Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Configurar a Instituição e Suas Bibliotecas

    Translatable
    Uma instituição contém bibliotecas. Opcionalmente, você pode organizar sua instituição por campi, nesse caso, você associa suas bibliotecas aos campi e então limita determinados processos e recursos de acordo com o campus. Para mais informações, veja Topologias da Organização. Para gerenciar campi, veja Configurar Campi.
    A infraestrutura da biblioteca é constituída de todas as suas localizações físicas e sistemas de apoio, o que inclui localizações físicas de recursos (por exemplo, estantes/acervos de livros ou armazenamento remoto), balcões de circulação, estações de autoatendimento e impressoras.
    Bibliotecas dentro de uma instituição ou de um campus podem ser configuradas para ter relações que permitam que seus usuários realizem empréstimos e devoluções de recursos em outra localização, para enviar itens entre elas ou para adquirir (comprar) itens em nome uma da outra. Se uma biblioteca estiver configurada para fazer isto para bibliotecas de outras instituições (e não somente dentro da instituição), ela é chamada de biblioteca de recurso compartilhado.
    Em alguns casos, múltiplas bibliotecas independentes são gerenciadas no Alma como uma única instituição. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma região geográfica ou política inclui várias bibliotecas de pequeno ou médio porte que se beneficiam do compartilhamento da equipe de gerenciamento do Alma, ou quando uma universidade contém múltiplas faculdades que não oferecem acesso total à biblioteca para participantes de outras faculdades. Este tipo de configuração para uma instituição é chamado de independência da biblioteca. Quando a independência da biblioteca é ativada para uma instituição, algumas informações relacionadas a bibliotecas individuais, como bloqueios e estatísticas de usuários, podem ser ocultadas das outras bibliotecas incluídas na instituição. Para informações adicionais, veja Independência dos Serviços ao Usuário das Bibliotecas.
    A Ex Libris auxilia nas configurações iniciais da instituição. Após a configuração inicial, pode ser necessário adicionar elementos à sua infraestrutura de biblioteca ou editá-los, da seguinte maneira:
    Observe que você pode configurar bibliotecas, campi ou impressoras em qualquer ordem, associando uma entidade à outra conforme são criadas. Por exemplo, você pode a) criar uma biblioteca e, então, criar um campus e adicionar a biblioteca ao campus ou b) criar o campus e, então, criar a biblioteca e adicionar o campus à biblioteca.

    Configurar Informações Gerais da Instituição

    Para gerenciar as informações gerais da instituição, você deve ter a seguinte função:
    • Administrador Geral do Sistema
    Informações gerais sobre instituições e bibliotecas são gerenciadas nas páginas em Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca.
    Organization_Unit_Details_NL.png
    Página Detalhes da Unidade Organizacional (Instituição)
    Você receberá um código de cliente e um código de instituição da Ex Libris. Você pode configurar seus próprios códigos de biblioteca.
    O URL Base é o nome do domínio específico da sua instituição atribuído a você pela Ex Libris. Se você ainda não estiver usando este nome de domínio e deseja começar a usá-lo, veja Configurando Alma e Primo para Utilizar o Domínio do Alma Específico da Sua Instituição. Para informações gerais sobre nomes de domínios do Alma, veja Nomes dos Seus Domínios do Alma.
    A página Detalhes da Unidade Organizacional contém as seguintes abas:
    Você pode editar o nome e a descrição da instituição.
    Para atualizar estas informações no Primo, veja Configurar Instituição do Primo.
    Para editar os detalhes gerais da instituição:
    1. Na aba Resumo da página Detalhes da Unidade Organizacional (Instituição) (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca):
      • Modifique o nome (obrigatório) e a descrição (opcional) da instituição.
      • Insira o seu Código ISIL (opcional). O código ISIL (International Standard Identifier for Libraries and Related Organisations) pode ser usado para identificar exclusivamente sua localização.
        Por exemplo, se sua instituição estiver participando de solicitações de busca de tipo SRU/SRW e recursos compartilhados, o código ISIL é usado na tag identificadora da instituição que é enviada em uma resposta de SRU (veja Opções de Coleções (ISO 20775) na página Busca SRU/SRW para mais informações).
    2. Selecione Serve Outras Instituições se esta biblioteca aceitará retiradas/devoluções para outras instituições. Este campo só aparece se você tiver configurado uma rede de serviços ao usuário; veja Solicitar um Item para Retirada em Qualquer Local da Rede.
    3. Selecione Salvar.
    4. Na página Configuração de Relações das Unidades Organizacionais (Instituição) (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Relações), adicione as bibliotecas cujas aquisições serão processadas pela instituição (em vez da própria biblioteca). Para mais informações, veja Adicionar Relações da Biblioteca.

