Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Trabalhando com Níveis de Registro Reduzido

    Translatable
    Você pode personalizar a definição de um registro reduzido. Níveis variados de registros reduzidos podem ser definidos usando regras que atribuem um nível reduzido com base na verificação da existência de informações nos metadados. Dez níveis de registros reduzidos podem ser definidos de 01 até 10, onde 01 representa o registro mais reduzido e 10 representa um registro completo. Uma vez que existem vários padrões para definir os critérios de um registro reduzido (como MARC e OCLC), as regras de nível reduzido oferecem uma maior flexibilidade e granularidade para identificar o “nível reduzido” de um registro bibliográfico, o que melhora suas opções para atualizações de registros.
    Definições de registro reduzido são úteis para:
    • Sobrepor registros mais reduzidos por registros mais completos durante a Importação de MD.
    • Buscar por registros com base no nível reduzido. Você pode localizar registros com um nível reduzido específico usando a Busca Avançada no Repositório do Alma. Veja Realizar uma Busca Avançada.
    • Execute um serviço em todos os registros com um determinado nível reduzido para atualizá-los. Para trabalhar com um grupo de registros, você pode usar o serviço de Identificação de Nível Reduzido. Veja Identificar Registros Reduzidos em Lote e Executar Serviços Manuais em Conjuntos Definidos.
    O Editor de MD exibe o nível reduzido do registro ativo nas marcações definidas para gerenciamento. Veja Visualizar o Nível do Registro Reduzido Definido para um Registro Bibliográfico em Navegar na Página do Editor de Metadados (Tabela Menu de Ferramentas). O nível reduzido de um registro também aparece na área do cabeçalho da Visualização Simples do Registro MARC. Veja Página de Visualização Simples do Registro. Você pode configurar as descrições de nível reduzido exibidas no Editor de MD e em outras áreas. Veja Configurar Descrições de Código de Nível Reduzido.
    Nos detalhes do perfil de configuração de metadados bibliográficos MARC 21, você pode selecionar o processo de normalização Identificação de Nível Reduzido para normalizar o nível de registro reduzido ao trabalhar com um registro bibliográfico no Editor de MD. Veja Trabalhando com Processos de Normalização para mais informações.
    Ao importar registros, você pode configurar o perfil de importação para considerar/comparar os níveis reduzidos dos registros. Para mais informações, veja a explicação para Não sobrescrever/mesclar um registro com uma versão reduzida inferior em Criar/Editar um Perfil de Importação: Perfil de Equivalência.
    Ao criar ou atualizar o perfil de integração da OCLC Connexion, você pode configurá-lo para considerar/comparar os níveis reduzidos dos registros. Veja Não sobrescrever/mesclar um registro não reduzido com uma versão reduzida e Importar Registros da OCLC Connexion para mais informações.
    Você pode especificar um valor numérico que identifica o limite de nível reduzido (quando nível do registro não será mais reduzido) usando o parâmetro do cliente brief_level. Veja Outras Configurações.
    Ao salvar ou receber um item de pedido de aquisição, o aviso O registro BIB é reduzido é exibido para os itens vinculados a registros considerados reduzidos (iguais ou menores que o valor especificado em brief_level). Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente para mais informações.

    Para ver um exemplo de uma regra de registro reduzido baseada no conteúdo do registro, consulte regra de registro para níveis reduzidos baseada no conteúdo do registro.

    Para ver um exemplo de uma regra de registro reduzido baseada em LDR, consulte regra de registro para níveis reduzidos baseada em LDR.

    Para mais informações, assista ao vídeo Níveis de Registro Reduzido (7:00 min.).

    Criar Regras de Nível Reduzido

    Para trabalhar com regras de nível reduzido, você deve ter a seguinte função:
    • Administrador de Catálogo
    Regras de nível reduzido são criadas usando o Editor de MD. A sintaxe das regras de nível reduzido é semelhante à sintaxe usada para regras de normalização com lógica para a instrução de set. (Veja Trabalhando com Regras de Normalização para mais informações.)
    A instrução de set é codificada conforme mostrado a seguir, onde 01 pode ser qualquer valor de 01 a 10.
    set brief_level."01"

    Para participantes da Área da Rede, usuários podem controlar se desejam salvar novas regras localmente ou em uma instituição da rede. Para fazer esta seleção, abra a área de Registros ou de Modelos e vá para Novo > Opções de Localização. Observe que esta seleção é feita por usuário.

