Skip to main content
ExLibris
  • Subscribe by RSS
  • Ex Libris Knowledge Center

    Glossário do Alma

     

    Translatable
    Termo Definição
    <URL base do Alma>
    O URL base para conectar ao Alma, sem incluir o caminho de nenhuma página específica. Este URL é fornecido pela Ex Libris ao administrador do Alma. Veja Nomes dos Seus Domínios do Alma.
    Provedor de acesso
    A parte que fornece acesso a produtos ou serviços eletrônicos; pode ou não ser o fornecedor que vende o acesso.
    Permissões de acesso
    A área na configuração dos Serviços ao Usuário onde são concedidas permissões aos usuários para o acesso a recursos digitais e eletrônicos. Veja Configurar Grupos para Gerenciamento de Acervo.
    Multas acumuladas Multas que são calculadas para empréstimos atrasados e representam qual será a multa cobrada caso o usuário devolva o item. A multa será calculada - ainda não será cobrada na conta do usuário e, portanto, não acionará nenhum bloqueio relacionado a pagamentos.
    Bibliotecas de Aquisições
    Não existem “Departamentos de Aquisição” no Alma, somente “Bibliotecas”. Os Departamentos de Aquisição do Aleph foram condensados e mapeados em uma lista de “Bibliotecas” de Aquisições no Alma.
    Menu de Ações No menu permanente, existem ações disponíveis de acordo com a função do usuário. Por exemplo, Tarefas, Entidades Recentes e RFID. Veja A Interface de Usuário do Alma - Ex Libris Knowledge Center (exlibrisgroup.com)
    Ativar Veja Recurso com link.
    Ativação
    O processo de habilitação de acesso a recursos eletrônicos para usuários. Inclui a confirmação de que a biblioteca tem acesso ao recurso e a configuração de informações técnicas para que os usuários tenham acesso. Veja Ativar Recursos Eletrônicos.
    Ativo Veja Disponível.
    AFN Veja Rede de serviços ao usuário.
    Pacote agregado
    Uma coleção eletrônica que normalmente é inteiramente ativada pela biblioteca (e não somente portfólios específicos). Observe que os pacotes “Seletivo” e “Agregado” funcionam da mesma maneira quando o parâmetro “Ativar novos portfólios automaticamente” está selecionado no assistente de ativação da coleção eletrônica.  Veja Adicionar uma Coleção Eletrônica Local.
    Todos títulos (busca)
    Ao fazer uma busca "Todos títulos", isso realmente significa "Todos os registros", ou seja, você está pesquisando todos os campos indexados em todos os registros, portanto você pode inserir um ISBN ou outros metadados nessa caixa de busca básica.
    Soma de alocações
    O valor total de dinheiro inicialmente disponível para a verba. Esse valor não é alterado quando são feitas despesas ou são atribuídos empenhos à verba; o que muda é o saldo disponível. Você pode aumentar a soma de alocações de uma verba adicionando dinheiro a ela. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Verba alocada
    Uma representação de um orçamento real usado para compras. Veja verba e Terminologia de Transações de Verbas.
    Link Resolver do Alma
    O componente do Alma que responde a solicitações externas com um menu de serviços físicos, eletrônicos e digitais. Para recursos físicos, são oferecidas solicitações; para recursos eletrônicos, são oferecidos links sensíveis ao contexto; para recursos digitais, são oferecidos links diretos para o objeto digital. O Link Resolver do Alma responde a solicitações de OpenURL, assim como a solicitações de sistemas, como o Primo.
    Para mais informações, assista ao vídeo de treinamento Link Resolver do Alma.
    Visualizador Digital
    Uma ferramenta do Alma para visualizar arquivos de representações digitais. Consulte O Visualizador Digital.
    Alma-P
    Alma-E
    Alma-D
    Alma-C
    Categorias de entrega do Primo para recursos físicos, eletrônicos, digitais e de coleções digitais. Veja Configurações de Entrega para Registros Locais do Primo cujo Harvest foi Feito do Alma.
    Análise
    A opção de consulta nos Analytics que permite ao usuário criar um relatório.
    Analytics
    O componente do Alma usado para gerenciar relatórios de dados e o dashboard. Veja Introdução a Analytics e Terminologia.
    Solicitação de artigo Solicitação para um artigo ou páginas de um artigo
    Disponível Recurso eletrônico ou físico que pode ser acessado via Link Resolver do Alma ou recurso Físico que não esteja em processamento.
    Saldo disponível