    Adicionar uma Biblioteca

    Para adicionar uma biblioteca, você deve ter seguinte função:
    • Administrador Geral do Sistema
    Bibliotecas são adicionadas na página Lista de Bibliotecas (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Bibliotecas).
    Uma nova biblioteca herda várias configurações da instituição, incluindo departamentos, informações de calendário, políticas de termos de uso, a maioria dos tipos de ordem de serviço e assim por diante. A biblioteca é inicialmente configurada com um tipo de ordem de serviço (AcqWorkOrder) e um departamento de ordens de serviço de aquisições específicos da biblioteca sem nenhum operador definido. A nova biblioteca tem uma localização padrão específica e nenhuma impressora definida. Consulte outras áreas de configuração Geral e dos Serviços ao Usuário para configurar essas informações.
    Qualquer biblioteca adicionada ao Alma também deve ser definida corretamente para a instituição do Primo. O Alma permite que você exporte as bibliotecas para um arquivo, a fim de que possam ser importadas para o Primo. Para detalhes, consulte Visualizar e Exportar as Bibliotecas do Alma.
    list_of_libraries__NL.png
    Página Lista de Bibliotecas
    A estrutura organizacional da instituição aparece no cabeçalho do campo Caminho e a estrutura organizacional de cada biblioteca aparece na coluna Caminho da tabela. O caminho contém o código do cliente, o código da instituição e o código da biblioteca. Por exemplo, se o seu código do cliente for TRAIN_1, seu código de instituição será TRAINc_1_INST. Se o código da sua biblioteca for GRAD, o caminho será TRAIN_1.TRAIN_1_INST.GRAD.
    Você pode adicionar, editar ou excluir bibliotecas nesta página. Para informações sobre como editar informações de biblioteca, veja Editar uma Biblioteca.
    Para adicionar uma biblioteca:
    1. Na página Lista de Bibliotecas, selecione Adicionar uma Biblioteca. A página Adicionar Unidade Organizacional será aberta.
    2. Insira um Nome da unidade organizacional, um código e (opcionalmente) uma descrição para a biblioteca.
      Para informações sobre outros campos, veja Editar uma Biblioteca. Por enquanto, ignore estes campos.
      • O código da biblioteca não deve conter caracteres especiais, como aspas ('), nem espaços em branco. Use caracteres alfanuméricos, e use hifens e underscores para preencher os espaços em branco.
      • Depois que o código da biblioteca for definido, você não poderá mais editá-lo. Para alterar o código da biblioteca, uma nova biblioteca com um novo código deverá ser criada.
    3. Selecione Salvar. A biblioteca será salva.

