Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Trabalhando com Solicitações de Aquisição

    Translatable

    Esta página descreve como trabalhar com solicitações de aquisição, incluindo criação, atribuição e aprovação, envio de e-mails ao solicitante, criação de solicitações a partir de referências etc. Para ver uma lista de links para páginas com instruções para compras no Alma, incluindo criação de itens de pedido de aquisição, renovações, trabalho com fornecedores etc., consulte Compra. Para informações sobre o fluxo geral de compras, veja Fluxo de Compras. Para uma visão geral de como trabalhar com aquisições no Alma, incluindo links para seções relevantes, como Faturas, Renovações, Configurações etc., consulte Introdução a Aquisições

    As seguintes funções são necessárias para realizar tarefas de solicitação de aquisição:
    • Criar solicitação no Alma/Primo com o usuário como solicitante: Qualquer função
    • Criar solicitação no Alma em nome de outro usuário: Operador/Gerente de Solicitações de Aquisição (a permissão para executar esta tarefa pode ser habilitada para outros usuários pelo suporte ao cliente da Ex Libris) 
    • Criar solicitação a partir da lista de leituras: Operador/Gerente de Reservas de Disciplinas (quando habilitada para a sua instituição pela Ex Libris)
    • Gerenciar solicitações: Operador de Solicitações de Aquisição, Gerente de Solicitações de Aquisição
    • Excluir solicitações rejeitadas: Operador de Solicitações de Aquisição + Operador de Solicitações de Aquisição Estendido ou Gerente de Solicitações de Aquisição + Gerente de Solicitações de Aquisição Estendido
    • Atribuir solicitações: Gerente de Solicitações de Aquisição
    Solicitações de aquisição permitem que bibliotecários usando Alma e professores ou usuários usando Primo ou Leganto solicitem à biblioteca que compre um recurso. O solicitante pode solicitar um item por qualquer motivo, por exemplo: a biblioteca não possui uma cópia (não existe registro bibliográfico ou existe um registro, mas nenhum acervo), a biblioteca não possui cópias suficientes do formato ou da edição certa ou a cópia existente está danificada. O solicitante, ou um bibliotecário em nome de um solicitante, preenche o máximo de detalhes possíveis sobre o item e envia a solicitação ao Alma para revisão. Uma solicitação em nome de outro usuário pode ser criada, por padrão, por um Operador de Solicitações de Aquisição ou um Gerente de Solicitações de Aquisição. Para permitir que usuários com outras funções também possam criar solicitações em nome de outros solicitantes, entre em contato com o suporte ao cliente da Ex Libris.
    Um usuário do Alma com a função Operador de Solicitações de Aquisição pode ver somente as solicitações atribuídas a ele ou que não estão atribuídas. Se a função dele estiver definida para uma biblioteca específica, ele pode criar e visualizar somente as solicitações que pertencem a sua biblioteca ou que não pertencem a nenhuma biblioteca específica (o campo biblioteca proprietária está vazio). Um operador que não tenha a função Operador de Solicitações de Aquisição não terá acesso para editar o solicitante no formulário de solicitação de aquisição. O operador pode reatribuir solicitações de aquisição para outros operadores. Para clientes que entraram em produção antes do release de outubro de 2018, esta permissão está desabilitada por padrão. Para todos os outros, esta permissão está habilitada por padrão. Para alterar esta configuração, entre em contato com o suporte da Ex Libris.
    Um usuário do Alma com a função Gerente de Solicitações de Aquisição pode visualizar e atribuir solicitações de aquisição para todos os operadores e gerentes. Se a função estiver definida no escopo de uma biblioteca, ele pode visualizar e atribuir solicitações somente nesta biblioteca ou que não pertençam a nenhuma biblioteca específica (o campo biblioteca proprietária está vazio). No momento que um gerente de solicitações de aquisição atribui uma solicitação, ela é verificada para certificar que o responsável é um operador ou gerente neste escopo ou no escopo da instituição. Um operador ou gerente que necessite excluir solicitações de aquisição também deve ter a função Operador de Solicitações de Aquisição Estendido para fazê-lo.

