Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Publicar no Libraries Australia

    Translatable
    Para configurar a publicação no Libraries Australia, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador de Catálogo
    • Administrador de Repositório
    • Administrador Geral do Sistema
    Para trabalhar com o Libraries Australia, um representante do Suporte/Serviços Profissionais da Ex Libris Support deve configurar um parâmetro do cliente. Confirme com a Ex Libris se o parâmetro foi configurado corretamente.
    O Alma oferece suporte à publicação de registros no Libraries Australia. Isso inclui perfis que podem ser configurados para publicação inicial e contínua, mapeamentos de coleções e definições do National Union Catalog (NUC).

    Visão Geral da Publicação no Libraries Australia

    Você pode sincronizar automaticamente registros bibliográficos com informações de coleções incorporadas com o Libraries Australia (LA). O Alma suporta os símbolos NUC emitidos pela LA. Após criar e agendar o perfil de publicação, o serviço Upload de Coleções Físicas no Libraries Australia será agendado.
    No Alma, cada instituição que sincroniza seus registros bibliográficos/de coleções com o LA deve ter um código NUC (símbolo). Além disso, bibliotecas específicas podem ter um símbolo NUC que sobrescreve o código NUC da instituição (veja Para configurar um símbolo NUC da biblioteca diferente do símbolo NUC da instituição abaixo).
    Informações limitadas sobre as coleções estão incorporadas nos registros bibliográficos. As informações de coleções são enviadas junto com os registros bibliográficos quando estes são marcados para sincronização com o catálogo nacional, Libraries Australia.
    O campo 984 do registro bibliográfico é utilizado para guardar as informações de coleções. Especificamente, o 984 $a contém o código NUC; e o 984 $c pode ser configurado para conter um número de chamada ou uma etiqueta, como HELD, (para indicar que a biblioteca possui coleções).
    Os registros bibliográficos são exportados para o LA com informações de coleções incorporadas quando as seguintes condições são atendidas:
    • O registro bibliográfico está definido ou marcado para publicação, podendo ser processado da seguinte forma:
      • Registro definido como Publicar bibliográfico no Editor de MD (Ferramentas > Configurar Marcações para Gerenciamento > Exportar para Libraries Australia), conforme mostrado na figura abaixo.
        Se o mesmo registro for, posteriormente, definido como Não publicar no Editor de MD, o Alma oferece suporte à publicação e sincronização deste registro com o LA para que o LA saiba que ele está oculto.
        ExportLA_NewUI.png
        Publicar Manualmente ou Forçar Exportação
        Além disso, registros de coleções podem ser marcados para que sejam ocultados através dos seguintes métodos:
        O perfil de publicação out-of-the-box do Libraries Australia funcionará somente com uma localização não oculta.
        • Configuração de localização
          Na página Editar Localização Física (Menu de Configuração > Geral > (selecione a localização correta em Configurando) > Localizações > Localizações Físicas; clique em Editar na lista de ações da linha da localização relevante), selecione Ocultar da Descoberta.
          LA_EditPhysLoc_NewUI2.png
          Configuração de Localização - Opção Ocultar da Descoberta
          Usando o Editor de MD
          Marque um registro de coleções individual para ser ocultado no Editor de MD selecionando Ferramentas > Configurar Marcações para Gerenciamento > Ocultar da Descoberta quando o registro de coleções a ser ocultado for o registro ativo na página do Editor de MD.
          SuppressFromDiscovery_MD_Editor_NewUI.png
          Opção Ocultar da Descoberta para um Registro de Coleções Físicas
      • Execução do serviço Sincronizar MMS com catálogo nacional para marcar registros para publicação em lote. Para mais informações, veja Executar Serviços Manuais em Conjuntos Definidos e a etapa 2 de Para fazer uma publicação inicial com Libraries Australia:.
      • Registros podem ser marcados para publicação no Libraries Australia como parte do processo de importação de registros usando um perfil de importação. (Esta é a prática recomendada quando a importação resultará em registros prontos para publicação no Libraries Australia, a fim de garantir um processo de atualização contínuo e otimizado.) Para mais informações, veja Criar/Editar um Perfil de Importação: Configurar Marcações para Gerenciamento.
    • O registro bibliográfico ou qualquer registro de coleções vinculado foi alterado desde a última publicação, ou um operador selecionou manualmente o registro a ser exportado, o que também é chamado de exportação forçada. (Selecione Forçar exportação para Libraries Australia no menu Ferramentas > Configurar Marcações para Gerenciamento. do Editor de MD, veja a figura abaixo.)