    Excluir uma Biblioteca

    Você não pode excluir uma biblioteca se ela tiver balcões de circulação, unidades de serviço, solicitações, Pedidos de Aquisição (POs) ou Itens de Pedido de Aquisição (POLs) associados a ela.
    Para excluir uma biblioteca:
    • Assim que todos os componentes associados à biblioteca forem excluídos, selecione Excluir na lista de ações da linha da biblioteca e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.
    Para encontrar os componentes associados à biblioteca e excluí-los:
    • Para encontrar os itens de pedido e os pedidos de aquisição, faça uma busca avançada por Itens de pedido, selecione o critério Proprietário do item de pedido de aquisição e então busque por fluxos de trabalho e status de pedidos:

      find out the position and PO lines associated with a library

      Isso permite que você veja os itens de pedido de aquisição com qualquer status que você precisar. Isso também permite que você veja os pedidos de aquisição aos quais esses itens estão associados (o Alma não possui uma busca específica por pedidos de aquisição).
    • Para localizar balcões de circulação, unidades de serviços ao usuário ou solicitações associadas a uma biblioteca, entre em contato com o Suporte ao Cliente

    Editar uma Biblioteca

    Para editar uma biblioteca, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema
    • Administrador de Serviços ao Usuário
    Você pode editar uma biblioteca na página Detalhes da Unidade Organizacional (biblioteca):
    • Como um Administrador Geral do Sistema: Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Bibliotecas e clique em Editar na lista de ações da linha.
    • Como um Administrador de Serviços ao Usuário (ou Administrador Geral do Sistema): Menu de Configuração > (certifique-se de que a biblioteca está selecionada na lista dropdown Configurando) Serviços ao Usuário > Gerenciamento da Biblioteca > Detalhes da Biblioteca.
    Organization Unit Details - Add/Edit a Library
    Página Detalhes da Unidade Organizacional (Biblioteca)
    Para editar uma biblioteca:
    1. Na página Detalhes da Unidade Organizacional (Biblioteca), altere o Nome da unidade organizacional e a Descrição da biblioteca, se necessário.
    2. Selecione uma Localização padrão para aquisição na lista de localizações. Esta é a localização padrão na qual os itens/coleções serão criados quando um item de pedido de aquisição for criado para a biblioteca. Se isso não for definido, itens/coleções não serão criados automaticamente e deverão ser adicionados manualmente.
    3. Selecione o Campus ao qual deseja associar a biblioteca. Veja Gerenciar Campi.
    4. Selecione um perfil de Proxy padrão. Veja Proxies do Resolver.
      Este proxy será usado se o proxy não tiver sido definido em um nível de serviço ou de portfólio. Nesse caso, se um campus foi definido (veja o campo anterior), o proxy selecionado aqui será aplicado a este campus. Se um campus não foi definido, o proxy selecionado aqui será aplicado a toda a biblioteca. 
    5. Insira o Período para arquivamento (horas) que indica o período de tempo (em horas ou frações de horas, como 10.5) em que o item é considerado disponível, mas é exibido como em arquivamento no Alma e no Primo para que usuários e bibliotecários saibam que não devem buscar por ele na estante. Este parâmetro do nível da biblioteca poderá ser sobrescrito por um valor específico do balcão de circulação.
      Assista ao vídeo Período para Arquivamento de Itens (2:07 min) (em inglês).
    6. Insira o Intervalo para notificação de reserva (minutos) para definir quanto tempo o Alma aguarda antes de enviar uma notificação de reserva para o usuário. O intervalo pode conter até 3 dígitos, com zero indicando nenhum intervalo. Quando o atraso é concluído, o Alma verifica se a solicitação ainda está ativa e, se sim, envia a notificação de reserva para o usuário. Se o valor estiver preenchido para o balcão de circulação e para a biblioteca, o valor usado será o do balcão de circulação.
    7. Selecione Permitir que outras bibliotecas processem para entrega pessoal para permitir que outras bibliotecas processem a entrega pessoal dos itens dessa biblioteca. Isso levará em consideração a capacidade da biblioteca de ler códigos de barras para processar a entrega pessoal (tendo um balcão de circulação principal que oferece suporte à entrega pessoal).
      Para mais informações, veja Suporta entrega pessoal na página Configurar Balcões de Circulação.
    8. Para configurar a biblioteca como uma biblioteca de recurso compartilhado, veja Configurar Parâmetros de uma Biblioteca de Recursos Compartilhados.
    9. Se a sua instituição estiver configurada para usar Calcular na página do Editor de Item Físico para criar números de chamada alternativos e temporários no nível do item, o campo Desabilitar Cálculo do Número de Chamada do Item aparecerá. Selecione este campo para evitar a equivalência de prefixo no nível da biblioteca. Selecionar isso força os cálculos do número de chamada a serem baseados em prefixos/configurações no nível da instituição. Veja Atualizar Informações no Nível do Item para mais informações.
    10. Selecione Salvar ao terminar.
    Veja as outras seções nesta página para opções adicionais de configuração de biblioteca.