    Para criar uma regra de nível reduzido:
    1. Abra o Editor de MD (Recursos > Catalogação > Abrir Editor de Metadados).
    2. Selecione a seção Regras.
    3. Selecione Novo > Nível reduzido.
    4. Complete as informações na caixa de diálogo das propriedades e selecione Salvar.
      A área de edição de regras será aberta e o nome da regra será adicionado ao Painel de navegação na pasta Regras de nível reduzido.
    5. Na área de edição, insira a lógica para a regra de nível reduzido que você deseja criar. Para exemplos de lógica de regras, abra as regras de nível reduzido existentes na pasta Compartilhado. Veja Usando as Regras de Nível Reduzido Fornecidas para mais informações.
      A regra antiga na lista (drools/OldBriefRule.dslr) contém uma lógica de regra simples para identificação de registros bibliográficos reduzidos/não reduzidos usando os números 01 e 10 (veja abaixo).
      rule "Brief 050 042 subjects"
      priority 1
      when
      ((not existsControl "LDR.{17,1}. ") AND
      (not existsControl "LDR.{17,1}.1") AND
      (not existsControl "LDR.{17,1}.2") AND
      (not existsControl "LDR.{17,1}.4") AND
      (not existsControl "LDR.{17,1}.7"))
      OR (not exists "050")
      OR (not exists "042")
      OR (not exists "6**")
      then
      set brief_level."01"
      end
      rule "set default to 10"
      priority 2
      when
      TRUE
      then
      set brief_level."10"
      end
      Regras de nível reduzido podem usar instruções de priority. Veja Considerações sobre Processamento para mais informações.
    6. Ao terminar de inserir a lógica da regra, selecione Salvar.
    Regras de nível reduzido não são validadas. Portanto, é recomendável criar uma regra padrão com um nível reduzido padrão.

    Considerações sobre Processamento

    Quando você cria múltiplas regras em um arquivo de regras de nível reduzido, o sistema processa as regras na ordem em que aparecem, começando na parte de cima do arquivo. Se você deseja garantir que as regras serão processadas em uma ordem específica, você pode usar uma instrução de priority (como priority 1) em cada regra. Se você escreveu regras em um arquivo que possui dependências entre elas, você deve usar instruções de priority para indicar a ordem de processamento.

    As instruções de priority podem especificar valores inteiros positivos ou negativos, ou zero. As instruções de prioridade são processadas em ordem sequencial, começando com o valor numérico mais alto. Se, por exemplo, você tiver instruções de prioridade que usam -3 a 5, elas serão processadas na seguinte ordem: priority 5priority 4priority 3priority 2priority 1priority 0priority -1priority -2priority -3. Quando nenhuma instrução de prioridade é usada para uma regra, o atributo de prioridade padrão é zero.

    Quando mais de uma regra é inserida em um arquivo de regras de nível reduzido e instruções de priority são usadas, a regra com a prioridade mais baixa que atenda aos critérios da regra determina o nível reduzido do registro. Quando mais de uma regra é inserida em um arquivo de regras de nível reduzido e instruções de priority não são usadas, a última regra processada que atende aos critérios da regra determina o nível reduzido do registro.

    Testar Regras de Nível Reduzido

    Após criar uma regra de nível reduzido, você pode testar sua lógica com um registro bibliográfico.
    Para testar uma regra de nível reduzido:
    1. Abra um registro bibliográfico no Editor de MD.
    2. Selecione o ícone Dividir Editor e abra a regra de nível reduzido que você criou.
    3. Selecione Testar. O Alma usa sua lógica de regras para atribuir um nível reduzido ao registro bibliográfico e exibe uma mensagem indicando o nível atribuído.
      Brief_Level_Rule_Informational_Message_with_Calculated_Level_NewUI_04_TC_NL.png
      Mensagem de Informações da Regra de Nível Reduzido com Nível Calculado
      A descrição de nível reduzido pode ser personalizada para cada nível de 01 a 10. Veja Configurar Descrições de Código de Nível Reduzido para mais informações.
    4. Selecione Fechar.

