Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Publicar no Primo

    Translatable
    Para configurar a publicação no Primo, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador de Catálogo
    • Administrador de Repositório
    • Administrador Geral do Sistema

     

    • Esta página se aplica somente a ambientes Alma-Primo (não Primo VE).

    • Para ambientes Primo VE, não há necessidade de exportar registros bibliográficos gerenciados no Alma. Se o perfil Publicar registros bibliográficos no Primo estiver ativo, desative-o na página Perfis de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação).

    • Para ambientes Alma-Summon, você precisará configurar e ativar o perfil Publicar registros bibliográficos no Summon. Para mais detalhes, veja Publicar Registros Bibliográficos no Summon.

    O processo de publicação do Alma é executado depois que os dados bibliográficos, de coleções físicas, de circulação e de reservas opcionais de disciplinas forem preenchidos. O Alma exporta o conjunto completo de registros pela primeira vez e depois exporta os registros alterados diariamente. Depois que o Alma exporta os registros, o Primo faz harvest e normaliza os registros exportados para serem buscados e visualizados pelos usuários finais através do Front End do Primo.
    • O perfil Publicar registros bibliográficos no Primo publica todos os tipos de registros, não apenas registros MARC21. Observe que você deve configurar pipes separados no Primo para suportar cada tipo de saída.

    • Registros MODS são convertidos para MARC21 após a publicação no Primo e não requerem uma configuração separada. A conversão é baseada no mapeamento da Library of Congress.

    Se você encontrar problemas de exportação que exijam resolução mais aprofundada (por exemplo, nos casos em que os registros foram exportados para o servidor do Primo, mas por algum motivo não foram publicados), entre em contato com o Suporte da Ex Libris para assistência na execução do processo de sincronização de Alma-Primo. 
    Para saber como publicar informações da Área da Rede, veja Publicar Registros Bibliográficos no Primo ao Trabalhar com uma Área da Rede.

    Exportar Registros do Alma para o Primo

    O perfil de publicação do Primo permite definir as configurações usadas para publicar os registros bibliográficos no Primo, e não é usado para o Primo VE porque a publicação é processada internamente pelo sistema.
    Em uma rede colaborativa, a Área da Rede pode publicar recursos compartilhados para as instituições participantes. Para mais informações, veja Publicar Registros Bibliográficos no Primo ao Trabalhar com uma Área da Rede.
    Para publicar registros bibliográficos no Primo:
    1. Configure uma conexão S/FTP para ser usada por Alma e Primo (veja Configurar Conexões S/FTP). Certifique-se de que a porta 22 do servidor Primo esteja aberta para o servidor do Alma.
    2. Na página Detalhes do Perfil de Publicação (Recursos > Publicação > Perfis de Publicação), selecione Editar na lista de ações da linha do perfil Publicar registros bibliográficos no Primo. A página Detalhes do Perfil de Publicação será aberta com o perfil do Primo.
      PublishingProfile_Primo_RelatedParentInfo.png
      Página Detalhes do Perfil de Publicação
    3. Configure os parâmetros da página Detalhes do Perfil de Publicação da seguinte maneira.
      Parâmetro Descrição
      Seção de Detalhes do Perfil:
      Nome e Descrição do Perfil Atualize esses campos conforme necessário.
      Seção Parâmetros de Publicação do Participante:
      Os parâmetros nesta seção são para instituições participantes de uma Área da Rede.

      Modo de publicação

      Veja Publicar Registros para Instâncias Individuais de Primo das Instituições Participantes para informações sobre a opção Também publicar dados da rede. Ao selecionar esta opção, as opções restantes do perfil são limitadas àquelas relevantes para este modo de publicação.

      Formato de Publicação do Participante

      Selecione Publicar como instituição única se a instituição participante deseja publicar no Primo apenas os registros disponíveis na sua Área da Instituição (o que não seria o caso para o cenário descrito aqui). Veja nos exemplos abaixo as diferenças de quando você seleciona ou não esta opção.

      Exemplo com a opção Publicar como instituição única selecionada:

      <datafield tag="987" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="a">12259269</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="INT" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="a">E</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="INST" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="a">ALMA_UNIVERSITY</subfield>
      </datafield>

      Exemplo de quando a opção Publicar como instituição única não está selecionada:

      <datafield tag="987" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="a">12259269</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="INST" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="a">ALMA_UNIVERSITY</subfield>
          <subfield code="b">E</subfield>
          <subfield code="c">5164099790001858</subfield>
      </datafield>
      <datafield tag="MMS" ind1=" " ind2=" ">
          <subfield code="b">99900178515201858</subfield>
          <subfield code="a">ALMA_UNIVERSITY</subfield>
      </datafield>

