamente, sem opção de filtrar para ver somente as transações da seção atual.
    Patron Services Network Activity Tab.png
    Aba de Atividades da Rede de Serviços ao Usuário
    Assista ao vídeo Rastrear Atividades de Recursos Compartilhados do Usuário (2:00 min) (em inglês).

    Fluxo de Retirada em Qualquer Local

    A criação de uma solicitação dentro de uma rede de serviços ao usuário, seja para retirada na instituição de origem do usuário, na biblioteca proprietária do recurso ou em outra biblioteca da rede, é um processo basicamente igual ao processo regular de serviços ao usuário. As páginas envolvidas na criação e atendimento da solicitação são as mesmas, apenas com algumas variações nas opções oferecidas nas listas dropdown e nas caixas de seleção. O processo pode ser feito apenas entre a instituição de origem do usuário e a instituição proprietária do recurso ou a retirada do recurso pode ser feita em uma terceira instituição da rede. Tudo isso é processado no fluxo de trabalho padrão. Para informações sobre a configuração de Retirar em Qualquer Local, veja Configurar Retirada/Devolução em Qualquer Local.

    Solicitar um Item para Retirada em Qualquer Local da Rede

    O cenário abaixo descreve o fluxo no qual um usuário de uma instituição da rede de serviços ao usuário solicita um item pertencente a outra instituição da rede, que será retirado em uma terceira instituição. Este fluxo demonstra as ações de solicitação, empréstimo e devolução entre as instituições.
    Para mais informações sobre retirada em qualquer local nas redes de serviços ao usuário, assista ao vídeo Melhorias na Rede de Serviços ao Usuário (1:41 min) (em inglês).
    Para solicitar uma retirada em uma instituição diferente, o usuário deve fazer login no Primo, buscar pelo recurso e selecioná-lo na lista de instituições em que está disponível. Então, o usuário deve selecionar na lista de instituições onde é permitida a retirada e enviar a solicitação.
    Primo pickup anywhere.png
    Solicitação no Primo - Local de Retirada
    As informações do usuário e a solicitação do recurso são copiadas para a biblioteca que possui o recurso. Os operadores desta biblioteca verão a biblioteca para retirada solicitada em suas listas de tarefas e em seus comprovantes de retirada.
    Resource_Owning_Institution_Task_List_New_UI_1.png
    Lista de Tarefas da Instituição Proprietária do Recurso
    Pick Slip Location Highlighted.png
    Comprovante da Instituição Proprietária do Recurso
    O código de barras do item é lido pela instituição proprietária do recurso, o destino de retirada é exibido e o item é colocado em trânsito da instituição proprietária para a instituição de retirada.
    Scan_in_Owning_Institution_New_UI_1.png
    Ler Códigos de Barras na Instituição Proprietária
    O item é recebido e tem seu código de barras lido na instituição de retirada com a instituição proprietária selecionada.
    Scan_In_Pickup_Institution_New_UI_1.png
    Ler Códigos de Barras na Instituição de Retirada
    As informações do usuário são recuperadas automaticamente pela instituição de retirada e o usuário é informado quando o recurso está disponível. Para emprestar o item ao usuário, o operador de balcão de circulação do local de retirada seleciona a biblioteca proprietária na página de Serviços ao Usuário e o item é retirado. O restante do ciclo de vida do empréstimo é um processo padrão.
    Loan_at_Pickup_Institution_New_UI_1.png
    Empréstimo na Instituição de Retirada
    Quando o usuário devolve o recurso para a instituição em que fez a retirada, o código de barras do item é lido como de costume, com a instituição proprietária selecionada na página Gerenciar Devoluções de Itens. A interface Gerenciar Devoluções de Itens indica que a próxima etapa para o item é colocá-lo em trânsito de volta para a instituição proprietária.
    Manage_Item_Returns_Other_Institutions_New_UI_1.png
    Gerenciar Devoluções de Itens

    Getit em Outras Instituições

    O acervo da rede exibido pode ser baseado em uma Área da Rede compartilhada, da qual todas as instituições fazem parte, ou em uma rede de descoberta que não utiliza uma Área da Rede. Veja Visão Geral de Redes Colaborativas com Primo VE para mais informações sobre as opções de descoberta compartilhadas.

    Quando a instituição faz parte de uma rede, o Primo exibirá o acervo do registro descoberto na instituição do usuário e em outras instituições da rede. O acervo da instituição de origem e das instituições da rede são exibidos em seções separadas, conforme mostrado abaixo.

    Get It Other Institutions.png

    O acervo de outras instituições pode ser exibido sem permitir que o usuário solicite os recursos diretamente. Por exemplo, se a instituição implementa uma rede automática de serviços ao usuário ou uma rede de recursos compartilhados, as solicitações são feitas através do link de recursos compartilhados.

