Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Trabalhando com Campos de Extensão Local para Registros com Link com a Área da Comunidade

    Translatable
    Para trabalhar com campos de extensão local, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Catalogador
    • Catalogador Estendido (para exclusão)
    • Gerente de Catálogo
    • Administrador de Catálogo
    A edição de registros da Área da Comunidade no Editor de Metadados é permitida apenas em ambientes de produção ativos. Ao trabalhar em ambientes de sandbox, só é possível adicionar extensões locais aos registros da Área da Comunidade usando um processo de normalização.
    Para mais informações, acesse a documentação relacionada:
    Todas as instituições podem criar e manter extensões locais em registros bibliográficos que possuem link com a Área da Comunidade, a fim de registrar suas próprias informações. O trabalho com extensões locais é suportado nos seguintes ambientes:
    • Instituições Independentes - Extensões locais em registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade pertencentes a uma instituição independente só podem ser adicionadas, atualizadas, indexadas e recuperadas por esta instituição.
    • Instituições Participantes - Extensões locais em registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade pertencentes a uma instituição participante de uma Rede só podem ser adicionadas, atualizadas, indexadas e recuperadas por esta instituição.
    • Área da Rede - Extensões locais em registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade pertencentes a uma Área da Rede só podem ser adicionadas, atualizadas, indexadas e recuperadas pela Área da Rede. Extensões locais gerenciadas na Área da Rede são exibidas às instituições participantes quando a aba Rede é usada para busca no repositório. Veja Adicionar Extensões Locais a Registros Bibliográficos na Área da Rede para mais informações.
    • Primo VE - Extensões locais relacionadas ao Primo VE, consulte Gerenciar Campos Locais e de Exibição para Primo VE.
    Com essa funcionalidade, as instituições podem inserir e manter informações locais nos campos abaixo:
    Formato Campos
    MARC21 Campos 77X/78X, 09X, 59X, 69X e 9XX
    KORMARC Campos 009, 77X/78X, 09X, 59X, 69X e 9XX
    UNIMARC, CNMARC Campos 0X9, 1X9, 2X9, 3X9, 4X9, 5X9, 6X9, 7X9, 8X9 e 9XX
    Isso pode ser feito no Editor de MD quando você edita um registro por vez usando a opção Adicionar Extensão Local (veja Adicionar Extensões Locais Usando o Editor de MD), ou para múltiplos registros executando um serviço com um processo de normalização que atualiza os campos de extensão local (veja Usar um Processo de Normalização para Manter Extensões Local). 
    Dados da extensão local podem ser:
    Quando os registros bibliográficos que possuem link são sincronizados durante as atualizações da Área da Comunidade, o conteúdo da extensão local não é sobrescrito.
    Esta funcionalidade está disponível somente no modo de produção Alma. Não é possível adicionar uma extensão local para registros da CZ ao trabalhar de instituições que ainda estão no processo de implementação ou usando ambientes do Sandbox.       

    Adicionar Extensões Locais Usando o Editor de MD

    Use a opção Adicionar Extensão Local para adicionar campos de extensão local aos seus registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade.
    Para adicionar um campo de extensão local:
    1. Abra um registro bibliográfico que possui link com a Área da Comunidade no Editor de MD.
    2. Selecione Ações de Edição > Adicionar Extensão Local para inserir um campo de extensão local. Veja Adicionar Extensão Local para mais informações.
      MD_Editor_Add_Local_Extension_Option_02_NL.png
      Opção Adicionar Extensão Local
      Quando você adiciona um campo de extensão local, o ícone da instituição é exibido neste campo. Observe que campos locais adicionados através da função Ações de Edição > Adicionar Campo não aparecem com o ícone da instituição.
      Local_Extension_Field_Added_to_MD_Editor_Record_04.png
      Campo de Extensão Local com Ícone da Instituição
    3. Conclua a edição e salve o registro normalmente.