    Configurar Intervalos de IPs para uma Biblioteca

    Para configurar intervalos de IPs para uma biblioteca, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema
    • Administrador de Serviços ao Usuário
    Você pode configurar intervalos de IPs para uma biblioteca na página Definições de IP (biblioteca):
    • Como um Administrador Geral do Sistema: Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Bibliotecas, clique em Editar na lista de ações da linha e selecione Definições de IP.
    • Como um Administrador de Serviços ao Usuário (ou Administrador Geral do Sistema): Menu de Configuração > (certifique-se de que a biblioteca está selecionada na lista dropdown Configurando) Geral > Gerenciamento da Biblioteca > Detalhes da Biblioteca; selecione a aba Definições de IP.
    ip_defintions_library_ux.png
    Página Definições de IP (Biblioteca)
    Os intervalos de IPs identificam a localização de um usuário ao considerar a disponibilidade de recursos e ao configurar coleções de acordo com a localização em um Perfil de Ordenação de Localizações (veja Configurar a Ordem dos Resultados da Busca no Primo). Se a biblioteca estiver associada a um campus, os intervalos de IP devem estar dentro dos intervalos do campus; veja Editar um Campus.
    Se nenhum intervalo de IP estiver definido, a mensagem de aviso "Faltam definições do IP da biblioteca" será exibida.
    Para adicionar um intervalo de endereços de IP a uma biblioteca:
    1. Na página Definições de IP, selecione Adicionar Definição de IP. A caixa de diálogo Adicionar Definição de IP será aberta.
      add_ip_definition_ux.png
      Caixa de Diálogo Adicionar Definição de IP
    2. Selecione uma Versão de IP na lista dropdown e insira o endereço de IP equivalente, IPv4 ou IPv6.
    3. Em Critérios de Equivalência de IP, insira o intervalo de IPs ou um único endereço de IP. Por exemplo, para um intervalo de IPv4 use o formato decimal A.B.C.D-A.B.C.D, como 192.1.1.1-192.255.255.255.
    4. Selecione Adicionar e Fechar. O novo intervalo de IPs será salvo.
    Você pode configurar os grupos aos quais os recursos da biblioteca estão associados; veja Configurar Acesso Distribuído a Recursos Eletrônicos. Você pode limitar os recursos por biblioteca ou campus na página do Editor de Serviço Eletrônico; veja Adicionar uma Coleção Eletrônica Local.