    • O perfil de publicação adequado foi definido e habilitado corretamente (consulte o procedimento Para configurar o perfil de publicação do Libraries Australia:).
    A exportação contém dois arquivos de registros bibliográficos separados, com informações de coleções incorporadas. Um arquivo contém as coleções novas e atualizadas e o outro contém os registros bibliográficos excluídos. Esses podem ser identificados pela seguinte convenção de designação (consulte a tabela abaixo para obter uma explicação sobre isso):
    <NUC_CODE>-<process type>.<format.id><sequence>
    Exemplo: NCLN-B.D66
    Convenção de Designação do Arquivo de Exportação
    Componente do Nome do Arquivo Descrição
    NUC_CODE O código NUC identificado na configuração.
    process type
      • B - Para registros bibliográficos cujo upload foi feito, com ou sem coleções
      • D - Para registros bibliográficos excluídos
    format.id O ID de formato de D (dados) é usado. A sequência é um número contínuo de uploads de arquivo. Os números são reutilizados quando o limite máximo (99) é atingido. O último número da sequência usado é salvo como parte do perfil de publicação. Quando o número da sequência atinge 99, ele reinicia com 00.
    O Alma normaliza registros bibliográficos para exportação para LA da seguinte maneira:
    • Campos locais (59X e 9XX) são excluídos do registro a ser publicado.
    • Se 019 $a existir, seu conteúdo será gravado no campo 001 do arquivo de exportação. Se não houver conteúdo no 019 $a, o campo 001 será removido.
    • O valor do ID do MMS do Alma (de 001) é copiado para o 035 $a
      Existe apenas um campo 035 nos arquivos de exportação (que contém o ID do MMS no $a), exceto nos casos em que (OCoLC) está especificado no outro 035 $a.
    • Os campos 090, 091 e $9s são omitidos.
    Para cada registro de coleções que precisa ser publicado, o Alma cria um campo 984 de informações de coleções no arquivo de exportação. O conteúdo do campo 852 (subcampos k, h, i, j, l e m) é usado para criar o campo 984 para exportação para LA. Isso é processado da seguinte maneira:
    • O campo 852 é recuperado do registro de coleções.
    • O código NUC é recuperado de um dos seguintes:
      • A tabela de mapeamento de códigos NUC da biblioteca
      • O código NUC configurado na instituição
    • Um novo campo 984 é adicionado ao registro bibliográfico.
    • O 984 $a é definido com o código NUC recuperado acima.
    • O 984 $c é definido com o valor normalizado do número de chamada do registro de coleções ou o valor da etiqueta, como HELD, conforme definido na página Detalhes do Perfil de Publicação (consulte Para configurar o perfil de publicação do Libraries Australia).
    • Quando um registro bibliográfico é excluído ou ocultado da publicação no LA, ele conterá d na posição 5 do líder e deleted é especificado no 984 $c (veja o exemplo abaixo).
      <datafield tag="984" ind1=" " ind2=" ">
      <subfield code="a">SUA:A</subfield>
      <subfield code="c">deleted</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="984" ind1=" " ind2=" ">
      <subfield code="a">SUA:B</subfield>
      <subfield code="c">deleted</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="984" ind1=" " ind2=" ">
      <subfield code="a">SUA:C</subfield>
      <subfield code="c">deleted</subfield>
      </datafield>
    • Quando um registro de coleções é excluído, todas as outras coleções serão publicadas como uma atualização.
    • Quando um registro de coleções é atualizado, somente este registro será publicado com as novas informações.
    • Quando as informações do registro bibliográfico são alteradas, todas as coleções que não foram excluídas serão publicadas como uma atualização.
    • Podem existir subcampos repetidos. No exemplo abaixo, $c e $d são entradas repetidas. Outros subcampos, determinados pelo seu mapeamento, também podem ser repetidos.
      <datafield tag="984" ind1=" " ind2=" ">
      <subfield code="a">NUC_TEST</subfield>
      <subfield code="c">MICROFILM 3502-3508 </subfield>
      <subfield code="d">Vol. 1 (1967)-v. 7 (1974)</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="984" ind1=" " ind2=" ">
      <subfield code="a">SUA-R</subfield>
      <subfield code="c">JJ73397-73400 </subfield>
      <subfield code="d">Vol. 8 (1974)-v. 11 (1978)</subfield>
      <subfield code="c">375.905 H674 </subfield>
      <subfield code="d">Vol. 1, no. 1-v. 37, no. 4 (Nov. 1967-Aug. 2004)
      </subfield>
      </datafield>
    • Outros subcampos 984 são definidos de acordo com as informações de mapeamento configuradas (consulte Configurar mapeamento de coleções para Libraries Australia).
    • Quando existem múltiplas coleções, a saída é um 984 por NUC, onde o $a contém o código NUC e o $c é pode ser repetido com o número de chamada de todas as coleções para este NUC/biblioteca. Outros subcampos, mapeados a partir da tabela de mapeamento, também são repetíveis.
    Registros MARC normalizados são transformados em ISO 2709/MARC-8.