    O dinheiro que está disponível para uso em uma verba alocada. [Saldo disponível] = [soma de alocações] - [(empenhos - liquidações de empenho)] - [despesas]. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Tipo de Material Bibliográfico Um dos sete formatos predefinidos para um registro bibliográfico, conforme definidos pela Library of Congress e apresentados em www.loc.gov/marc/bibliographic/bd008.html: Livros (BK), Arquivos de Computador (CF), Mapas (MP), Música (MU), Recursos Contínuos (CR), Materiais Visuais (VM) e Materiais Mistos (MX).   Para informações adicionais, consulte a tabela "Escopo do formato bibliográfico" em Tipos de Materiais nos Resultados da Busca. Este campo é significativamente mais geral que o Tipo de Recurso Bibliográfico mais específico. 
    Registro bibliográfico Um registro bibliográfico é uma entrada no catálogo da biblioteca, que representa e descreve um recurso específico.
    Tipo de Recurso Bibliográfico Uma das várias descrições do registro bibliográfico definidas por uma combinação de campos, sendo predominantemente LDR e 008.  Este campo é significativamente mais específico do que o Tipo de Material Bibliográfico, permitindo assim que o operador do Alma busque ou selecione facetas de maneira mais precisa.  Para informações adicionais, veja Campo Tipo de Recurso.
    Livro Um livro físico que é mencionado como de tipo monografia (qualquer publicação não seriada) representa uma unidade bibliográfica que está fisicamente vinculada a ou contida em outra unidade, de modo que a recuperação da parte componente depende da identificação e localização da obra no todo ou do registro de tipo “container”. O livro também pode ser fornecido como um livro eletrônico, que pode ser chamado de E-book.
    Usuário do empréstimo Veja Biblioteca Solicitante.
    Solicitação de empréstimo
    Uma solicitação de recurso compartilhado feita por um usuário local e atendida por outra instituição. Também chamada de solicitação de recurso compartilhado enviada a outra instituição. Veja Solicitações no Alma.
    Nível reduzido
    O nível reduzido de um registro (1 a 10) reflete a quantidade e a qualidade da informação bibliográfica. Um registro reduzido é aquele cuja quantidade de informações é considerada abaixo do ideal pelo Alma. O nível 10, intuitivamente, indica os registros mais completos - os MENOS reduzidos. Veja também: Registro reduzido.
    Registro reduzido
    Os usuários podem definir regras para configurar o nível reduzido de um registro com base na quantidade de informações apresentadas em determinados campos. Um número menor é mais reduzido; um nível 10 é um registro completo. Além disso, um administrador pode definir o limite de nível reduzido de 0 a 9; qualquer registro cujo nível esteja abaixo do limite será considerado reduzido. Veja também: Nível reduzido.
    ID de Transação do Setor Financeiro Um ID único enviado ao sistema do setor financeiro, junto com multas e taxas, para permitir que o sistema informe ao Alma quando uma multa ou taxa for paga. Veja Configurar IDs de Transação Financeira.
    Campus
    Uma área que compreende os edifícios e terrenos pertencentes a uma determinada instituição. Usuários podem ser vinculados a um campus específico no qual podem solicitar serviços de biblioteca. Bibliotecas podem ser vinculadas a um campus específico, onde é esperado que seu acervo físico circule. Veja Configurar Grupos para Gerenciamento de Acervo e Definir Regras da Lógica de Exibição no Nível do Campus.
    Cancelar Veja Rejeitar.
    Saldo de caixa
    O dinheiro atualmente na verba/orçamento. [Saldo de caixa] = [soma de alocações] - [despesas]. Não contabiliza empenhos e liquidação de empenhos. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Catálogo
    O repositório de registros de informações do Alma. O catálogo contém todos os metadados descritivos gerenciados por uma biblioteca, instituição, rede ou comunidade.
    O Catálogo da Instituição contém os registros locais da instituição. O Catálogo da Comunidade contém registros fornecidos a todas as instituições, pela Ex Libris ou por contribuições da comunidade. O Catálogo da Rede contém registros gerenciados centralmente em uma Área da Rede.
    Catalogação Veja Gerenciamento de Metadados.
    Central Knowledge Base (CKB)
    A parte da Área da Comunidade que contém informações de links para recursos eletrônicos de todo o mundo. Veja Introdução ao Acervo do Alma
    Central Discovery Index (CDI) O CDI é um índice de descoberta central - potencializando os ativos existentes - que suporta Summon e Primo e fornece uma descoberta melhorada, simplifica o gerenciamento de bibliotecas e oferece eficiências operacionais.
    Valores Veja Custo de Envio.
    Fazer devolução

    Devolver um item físico para a biblioteca.