      Seção Parâmetros de Publicação:
      Executar publicação completa Se esta opção estiver selecionada (por exemplo, para publicar dados de enriquecimento de cabeçalhos no Primo - veja Publicar Enriquecimento de Cabeçalhos no Primo), o Alma publicará todos os registros, substituindo os dados publicados anteriormente. Se esta opção não estiver selecionada, o Alma publicará os registros que foram alterados desde a última vez que foram publicados. Isso inclui registros bibliográficos que foram adicionados, atualizados, excluídos e vinculados a registros do acervo que foram alterados.
      A publicação completa publica apenas registros não excluídos. Você também deve certificar-se de que os registros antigos que foram excluídos/ocultados do Alma sejam tratados conforme o esperado. Por esse motivo, é recomendável executar a publicação incremental para publicar todos os registros excluídos recentemente, carregar as informações de registros excluídos no Primo usando o pipe regular e contínuo (consulte Harvesting e Publicação de Registros do Alma no Primo), executar a publicação completa e, então, carregar os registros publicados do Alma no Primo (novamente, usando o pipe regular e contínuo).
      Agendamento Selecione uma das opções de agendamento.
      Notificações por E-mail Especifique os usuários e os endereços de e-mail que receberão notificações quando o perfil de publicação for concluído.
      Status Selecione Ativo.
      Seção de Formato de Envio:
      Configuração de FTP Por padrão, o processo de publicação coloca os arquivos exportados em um diretório que o Primo usa para fazer harvest dos arquivos. Este campo especifica um perfil predefinido que contém as informações do FTP. Se a transferência falhar, o Alma incluirá um link para os arquivos publicados no relatório de publicação.
      O diretório deve ser configurado previamente no Primo, pois não é possível criá-lo no Alma.
      Selecione o nome da conexão S/FTP. Para mais detalhes, veja Configurar Conexões S/FTP.
      Subdiretório O subdiretório no qual os arquivos exportados serão colocados.
      Por exemplo, se você especificou Alma no campo Subdiretório, durante a configuração da conexão S/FTP, e inserir Primo neste campo, os dados serão exportados para o diretório Alma/Primo.
      Seção Opções de Conteúdo:
      Eletrônico, Físico, Digital e Coleção O tipo de registro que você deseja publicar.
      Para habilitar a publicação de texto completo digital, entre em contato com o Suporte da Ex Libris.
      Enriquecimento de informações da disciplina Especifique se as informações de reserva de disciplinas serão incluídas nos registros bibliográficos. Observe que as reservas de disciplinas não são publicadas como registros independentes. Em vez disso, o Alma adiciona essas informações ao campo CNO do registro bibliográfico associado.
      Os detalhes da referência não são publicados no Primo. Somente o registro bibliográfico do item do acervo vinculado à referência (registro do MMS) é publicado.

      Enriquecimento de informações de registros relacionados

      Especifique se as informações de registro relacionado (que são armazenadas no campo PLK) serão incluídas nos registros bibliográficos.

      Há um limite máximo de publicação de 500 campos PLK por registro. Se um registro tiver mais de 500 registros relacionados, somente 500 campos PLK existirão nas informações de publicação.

      Veja abaixo um exemplo de XML do campo PLK que inclui informações sobre o registro relacionado.

      <datafield tag="PLK" ind1=" " ind2=" ">
         <subfield code="a">Additional Form.</subfield>
         <subfield code="b">99110387010001451</subfield>
      </datafield>

      Enriquecimento de registro principal

      Se o campo Enriquecimento de informações de registros relacionados estiver habilitado, este campo permite que você vincule as informações do título principal ao campo PLK.

      Para usar os dados de enriquecimento para exibição, facetas e busca na interface de usuário do Primo, você deve definir as regras de normalização do Primo que mapeiam as informações dos subcampos PLK para os campos PNX, conforme necessário. Caso contrário, essas informações não serão exibidas no Primo.

      Os dados do título são enviados nos seguintes subcampos do campo PLK: d, e, f, g, h, i, m e v. Veja na tabela abaixo um mapeamento do campo MARC 21 245 e do campo UNIMARC 200 para os subcampos PLK.

      Descrição do Subcampo Subcampos PLK Subcampos MARC 21 245 Subcampos UNIMARC 200
      Outras informações do título d   d
      Lembrete do título / Outras informações de título e b e
      Informações de responsabilidade / Primeira Informação de Responsabilidade f c f
      Meio / Designação Geral do Material g h b
      Número de parte/seção de uma obra / Número de uma Parte h n h
      Nome de parte / seção de uma obra / Nome de uma Parte i p i
      Título m a a
      Designação de volume v   v

      Veja abaixo um exemplo de XML do campo PLK que inclui as informações de título do registro principal.