    Observe que, se o serviço Upload de Coleções Físicas no Libraries Australia falhar, os registros continuarão marcados para publicação até que o serviço seja bem-sucedido. Isso é válido mesmo se você executar o serviço Sincronizar MMS com Catálogo Nacional antes do serviço Upload de Coleções Físicas no Libraries Australia. O serviço de sincronização não remove a indicação/marcação de publicação (publicar ou não publicar), ou seja, a menos que alguém nesse ínterim realmente altere a marcação. O relatório disponível para o serviço com falha também deve ser consultado para obter indicações do que aconteceu, como erros, registros ignorados e problemas de FTP.

    Publicar Registros Relacionados no Libraries Australia

    A publicação do Alma no Libraries Australia oferece suporte ao processamento de registros relacionados quando o perfil Publicar coleções no Libraries Australia é executado. Informações de coleções para registros bibliográficos que fazem parte de uma relação “encadernado com” são publicadas corretamente para oferecer uma representação precisa do acervo na biblioteca das coleções.
    Ao catalogar registros relacionados (criar ou excluir), o serviço MMS - Criar Relações de Registro deve ser executado para que as informações do registro relacionado possam ser publicadas no Libraries Australia. O serviço MMS - Criar Relações de Registro está agendado para ser executado uma vez por dia. Acesse Visualizar Todos os Serviços Agendados para mais informações.

    Publicação Inicial no Libraries Australia

    Antes de executar seu processo contínuo de sincronização automática com o Libraries Australia, você deve coordenar e processar uma publicação inicial dos registros do Alma que deseja exibir no Libraries Australia.
    Para fazer uma publicação inicial no Libraries Australia:
    Leia este procedimento na íntegra antes de começar, para garantir que você tenha concluído todos os pré-requisitos necessários para cada uma das etapas.
    1. Entre em contato com o Libraries Australia para informá-los de que você executará uma publicação inicial de registros do Alma e prepare todas as configurações de perfil que devem ser coordenadas entre sua instituição e o Libraries Australia.
    2. Marque os registros bibliográficos que deseja publicar no Libraries Australia usando o Editor de MD (consulte as informações fornecidas em Visão Geral da Publicação no Libraries Australia)
      Como alternativa, execute o serviço Sincronizar MMS com catálogo nacional para marcar um ou mais conjuntos de registros; para mais informações, veja Executar Serviços Manuais em Conjuntos Definidos
    3. Identifique os registros de coleções a serem publicados Mais especificamente, marque os registros de coleções que deseja ocultar. Você pode ocultar registros de coleções em grupo com base na sua localização; ou você pode ocultar registros individualmente usando o Editor de MD. Veja Configuração de localização e Usando o Editor de MD para mais informações.
    4. Configure o seu perfil de publicação do Libraries Australia. Veja Perfil de Publicação do Libraries Australia (a próxima seção) e preste atenção no seguinte:
      • Selecione Executar publicação completa para seu upload inicial.
        (Depois que o Alma conclui com sucesso a execução do carregamento inicial, a seleção Executar publicação completa é removida do seu perfil, em preparação para que você passe para a fase contínua de publicação.)
      • Na lista dropdown, selecione Não agendado como sua opção. Você deverá confirmar com o Libraries Australia se o seu carregamento inicial foi bem-sucedido antes de configurar o perfil de publicação para que seja executado automaticamente.
      • Certifique-se de ter criado uma configuração de FTP que atenda aos seus requisitos.
    5. Execute seu serviço de publicação de carregamento inicial.
      1. Acesse o perfil de publicação Upload de Coleções Físicas no Libraries Australia configurado (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação).
      2. Selecione Executar na lista de ações da linha.
    6. Confirme com o Libraries Australia se o carregamento inicial foi concluído com sucesso.
    7. Configure seu perfil de publicação de Upload de Coleções Físicas no Libraries Australia para fazer publicação contínua de seus registros no Libraries Australia.

