Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Registros Gerenciados em uma Área da Rede

    Translatable
    Ao trabalhar em uma instituição participante em uma rede colaborativa, você pode gerenciar registros bibliográficos e de autoridades no nível da instituição ou da rede.
    • Ao criar ou importar um novo registro (através de vários procedimentos), você pode optar por gerenciar o registro na instituição ou na rede. Um administrador pode restringir os registros para que sejam gerenciados somente na rede.
    • Você pode copiar (compartilhar) registros locais para a rede, o que cria o registro gerenciado pela rede e vincula o registro local a ele. Antes de criar o registro, o Alma tenta fazer a equivalência com um registro gerenciado pela rede já existente. Você também pode criar link de um registro local com um registro gerenciado pela rede já existente. E você pode copiar (sem criar link) os registros da Área da Comunidade para criar registros gerenciados pela rede.
      As alterações feitas nos registros da rede com link são automaticamente refletidas nos registros locais. Você pode visualizar informações sobre atividades relacionadas a registros vinculados em um relatório.
    • De maneira semelhante, você pode copiar registros da rede para a instituição, criando novos registros locais não vinculados ou vinculados ao registro gerenciado pela rede.
    • Você pode adicionar extensões locais a registros gerenciados no nível da rede. Dessa forma, algumas informações do registro são visíveis somente na instituição local. Adicionar extensões a um registro da rede cria automaticamente um registro local vinculado.
    • Uma busca no repositório pode ser realizada em registros da instituição, da comunidade ou da rede. Você pode configurar grupos para gerenciamento de acervo para restringir o acesso a recursos eletrônicos por instituição, além das restrições usuais por biblioteca. Veja Busca no Repositório em uma Rede Colaborativa.
    • Os grupos para gerenciamento de acervo podem ser usados para restringir ou permitir o acesso ao acervo por instituição. Para mais informações, veja Configurar Acesso Distribuído a Recursos Eletrônicos ao Trabalhar com uma Área da Rede.

    Selecionar Onde Criar Novos Registros Bibliográficos

    Existem várias localizações do Alma nas quais você pode criar ou salvar um registro novo ou importado para a instituição local ou para a Área da Rede. Essas localizações estão listadas nesta seção.
    Um administrador trabalhando em uma instituição participante pode configurar o parâmetro central_record_management para alterar qual dessas opções será selecionada por padrão (DEFAULT_INSTITUTION ou DEFAULT_NETWORK) ou para desabilitar a funcionalidade de adicionar registros à instituição local (ENFORCE_NETWORK). Para mais informações, veja o parâmetro em Outras Configurações.
    As seguintes localizações são usadas para criar ou salvar um novo registro da rede:
    • Importação de registros: Ao configurar um perfil de importação de tipo Repositório, selecione Usar Área da Rede para importar registros para a Área da Rede.
      Quando central_record_management estiver definido como ENFORCE_NETWORK, Usar Área da Rede será configurado como yes e não poderá ser alterado.
    import_profile_use_network_zone_highlighted.png
    Detalhes do Perfil de Importação
    Da mesma forma, ao selecionar o que fazer quando não houver equivalência para um registro, além das opções usuais, Não importar e Importar (para a instituição), você pode selecionar Adicionar à NZ para importar o registro para a Área da Rede. Para mais informações, veja Gerenciar Perfis de Importação.
    O procedimento é semelhante ao importar registros usando um arquivo de carga de Aquisição Orientada ao Usuário (PDA). Para mais informações, veja Aquisição Orientada ao Usuário.
    • De maneira semelhante, ao importar registros criando um perfil de integração da OCLC Connexion. Veja Importar Registros da OCLC Connexion.
      No perfil de integração da OCLC Connexion, a opção Usar registro da Área da Rede importará registros para a Área da Rede somente se não houver equivalência com um registro existente. Se uma equivalência for encontrada, será usado o registro da Área da Rede, e este não será mesclado com o registro da OCLC.
    • Criando um novo registro bibliográfico: No editor de MD, selecione Rede para o parâmetro Localização de novos registros e modelos (Arquivo > Opções) para adicionar um novo registro como gerenciado pela rede; veja Navegar na Página do Editor de Metadados. (A opção Rede pode aparecer de maneira diferente se um administrador configurar o parâmetro network_label; veja Outras Configurações.) Quando central_record_management estiver definido como ENFORCE_NETWORK, o parâmetro Localização de novos registros e modelos será desabilitado e voltará para o padrão Rede.
      MD_Editor_File_Options.png
      Arquivo do Editor de MD > Caixa de Diálogo Opções
    • Adicionar manualmente um portfólio/item físico/representação digital: O campo Localização de novo registro aparecerá na página relevante para adicionar os detalhes do item. Selecione Rede para criar o registro na Área da Rede. (A etiqueta Rede pode aparecer de maneira diferente de acordo com a configuração do parâmetro network_label; veja Outras Configurações.) Quando central_record_management estiver definido como ENFORCE_NETWORK, Localização de novo registro será desabilitado e voltará para o padrão Rede.
      new_portfolio_placement_of_new_record_highlighted_ux.png
      Página Novo Portfólio
    • Adicionar portfólios usando a carga de portfólio: No campo Selecionar catálogo da área Bibliográfico do assistente de ativação, selecione Rede para criar registros bibliográficos para os portfólios da Área da Rede. Quando central_record_management estiver definido como ENFORCE_NETWORK, Selecionar catálogo será desabilitado e voltará para o padrão Rede.
      portfolio_loader_select_catalog_highlighted_ux.png
      Assistente de Ativação: Página de Upload de Arquivos
      Se nenhuma equivalência for encontrada na Área da Rede, o registro será adicionado e o portfólio será vinculado ao registro. Quando uma única equivalência de registro bibliográfico é encontrada na Área da Rede, é criado um link com esse registro. Quando múltiplas equivalências são encontradas na Área da Rede, nenhum registro é criado e pode ser necessário processamento manual. Para mais informações, veja Adicionar, Atualizar ou Remover Portfólios Locais em Lote Usando um Arquivo Excel.