    Quando um usuário com uma destas funções cria uma solicitação de aquisição, se o usuário estiver no escopo de uma biblioteca, a biblioteca será adicionada à solicitação como Biblioteca Proprietária. Se o usuário estiver no escopo da instituição, aparecerá uma pop-up pedindo ao usuário que selecione a biblioteca proprietária. Se o usuário não for um operador ou gerente de solicitações de aquisição, a biblioteca proprietária ficará vazia. Neste caso, somente o operador ou gerente de solicitações de aquisição poderá selecionar uma biblioteca proprietária ao editar. A lista de bibliotecas disponíveis para atribuição será determinada pelo escopo do usuário que estiver editando a solicitação.

    Para dar suporte a esta funcionalidade, duas cartas são usadas:
    • Carta de Status da Solicitação de Aquisição - Enviada para o solicitante quando a solicitação é aprovada ou rejeitada.
    • Carta de Consulta ao Solicitante - Enviada para o solicitante quando este é consultado pelo bibliotecário para mais informações.
    • Registros bibliográficos criados usando solicitações de aquisição estão sujeitas a processos de normalização (veja Trabalhando com Processos de Normalização).
    • Solicitação de aquisição é um serviço do Alma exibido no Primo. Como qualquer outro serviço, ele pode ser ocultado de grupos de usuários usando as Regras da Lógica de Exibição do Alma. Por padrão, o serviço está inicialmente oculto de usuários devido à regra Ocultar Serviço de Solicitações de Aquisição.

       

       

      Link da Solicitação de Aquisição no Primo
      • Para habilitar o serviço para todos os usuários do Primo, remova esta regra.
      • Para ocultar o serviço somente para grupos específicos, remova esta regra e então adicione uma regra/regras para ocultar o serviço para estes grupos.
      • Você também pode configurar todas as etiquetas usadas para esta funcionalidade.
      • Para criar um link direto com o formulário de solicitação de aquisição do primo, veja Link Direto para o Formulário da Solicitação de Aquisição.
    Para mais informações sobre configuração de regras da lógica de exibição e de etiquetas, veja Lógica de Exibição da Interface de Descoberta.

    Criar uma Solicitação de Aquisição

    Um usuário pode criar uma solicitação de aquisição no Primo. Solicitações feitas por usuários no Primo são enviadas para o Alma com o status Em Revisão. Um registro bibliográfico reduzido será criado para o item solicitado, se necessário (e se os metadados forem adicionados manualmente, como indicado na nota abaixo).
    Também é possível criar uma solicitação de aquisição em nome de um usuário no Alma. Isto pode ser feito:
    Para criar uma solicitação de aquisição na página Solicitação de Aquisição:
    1. Na página Solicitação de Aquisição (Aquisições > Solicitações de Aquisição > Criar Solicitação de Aquisição), preencha o máximo de informações possíveis.
      Selecione Criar novo registro ou Usar registro existente no campo Informações Bibliográficas. Ao selecionar Usar registro existente, uma lista de escolha rápida estará disponível para o campo Título, enquanto os outros campos do item ficarão restritos. Ao selecionar um registro existente, você pode criar uma solicitação de aquisição a partir do registro. Além disso, se você deseja criar um item a partir de um item similar existente, você pode buscar pelo título do registro existente para preencher os campos do item, e então alterar o botão de opção Informações Bibliográficas para Criar novo registro. Os campos restantes do item não estarão restritos enquanto um novo registro é criado, assim, seus valores poderão ser alterados.
      Formulário de Solicitação de Aquisição
      Para ver a descrição dos campos da área Informações de Recurso, acesse Adicionar um Novo Livro ou Artigo de Periódico. Os campos da área Atributos da Solicitação são os seguintes:
      • Solicitante - O usuário que fez a solicitação. Assim que a solicitação é aprovada, o solicitante se torna um usuário interessado no item de pedido de aquisição criado após a aprovação da solicitação de aquisição. Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.
      • Status da solicitação - O status inicial da solicitação, que é sempre Em Revisão.
      • Biblioteca Proprietária - A biblioteca que deverá receber o item.
      • Custo Estimado - O custo estimado do item, incluindo a moeda.
      • Verba - A verba com a qual o item será adquirido. Este campo só estará ativo após a seleção de uma biblioteca. Observe que é recomendado adicionar a verba imediatamente antes da aprovação da solicitação de aquisição.
      • Fornecedor/Conta - O fornecedor e a conta do fornecedor a partir do qual o item será comprado.
      • Aprovado por - Este campo está inicialmente vazio. Posteriormente, conterá o nome do usuário que aprovou o item, se houver.
      • Nota do Solicitante - Qualquer nota a ser enviada para o usuário que aprovará ou rejeitará a solicitação.
      • Motivo de Rejeição - Este campo está inicialmente vazio. Posteriormente, conterá o motivo pelo qual a solicitação foi rejeitada, se houver.
      Os campos Título e Solicitante são obrigatórios.
      Quando uma solicitação de aquisição é criada usando Criar novo registro, o Alma procura por potenciais equivalências com o registro através do Primo. Quando um usuário do Primo insere um número de ISBN ou EISBN em um formulário de Solicitação de Aquisição em branco, é exibido um alerta indicando se existe uma coleção física para o recurso na biblioteca. Isto não se aplica a periódicos. O Primo exibirá uma mensagem de que não existe coleção física para o identificador inserido pelo usuário, o que pode ocorrer porque o recurso não existe, porque uma localização, registro bibliográfico ou coleção física está oculta(o) da descoberta ou, no caso de recursos eletrônicos, porque o portfólio eletrônico não está ativo. Isto também é relevante para redes e campi múltiplos.