    Perfil de Publicação do Libraries Australia

    Use as instruções abaixo para configurar o perfil de publicação do Alma para Libraries Australia.
    Para configurar o perfil de publicação do Libraries Australia:
    1. Na página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação), selecione Editar na lista de ações da linha de Publicar coleções no Libraries Australia. A página Detalhes do Perfil de Publicação será aberta.
    2. LA_PubProfileDetails_NewUI.png
      Página Detalhes do Perfil de Publicação
    3. Edite os detalhes do perfil para corresponder aos seus requisitos (consulte a tabela abaixo para obter uma descrição das opções).
      Descrição da Página Detalhes do Perfil de Publicação
      Opção Descrição
      Detalhes do Perfil:

      Código NUC

      Insira o código/símbolo para identificação da instituição no Libraries Australia.

      Para uma biblioteca ou biblioteca e localização com símbolo NUC diferente da instituição, o símbolo precisa ser especificado no campo Símbolo localizado na configuração de Símbolo NUC da Instituição (Gerenciamento de Recursos > Configuração de Recursos > Menu de Configuração > Exportação de Registro > Símbolo NUC da Instituição). O símbolo especificado no campo Símbolo sobrescreve o que foi especificado no campo Código NUC da página Detalhes do Perfil de Publicação.

      Institution_NUC_Symbol_Mapping_Table_02_newUI.png

      Tabela de Mapeamento Símbolo NUC da Instituição
      Parâmetros de Publicação:
      Executar publicação completa Selecione para concluir a publicação inicial no Libraries Australia. Veja Publicação Inicial no Libraries Australia para mais informações.
      Uma vez concluída a publicação inicial, o Alma remove automaticamente a caixa de seleção Executar publicação completa do perfil, para permitir que ele seja usado para a publicação contínua de registros no Libraries Australia.
      Status Especifique o status do perfil como ativo ou inativo.
      Somente perfis ativos serão executados.
      Agendamento Selecione uma opção de agendamento.
      Notificações por E-mail Especifique os usuários e os endereços de e-mail que receberão notificações quando o perfil de publicação for concluído.
      Conteúdo do 984 - Coleções Físicas:
      Número de chamada ou Etiqueta Selecione a opção Número de chamada para que o número de chamada seja mapeado para exportação.
      Como alternativa, selecione a opção Etiqueta e insira uma etiqueta no campo ao lado dessa opção para que esta etiqueta seja mapeada para exportação. No exemplo abaixo, HELD está mapeada para exportação (indicando que a instituição/biblioteca possui acervos).
      Conteúdo do 984 - Coleções Eletrônicas:
      Publicar Coleções Eletrônicas/Etiqueta Selecione a opção Publicar Coleções Eletrônicas para publicar coleções no Libraries Australia e insira o conteúdo de Etiqueta que deseja que apareça para as coleções eletrônicas. O conteúdo de etiqueta padrão para este parâmetro é On-line: Indisponível para empréstimo.
      Esta funcionalidade é eficaz para coleções eletrônicas que são publicadas no Libraries Australia quando os registros bibliográficos são novos ou atualizados e estão sinalizados com a marcação para gerenciamento Exportar para Libraries Australia definida como Publicar bibliográfico.
      Formato de Envio:
      Configuração de FTP Especifique a configuração de FTP a ser usada. Selecione a configuração de FTP que contém o servidor, porta, nome de usuário e senha adequados para a conexão (veja Configurar Conexões S/FTP).
      Subdiretório Um subdiretório opcional no qual os arquivos devem ser colocados para o upload de FTP. Por exemplo, se você especificou Alma no campo Subdiretório durante a configuração da conexão S/FTP e inserir LA neste campo, os dados serão exportados para o diretório Alma/LA.
    4. Selecione Salvar.
      Na próxima vez que o perfil de publicação do Libraries Australia for executado com os parâmetros Coleções Físicas e Coleções Eletrônicas selecionados, os registros serão processados da seguinte maneira:
      • O Alma criará um campo 984 e todas as informações de coleções associadas para os registros que possuírem coleções eletrônicas e físicas com o mesmo código NUC. Por exemplo:
        984 $a NSL $c M Q823.912/ W187.1/ 4 $c Online: Indisponível para empréstimo
        O primeiro $c contém as informações físicas e o segundo $c contém as informações eletrônicas. Como coleções eletrônicas não possuem números de chamada, somente a etiqueta é publicada no $c.
        Veja a próxima seção Mapeamento de Coleções para Libraries Australia para mais informações.
      • O mapeamento do NUC é processado da seguinte maneira:
        • Se o portfólio tiver uma biblioteca proprietária, será usado o NUC desta biblioteca.
        • Se não houver NUC da biblioteca proprietária do portfólio, será usado o NUC da biblioteca proprietária da coleção.
        • Se não houver NUC da biblioteca proprietária de portfólio ou coleção, será usado o NUC padrão identificado no parâmetro Código NUC do perfil de publicação.
      • Somente portfólios ativos são processados para publicação.
      • Um NUC é enviado como excluído somente quando todas as coleções (impressas e eletrônicas) são excluídas. Quando somente as coleções impressas são excluídas, os registros são enviados atualizados apenas com as coleções eletrônicas.