    Configurar Informações de Contato da Instituição/Biblioteca

    Para configurar as informações de contato, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema (somente instituição)
    • Administrador de Serviços ao Usuário (instituição ou biblioteca)
    Informações de contato de uma instituição ou biblioteca podem ser configuradas na página Informações de Contato da Unidade Organizacional:
    • Como um Administrador Geral do Sistema (instituição): Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Informações da Biblioteca.
    • Como um Administrador Geral do Sistema (biblioteca): Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Bibliotecas, clique em Editar na lista de ações da linha e selecione Informações de Contato.
    • Como um Administrador de Serviços ao Usuário ou um Administrador Geral do Sistema (biblioteca): Menu de Configuração > (certifique-se de que a biblioteca está selecionada na lista dropdown Configurando) Serviços ao Usuário > Gerenciamento da Biblioteca > Detalhes da Biblioteca; selecione a aba Informações de Contato.
    organization_unit_contact_information_ux.png
    Página Informações de Contato da Unidade Organizacional (Biblioteca)
    Você pode adicionar, editar, duplicar ou excluir endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail. As informações de contato das bibliotecas e instituições são iguais às dos usuários (veja Gerenciar Informações de Contato do Usuário).
    Para adicionar informações de contato para uma biblioteca ou instituição:
    1. Selecione Adicionar Endereço, Adicionar Número de Telefone ou Adicionar Endereços de E-mail. A caixa de diálogo Adicionar relevante será aberta.
      Add_Email_Address.png
      Adicionar Endereço
    2. Insira a informações de contato, conforme necessário. Campos marcados como obrigatórios devem ser inseridos.
      • Os tipos de endereços (Cobrança, Comunicações com usuário, Principal) e os tipos de e-mail (que são iguais aos tipos de endereço + Resposta de cobrança) são apenas para fins informativos, exceto nos seguintes casos:
        Tipo de Endereço Descrição
        Envio Obrigatório para bibliotecas de recursos compartilhados habilitadas para ISO. Quando uma solicitação ISO é enviada, o Endereço de envio é incluído como o endereço para o qual a solicitação deve ser enviada. O fornecedor usa este endereço quando envia digitalmente. O endereço de tipo Envio também é usado ao enviar uma solicitação de recurso compartilhado - requisitado por meio da API de BLDSS. Ao enviar, o Alma busca primeiro o endereço de tipo Envio. Caso não encontrado, será usado o endereço de preferência.
        Resposta de Cobrança Quando uma notificação de cobrança é enviada ao fornecedor por e-mail, se a unidade organizacional (biblioteca proprietária) tiver um e-mail de tipo Resposta de Cobrança, ele é utilizado como o endereço De ao enviar a notificação. Para informações detalhadas, veja Comunicação com Fornecedores.
        Resposta do Pedido Quando um pedido de aquisição é enviado ao fornecedor por e-mail, se a unidade organizacional (biblioteca proprietária) tiver um e-mail de tipo Resposta do Pedido, ele é utilizado como o endereço De ao enviar a notificação. Para informações detalhadas, veja Comunicação com Fornecedores.
        Pesquisa Se você estiver usando Esploro (consulte Visão Geral do Esploro), o tipo de endereço/telefone/e-mail Pesquisa também está disponível. Selecione este tipo para que o Esploro use esta entrada para comunicações relacionadas ao Esploro. Se não definido, será usado o endereço marcado como de preferência.
        Comunicação de circulação

        Selecione esta opção para habilitar um endereço “De” que será exibido aos usuários e ao qual eles poderão responder. Se selecionado, forneça o endereço de e-mail desejado e a descrição.

        Para ver a lista de cartas afetadas pela funcionalidade Responder, consulte Notificações de Usuários.

        Isso também permite que os usuários habilitem endereços de e-mail “De” separados para as diferentes bibliotecas da instituição. Caso o e-mail de comunicação de circulação não esteja indicado para a biblioteca, será utilizado o e-mail indicado para a instituição.

        O endereço da biblioteca é usado somente se a carta for uma carta da biblioteca (como notificação da estante de reservas) ou uma carta agregada (como Carta de Atividade de Empréstimo) que é dividida em cartas da biblioteca quando o parâmetro separate_patron_notifications_by_library estiver configurado como “true”. Em qualquer outro caso, é utilizado o endereço da instituição (se existir). Veja também Configurar Serviços Relativos a Serviços ao Usuário.

        Se esta opção não for selecionada, o endereço “De” será baseado na etiqueta configurada para a carta específica.

    3. Selecione Salvar.
    Para editar informações, selecione Editar na lista de ações da linha e siga o mesmo procedimento usado para adicionar informações.
    Para excluir informações, selecione Excluir na lista de ações da linha e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.
    Observe que editar ou excluir informações não afeta as configurações do Alma que já incluem essas informações.