      <datafield tag="PLK" ind1=" " ind2=" ">
         <subfield code="a">Additional Form.</subfield>
         <subfield code="b">99110387010001451</subfield>
         <subfield code="m">Harry Potter and the sorcerer's stone /</subfield>
         <subfield code="f"> by J.K. Rowling ; illustrations by Mary GrandPré.</subfield>
      </datafield>

      Enriquecimento de linked data Especifique se os URIs podem ser inseridos no subcampo 0 dos campos bibliográficos relevantes.
      Enriquecimento de cabeçalhos Especifique se deseja publicar dados de enriquecimento de cabeçalhos no Primo. Para mais informações, veja Publicar Enriquecimento de Cabeçalhos no Primo. Quando esta opção é selecionada, o campo Enriquecimento de cabeçalho - enriquecer com campos “Ver também” é exibido.
      A inclusão de termos relacionados não tem suporte out-of-the-box no Primo. Antes de ativar esta opção, certifique-se de ter decidido como usar os termos relacionados no Primo e de ter atualizado suas regras de normalização conforme necessário. Para mais informações, veja Outras Considerações de Implementação abaixo.
      Enriquecimento de cabeçalho - enriquecer com campos “Ver também” Isto é exibido quando Enriquecimento de cabeçalhos está selecionado. Especifique se deseja incluir os campos 5XX de remissivas ver também ao publicar dados de enriquecimento de cabeçalhos no Primo. Para mais informações, veja Publicar Enriquecimento de Cabeçalhos no Primo.
      Enriquecimento de classificação
      Entre em contato com o suporte da Ex Libris para habilitar este campo.
      Especifique se deseja enriquecer os registros bibliográficos publicados no Primo com dados de classificação que incluam termos autorizados e não autorizados. Os dados de classificação que serão usados para enriquecimento são identificados no 084 do registro bibliográfico, onde $2 indica qual esquema de classificação será usado (como RVK, BK e MSC) e $a contém o número de chamada que será usado para vincular ao registro de classificação (autoridade).
      Quando o serviço de publicação é processado com este parâmetro selecionado, os registros bibliográficos são enriquecidos com termos autorizados e não autorizados extraídos dos campos 153 e 70X/75X do registro de classificação (autoridade), vinculado pelos campos 084, e são colocados nos campos 084 adicionados aos registros publicados.
      Para cada campo 084 no registro bibliográfico do Alma vinculado a um registro de classificação (autoridade) e publicado no Primo, um ou mais campos 084 são adicionados ao registro publicado. Por exemplo, se o registro de classificação vinculado contiver um campo 153 e dois campos 7XX, três novos campos 084 serão adicionados ao registro publicado. O $9 do campo 084 adicionado conterá Y (sim) ou N (não) para indicar se o termo é autorizado.
      Seção de Enriquecimento do Acervo Físico:
        Você pode mapear etiquetas/subcampos do registro de coleções físicas para etiquetas/subcampos do registro bibliográfico publicado: Etiqueta de Coleções Físicas, Subcampo de Coleções Físicas, Etiqueta BIB e Subcampo de BIB.
      Selecione Adicionar enriquecimento do acervo e insira as informações. Selecione Adicionar para adicionar o novo mapeamento à lista.
      Seção Enriquecimento de Autoridade:
       
      • Enriquecimento de Autoridade não é suportado em SB / PSB porque as autoridades DB, que são a fonte para o enriquecimento, não são mantidas em SB / PSB, somente na produção.
      • Na produção, pode levar até dois dias desde o momento em que uma autoridade (que está vinculada ao registro bibliográfico) é atualizada até a republicação do registro bibliográfico com as informações atualizadas.

      Use a configuração de Enriquecimento de Autoridades para enriquecer o registro bibliográfico publicado no Primo com o conteúdo de qualquer campo do registro de autoridade vinculado ao bibliográfico.

      Selecione Adicionar Enriquecimento de autoridade e insira valores para os seguintes parâmetros:

      • Etiqueta de Autoridade - Insira o número do campo da etiqueta do registro de autoridade que você deseja adicionar ao registro bibliográfico publicado.
      • Valor no Subcampo “9” - Insira um valor descritivo que será colocado no $9 do registro publicado. Você pode inserir o número do campo ou um texto descritivo. No exemplo a seguir, 382 foi inserido para o parâmetro Valor no Subcampo “9”.
      Exemplo de Configuração de Enriquecimento de Autoridades:
      Authority_Enrichment_02.png
      Exemplo de Registro Publicado com Valor no Subcampo “9”:
      240 $$9382 $$0 41-GND-300569947 $$0 (DE-101)040197913 $$0 (DE-588)4019791-8 $$0 http://d-nb.info/gnd/4019791-8 $$a Violine |n 2 $$2 gnd

      Veja Enriquecimento de Cabeçalhos para mais informações.