    Balcão de circulação
    A localização da biblioteca que processa os serviços ao usuário. Veja Operações do Balcão de Circulação.
    Referência
    Um item que um aluno deve ler ou assistir em uma disciplina. Também chamado de "referência da lista de leituras".
    Uma referência é um elemento de uma lista de leituras. Uma referência pode ser um recurso da biblioteca, como um item no repositório, um URL, um PDF cujo upload foi feito ou praticamente qualquer outra coisa. Veja Gerenciar Referências.
    Computação em nuvem
    A entrega de software e armazenamento de dados em uma localização (um servidor) remota em relação à localização física da biblioteca, acessada por meio da internet. O Alma é um serviço baseado em computação em nuvem.
    Tabela de Códigos
    Uma funcionalidade do Alma para configurar uma lista de itens, normalmente para que eles possam ser exibidos em uma lista dropdown em outro lugar do Alma. Veja Tabelas de Códigos.
    Rede Colaborativa
    O conceito abrangente para todos os tipos de colaboração (por exemplo, catalogação, aquisições, serviços ao usuário) entre múltiplas instituições. No Alma, a colaboração pode incluir recursos compartilhados, uma rede de serviços ao usuário e/ou a implementação de uma Área da Rede.
    Coleção
    Uma entidade do catálogo do Alma (coleção geral ou subcoleção) que agrupa qualquer número e tipo de recursos, permitindo uma melhor organização de materiais de tipo misto com base em estruturas hierárquicas baseadas em tópicos. Veja Gerenciar Coleções.
    Catálogo da Comunidade
    Registros de metadados armazenados na Área da Comunidade, que são atualizados se solicitado pela Ex Libris ou por contribuições da comunidade. Os registros de acervo podem ser vinculados a esses registros; como alternativa, suas versões atuais podem ser copiadas para a instituição e mantidas localmente. Veja Introdução ao Acervo do Alma
    Área da Comunidade
    Recursos mantidos pela Ex Libris disponíveis para todas as instituições do Alma. Incorpora a Knowledge Base, o Catálogo da Comunidade e Arquivos de Autoridades Globais. Pode ser acessada por qualquer instituição que faça parte do Alma, para fins de catalogação. Veja Introdução ao Acervo do Alma
    Rede Veja Área da Rede.
    Pedido contínuo Inclui pedidos abertos e de periódicos. Veja Assinatura.
     