    Configurar Horário de Funcionamento da Instituição/Biblioteca

    Para configurar informações de calendário para uma instituição ou biblioteca, você deve ter uma das seguintes funções:
    • Administrador Geral do Sistema
    • Administrador de Serviços ao Usuário (somente biblioteca)
    Além disso, a Ex Libris pode permitir que as seguintes funções configurem informações de calendário para uma biblioteca (entre em contato com o suporte da Ex Libris para habilitar isso).
    • Gerente de Balcão de Circulação
    • Operador de Balcão de Circulação
    • Operador de Balcão de Circulação - Limitado
    • Operador de Solicitações
    O horário de funcionamento de uma instituição ou biblioteca é configurado na página Gerenciamento do Calendário:
    • Como um Administrador Geral do Sistema (instituição): Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Gerenciamento do Calendário.
    • Como um Administrador Geral do Sistema (biblioteca): Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Adicionar uma Biblioteca ou Editar Informações da Biblioteca; selecione a aba Bibliotecas, clique em Editar na lista de ações da linha e selecione a aba Gerenciamento do Calendário.
    • Como qualquer uma das funções listadas acima (biblioteca): Menu de Configuração > (certifique-se de que a biblioteca está selecionada na lista dropdown Configurando) > Serviços ao Usuário > Gerenciamento da Biblioteca > Horário de Funcionamento.

    Para algumas funções habilitadas pela Ex Libris para configurar informações de calendário, esta operação pode ser encontrada em Serviços ao Usuário > Ferramentas Avançadas > Horário de Funcionamento e não via Menu de Configuração.

     

    Observe que as áreas do Alma abaixo (entre outras) podem ser influenciadas pelo horário de funcionamento (dependendo das políticas configuradas):