    4. Selecione Salvar. O perfil de publicação modificado será salvo. Os dados que atendem aos critérios definidos são exportados para a localização FTP especificada quando o perfil é executado de acordo com o agendamento selecionado.
      O serviço Publicar no Primo publica até 1000 relações para cada registro bibliográfico.
      Para informações sobre o monitoramento de um serviço de exportação de publicação, consulte Visualizar Serviços em Execução. Para informações sobre relatórios do serviço, consulte Visualizar Serviços Concluídos.
      Como o monitoramento do serviço pode relatar uma conclusão bem-sucedida mesmo quando o FTP falha, é importante verificar se há erros no relatório do serviço.

    Publicar Enriquecimento de Cabeçalhos no Primo

    As opções de publicação do Alma para o Primo oferecem a funcionalidade de incluir dados de enriquecimento de cabeçalhos. Para cada registro MARC 21 ou UNIMARC publicado no Primo, o Alma permite que você inclua as informações de cabeçalhos de autoridades a serem usadas no Primo. O enriquecimento de cabeçalhos é executado a cada 24 horas. 
    O foco desta seção detalha a implementação da publicação de dados de enriquecimento de cabeçalhos do Alma. Além disso, há considerações de implementação para integrar essa funcionalidade ao Primo. Veja a seção Outras Considerações de Implementação abaixo, que direciona para as informações do Primo necessárias para concluir sua implementação.
    No Primo, os registros UNIMARC são suportados out-of-the-box a partir do release de maio de 2016.
    Para informações sobre como configurar o enriquecimento de cabeçalhos, veja Publicar no Primo. Depois que Publicar registros bibliográficos no Primo estiver configurado para incluir a(s) opção(ões) de configuração de enriquecimento de cabeçalhos, sua publicação incremental no Primo incluirá enriquecimento de cabeçalhos nos registros do cujo harvest foi feito. Nesse caso, presume-se que o perfil Publicar registros bibliográficos no Primo esteja selecionado como Ativo.

    A funcionalidade de enriquecimento de cabeçalhos é relevante a partir da versão 4.1.1 do Primo. Antes de configurar o Alma para publicar dados de enriquecimento de cabeçalhos no Primo, você precisa atualizar suas regras de normalização no Primo. Informações adicionais do Primo são referenciadas abaixo, na seção Outras Considerações de Implementação. Se você decidir executar uma publicação completa de registros no Primo, consulte as instruções acima em Executar publicação completa.

    É recomendável que o serviço Autoridades - Correção de Termo Autorizado esteja configurado como Ativo ao implementar e usar a funcionalidade publicação de enriquecimento de cabeçalhos no Primo. Caso contrário, pode haver instâncias em que Buscar na Lista do Primo pode exibir múltiplos cabeçalhos autorizados que, por fim, se vinculam à mesma autoridade no Alma.