    Get It Resource Sharing.png

    Como alternativa, a instituição pode permitir que os usuários naveguem pelas informações de acervo dos participantes da rede e façam uma solicitação diretamente.

    Get It Other.png

    Get It Other Request.png

    Veja abaixo alguns dos tipos de serviço que uma instituição pode configurar para solicitações da rede.

    Exibir somente a disponibilidade de outras instituições

    Neste modelo, a instituição local pode optar por exibir informações somente sobre quais instituições possuem cópias disponíveis do recurso descoberto. A instituição pode optar por não permitir que usuários vejam mais detalhes sobre as informações de coleções físicas de outras instituições. Isto é útil porque diminui o volume de navegação na página de visualização completa, minimizando a potencial confusão que pode ser causada por múltiplas opções. Com esta configuração, os usuários verão somente se as instituições possuem ou não cópias disponíveis e usarão sempre o mesmo link de Solicitação de Recurso Compartilhado. O link para o texto Disponível na instituição pode ser desativado. Por favor, consulte os guias de Configuração do Primo (em inglês) para aprender este tipo de configuração.

    Get It Expose Other Institutions Availability Only.png

    Exibir coleções físicas de outras instituições

    Neste modelo, a instituição local pode optar por exibir, além de informações sobre quais instituições possuem cópias disponíveis do recurso descoberto, onde o acervo é encontrado, mas não permite a solicitação direta dos itens das instituições remotas. Esta seria a configuração clássica, na qual as instituições permitem que usuários frequentem as bibliotecas umas das outras e utilizem os itens na estante, mas que necessita que a solicitação seja feita usando a opção Recurso Compartilhado da exibição do acervo local.

    Como mostrado abaixo, nesta configuração, o texto Disponível na instituição não permite a navegação no acervo das instituições da rede, mas as informações de Getit da instituição remota são exibidas sem que o usuário seja conectado automaticamente à esta instituição. Isto causa o seguinte:

    • O Getit remoto não possui opções de solicitação.

    • As informações de disponibilidade de empréstimo são pode ser emprestado ou não pode ser emprestado, e são calculadas com os mesmos procedimentos usados para determinar a potencial possibilidade de empréstimo de quando o usuário não está conectado.

      Get It Expose Other Institutions Holdings.png

      Para isto, o parâmetro uresolver_remote_register deve estar configurado como Nenhum na página Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Outras Configurações. Observe que este parâmetro afeta a instituição remota (ou seja, não a instituição de origem do usuário).

      uresolver_remote_register.png

    Permitir solicitação direta de coleções físicas de outras instituições

    As instituições podem optar por exibir não apenas quais instituições possuem cópias disponíveis do recurso descoberto e onde o acervo é encontrado, mas também podem permitir a criação de uma solicitação para o item remoto. Esta seria a configuração padrão para instituições que não utilizam uma rede automática de serviços ao usuário ou uma rede de recursos compartilhados baseada em rota, mas que permitem que os usuários localizem e solicitem diretamente os itens de outras instituições.

    Solicitar registro manual de conta vinculada

    É possível configurar o Alma para que, quando um usuário optar por visualizar as informações de Getit de uma instituição remota, a visualização padrão seja a de usuários não conectados. O Alma não criará automaticamente uma conta vinculada na instituição remota e, portanto, não exibirá termos de uso detalhados nem uma opção de solicitação. Uma opção “Registrar” permitirá que o usuário solicite explicitamente a criação de uma conta vinculada.

    Este tipo de configuração pode ser feito para certificar de que contas vinculadas sejam criadas somente quando solicitado pelo usuário. Isto pode servir para questões de privacidade, assim como para impedir a criação de múltiplas contas a não ser que o usuário realmente deseje criar uma solicitação local.

    Get It Require Manual Linked Account Registration.png

    Usar a opção “Registrar” cria a conta vinculada e recarrega as informações de Getit remoto com termos de uso detalhados e opções de solicitação.

    Get It Require Manual Linked Account Registration 2.png

    Para isso, configure o parâmetro uresolver_remote_register como Manual na página Menu de Configuração > Serviços ao Usuário > Outras Configurações. Observe que este parâmetro afeta a instituição remota (ou seja, não a instituição de origem do usuário).

    Permitir registro automático de conta vinculada

    Configure o parâmetro uresolver_remote_register como Auto para ignorar a etapa Registrar e sempre criar automaticamente a conta vinculada na instituição remota. Esta configuração simplifica o processo e ignora a necessidade de registro manual antes de visualizar opções de solicitação, mas pode resultar na criação de múltiplas contas vinculadas em todas as instituições que os usuários visitarem.

    • Was this article helpful?