      Esta funcionalidade é controlada pelo parâmetro do cliente PR_indicate_for_primo_if_ISBN_exists e está habilitada por padrão. Veja Outras Configurações (Aquisições).

      A rotina de equivalências procura primeiro por um perfil de importação para determinar o processo de equivalência. O perfil de importação pode ser de tipo Repositório ou Novo Pedido, deve estar ativo e seu nome de perfil deve estar armazenado no parâmetro purchase_request_import_profile (veja Outras Configurações (Aquisições)). O perfil de importação pode definir qual rotina de equivalências será usada para livros e qual será usada para periódicos. Se nenhum perfil for especificado no parâmetro, a equivalência será baseada no ISBN/ISSN da solicitação de aquisição (usando uma rotina de equivalência codificada que não pode ser modificada). Se um registro equivalente for encontrado no repositório, a solicitação de aquisição será vinculada ao registro bibliográfico. Se nenhuma equivalência for encontrada, um novo registro bibliográfico será criado. Observe que os detalhes bibliográficos do registro novo ou equivalente podem ser editados usando o Editor de MD. Eles não podem ser editados ao editar a solicitação de aquisição (somente atributos da solicitação, como solicitante e biblioteca proprietária, podem ser editados dessa maneira). Ao editar a solicitação de aquisição, as informações bibliográficas podem ser alteradas ao selecionar o botão de opção Criar Novo Registro. Ao alterar o botão de opção, o usuário receberá a seguinte mensagem de confirmação: Você está prestes a alterar o registro bibliográfico vinculado. Os dados do registro bibliográfico existente serão substituídos. Tem certeza que deseja continuar?