    Enriquecimento de Cabeçalhos

    Os registros MARC 21 e UNIMARC são enriquecidos com informações de registros de autoridades relacionados do Alma (registros de autoridades locais ou da Área da Comunidade) para os seguintes campos sujeitos à autoridade do registro bibliográfico:
    • MARC 21 - 100-199, 600, 610, 611, 630, 648, 650, 651, 654, 655, 700, 710, 711, 730, 751, 752, 754, 800, 810, 811 ou 830
    • UNIMARC - 410, 411, 416, 500, 600, 601, 602, 605, 606, 607, 616, 617 700, 701, 702, 703, 710, 711, 712, 713, 720, 721, 722, 723, 730, 740, 741 ou 742
    Especificamente, o enriquecimento inclui as informações do 1XX e 4XX, autorizadas e não autorizadas, quando disponíveis no registro de autoridade relacionado. Esse enriquecimento é oferecido com a seleção do parâmetro de publicação Enriquecimento de cabeçalhos descrito no procedimento abaixo.
    Isso melhora principalmente a funcionalidade de busca por termos não autorizados (4XX) no Primo, para que, por exemplo, Mark Twain possa ser encontrado com Samuel Clemens. Também faz com que as remissivas sejam exibidas na busca por lista de autores e assuntos no Primo, apresentando, por exemplo, o cabeçalho Samuel Clemens com a indicação “Veja Twain, Mark”.
    Opcionalmente, o enriquecimento de cabeçalhos também pode incluir os seguintes campos 5XX de remissivas ver também de autoridades quando o parâmetro de publicação Enriquecimento de cabeçalho - enriquecer com campos “Ver também” estiver selecionado, conforme descrito em Publicar no Primo:
    • MARC 21 - 500, 510, 511, 530, 548, 550, 551, 555, 562, 580, 581, 582 ou 585
    • UNIMARC - 500, 510, 511, 515, 530, 550, 580
    Veja na tabela abaixo uma descrição de como o enriquecimento é implementado.
    Alteração de Subcampo Descrição
    $2 Contém o código do vocabulário usado para autorização. Os valores suportados no momento incluem:
    • LCSH
    • LCNAMES
    • MESH
    • LCAC
    Se o segundo indicador do campo for 4 ou 7, $2 não será sobrescrito.
    $0 (subcampo zero) Contém o ID do registro de autoridade do Alma. Se o campo no registro MARC 21/UNIMARC for autorizado usando registros de autoridades no Alma (registros de autoridades locais ou da Área da Comunidade), $0 será adicionado. Outras considerações sobre $0:
    • Dois $$0 são publicados: um com o ID de registro do Alma e outro com o valor $0 original de outro sistema.
    • Se o Alma não tiver um registro de autoridade para um cabeçalho, nenhum $0 será adicionado ao campo.
    • Se o campo tiver um valor em $0, mas o campo não for autorizado no Alma, $0 será excluído.
    $9 Contém Y, NR ou <valor>.
    • Y=O termo no campo é o autorizado.
    • N=O termo no campo é o não autorizado.
    • R=O termo no campo autorizado é de um campo 5XX de remissivas ver também.
    • <valor>=Para etiquetas especificadas usando a configuração de Enriquecimento de Autoridade, você deve especificar um valor a ser inserido no $9 quando o registro bibliográfico for enriquecido para publicação. Veja Enriquecimento de Autoridades para mais informações.
    $ 9 é adicionado a cada campo autorizado no registro MARC 21/UNIMARC original.
    $L Contém as informações de idioma (para autoridades multilíngues).
    Para campos associados a registros de autoridades que contêm termos autorizados e não autorizados, o processamento de enriquecimento de registros é feito da seguinte maneira:
    • Um campo com a mesma etiqueta do campo autorizado original é adicionado ao registro MARC.
    • $0 e $2 são adicionados a este novo campo com os mesmos valores contidos no campo original.
    • $9 é adicionado ao novo campo com os valores Y para autorizado, N para não autorizado, o valor R<valor>, conforme descritos na tabela acima e nas informações adicionais/exemplo abaixo.
    • Os valores dos outros subcampos para o novo campo são copiados do campo de registro de autoridade.
    Se, opcionalmente, você selecionar o parâmetro de publicação Enriquecimento de cabeçalho - enriquecer com campos “Ver também” (como descrito na seção Publicar no Primo), o processamento do enriquecimento de registros será tratado de maneira semelhante, com $9 contendo o valor R para indicar que o conteúdo é de um campo 5XX de remissivas ver também.
    Veja na ilustração abaixo um exemplo da implementação de enriquecimento de cabeçalhos.
    <datafield tag="100" ind2=" " ind1="1">
    <subfield code="a">Schumaker, Ward.</subfield>
    <subfield code="2">LCNAMES</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-n 93026393</subfield>
    <subfield code="9">Y</subfield> (preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="245" ind2="0" ind1="1">
    <subfield code="a">Dance! /</subfield>
    <subfield code="c">Ward Schumaker.</subfield>
    </datafield><datafield tag="250" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">1st ed.</subfield>
    </datafield>
    <datafield tag="260" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">San Diego :</subfield>
    <subfield code="b">Harcourt Brace,</subfield>
    <subfield code="c">©1996.</subfield>
    </datafield>
    <datafield tag="300" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">1 volume (unpaged) :</subfield>
    <subfield code="b">color illustrations ;</subfield>
    <subfield code="c">21 x 28 cm</subfield>
    </datafield>
    <datafield tag="336" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">text</subfield>
    <subfield code="b">txt</subfield>
    <subfield code="2">rdacontent</subfield>
    </datafield
    <datafield tag="337" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">unmediated</subfield>
    <subfield code="b">n</subfield>
    <subfield code="2">rdamedia</subfield>
    </datafield>
    <datafield tag="338" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">volume</subfield>
    <subfield code="b">nc</subfield>
    <subfield code="2">rdacarrier</subfield>
    </datafield>
    <datafield tag="520" ind2=" " ind1=" ">
    <subfield code="a">A number of animals demonstrate some of the many different ways to dance, from bumping and romping to swirls and plie´s.</subfield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="a">Dance</subfield>
    <subfield code="v">Juvenile fiction.</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2009122820</subfield>
    <subfield code="9">Y</subfield> (preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="a">Stories in rhyme</subfield>
    <subfield code="v">Juvenile fiction.</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">Y</subfield> (preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="a">Rhymed stories</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">N</subfield> (não preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="a">Rhyming stories</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">N</subfield> (não preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="a">Stories in verse</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">N</subfield> (não preferido)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="w">g</subfield>
    <subfield code="a">Fiction</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">R</subfield> (ver também)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="w">g</subfield>
    <subfield code="a">Narrative poetry</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">41-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2005008473</subfield>
    <subfield code="9">R</subfield> (ver também)
    </datafield>
    <datafield tag="650" ind2="0" ind1=" ">
    <subfield code="w">g</subfield>
    <subfield code="a">Dogs</subfield>
    <subfield code="2">LCSH</subfield>
    <subfield code="0">11-LIBRARY_OF_CONGRESS-sh2012004443</subfield>
    <subfield code="9">R</subfield> (ver também)
    </datafield>