    Criar uma Regra Padrão para Atribuição de Nível Reduzido

    Se ao usar Testar para testar sua regra de nível reduzido e nenhum nível reduzido equivalente for encontrado, o Alma exibe a seguinte mensagem:
    No_Brief_Level_Assigned_Message_02.png
    Mensagem de Nenhum Nível Reduzido Atribuído
    Isso pode ocorrer quando nenhuma das condições em sua regra de nível reduzido corresponder à condição do registro que está sendo analisado pela regra. Você deve adicionar uma regra padrão para detectar esse cenário e atribuir um nível reduzido padrão. Por exemplo, se sua regra verifica pela inexistência do campo 245, mas o 245 existir, a regra não será equivalente.
    rule "Example"
    priority 1
    when
    not exists "245"
    then
    set brief_level."01"
    end
    Adicione uma regra padrão para garantir que um nível reduzido será atribuído ao registro.
    rule "Example"
    priority 1
    when
    not exists "245"
    then
    set brief_level."01"
    end


    rule "set default to 10"
    priority 2
    when
    TRUE
    then
    set brief_level."10"
    end

    Usar as Regras de Nível Reduzido Fornecidas

    Na pasta Compartilhado, na aba Nível reduzido da área de Regras do Editor de MD, são disponibilizadas algumas regras para uso:
    Brief_Level_Rules_Shared_Folder_NewUI_02_TC_NL.png
    Regras de Nível Reduzido - Pasta Compartilhado
    Se essas regras atenderem aos seus critérios para identificação de níveis de registro reduzido, elas poderão ser referenciadas e usadas sem nenhuma modificação adicional. Caso contrário, você pode fazer duplicatas dessas regras e editá-las para corresponder aos seus critérios de identificação de níveis de registro reduzido. Para isso, selecione uma regra na lista e clique em Duplicar.
    Esta seção descreve as seguintes regras:

    drools/BriefBasedOnLDR.dslr

    Esta regra de nível reduzido determina o nível de um registro bibliográfico com base no conteúdo da posição 17 do LDR, conforme usado pela Library of Congress (http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bdleader.html) e pelo OCLC (http://www.oclc.org/bibformats/en/fixedfield/elvl.html).
    rule "Brief 01"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.5")
    then
    set brief_level."01"
    end
    rule "Brief 02"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.3")
    then
    set brief_level."02"
    end
    rule "Brief 03"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.J") OR
    (existsControl "LDR.{17,1}.j")
    then
    set brief_level."03"
    end
    rule "Brief 04"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.7")
    then
    set brief_level."04"
    end
    rule "Brief 05"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.2")
    then
    set brief_level."05"
    end
    rule "Brief 06"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.M") OR
    (existsControl "LDR.{17,1}.m")
    then
    set brief_level."06"
    end
    rule "Brief 07"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.K") OR
    (existsControl "LDR.{17,1}.k")
    then
    set brief_level."07"
    end
    rule "Brief 08"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.8")
    then
    set brief_level."08"
    end
    rule "Brief 09"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.4")
    then
    set brief_level."09"
    end
    rule "Brief 10"
    when
    ((existsControl "LDR.{17,1}.1") OR (existsControl "LDR.{17,1}.L") OR (existsControl "LDR.{17,1}.I") OR (existsControl "LDR.{17,1}. ") OR (existsControl "LDR.{17,1}.l") OR (existsControl "LDR.{17,1}.i"))
    then
    set brief_level."10"
    end
    rule "set default"
    priority 1
    when
    TRUE
    then
    set brief_level."01"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se a posição 17 do LDR contiver um dos seguintes, o nível reduzido deve ser 10:
    • 1
    • L
    • | (barra vertical)
    • Em branco
    • l (L minúsculo)
    • i
    rule "Brief 10"
    when
    ((existsControl "LDR.{17,1}.1") OR (existsControl "LDR.{17,1}.L") OR (existsControl "LDR.{17,1}.I") OR (existsControl "LDR.{17,1}. ") OR (existsControl "LDR.{17,1}.l") OR (existsControl "LDR.{17,1}.i"))
    then
    set brief_level."10"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se a posição 17 do LDR contiver 4, o nível reduzido deve ser 9:
    rule "Brief 09"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.4")
    then
    set brief_level."09"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se a posição 17 do LDR contiver 8, o nível reduzido deve ser 8:
    rule "Brief 08"
    when
    (existsControl "LDR.{17,1}.8")
    then
    set brief_level."08"
    end