    Contato principal do contrato
    A instituição que gerencia seu próprio sandbox, ou seu próprio sandbox e os sandboxes de outras instituições. Veja Ambientes de Sandbox do Alma.
    Vocabulário Controlado (CV)
    Uma lista de valores aceitáveis para um subcampo do Editor de Metadados. Por exemplo, um vocabulário controlado oferece opções ao selecionar cabeçalhos de assunto da Library of Congress. Veja Configurar Registro de Vocabulário Controlado.
    Solicitação de cópia Veja Solicitação de Item Digital.
    Autorização de copyright
    O processo de obter permissão para usar obras protegidas por copyrights. Um processo de digitalização pode exigir uma autorização de copyright Veja Aprovar/Rejeitar uma Solicitação de Digitalização.
    COUNTER
    Estatísticas de uso compatíveis com Counting Online Usage of NeTworked Electronic Resources são explicadas aqui: https://www.projectcounter.org/. Veja Gerenciar Dados de Uso Compatíveis com COUNTER.
    Dashboard
    Uma coleção pessoal de relatórios de Analytics. Veja Criar um Dashboard.
    Base de dados
    Um tipo de coleção eletrônica cujos recursos não podem ser gerenciados individualmente através de uma interface. Veja Trabalhando com Coleções Eletrônicas de Tipo Base de Dados.
    Entrega
    Permitir que o usuário que solicitou acesso a um recurso digital visualize ou acesse uma cópia desse recurso. Veja Configurar Serviços ao Usuário - Digital.
    Regras de entrega
    Regras que determinam como o conteúdo será entregue a usuários e sistemas externos. As regras podem ser configuradas pelo cliente. Veja Configurar Regras de Entrega de Documentos Eletrônicos.
    Departamento
    Uma área da biblioteca onde ocorrem ações dedicadas ao acervo físico, como recebimento de material adquirido e digitalização. Veja Configurar Departamentos.
    Depósito
    A funcionalidade de Depósito permite que os usuários enviem conteúdo digital para ser adicionado ao repositório do Alma. Para mais informações, veja Depósito.
    Metadados Descritivos
    Metadados Descritivos, que aparecem em registros no Sistema de gerenciamento de metadados (MMS).
    Solicitação de Item Digital Solicitação para receber um item em formato digital, normalmente como um arquivo digitalizado, também chamada de “entrega de documento”.
    Recurso digital
    Um arquivo ou grupo de arquivos com metadados que existe em uma rede local, um servidor ou na nuvem. Pode incluir, entre outros formatos possíveis, streaming de mídia, e-books, vídeos ou imagens. Os arquivos de recursos digitais podem ser armazenados e gerenciados externamente, mas os metadados são gerenciados pelo Alma. O recurso geralmente necessita que o usuário tenha um visualizador em sua máquina.
    Aprovação de digitalização
    O processo de aprovação de uma solicitação de digitalização. Este processo pode incluir o recebimento de autorização de copyright das agências apropriadas. Veja Processamento de Digitalização.
    Descoberta
    A funcionalidade que permite a um usuário localizar registros e acervo do Repositório do Alma. O Primo é o sistema da Ex Libris que fornece as descobertas. Veja Primo.
    Liquidação de empenho
    A remoção de um empenho. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Recursos Eletrônicos Distribuídos A capacidade da instituição do Alma de gerenciar recursos eletrônicos separadamente para um grupo de bibliotecas/campi.
    DLF Electronic Resource Management Initiative (DLF ERMI)
    Uma solução padronizada para todo o setor, desenvolvida pela Digital Library Federation. A DLF ERMI processa as especificações e ferramentas necessárias para gerenciar acordos de licença, informações administrativas relacionadas e processos internos associados a coleções de recursos eletrônicos licenciados.
    Entrega de Documentos Solicitação para receber um item em formato digital, normalmente como um arquivo digitalizado, também chamada de “solicitação de item digital”.
    DOI
    Identificador de objeto digital. Para mais informações, visite www.doi.org.
    Drools
    Um sistema de gerenciamento de regras de trabalho baseado no mecanismo de Regras JBOSS. No Alma, as regras de normalização são formatadas de maneira semelhante a este sistema. Veja Trabalhando com Regras de Normalização.
    Dublin Core
    Um padrão para descrever recursos físicos e da web. Veja http://dublincore.org/.
    Eletrônico Material licenciado que é assinado pela instituição e pode ser ativado/desativado.

     
    Coleções eletrônicas
    Uma coleção de recursos eletrônicos que pode conter pacotes (que incluem portfólios eletrônicos) ou bases de dados (que incluem URLs). Veja Gerenciar Coleções Eletrônicas. As coleções eletrônicas são agrupadas em uma interface de fornecedor. Veja também Pacote.
    Recurso eletrônico
    Um objeto digital que é armazenado e gerenciado externamente a partir da biblioteca local ou da Área da Instituição. Veja Gerenciar Recursos Eletrônicos.
    Registro de dados de pedido incorporados (EOD)
    Um registro com campos oferecidos pelo fornecedor que descreve o pedido de aquisição da biblioteca para um recurso (chamado de "registro de confirmação de pedido incorporado" por alguns fornecedores). O Alma importa o registro EOD, insere a descrição no MMS e transforma as informações de pedido incorporadas em um item de pedido de aquisição.
    Empenhos
    Um registro em uma verba de que um determinado valor do saldo atual de caixa está alocado para uma compra iminente. Normalmente criado como resultado de um item de pedido de aquisição. Empenhos são cancelados por liquidações (do mesmo valor) e normalmente substituídos por despesas (também do mesmo valor). Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Entidade Veja Registro.
    EOD Arquivos MARC de fornecedores com informações de pedido incorporadas. No Alma, eles são usados para criar registros bibliográficos, registros de coleções físicas, registros de itens e itens de pedido de aquisição
    Avaliação
    O fluxo para decidir se um recurso eletrônico será adquirido. Uma instância de avaliação é um trial. Veja Avaliações e Trials.
    Evento
    Uma ação que envolve pelo menos uma entidade ou agente no sistema. Usado para fins de consulta ao histórico. Você pode visualizar eventos associados a um serviço nas abas Em Execução e Histórico da página Monitorar Serviços, assim como em Analytics. Consulte Visualizar Serviços Concluídos e a área de Eventos dos Analytics.
    Despesa
    Um registro, em um saldo de verba, de que uma fatura foi paga. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Sistema externo
    O sistema de gerenciamento de dados existente em uma instituição, que o Alma pode usar como fonte ou destino de informações. Exemplos seriam um sistema de informações acadêmicas ou um ERP (sistema de planejamento de recursos empresariais, como o PeopleSoft). Veja Integração com Sistemas Externos.
    Extrair, Transformar e Carregar (ETL)
    Um processo que extrai dados da base de dados operacional e cria o armazenamento de dados dos Analytics. Veja Perguntas Frequentes sobre Privacidade de Dados.
    Facetas
    Facetas são usadas nas listas de resultados da busca para filtrar os resultados. Por exemplo, itens de pedido de aquisição podem ser filtrados por verba, localização ou formato digital. Veja Facetas, Filtros e Busca Secundária.
    FN Veja Rede de serviços ao usuário.
    FRBR
    Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (veja Library of Congress [PDF])
    Serviços ao Usuário
    O processo pelo qual usuários fazem empréstimos e devoluções de recursos físicos ou acessam recursos eletrônicos e digitais. Veja Introdução aos Serviços ao Usuário.
    Rede de serviços ao usuário