    Trabalhando com Perfis de Exceção de Validação na Rede

    Veja Trabalhando com Perfis de Exceção de Validação para informações sobre como configurar e trabalhar com os perfis de exceção de validação e consulte a seção a seguir para detalhes específicos de uma Rede Colaborativa.

    Trabalhando com Regras de Normalização na Rede

    Campos locais adicionados a um registro usando Adicionar Campo Local a partir de uma instituição participante podem ser atualizados ou excluídos usando processos de normalização. Para detalhes, veja Gerenciar Campos Locais Usando um Serviço de Normalização de Bibliográfico MARC 21 abaixo.

    Impedir que Campos Locais Sejam Adicionados a Registros da Área da Rede

    Por padrão, quando você adiciona campos locais manualmente aos registros da Área da Rede usando o Editor de MD, é exibida uma mensagem de aviso (não uma mensagem de erro). No entanto, com o Perfil de Exceção de Validação, você pode configurar o Alma para evitar que esses campos sejam adicionados e para que seja exibida uma mensagem de erro em vez de uma mensagem de aviso.
    Para configurar o Alma para não salvar alterações locais nos registros da Área da Rede:
    Esta configuração deve ser concluída na Área da Rede.
    1. Na página Lista de Configuração de Metadados (veja Configurar Catalogação), selecione o link Bibliográfico MARC 21 na coluna Perfil.
    2. Selecione a aba Lista de Perfis de Exceção de Validação.
    3. Selecione Ações > Editar para o perfil "MarcXML Bib Metadata Editing On Save".
    4. Na página Exceções de Perfil de Gravidade de Validação, selecione Campo Local não pode ser adicionado no registro da rede na seção Adicionar Exceção de Gravidade de Validação e clique em Adicionar Exceção de Gravidade de Validação.
    Após concluir as alterações do Perfil de Exceção de Validação, se um usuário tentar adicionar campos locais a um registro da Área da Rede, ele será impedido de salvar o registro e uma mensagem de erro aparecerá na aba Alertas.