    Outras Considerações de Implementação

    Você deve verificar se suas regras de normalização do Primo são adequadas para processar os campos de enriquecimento de cabeçalhos adicionais de acordo com seus requisitos. Veja a seção Configurar Regras de Normalização na documentação do Primo para mais informações. Esta documentação primeiro explica a seção de busca em listas e depois explica as regras para diferentes modelos de MARC, incluindo o MARC do Alma. Observe também que:
    • Em geral, as regras precisam ser atualizadas das seguintes maneiras:
      • A seção Busca em Listas deve ser atualizada para que os cabeçalhos, incluindo as remissivas, possam ser criados.
      • Várias regras (detalhadas na documentação do Primo) precisam ser atualizadas para impedir que termos não autorizados sejam usados em exibição, facetas, deduplicação e ordenação.
    • O Modelo MARC do Alma (no Primo) foi atualizado para suportar o enriquecimento de cabeçalhos do Alma no Primo V4.1 com algumas correções adicionadas na V4.5. Como resultado, é provável que você já tenha as regras necessárias em vigor; ou já tenha atualizado suas regras. Para verificar o status de suas regras, verifique primeiro a seção Busca em Listas. Se não houver regras na seção Busca em Listas, as regras deverão ser atualizadas. Se houver regras na seção Busca em Listas, é provável que as regras estejam atualizadas, mas você também deve verificar se os outros campos identificados na seção Modelo de Regras de Normalização da documentação do Primo foram atualizados.
    Você pode atualizar suas regras de normalização do Primo usando as seguintes opções:
    Para instalações de Primo Total Care, siga o procedimento padrão de entrar em contato com o Suporte para solicitar alterações (de funcionalidades não pré-configuradas) para que suas regras de normalização de modelos sejam atualizadas para incorporar dados de enriquecimento de cabeçalhos publicados do Alma.

    O Resultado do Processo de Publicação

    Os arquivos de saída do serviço de publicação Alma-Primo são colocados na localização do diretório FTP definida no perfil de publicação.
    O processo de publicação coloca todos os registros MARC 21 diretamente na localização do diretório FTP especificada, enquanto cria automaticamente um subdiretório separado para qualquer formato de metadados não MARC 21 usado por sua instituição, quando relevante. Isso pode incluir um subdiretório chamado unimarc para registros UNIMARC e (se configurado pela Ex Libris) dc para registros Dublin Core. Se a sua instituição usa formatos diferentes de MARC 21, você precisará de uma configuração de harvest de pipe do Primo separada para cada formato, adicionando o subdiretório apropriado, unimarc ou dc, à definição do diretório FTP de origem do pipe. Por exemplo, se o Alma estiver publicando em um FTP no diretório a/b/c, o pipe MARC 21 no Primo definirá o diretório fonte como a/b/c. No entanto, se a mesma instituição usar UNIMARC ou Dublin Core, o diretório de origem definido para esses pipes precisará ser definido como a/b/c/unimarc ou a/b/c/dc, respectivamente. Para mais informações sobre como publicar no sandbox do Primo a partir de um sandbox do Alma, veja Integração do Sandbox Alma-Primo.
    O diretório de saída do processo de publicação contém os arquivos salvos e compactados (*tar.gz) com as seguintes convenções de nomenclatura:
    • IEP*.tar.gz - Contém registros bibliográficos com o acervo impresso.
    • IEE*.tar.gz - Contém registros com o acervo eletrônico.
    • IED*.tar.gz - Contém registros com o acervo digital.
    • IE_MMS*.tar.gz - Contém registros sem acervo vinculado.
    Cada arquivo tar.gz contém 100 registros do Alma.
    Os dados de reservas de disciplinas não são publicados como um tipo de registro separado. Eles são incorporados aos registros P (físicos), E (eletrônicos) e D (digitais) publicados.

    O Formato de Dados Publicados

    O Alma publica dados em formato XML.