    2. O tipo de referência para um item buscado é originado do ISBN ou ISSN. Se houver um número de ISBN, o tipo de referência será Livro. Se houver um número de ISSN, o tipo de referência será Periódico. Se não houver nenhum número, o tipo de referência será o tipo selecionado na criação da solicitação de aquisição. Um exemplo de como isto é aplicado é, se o Editor de MD é usado para adicionar um número de ISSN a um registro bibliográfico e então a solicitação de aquisição é editada e salva, o tipo de referência da solicitação se tornará Periódico.
    3. Selecione o Tipo de Material, que pode ser Físico ou Eletrônico. O padrão é determinado pelo valor definido na tabela Tipos de Materiais de Solicitações de Compra. Quando o valor for Físico, o tipo será determinado pelo valor padrão na tabela Descrições do Tipo de Material Físico (veja Configurar Descrições de Tipo de Material de Itens Físicos). Quando o valor for Eletrônico, o tipo será extraído de uma tabela interna de tipos eletrônicos e será Livro. A tabela de tipos de materiais eletrônicos é interna e não pode ser modificada.
    4. O campo Selecionar Tipo determina o tipo de material do acervo criado. Dependendo do Tipo de material listado nos Tipos de material Físico/Eletrônico possíveis, este será o tipo de material do Item de Pedido de Aquisição. 
    5. Em vez de inserir as informações manualmente, você pode buscar e selecionar um item no repositório e, então, clicar em Selecionar. As informações do item são pré-preenchidas nos campos da página. Veja Busca no Alma.
      Ao criar uma solicitação de aquisição associada a um registro bibliográfico, os metadados bibliográficos não podem ser editados na página da solicitação de aquisição. Isto serve para evitar alterações ao registro existente ou a criação de um novo registro a partir desta página. Um novo registro só será criado a partir dessa página quando as informações forem inseridas manualmente.
    6. (Somente ao editar uma solicitação) Se você inserir uma Biblioteca, você poderá adicionar localizações e o número de cópias solicitadas para cada localização; selecione Adicionar Localização. Se as quantidades e localizações não forem especificadas, será enviada uma cópia para a localização padrão de Aquisições.
    7. Adicione notas na aba Notas, conforme necessário.
    8. Ao concluir, selecione Salvar.
      A solicitação será enviada com o status Em Revisão. Um registro bibliográfico reduzido será criado para o item solicitado, se necessário.

    Gerenciar Solicitações de Aquisição

    Visualizar Solicitações de Aquisição Pendentes

    Para visualizar solicitações de aquisição pendentes, selecione Aquisições > Solicitações de Aquisição > Gerenciar Solicitações de Aquisição no Menu Principal do Alma. Como alternativa, se houverem solicitações não atribuídas ou atribuídas a você, selecione uma das seguintes tarefas da Lista de Tarefas no menu permanente (veja Tarefas da Lista de Tarefas):
    • Solicitações de aquisição - atribuído a você
    • Solicitações de aquisição - não atribuído
    Página Gerenciar Solicitações de Aquisição
    Use as abas para ver as solicitações atribuídas a você, a outros ou solicitações não atribuídas. Use as facetas e a ferramenta Localizar para filtrar a lista de solicitações na página.
    Para informações sobre a busca usando caracteres/diacríticos especiais, veja Buscar por Caracteres Especiais.
    Para ver mais detalhes sobre o item solicitado:
    • Selecione o título de uma solicitação para visualizá-la na página Visualização Simples do Registro MARC.
    • Nas abas Não atribuído ou Atribuído a Outro, selecione Ver, sob uma solicitação, para visualizar seus detalhes. O link Ver só é exibido na aba Não Atribuído se a solicitação foi encomendada ou rejeitada.

    Atribuir uma Solicitação de Aquisição

    Você pode atribuir uma solicitação de aquisição a um usuário ou liberar uma atribuição. O usuário ao qual a solicitação está atribuída deverá aprová-la ou rejeitá-la.
    Para atribuir solicitações a um usuário:
    1. Selecione Atribuir a na lista de ações da linha. Uma caixa de diálogo será aberta.
      Caixa de Diálogo Atribuir a
    2. Selecione o usuário a quem a solicitação será atribuída. Somente usuários com a função relevante aparecerão na lista dropdown.
    3. Opcionalmente, você pode adicionar uma nota e selecionar se deseja que um e-mail seja enviado ao usuário.
    4. Selecione Atribuir a.
      A solicitação será atribuída ao usuário selecionado.
    Para desfazer a atribuição de uma solicitação:
    Nas abas Atribuído a Mim ou Atribuído a Outros, selecione Liberar Tarefa Atribuída na lista de ações da linha. A solicitação voltará para a aba Não atribuído.