    Copiar e/ou Criar Link de Registros Bibliográficos Locais e da Área da Rede

    Antes de contribuir com um registro bibliográfico local para a Área da Rede, você pode optar por validar as alterações no registro com base nas rotinas de validação da Área da Rede (veja Editar Rotinas de Validação). Você pode criar link de registros locais com registros da Área da Rede individualmente ou em lote. Ao criar link de registros locais individualmente, observe que, para que suas alterações tenham efeito, você deve salvar o registro.
    Para validar um registro antes de copiá-lo para a Área da Rede:
    • Ao editar um registro local no editor de MD, selecione Ferramentas > Validar na Área da Rede. Isso funciona de maneira semelhante à validação do registro na instituição local (Ferramentas > Validar), mas a validação é realizada com as rotinas de validação da Área da Rede.
    Para criar link de registros locais existentes com (e possivelmente criar) registros da Área da Rede:
    • Ao editar um registro local no editor de MD, selecione Arquivo > Compartilhar com a Rede. Se central_record_management estiver configurado como ENFORCE_NETWORK (veja Outras Configurações), a opção Compartilhar com a Rede não é exibida para a maioria dos registros. Essa opção continuará aparecendo para registros migrados que ainda não fazem parte da Área da Rede. Se uma equivalência for encontrada na Área da Rede, você poderá pré-visualizá-la ou selecionar entre múltiplas equivalências; selecione Criar Link abaixo do registro equivalente desejado para vincular o registro da instituição ao registro da Área da Rede. Se nenhuma equivalência for encontrada, o registro da instituição será vinculado a um novo registro da Área da Rede.
    Às vezes, a funcionalidade Compartilhar com a Rede pode falhar se as definições de configuração da Área da Rede e da instituição forem diferentes. Você deve selecionar o mesmo perfil de equivalência para a Área da Rede e para a instituição. Veja Métodos de Equivalência - Explicações e Exemplos.
    Para visualizar a versão do registro antes de criar o link com a Área da Rede, no antigo Editor de Metadados, selecione Ferramentas > Ver Versões do Registro Original.
    No novo Editor de Metadados, selecione Ver Dados Relacionados > Ver versões do registro original.
    Para criar link em lote de registros locais com registros da Área da Rede, execute o serviço Criar link de um conjunto de registros com a Área da Rede. Para mais informações, veja Criar Link de um Conjunto de Registros com a Área da Rede na página Executar Serviços Manuais em Conjuntos Definidos.
    Para criar novos registros locais vinculados a registros da Área da Rede:
    • Ao criar um novo portfólio local, selecione Usar título existente para Tipo de Criação. O campo Localização de novo registro será removido da página. Use o campo Selecionar Título para selecionar um registro na Área da Rede (ou da Comunidade). A seleção de um registro da Área da Rede cria um novo registro da instituição vinculado ao registro da Área da Rede.
    • Ao criar uma nova representação digital local, selecione Existente e use o campo Título para selecionar um registro na Área da Rede.
    • Ao criar um item físico, selecione Existente na caixa de diálogo Selecionar Tipo de Coleção Física e, então, use o campo Título, na página de Catalogação Rápida, para selecionar um registro na Área da Rede.
    Para copiar registros da Área da Rede para registros locais (sem criar link dos registros) ou para desfazer link de registros locais e da Área da Rede:
    • Ao editar um registro da Área da Rede ou um com link no Editor de MD, selecione Arquivo > Copiar para Catálogo. O resultado é uma cópia local do registro sem link e uma cópia da Área da Rede.
    Para copiar registros da Área da Comunidade para novos registros da Área da Rede (sem criar link dos registros):
    • Na Página de Visualização Simples do Registro de um registro da Área da Comunidade (realize uma busca Todos Títulos na Área da Comunidade e selecione o título do registro), selecione Copiar para a Rede para copiar o registro para a Área da Rede.

    Adicionar Extensões Locais a Registros Bibliográficos na Área da Rede

    • Operador de Catálogo
    • Gerente de Catálogo
    Você pode adicionar extensões locais a um registro bibliográfico mantido na Área da Rede e editá-las. As extensões locais fornecem um espaço para inserir informações locais e, ao mesmo tempo, manter a integridade das versões originais e atualizadas do registro da Área da Rede para outros participantes.
    Especificamente, você pode inserir informações locais nos campos MARC 21 77X/78X, 09X, 59X, 69X e 9XX. Informações locais devem ser adicionadas usando a opção Adicionar Extensões Locais do Editor de MD, conforme descrito em Adicionar Extensões Locais Usando o Editor de MD abaixo.
    Para participantes da rede que usam metadados UNIMARC, as extensões locais são compatíveis com os campos UNIMARC X9X, XX9 e 9XX.
    • Somente um único formato de metadados é suportado para extensões locais em cada rede. Ou seja, os participantes de uma rede podem trabalhar com extensões locais UNIMARC ou extensões locais MARC 21, mas não com ambas.
    • Quando um participante edita um registro de um perfil MARC que possui um pacote de extensão no nível da Área da Rede, a parte do vocabulário controlado desse pacote estará disponível somente ao catalogar um campo Normal.
      Quando um participante edita um registro de um perfil MARC que possui um pacote de extensão no nível Área da Instituição, o vocabulário controlado desse pacote estará disponível somente ao catalogar um campo de Extensão local (com o ícone da instituição Institution_Icon.png).