    Um grupo de instituições que permitem a solicitação de reservas e digitalização diretamente umas das outras. Usuários das instituições podem fazer diretamente qualquer tipo de solicitação para itens das outras instituições da rede.

    Política de serviços ao usuário
    As condições aplicadas aos Termos de Uso de um serviço. Veja Serviços ao Usuário - Físico.
    Unidade de serviços ao usuário
    Várias localizações na estante com políticas e bloqueios de empréstimo/devolução semelhantes. Veja Serviços ao Usuário - Físico.
    Serviço de texto completo
    Um serviço que fornece ao usuário acesso ao texto completo do recurso eletrônico. Veja Lógica de Exibição da Interface de Descoberta.
    Verba
    Recursos financeiros para aquisições. Verbas são agrupadas em um orçamento. Uma verba alocada representa um orçamento real. Um grupo de verbas é um conjunto de verbas relacionadas ou semelhantes. Veja Terminologia de Transações de Verbas.
    Código da verba Três níveis de verbas (do mais amplo para reduzido) - orçamento, grupos de verbas e verbas alocadas. As verbas alocadas têm o dinheiro real vinculado e são usadas para pedidos.
    Publicação geral

    O processo de Publicação Geral oferece a capacidade de Publicar registros bibliográficos, de autoridades e de coleções físicas em sistemas de terceiros.