    Editar uma Solicitação de Aquisição

    Você pode editar uma solicitação de aquisição.
    Para editar uma solicitação:
    1. Nas abas Atribuído a Mim ou Atribuído a Outros, selecione Editar na lista de ações da linha. A página da Solicitação de Aquisição aparecerá. Para mais informações, veja Criar uma Solicitação de Aquisição.
    2. Altere os campos que não forem de metadados conforme necessário.
    3. Você pode selecionar o botão Recriar Link para alterar o registro bibliográfico da solicitação de aquisição. Ao recriar o link, o valor dos campos de ISBN e de referência é sobrescrito com o valor do novo registro bibliográfico.
      Se uma Solicitação de Aquisição precisa ter seu link recriado com outro registro bibliográfico, use a ação da página “Recriar Link”. Se Selecionar da lista > Usar registro existente estiver selecionado e a Solicitação de Aquisição estiver sendo editada, atualizar o título (manualmente ou usando a opção de retirada) não recriará o link da Solicitação de Aquisição com um novo registro bibliográfico, apenas atualizará o título na Solicitação de Aquisição.

      Para mais informações, assista ao vídeo Recriar Link de uma Solicitação de Aquisição com Outro Registro Bibliográfico (1:41 min) (em inglês).
    4. Ao concluir, selecione Salvar.
      Se a solicitação ainda não estava atribuída a você, agora ela estará.

    Enviar E-mail para Solicitante de Aquisição

    Você pode enviar um e-mail ao solicitante pedindo mais informações sobre a solicitação de aquisição.
    Para enviar um e-mail ao solicitante:
    1. Selecione Enviar Consulta ao Solicitante na lista de ações da linha. Uma caixa de diálogo de Mensagem de E-mail aparecerá.
      Caixa de Diálogo de Mensagem de E-mail
    2. Insira as informações nos campos. Os campos De, Para e Assunto são obrigatórios. Observe que, se o e-mail do solicitante não estiver pré-preenchido, você deverá inseri-lo manualmente.
    3. Ao terminar, selecione Enviar E-mail. Uma Carta de Consulta ao Solicitante será enviada ao solicitante. Para informações sobre a configuração da carta, consulte Configurar Cartas do Alma.

    Aprovar ou Rejeitar uma Solicitação de Aquisição

    A aprovação de uma solicitação de aquisição cria um item de pedido de aquisição. Independente da aprovação ou rejeição da solicitação, o Alma enviará um e-mail ao solicitante. Os itens de pedido de aquisição que foram empacotados, mas ainda não foram aprovados, podem ser adiados em alguns casos. Para mais detalhes, veja Adiar Itens de Pedido de Aquisição.
    Ao editar um item de pedido de aquisição, na seção “Itens Encomendados”, as ações de edição estarão desabilitadas para recursos cuja biblioteca não corresponda aos escopos da função do usuário. Para detalhes, veja Configuração da biblioteca para recursos eletrônicos.
    Para criar um item de pedido de aquisição para (aprovar) a solicitação:
    1. Antes de encomendar o item, certifique-se de que a biblioteca e/ou localização está selecionada na solicitação. Se uma delas não estiver selecionada, edite a solicitação; veja Editar uma Solicitação de Aquisição.
    2. Selecione Aprovar e Criar Item de Pedido de Aquisição na lista de ações da linha. Se todos os valores necessários estiverem preenchidos e os requisitos forem atendidos, um Item de Pedido de Aquisição será criado e enviado para empacotamento automático/manual. Caso contrário, um item de pedido de aquisição será criado com status Em Revisão; e passará pelo processo de compra normalmente. O número do item de pedido de aquisição aparecerá na mensagem de confirmação no topo da página. O Alma enviará uma carta de confirmação ao solicitante, a Carta de Status da Solicitação de Aquisição (código da carta: PurchaseRequestStatus).
    Para que a Solicitação de Aquisição funcione, os seguintes precisam estar habilitados (ativos):
    • PRINT_OT - Físico - Avulso
    • PRINT_CO - Físico - Assinatura
    • E_BOOK_OT - Livro Eletrônico - Avulso
    • E_JOURNAL_CO - Periódico Eletrônico - Assinatura

    Você pode habilitar ou desabilitar tipos de item de pedido de aquisição na tabela de mapeamento Tipos de Itens de Pedidos de Aquisição (Menu de Configuração > Aquisições > Pedidos de Aquisição > Tipos de Itens de Pedidos de Aquisição). Para mais informações, veja Habilitar/Desabilitar Tipos de Item de Pedido de Aquisição.