    Usar um Processo de Normalização para Manter Extensões Locais

    Quando você executa um serviço usando Normalização de bibliográfico MARC 21, você pode selecionar uma regra de Normalização MARC Drool (criada/salva anteriormente) que edita os campos de extensão local. Veja abaixo um exemplo de regra de Normalização MARC Drool que adiciona a extensão local 996. Observe que o subcampo 9 (identificado como local) é obrigatório para um campo de extensão local.
    rule "Add field 996 as local extension"
    when
    (not exists "996.a.ABC")
    then
    addField "996.a.ABC"
    addSubField "996.b.JAN-2020" if (exists "996.a.ABC")
    addSubField "996.9.local" if (exists "996.a.ABC")
    end
    Para manter extensões locais usando a Normalização de bibliográfico MARC 21:
    1. Crie uma regra de normalização para editar sua(s) extensão(ões) local(is). Veja Trabalhando com Regras de Normalização para mais informações sobre a criação de regras de normalização.
    2. Crie um processo de Normalização MARC Drool configurado com a regra de normalização. Veja Adicionar um Processo e MarcDroolNormalization na seção Trabalhando com Processos de Normalização para mais informações.
    3. Execute um serviço Normalização de bibliográfico MARC 21 que utilize o processo de Normalização MARC Drool criado (Admin > Gerenciar Serviços e Conjuntos > Executar um Serviço). Quando o serviço for executado, selecione Normalização de bibliográfico MARC 21, na lista dropdown Tipo, para localizar mais facilmente o processo de extensão local que você criou.
    4. Observe que, quando você seleciona um conjunto como parte da execução desse serviço, ele pode conter vários registros, alguns locais com link com a Área da Comunidade e outros com link com a Área da Rede, dependendo do seu ambiente.
    Veja abaixo algumas considerações ao executar o serviço Normalização de bibliográfico MARC 21 para manter extensões locais em registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade.
    • O serviço só atualiza as extensões locais quando o registro bibliográfico com link com a Área da Comunidade contiver local no subcampo 9 do campo de extensão local. Observe que, para registros criados anteriormente no Editor de MD usando a opção Adicionar Extensão Local, o subcampo $$9local é criado e armazenado automaticamente no registro em cache (não é visível no painel de edição do Editor de MD). Ao adicionar um novo campo de extensão local com o serviço Normalização de bibliográfico MARC 21, sua regra de Normalização MARC Drool deve adicionar um subcampo 9 que contenha local.
    • Somente normalizações de extensões locais são processadas. Se a regra de normalização selecionada para o serviço Normalização de bibliográfico MARC 21 incluir normalizações que não estão relacionadas a extensões locais, esta parte da regra não é processada.
    • Quando o conjunto selecionado para o serviço contiver um registro local (sem link com as Áreas da Comunidade ou da Rede), um subcampo $$9local é tratado como todos os outros subcampos.
    • Quando o conjunto selecionado para o serviço contiver um registro com link com a Área da Rede, será criada uma extensão local para este registro que é relevante somente para o participante que está executando o serviço Normalização de bibliográfico MARC 21, que tenha um subcampo $$9local definido na regra de Normalização MARC Drool. 
    • Quando o serviço Normalização de bibliográfico MARC 21 é executado para registros de uma Área da Rede que possuem link com a Área da Comunidade, serão criadas extensões locais para esses registros quando a regra de Normalização MARC Drool estiver codificada corretamente para extensões locais com $$9local. Observe que os campos de extensão local da Área da Rede só podem ser buscados/visualizados na aba Rede em uma busca no repositório.

    Relatório do Serviço

    Para serviços de Normalização de bibliográfico MARC 21 que processam extensões locais, o relatório do serviço contém as seguintes contagens adicionais:
    • Registros com link com a rede foram atualizados com extensões locais
    • Registros com link com a comunidade foram atualizados com extensões locais
    job report - marc21 bib normalization.png
    Contagens de Extensões Locais

    Exportar Extensões Locais

    As extensões locais podem ser exportadas usando o serviço de tipo Exportar para o conteúdo do Título bibliográfico.
    Export_Local_Extensions_02.png
    Exportação de Extensões Locais
    Extensões locais podem ser exportadas como parte integrante dos dados bibliográficos exportados usando o serviço Exportar Registros Bibliográficos. Observe que o subcampo $$9local será exportado com os campos de extensão local.
    Exported_Local_Extension_Data_04.png
    Dados de Extensão Local Exportados

    Importar Extensões Locais

    É possível adicionar extensões locais através do processo de importação. Essa funcionalidade é ativada por meio de novas opções de configuração nos perfis de importação Repositório, Atualizar Acervo e Novo Pedido, em Ações de Equivalência. Veja Processamento de registros que possuem link com a Área da Comunidade e Suporte a extensões locais para registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade do Alma para mais informações.

    Publicar Extensões Locais

    O conteúdo da extensão local pode ser publicado ao usar perfis de publicação gerais ou o perfil de publicação do Primo, Publicar registros bibliográficos no Primo.

    Publicação geral

    Quando instituições independentes ou participantes publicam registros bibliográficos com link com a Área da Comunidade, as extensões locais são publicadas. O subcampo $$9local é incluído nos dados locais publicados.
    Nos cenários a seguir, a publicação e processada da seguinte maneira:
    • A Área da Rede publica os registros que possuem link com a Área da Comunidade para seus participantes - Quando esses registros possuem extensões locais, as extensões locais dos participantes são publicadas, assim como o subcampo $$9local.
    • A Área da Rede publica seus próprios registros com link com a Área da Comunidade - Quando esses registros possuem extensões locais, as extensões locais são publicadas, assim como o subcampo $$9local.
    • A instituição participante publica seus próprios registros com link com a Área da Comunidade - Quando esses registros possuem extensões locais, as extensões locais são publicadas, assim como o subcampo $$9local.

    Publicar no Primo

    A publicação no Primo inclui extensões locais. Quando uma instituição publica registros com link com a Área da Comunidade que possuem extensões locais, as extensões locais são publicadas, assim como as informações de $$9local. Quando a Área da Rede publica no Primo, para seus participantes, registros com link com a Área da Comunidade que possuem extensões locais, a extensão local é publicada por participante, assim como as informações de $$9local.
    • Was this article helpful?