    Veja Publicação e Enriquecimento de Acervo (Publicação Geral) - Ex Libris Knowledge Center (exlibrisgroup.com)
    Perfil de importação
    Uma funcionalidade do Alma que define como os registros de um arquivo são importados, normalizados e mapeados para os registros do Alma. Veja Importação de Registros.
    Na sala de leitura Um item que é arquivado e destinado a ser usado somente na sala de leitura, também chamado de item "sem circulação".
    Em revisão Pedidos (Itens e Pedidos de Aquisição) e faturas que o Alma marca como contendo erros. Eles devem ser revisados manualmente.
    Solicitação recebida de outra instituição Veja Solicitação de Fornecimento.
    Instituição
    Um grupo de campi/bibliotecas gerenciados em conjunto, a unidade básica gerenciada usando uma única instalação do Alma. Múltiplas instituições podem compartilhar serviços e tarefas de gerenciamento usando uma rede colaborativa. Por exemplo, uma universidade pode ser uma Instituição que consiste de uma biblioteca principal, uma biblioteca de ciências, uma biblioteca de negócios e várias bibliotecas especializadas. Veja Configurar a Instituição e Suas Bibliotecas.
    Catálogo da instituição O Catálogo da Instituição contém os registros locais da instituição. O Catálogo da Comunidade contém registros fornecidos a todas as instituições, pela Ex Libris ou por contribuições da comunidade. O Catálogo da Rede contém registros gerenciados centralmente em uma Área da Rede.
    Área da Instituição
    A área do Sistema de Gerenciamento de Metadados que compreende dados institucionais locais, como registros bibliográficos gerenciados localmente, portfólios eletrônicos ativados localmente e coleções físicas locais. Veja Introdução ao Acervo do Alma.
    Perfil de integração
    Um mecanismo para integrar os processos de importação e exportação entre o Alma e um sistema externo. Veja Sistemas Externos.
    Empréstimo entre bibliotecas (EEB)
    Veja Recursos Compartilhados.
    Entidade intelectual (IE)
    Um recurso que está sendo gerenciado e descrito no sistema do Alma. Uma IE pode ter uma ou mais coleções físicas ou representações digitais. Veja Introdução ao Acervo do Alma.
    Usuário interessado
    Um usuário que será notificado sobre alterações em um item de pedido de aquisição. Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.
    Acervo
    Os recursos pertencentes, licenciados por ou associados a uma biblioteca, instituição ou rede específica. Inclui coleções e itens físicos, portfólios eletrônicos, representações digitais e depósitos. Todos os metadados bibliográficos descritivos ficam no repositório e podem ser editados usando o Sistema de Gerenciamento de Metadados (MMS). Veja Introdução ao Acervo do Alma.
    Item
    O nível do acervo de um recurso para serviços ao usuário e uso. Os itens podem incluir códigos de barras e outros detalhes de identificação. Veja Introdução ao Acervo do Alma.
    Item disponível O item está disponível na prateleira.
    Item indisponível O item não está disponível na prateleira. Ele está registrado como estando em outro lugar (por exemplo, emprestado, em trânsito ou em processo de aquisição) e ainda não foi colocado na prateleira.
    Política de Item
    As condições aplicadas aos Termos de Uso de um serviço. Veja Serviços ao Usuário - Físico.
    Conjunto itemizado
    Um grupo de objetos cujos componentes são determinados no momento em que o conjunto é salvo. O conjunto é criado após a busca por itens usando uma expressão, mas não há relação entre os componentes do conjunto e a consulta da qual eles foram derivados. Os dados desse conjunto são estáticos. Veja também Conjunto lógico.
    Serviço
    Um processo agendado, ativado ou em solicitação que é executado em segundo plano. Consulte Visão Geral de Serviços.
    Periódico

    Uma revista contém artigos e é publicada regularmente. Veja Periódico e Publicação Seriada.