    Para rejeitar uma solicitação:
    1. Selecione Rejeitar na lista de ações da linha. Uma caixa de diálogo de confirmação será aberta.
      Você também pode rejeitar múltiplas solicitações de uma vez só: Marque as caixas de seleção próximas às solicitações que você deseja rejeitar e selecione Rejeitar Selecionados na parte superior ou inferior da página. Para selecionar todas as solicitações da página, clique em Selecionar Todos no topo da lista de solicitações. Observe que você não pode rejeitar solicitações que já foram aprovadas.
    2. Clique em Confirmar na caixa de diálogo de confirmação. Uma caixa de diálogo de motivo para rejeição aparecerá:

      Esta lista de motivos pode ser configurada por um administrador.
    3. Selecione o motivo para a rejeição e clique em Rejeitar. A solicitação será rejeitada. Se foi criado um registro reduzido no momento em que a solicitação de aquisição foi rejeitada, o registro bibliográfico será excluído. O Alma enviará ao solicitante uma Carta de Status da Solicitação de Aquisição para informá-lo que a solicitação foi rejeitada. Para informações sobre a configuração da carta, consulte Configurar Cartas do Alma.
      Um administrador pode configurar os motivos para rejeição de uma solicitação; veja Configurar Motivos para Rejeição da Solicitação de Aquisição.
    Depois que uma solicitação é rejeitada ou aprovada, ela é movida automaticamente para a aba Não atribuído, para fins de referência. Solicitações rejeitadas aparecerão na lista de solicitações com a opção para exclusão. Para excluir a solicitação rejeitada, selecione Excluir na lista de ações da linha.

    Gerenciar Solicitações de Aquisição Criadas a partir de Referências

    Você pode criar solicitações de aquisição manual ou automaticamente usando as regras de processamento (veja Configurar Solicitações de Aquisição Automáticas a partir de Referências). 

    O formulário da Solicitação de Aquisição exibe informações básicas sobre a disciplina.

    Tabela de Informações da Disciplina
    A Nota do solicitante é exibida na seção Atributos da Solicitação de uma solicitação de aquisição.
    Nota do solicitante
    A nota do solicitante contém informações sobre disciplina, professor, número de cópias e número de participantes. As informações na nota do solicitante são usadas para itens de pedido de aquisição e pedidos.

    A nota do solicitante pode ser gerada automaticamente a partir das informações da disciplina. O parâmetro requester_note_auto_generate, encontrado na tabela Outras Configurações em Configuração de Serviços ao Usuário > Geral > Outras Configurações, controla se a nota do solicitante será gerada automaticamente.

    Este parâmetro está configurado como “false” por padrão. Para habilitar a geração automática da nota do solicitante, você deve definir o parâmetro como “true”.

    As seguintes facetas estão disponíveis na tela Gerenciar Solicitações de Aquisição (Aquisições > Gerenciar Solicitações de Aquisição):

    • Departamento de processamento

    • Departamento acadêmico

    • Campus

    • Ano da disciplina

    • Período da disciplina

    • Tag da referência

    Facets Added to the Manage Purchase Requests Screen.png

    Facetas Adicionadas à Tela Gerenciar Solicitações de Aquisição

    Os seguintes critérios de busca podem ser usados ao realizar uma busca:

    • Código da Disciplina

    • Professor da disciplina

    • Solicitante

    Added Search Criteria.png

    Critério de Busca Adicionado
    • Was this article helpful?