    Um arquivo publicado sempre inicia com:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
    -<OAI-PMH xsi:schemaLocation="http://www.openarchives.org/OAI/2.0/ http://www.openarchives.org/OAI/2.0/OAI-PMH.xsd" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns="http://www.openarchives.org/OAI/2.0/">
    -<ListRecords>

    O Alma modifica os registros MARC XML publicados para incluir os seguintes dados:
    O formato descrito abaixo para publicação não é o mesmo formato usado para a API GET BIB e SRU. Para detalhes sobre esses formatos, veja https://developers.exlibrisgroup.com/alma/apis/bibs/ 
    • ID da Entidade Intelectual do Alma - Armazenado no cabeçalho do registro publicado e usado como base para o ID do registro no Primo:
      <header status="new">
      <identifier>urm_publish:21239404420001021</identifier>
      </header>
    • 001 - Contém o ID do MMS.
    • INT - Indica o tipo de entidade, que é armazenado no subcampo $$a. O Alma publica os seguintes tipos de registro no Primo:
      • P (Físico) - Indica que o registro bibliográfico exportado possui um registro de coleções físicas associado (com ou sem itens). P é o valor padrão (mesmo que não haja registros de coleções físicas associados) se os critérios para D, E ou C não forem atendidos.
      • D (Digital) - Indica que o registro bibliográfico exportado possui uma representação associada. Para mais informações, consulte o campo TYP.
      • E (Eletrônico) - O registro é de um dos seguintes tipos eletrônicos:
        • Eletrônico - Indica que o registro bibliográfico possui um portfólio associado.
        • Coleção Eletrônica - Os registros desse tipo não têm portfólios associados, mas são diferenciados de outros registros eletrônicos pelo campo ECT.
      • C (Coleção). Indica que o tipo de registro é uma coleção e pode conter tipos mistos de material.
    • TYP - Indica o tipo de entidade dos registros digitais, que é armazenado no subcampo $$a.
    • AVA - Este campo é criado somente para materiais impressos. Ele contém informações de localização e disponibilidade para o registro publicado e registros relacionados nos seguintes subcampos:
      • $$8 - Contém o ID do MMS do registro de coleções físicas. Este subcampo não é usado pelo Primo, mas clientes que usam a API de REST Recuperar BIBs e SRU podem recuperá-lo.
      • $$a - Código da instituição
      • $$b - Código da biblioteca
      • $$c - Nome de exibição da localização
      • $$d - Número de chamada
      • $$e - Disponibilidade (como available, unavailable ou check_holdings)
      • $$f - Total de itens
      • $$g - Itens indisponíveis
      • $$j - Código de localização
      • $$k - Tipo de número de chamada - Se uma localização usa um número de acesso, este subcampo não é publicado.
      • $$p - Prioridade
      • $$q - Nome da biblioteca das coleções físicas
      • $$t - Representação textual extraída dos campos MARC 866, 867 e/ou 868. Este subcampo não é usado pelo Primo, mas clientes que usam a API de REST Recuperar BIBs e SRU podem recuperá-lo. Este subcampo é repetível.
    • AVD - Este campo é criado somente para materiais digitais. É publicado para registros bibliográficos com acervo digital. Contém os seguintes subcampos:
      • $$a - Código da instituição
      • $$b - PID da representação
      • $$c - Tipo de representação: REPRESENTATION ou REMOTE_REPRESENTATION
      • $$d - Nome do repositório remoto (se for uma representação remota)
      • $$e - Etiqueta da representação
      • $$f - Nota pública
      • $$h - Texto completo, se habilitado.
    • AVE - Este campo contém informações de grupo “disponível para” (Cópia Eletrônica Disponível; veja Configurar Acesso Distribuído para Recursos Eletrônicos) nos seguintes subcampos:
      • $$i - contém um código único da instituição para a qual o recurso eletrônico está “disponível para”
      • $$c - contém um código único do campus para o qual o recurso eletrônico está “disponível para”
      • $$l - contém um código único da biblioteca para a qual o recurso eletrônico está “disponível para”
      Se você definiu uma instituição do Primo separada por campus do Alma, este campo é a base para definir a instituição do Primo nos registros PNX. Caso contrário, você pode usar essas informações para criar escopos de busca e buscar recursos eletrônicos específicos do campus.
    • CAT - Para cada campo MARC 21 050, o serviço Criar Arquivo de Categorias de Periódicos cria até três níveis de categorias, mapeando o número de LCC armazenado no subcampo 050 $a para Columbia's Hierarchical Interface to LC Classification (HILCC), e armazena as categorias nos seguintes subcampos: a (nível 1), b (nível 2) e c (nível 3). Para mais detalhes, consulte https://www1.columbia.edu/sec/cu/libraries/bts/hilcc/.

      Por exemplo, um registro com um número LCC de N7445 cria os seguintes níveis de categoria.