    Adicionar Extensões Locais Usando o Editor de MD

    Quando você está trabalhando no Editor de MD, os campos locais para registros da Área da Rede são identificados pelo ícone da biblioteca.
    Para adicionar um campo local a um registro da Área da Rede usando o Editor de MD:
    1. Abra um registro da Área da Rede no Editor de MD.
    2. Selecione Ações de Edição > Adicionar Extensão Local para inserir um campo local (veja acima os campos locais MARC 21/UNIMARC suportados).
      Campo 59X Adicionado como um Campo Local
      Campo 59X Adicionado como um Campo Local
    O campo local é adicionado e fica visível somente para a instituição participante e não para outras instituições.
    Para registros da Área da Rede, a opção "Adicionar Extensão Local" está disponível somente no Editor de MD da Área da Instituição do participante e não no Editor de MD da Área da Rede.
    Um campo local não deve ser adicionado ao registro da Área da Rede usando a função Editar > Adicionar Campo. Na verdade, o Alma deve ser configurado para impedir que essa situação aconteça. Para detalhes, veja Impedir que Campos Locais Sejam Adicionados a Registros da Área da Rede. Somente a função Editar > Adicionar Extensão Local deve ser usada para adicionar um campo local. 

    O subcampo $9 não deve ser usado em extensões locais nos registros da Área da Rede.

    Adicionar Extensões Locais Usando Importação

    Quando um participante da Área da Rede seleciona a opção Usar Área da Rede na seção de Detalhes dos perfis de importação de tipo Repositório, Atualizar Acervo, Novo Pedido e Digital, a seção Processamento de Registros da Área da Rede é exibida na aba Normalização e Validação.

    Network_Zone_Records_Handling_Section_04.png

    Seção Processamento de Registros da Área da Rede

    Com o parâmetro Importar extensões locais, você pode importar campos locais. Selecione a opção Sim para adicionar, mesclar ou sobrepor extensões locais ao importar registros. Veja acima os campos locais aos quais isso se aplica. Quando a opção Não é selecionada, as extensões locais não são afetadas ao importar registros. A opção padrão é Não.

    Ao importar extensões locais com o parâmetro Importar extensões locais definido como Yes, o sistema usa as Ações de Equivalência selecionadas na aba Perfil de Equivalência para determinar como processar as ações de mesclagem e sobreposição.

    Match_Actions_02.png

    Seção Ações de Equivalência

    Ao selecionar a opção Adicionar à NZ para Em caso de nenhuma equivalência (na aba Perfil de Equivalência), o sistema adiciona campos de extensão local quando o parâmetro Importar extensões locais estiver definido como Yes e não houver equivalência.

    No_Match_Section_02.png

    Seção Nenhuma Equivalência

    Veja Gerenciar Perfis de Importação para mais informações.

    Gerenciar Campos Locais Usando um Serviço de Normalização de Bibliográfico MARC 21

    Você pode usar o serviço de Normalização de Bibliográfico MARC 21 para normalizar registros vinculados à Área da Rede que contenham campos locais, como os campos 9XX. Este serviço faz alterações (adiciona, atualiza ou exclui) somente nos campos locais e os salva na Área da Instituição. Como essas são alterações locais, elas não são distribuídas para a Área da Rede ou para outros participantes.
    Esta função estende a funcionalidade do drool de normalização (parte de um processo de normalização) para registros vinculados à Área da Rede. Os processos de normalização podem ser acessados/adicionados na aba Processos de Normalização da página Detalhes do Perfil (veja Configurar Catalogação).
    normalization_processes_tab_ux.png
    Aba de Normalização para Processos Bibliográficos MARC 21
    Para executar um serviço em lote para fazer alterações globais em extensões locais de registros vinculados à Área da Rede.
    1. No Editor de Metadados, crie uma regra de normalização. Veja Trabalhando com Regras de Normalização.
      Para registros gerenciados na rede, as regras de normalização são executadas somente nos campos de dados compartilhados.
    2. Na página Lista de Configuração de Metadados (Menu de Configuração > Recursos > Catalogação > Configuração de Metadados), selecione o formato desejado e crie um processo de normalização com o objetivo de adicionar extensões locais aos registros vinculados à Área da Rede. Veja Trabalhando com Processos de Normalização.
    3. Crie/salve o conjunto de registros a serem atualizados.
    4. Execute um serviço de normalização. O nome do serviço é baseado em um processo de normalização criado e aparece na lista de serviços manuais que podem ser executados em conjuntos definidos. Veja Executar Serviços Manuais em Conjuntos Definidos.

    Fazer Harvest de Registros Eletrônicos com Link com a Área da Comunidade

    Com a Tarefa para Importar Registros da CZ a partir de Participantes da CN/NZ, você pode fazer harvest de registros eletrônicos que possuem link com a Área da Comunidade a partir de participantes de uma Área da Rede e, então, exibir estes registros na Área da Rede com link com a Área da Comunidade. Veja Tarefa para Importar Registros da CZ a partir de Participantes da CN/NZ para mais informações.