    • Datas para devolução
    • Cálculos de multas
    • Bloqueios por atraso
    • Períodos de reserva agendada
    • Perfis de empréstimos atrasados e perdidos
    Calendar Management.png
    Gerenciamento do Calendário (Instituição)
    A biblioteca herda atividades e exceções da instituição. No entanto, as bibliotecas não herdam os horários de funcionamento das instituições; o horário de funcionamento deve ser definido para cada biblioteca.
    As alterações feitas nesta página são aplicadas quando o serviço Aplicar Alterações no Calendário é executado, veja Visualizar Serviços em Execução e Visualizar Serviços Concluídos.
    • O Alma não suporta a alteração antecipada do horário de funcionamento da biblioteca para datas futuras.
    • O horário de funcionamento da biblioteca afeta datas para devolução de empréstimos. As datas para devolução não precisam corresponder às horas reais em que a biblioteca está fisicamente aberta ou fechada. Por exemplo, você pode configurar o horário de fechamento da biblioteca (no que diz respeito aos empréstimos) no Alma para 18:00, mesmo que a biblioteca feche mais tarde.
    • Depois de alterar as informações do calendário, as datas para devolução de empréstimos podem ser alteradas; veja o serviço Empréstimos - Correção de Data para Conclusão após Alteração no Calendário em Visualizar Serviços Agendados.
    • Se você configurou políticas de multas por atraso que levam em consideração os dias abertos (Unidade de Tempo será Dias de Funcionamento, Número Exato de Dias de Funcionamento ou Horário de Funcionamento), alterar o horário de funcionamento de uma biblioteca pode afetar multas acumuladas para itens atrasados.
    • O último dia exibido no Calendário Completo sempre aparece em branco e não mostra o horário de funcionamento da biblioteca.
    Para adicionar o horário do calendário a uma biblioteca ou instituição:
    1. Na página Gerenciamento do Calendário, selecione Adicionar Registro. A caixa de diálogo Adicionar Registro será aberta. Todos os campos são obrigatórios, a não ser que observado.
      add_record_opening_hours_ux.png
      Caixa de Diálogo Adicionar Registros
    2. Em Tipo de registro, selecione o tipo de horário de funcionamento a ser adicionado:
      • Atividade - Datas especiais, como final de ano, final de semestre ou uma exibição. Atividades da instituição aparecem em calendários da biblioteca, mas não indicam se a biblioteca estará aberta ou fechada.
      • Exceção - Exceções para dias e horários de funcionamento, como feriados.
      • Horários de Funcionamento Padrões - Datas e horários regulares em que a instituição ou biblioteca está aberta, com base em um dia da semana.
      Você só pode definir um Horário de Funcionamento Padrão para um determinado período de tempo. Para definir horários de funcionamento alternativos para dias específicos, como feriados, defina Registros de exceção. Por exemplo, se a biblioteca normalmente está aberta às segundas-feiras das 9:00 às 19:00, mas na primeira segunda-feira de julho houver um feriado nacional e a biblioteca estiver aberta apenas das 12:00 às 17:00, defina dois Registros de exceção para este dia, um para 9:00-12:00 e outro para 17:00-19:00.
    3. Insira os seguintes detalhes:
      • Atividade:
        • Se a atividade é recorrente e, se sim, a) o tipo de recorrência, semanal ou anual; para semanal, o dia da semana, e b) a data até a qual o registro é válido.
        • O dia da semana - somente para atividades recorrentes (obrigatório)
        • Uma descrição
        • A data e hora (a hora é opcional)
      • Exceção:
        • Se a exceção é que a biblioteca está aberta ou fechada fora do horário normal.
        • O dia da semana (opcional)
        • Uma descrição (opcional)
        • As datas em que a exceção é válida
        • Os horários aos quais a exceção se aplica
      • Horários de funcionamento padrão (indicando que a biblioteca está aberta):
        • O dia da semana
        • Os horários
      Para estender a data Valido até para o horário de funcionamento padrão, edite o registro e selecione Salvar sem fazer alterações. A data Válido até é automaticamente definida para a data atual + 3 anos. A data Válido de é automaticamente definida para a data atual.
    4. Selecione Adicionar e Fechar.
    5. Selecione Aplicar Alterações para aplicar suas alterações. O Alma executará o serviço Aplicar Alterações no Calendário.
    6. Selecione Salvar para salvar todos os registros.
    Você pode fazer o seguinte com os registros nesta página:
    • Para editar um registro, selecione Editar na lista de ações da linha e siga o mesmo procedimento utilizado para adicionar um registro.
    • Para importar calendários de uma planilha do Excel, selecione Importar. Selecione o arquivo e clique em Fazer Upload e Importar Linhas. Você também pode atualizar com eficiência o horário de funcionamento da biblioteca exportando o calendário de Horário de Funcionamento para uma planilha do Excel, fazendo as alterações e reimportando o arquivo. Observe que, nesse caso, a exportação inclui todas as linhas, inclusive as linhas com informações herdadas da instituição, mas ao importar o Excel de volta, as linhas herdadas são ignoradas. Assim, as informações herdadas da instituição não são modificadas.
      Para mais informações, assista ao vídeo Atualizar Horário de Funcionamento da Biblioteca via Importação do Excel (3:20 mins) (em inglês).
      O horário de funcionamento padrão é aplicado automaticamente a partir da data atual (data “de”) até a data atual + 3 anos (data “até”), com a opção de definir exceções somente para datas futuras; datas passadas não podem ser atualizadas, mas datas futuras podem ser configuradas.
    • Para visualizar horários e atividades em formato de calendário, selecione Calendário Completo. Um calendário aparecerá. Selecione a miniatura do calendário à esquerda para visualizar um dia, semana ou mês específico. Atividades e horários em que a biblioteca está fechada aparecem em destaque no calendário. Selecione Voltar para fechar o calendário.
    • Para excluir um registro, selecione Editar na lista de ações da linha e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.