    Mapeamento de Coleções para Libraries Australia

    O serviço de publicação no Libraries Australia cria o 984 $a e $c. Se você deseja mapear campos 984 adicionais para publicação no Libraries Australia, eles devem ser mapeados na tabela descrita no procedimento abaixo. Não é necessário mapear o número de chamada (de 852 k, h, i, j, l e m) para o 984 $c porque isso já é feito pelo sistema.
    O mapeamento de coleções para Libraries Australia é configurado na tabela de mapeamento Mapear Campos de Coleções para o Registro BIB do Libraries Australia (Menu de Configuração > Recursos > Exportação de Registro > Mapear Campos de Coleções para o Registro BIB do Libraries Australia). Para mais informações sobre tabelas de mapeamento, veja Tabelas de Mapeamento.
    LA_MapHoldingsMT_NewUI2.png
    Página de Configuração de Mapeamento de Coleções para Libraries Australia
    Para configurar o mapeamento de coleções para Libraries Australia:
    Insira os detalhes de configuração do mapeamento de coleções para corresponder aos seus requisitos.
    Configuração do Mapeamento de Coleções para Libraries Australia
    Opção Descrição
    Código Destino Um código único para identificar a linha.
    Etiqueta de Coleções Físicas (campo) O campo de coleções MARC a partir do qual o conteúdo deve ser mapeado para o campo bibliográfico MARC.
    Subcampo de Coleções Físicas O subcampo a partir do qual o conteúdo deve ser mapeado para o arquivo de exportação. Os seguintes subcampos 852 são ignorados: h, i, j, k, l e m.
    Etiqueta do Bibliográfico (campo) O campo bibliográfico MARC a ser mapeado para o arquivo de exportação. Por padrão, é o campo 984.
    Subcampo Bibliográfico O subcampo que terá o conteúdo mapeado do subcampo de coleções. A documentação RIS do Libraries Australia especifica os seguintes subcampos permitidos: d, e, f, g e h. Os subcampos a e c são mapeados automaticamente pelo processo de publicação e não precisam ser configurados aqui.

    Configurar um NUC da Biblioteca

    Você pode configurar um símbolo NUC da biblioteca que seja diferente do NUC da instituição do Alma na tabela de mapeamento Mapear Campos de Coleções para o Registro BIB do Libraries Australia (Menu de Configuração > Recursos > Exportação de Registro > Mapear Campos de Coleções para o Registro BIB do Libraries Australia). Para mais informações sobre tabelas de mapeamento, veja Tabelas de Mapeamento
     
    Símbolo NUC Exclusivo da Biblioteca e Diferente do Código NUC da Instituição
    Para configurar um símbolo NUC da biblioteca diferente do símbolo NUC da instituição:
    Insira o Código da Biblioteca (como encontrado no 852 $$b) e o Símbolo (único para a biblioteca e diferente do código NUC especificado para a instituição na página Detalhes do Perfil de Publicação).
    • Was this article helpful?