      <datafield tag="CAT" ind1=" " ind2=" ">

      <subfield code="a">Arts_Architecture_Applied_Arts</subfield>
      <subfield code="b">Visual_Arts</subfield>
      <subfield code="c">Visual_Arts_General</subfield>

      </datafield>

    • COL - Este campo contém informações de coleção nos seguintes subcampos:
      • a - ID da coleção principal
      • b - Título da coleção
      • c - Nome da coleção
      • A - A instituição proprietária. Atualmente, este campo é adicionado apenas para publicação centralizada, mas será usado para publicação padrão no futuro.
    • CNO - Este campo não é gerenciado no Editor de MD. Em vez disso, suas informações são extraídas de várias definições de configuração durante o processo de publicação e exportadas para os seguintes subcampos:
      • $$a - Código da instituição
      • $$b - Data inicial
      • $$c - Data final
      • $$e - O nome do departamento acadêmico é extraído do campo Descrição da tabela de códigos Faculdades da Disciplina (veja Configurar Departamentos Acadêmicos).
      • $$f - O código do departamento acadêmico é extraído do campo Código da tabela de códigos Faculdades da Disciplina.
      • $$g - Professores da disciplina são extraídos da aba Professores da página Gerenciar Informações da Disciplina (veja Gerenciar Disciplinas).
      • $$j - O nome da disciplina é extraído do campo Nome da página Gerenciar Informações da Disciplina.
      • $$k - O código da disciplina é extraído do campo Código da página Gerenciar Informações da Disciplina.
      • $$l - A seção da disciplina é extraída do campo Seção da página Gerenciar Informações da Disciplina.
      • $$o - Os IDs para busca são extraídos do campo IDs para Busca da página Gerenciar Informações da Disciplina.
      • $$r - O ano da disciplina é extraído do campo Ano da página Gerenciar Informações da Disciplina.
      • $$v - O status de publicação da lista de leituras é extraído do campo Status da página Listas de Leituras (veja Gerenciar Listas de Leituras).
      • $$w - O nome da lista de leituras é extraído do campo Nome da página Editar Lista de Leituras. Novo para fevereiro! Quando mais de uma lista está vinculada à mesma disciplina, cada lista é publicada no Primo em um $w separado.
      O CNO contém os detalhes da disciplina, mas não os detalhes da referência. Se a referência da lista de leituras for um artigo de um periódico mantido pela biblioteca, para que as informações do artigo apareçam no Primo, ele deve ser catalogado como um registro do MMS. Não basta apenas inserir os detalhes do artigo na referência da lista de leituras e depois vincular ao recurso, que é o registro bibliográfico do periódico. O recurso vinculado é publicado no Primo, a referência da lista de leituras não.

      Por exemplo:

      <datafield tag="CNO" ind1="" ind2="">
      <subfield code="a">01TRAINING_INST</subfield>
      <subfield code="b">201412150317+-317</subfield>
      <subfield code="c">201503310217+-217</subfield>
      <subfield code="e">Fine Arts</subfield>
      <subfield code="f">FINART</subfield>
      <subfield code="g">Howell, Stanley P.</subfield>
      <subfield code="j">Introduction to Art</subfield>
      <subfield code="k">Art 101</subfield>
      <subfield code="l">01</subfield>
      <subfield code="o">WI1516771</subfield>
      <subfield code="o">mrl</subfield>
      <subfield code="r">2015</subfield>
      <subfield code="v">DRAFT</subfield>
      <subfield code="w">Art History</subfield>
      </datafield>
    • ECT - Quando preenchido, indica que o registro é uma coleção eletrônica.
      • $$a - definido como base de dados
    • INST - Contém o código da instituição (necessário para os registros do tipo E, para os quais o AVA não é criado). Observe que o código da instituição é armazenado no subcampo $$a. Se a funcionalidade Cópia Eletrônica Disponível for usada, a instituição poderá ser indicada apenas no campo AVE.
      Para redes colaborativas que usam publicação centralizada, o tipo de entidade é colocado no subcampo $$b em vez do campo INT. Por exemplo, se a entidade for uma coleção, o subcampo $$b conteria um C.
      Para registros Alma-D e Alma-C, o subcampo $$c contém o ID da Entidade Intelectual do Alma, que o modelo alma_thumb2 usa para exibir thumbnails.
    • OWN - Este campo contém informações de propriedade (Ownership) nos seguintes subcampos e não está incluído no Modelo MARC do Alma:
      • $$i - contém uma única indicação de propriedade de um recurso eletrônico associado ao registro bibliográfico (o ID da instituição)
      • $$l - contém uma única indicação de propriedade de um recurso eletrônico associado ao registro bibliográfico (a biblioteca)
    • PLK - Este campo contém informações de link dos campos MARC 76X-78X e 830. O uso desses dados requer a definição de regras de normalização adicionais no Primo. Para enriquecimento adicional, veja Enriquecimento de Registro Principal.
      • $$a - contém a relação MARC entre este registro e o registro ao qual ele está vinculado.
      • $$b - contém o ID do MMS do registro ao qual esse registro está vinculado.
    • Was this article helpful?