    Configurar Campi

    Para configurar campi, você deve ter a seguinte função:
    • Administrador Geral do Sistema
    As bibliotecas podem ser associadas aos campi, permitindo que você gerencie determinados serviços de acordo com o campus, e não por biblioteca individual.
    Você pode definir intervalos de IPs para campi da mesma maneira que para bibliotecas. Isso é usado para identificar a localização atual do usuário ao considerar a disponibilidade de recursos e ao configurar coleções de acordo com a localização em um Perfil de Ordenação de Localizações (veja Configurar a Ordem dos Resultados da Busca no Primo).
    Você pode traduzir os nomes do Campus para os idiomas definidos no seu sistema. Os nomes do campus traduzidos aparecem posteriormente no Alma e no Primo VE, por exemplo, na lista de localizações de retirada, no Formulário de Solicitação do Getit e outros, se você optar por exibir o Primo VE no idioma da interface para o qual os nomes do campus foram traduzidos. 
    Os campi são configurados na página Lista de Campi (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Definir Campi).
    campus_list_ux.png
    Página da Lista de Campi

    Adicionar um Campus

    Após adicionar um campus, você pode editá-lo para associá-lo a bibliotecas ou a um intervalo de IPs. Veja Editar um Campus.
    Para adicionar um novo campus:
    1. Na página Lista de Campi (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Definir Campi), selecione Adicionar Campus. A caixa de diálogo Adicionar Campus será aberta.
      add_campus_ux.png
      Caixa de Diálogo Adicionar Campus
    2. No campo Código, insira um código de campus.
    3. No campo Nome, insira um nome de campus.
      Um campus não pode conter caracteres especiais, como aspas simples (‘), no nome. Use caracteres alfanuméricos, hifens e underscores.
    4. Opcionalmente, no campo Descrição, insira uma descrição para o campus.
    5. No campo Proxy, selecione um proxy (veja Proxies do Resolver).
    6. Selecione Adicionar e Fechar para adicionar o novo campus.

    Editar um Campus

    Você pode editar os detalhes, as bibliotecas associadas e o intervalo de IPs de um campus.
    Para editar um campus:
    1. Na página da Lista de Campi (Menu de Configuração > Geral > Bibliotecas > Definir Campi), selecione Editar na lista de ações da linha do registro de um campus. A página Campus será exibida.
      campus_ux_NL.png
      Página Campus
    2. Na aba Detalhes Gerais. edite as informações do campus, conforme necessário. Para detalhes sobre estes campos, veja Adicionar um Campus.
      Para traduzir o nome e a descrição do campus para outros idiomas, selecione o ícone translation icon.png.
    3. Na aba Bibliotecas Atendidas (a página Bibliotecas Atendidas), vincule ou remova bibliotecas do campus.
      served_libraries_ux.png
      Página Bibliotecas Atendidas
      • Para vincular uma biblioteca a um campus, clique em Vincular Biblioteca, selecione uma biblioteca e clique em Vincular. Você também pode vincular uma biblioteca a um campus ao editar a biblioteca; veja Editar uma Biblioteca.
        Uma biblioteca pode ser associada a apenas um campus.
      • Para remover uma biblioteca, selecione Remover na lista de ações da linha e clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação.
    4. Na aba Definições de IP, configure os intervalos de IPs que identificam as estações de trabalho associadas ao campus. O intervalo de IPs de um campus deve incluir todas as bibliotecas associadas ao campus; veja Gerenciar Definições de IP para uma Biblioteca.
      Você pode configurar grupos aos quais os recursos do campus serão associados; veja Configurar Acesso Distribuído a Recursos Eletrônicos. Você pode limitar os recursos por biblioteca ou campus na página do Editor de Serviço Eletrônico; veja Adicionar uma Coleção Eletrônica Local.
    5. Selecione Salvar.
    • Was this article helpful?