    drools/BriefBasedOnRecordContent_Marc21.dslr

    A regra de nível reduzido drools/BriefBasedOnRecordContent_Marc21.dslr determina o nível reduzido com base na presença ou falta de campos específicos em um registro bibliográfico.
    rule "Brief 01"
    when
    not exists "245.a.*"
    then
    set brief_level."01"
    end
    rule "Brief 02"
    when
    not exists "050.a.*" AND not exists "082.a.*"
    then
    set brief_level."02"
    end
    rule "Brief 03"
    when
    not exists "020.a.*" AND not exists "022.a.*"
    then
    set brief_level."03"
    end
    rule "Brief 04"
    when
    not exists "6**.a.*"
    then
    set brief_level."04"
    end
    rule "set default"
    priority 1
    when
    TRUE
    then
    set brief_level."10"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se não existirem campos 6XX, o nível reduzido deve ser 4:
    rule "Brief 04"
    when
    not exists "6**.a.*"
    then
    set brief_level."04"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se o campo ISBN (020) ou ISSN (022) não existir, o nível reduzido deve ser 3:
    rule "Brief 03"
    when
    not exists "020.a.*" AND not exists "022.a.*"
    then
    set brief_level."03"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se não existir um campo número de classificação (050 ou 082), o nível reduzido deve ser 2:
    rule "Brief 02"
    when
    not exists "050.a.*" AND not exists "082.a.*"
    then
    set brief_level."02"
    end
    A parte da regra ilustrada abaixo indica que, se o campo de título (245) não existir, o nível reduzido deve ser 1:
    rule "Brief 01"
    when
    not exists "245.a.*"
    then
    set brief_level."01"
    end

    Configurar a Regra de Nível Reduzido Padrão na Configuração de Metadados

    A Configuração de Metadados bibliográficos oferece um parâmetro na aba Outras configurações para definir uma regra de nível reduzido padrão. Essa configuração padrão é usada ao salvar e importar registros bibliográficos e executar o serviço Identificação de Nível Reduzido.
    Para configurar a regra de nível reduzido padrão na Configuração de Metadados:
    1. Na página Lista de Configuração de Metadados (Menu de Configuração > Recursos > Catalogação > Configuração de Metadados), clique no link de um perfil bibliográfico e selecione a aba Outras Configurações.
    2. Abra a lista dropdown do parâmetro Regra de Nível Reduzido e selecione a regra que deseja definir como padrão ao salvar e importar registros bibliográficos e executar o serviço Identificação de Nível Reduzido.
    3. Selecione Salvar.
    Para mais informações sobre Configuração de Metadados, veja Configurar Catalogação.

    Visualizar o Nível de Registro Reduzido Configurado para um Registro Bibliográfico

    Ao salvar um registro bibliográfico, seu nível é calculado usando a regra de nível reduzido configurada como padrão para registros bibliográficos na Configuração de Metadados (veja Configurar a Regra de Nível Reduzido Padrão na Configuração de Metadados) e que está salva com o registro.
    Para visualizar o nível reduzido configurado para um registro bibliográfico, abra o registro no Editor de MD. O Nível Reduzido aparecerá no cabeçalho do registro como um ícone.
    brief level in new MDE.png
    Configuração de Nível Reduzido para um Registro Bibliográfico
    A descrição do nível pode ser personalizada para todos os níveis de 01 a 10. Veja Configurar Descrições de Código de Nível Reduzido para mais informações.
    Veja Nível Reduzido na tabela Editor de MD - Menu de Ferramentas da seção Opções de Menu e Barra de Ferramentas do Editor de MD para mais informações.

    Identificação de Registros Reduzidos em Lote

    Após definir regras de nível reduzido (veja Criar Regras de Nível Reduzido) e configure a Regra de Nível Reduzido padrão na Configuração de Metadados (veja Configurar a Regra de Nível Reduzido Padrão na Configuração de Metadados), você pode executar o serviço Identificação de Nível Reduzido para calcular e salvar o nível reduzido para um conjunto de registros.
    Quando o serviço Identificação de Nível Reduzido é executado na Área da Rede, o nível reduzido para o conjunto de registros na mesma é atualizado e os registros com link com as instituições participantes também são atualizados, para que permaneçam sincronizados.
    Se você deseja executar o serviço Identificação de Nível Reduzido em um conjunto de registros locais que não possuem link com a Área da Rede ou da Comunidade, crie um conjunto de registros usando a busca avançada e adicione a condição is_linked = false.
    • Was this article helpful?