    O Relatório de Harvesting na Rede

    Os registros bibliográficos da instituição são atualizados automaticamente com quaisquer modificações que ocorram nos registros da Área da Rede com os quais possuem link. O Alma fornece um relatório detalhado de Harvesting na Rede que exibe uma lista de todas as atualizações, exclusões (isto é, links para o recurso que foram excluídos) e erros desses registros.
    O relatório de Harvesting na Rede (Gerenciamento de Recursos > Gerenciar Acervo > Lista de Relatório de Harvesting na Rede) está disponível para todas as instituições participantes da rede e é atualizado a cada cinco minutos. Ele contém as seguintes informações para cada recurso:
    • ID do Recurso
    • Tipo de operação na rede (atualização, exclusão, erro)
    • ID da instituição participante que realizou a operação
    • Data da operação

    Criar Modelos na Área da Rede

    GND e BARE

    Os modelos criados na Área da Rede para GND e BARE aparecem automaticamente na lista de Modelos das instituições participantes e são identificados com o ícone da Área da Rede.
    Para criar um modelo de registro de autoridade GND/BARE na Área da Rede:
    • Abra o Editor de MD, crie um registro de autoridade com os campos desejados e selecione Salvar como Modelo.
      O modelo salvo aparece na aba Modelos da Área da Rede e das instituições participantes:
      • Na Área da Rede, o modelo aparece com o ícone da instituição local;
      • Nas instituições participantes, o mesmo modelo aparece com o ícone da Área da Rede.

    Para mais informações sobre como criar modelos, consulte Trabalhando com Modelos de Registro.

    Outros Modelos de Autoridades

    Outros modelos criados na Rede para registros de autoridades gerenciados localmente (como Nome LC, Assunto LC e assim por diante) estão automaticamente disponíveis para as instituições participantes que trabalham com os mesmos registros de autoridades locais. Na aba Modelos da instituição participante, é exibida uma subaba adicional de mesmo nome, mas com a palavra “(Rede)” adicionada no final. Ela contém os modelos criados na Rede na pasta Compartilhado (juntamente com os modelos fornecidos out-of-the-box).
    Network_Managed_Templates_Available_to_the_Member_Institution_02_TC_NL.png
    Modelos gerenciados localmente e na rede, disponíveis para a Instituição Participante
    Na Área da Rede, os modelos continuam a ser criados da mesma forma, com diferentes ícones que distinguem os modelos out-of-the-box dos modelos criados localmente na Rede.
    Locally_Created_Templates_in_the_Network_02_TC_NL.png
    Modelos Criados Localmente na Rede
    Para mais informações sobre como criar modelos, consulte Trabalhando com Modelos de Registro.

    Atribuir um Registro de Catalogação da Área da Rede a um Catalogador de Outra Instituição

    Para atribuir um registro a outra instituição:
    1. No Editor de MD, edite/visualize um registro da Área da Rede e selecione Atribuir Registro a Outro Catalogador (no menu Ações para Registro). 
      A caixa de diálogo Atribuir Registro a Outro Catalogador será aberta. 
      Assign Record to Amother Cataloger.png 
    2. Indique as seguintes informações na caixa de diálogo:
      Campo Descrição
      Selecionar Instituição Selecione a instituição participante da rede.
      Atribuir a Selecione o usuário ao qual atribuir o registro.
      A lista exibida inclui usuários com as seguintes funções em todas as instituições da rede: Administrador de Catálogo, Gerente de Catálogo, Catalogador, Catalogador Estendido
      Nota Opcionalmente, escreva uma nota. A nota poderá ser visualizada por qualquer usuário.
      Enviar como E-mail Selecione para que, além dos itens acima, um e-mail também seja enviado ao usuário responsável.
      Se esta opção não for selecionada, o registro aparecerá na lista de registros abertos do catalogador responsável, agrupado com todos os outros registros “atribuídos”.
    3. Selecione “Atribuir a”. 

    Ao trabalhar com registros bibliográficos e de autoridades da Área da Rede, você pode atribuir o registro da NZ a um catalogador de outra instituição dentro da Área da Rede. Para habilitar essa funcionalidade, defina o parâmetro do cliente enable_nz_record_assignment como True no ambiente da Área da Rede. Este parâmetro está disponível apenas para o ambiente da Área da Rede do Alma. Isso significa que a rede irá configurar essa política para todos os seus participantes. 

    A funcionalidade de atribuir o registro da NZ a um catalogador de outra instituição está disponível somente no novo Editor de Metadados. 

    • Was this article helpful?