    Knowledge Base
    Veja Central Knowledge Base.
    LCCN
    Número de controle da Library of Congress de um item. Veja Criar uma Solicitação de Empréstimo.
    Orçamento
    Uma coleção de verbas, seja em grupos ou alocadas. Os orçamentos têm um período fiscal (são relevantes por um determinado período de tempo, como um ano fiscal) que é herdado pelas verbas. Veja Gerenciar Verbas e Orçamentos.
    Fornecedor de empréstimo Veja Biblioteca Fornecedora.
    Solicitação de fornecimento
    Uma solicitação de recurso compartilhado feita por um usuário de outra instituição e atendida pela instituição local. Também chamada de solicitação de recurso compartilhado recebida de outra instituição. Veja Solicitações no Alma.
    Sequência de fornecimento Veja Rota ou Modelos de Rota.
    Biblioteca
    O nível básico na estrutura hierárquica de gerenciamento do Alma, que consiste de rede colaborativa, instituição, campus e biblioteca. Uma biblioteca pode ter departamentos que processam ordens de serviço, assim como localizações e balcões de circulação disponíveis para os usuários.
    Uso somente na biblioteca Veja Na sala de leitura.
    Licença
    Um contrato entre a biblioteca e um fornecedor para a concessão de uma ou mais bases de dados bibliográficas ou recursos on-line protegidos por copyrights. Veja Gerenciar Licenças e Alterações.
    Solicitação para Empréstimo Veja Solicitação de Item Físico.
    Catálogo local
    Materiais gerenciados em suas instituições locais. Veja Catálogo.
    Portfólio local
    Um portfólio existente na Área da Instituição. Veja Portfólio.
    Tornar local Criar cópia vinculada ao recurso eletrônico da Área da Comunidade na Área da Instituição.
    Criação de recurso local com link
    Criação de uma cópia local de algo, como um recurso eletrônico. O item é copiado da Área da Comunidade para a Área da Instituição. Para recursos eletrônicos, isso normalmente é feito antes ou durante a ativação do recurso. Veja Ativar Recursos Eletrônicos.
    Localizar O processo automático de identificação de potenciais fornecedores de recursos compartilhados que possuem o recurso que está sendo solicitado.
    Localização
    Um local físico onde os itens são armazenados (por exemplo, uma localização na estante). Veja Localizações Físicas.
    Conjunto lógico
    Uma expressão de busca salva. Os itens são alterados toda vez que o conjunto é executado com base nos resultados mais recentes da busca. Veja Gerenciar Expressões de Busca e Conjuntos.
    Menu principal O menu principal é usado para navegação no Alma. Também é chamado de barra de navegação. O menu principal é composto de entradas principais, categorias e entradas de menu.
    Marcações para gerenciamento
    O nível reduzido do registro, assim como os campos que determinam se os registros devem ser publicados em um sistema de descoberta ou exportados. Os campos de publicação e exportação podem ser definidos durante a importação do registro ou no Editor de metadados. Veja Navegar na Página do Editor de MD.
    Tabela de Mapeamento
    Uma funcionalidade do Alma para definir configurações para uma lista de itens, como parâmetros do cliente. Veja Tabelas de Mapeamento.
    Registro MARC
    Um registro de tipo MAchine Readable Cataloging, um formato de registro padrão para informações de catalogação de bibliotecas, incluindo registros bibliográficos, de autoridades e de coleções físicas. Veja https://www.loc.gov/marc/umb/um01to06.html.
    O Alma suporta registros MARC 21 (um padrão norte-americano) e também pode suportar formatos MARC alternativos, como CNMARC (um padrão chinês), UNIMARC (um padrão europeu) e KORMARC (um padrão coreano).
    Método de equivalência
    Métodos usados pelo Alma para identificar registros duplicados durante uma importação. Quando um registro é carregado, o Alma tenta encontrar um registro semelhante com base no método de equivalência ativado. Veja Métodos de Equivalência - Explicações e Exemplos.
    Tipo de material
    O tipo de material, como um livro ou coleção de periódicos eletrônicos, que dá forma a um item. Observe que o tipo de material não controla o fluxo do item de pedido de aquisição e pode ser modificado ao criar/editar um item. A não ser que oculto, o tipo de material do item é exibido nas abas Getit/Detalhes do Primo. Os tipos de material são definidos pelo sistema, mas podem ser habilitados ou desabilitados e suas etiquetas podem ser configuradas. Veja Configurar Descrições do Tipo de Material do Item Físico.
    Instituição participante
    Uma instituição que faz parte de uma rede colaborativa. Por exemplo, uma das instituições implementando uma Área da Rede compartilhada.
    Ícones do menu Veja Menu de Ações.
    Editor de metadados
    A ferramenta para editar e criar registros bibliográficos e de coleções físicas no Alma. Veja Navegar na Página do Editor de MD.
    Sistema de gerenciamento de metadados (MMS)
    As interfaces, funções e dados que definem os sistemas da instituição e permitem que eles manipulem seus metadados descritivos. O MMS inclui uma Área da Comunidade e uma Área da Instituição. Veja Introdução ao Acervo do Alma.
    ID do sistema de gerenciamento de metadados (ID do MMS) O número de ID do registro. O ID do MMS pode ter de 8 a 19 dígitos (com os dois primeiros dígitos referentes ao tipo de registro e os últimos quatro dígitos referentes a um identificador único da instituição). Veja Números de Registro e Exportar Metadados para mais informações.
    Perfil de metadados
    Um conjunto de parâmetros de configuração que definem o ambiente de catalogação que será usado ao trabalhar no Editor de MD. Veja Configurar Catalogação.
    Monografia Veja Livro.
    Multicampus Veja Recursos Eletrônicos Distribuídos.
    National Union Catalogue (NUC)
    Catálogo impresso de livros da Library of Congress da Austrália. Veja Publicar no Libraries Australia.
    Barra de navegação Veja Menu principal.
    Área da Rede
    Uma ferramenta de gerenciamento usada por uma rede colaborativa para gerenciar centralmente determinados recursos, como tabelas de configuração, licenças e registros. Uma instituição virtual (também chamada de Área da Rede) é usada como interface de gerenciamento e repositório e catálogo central. Veja Gerenciar Múltiplas Instituições Usando uma Área da Rede.
    Referências de fonte externa
    Títulos que são usados para a lista de leituras de uma disciplina, sem link para um item do repositório do Alma. Normalmente são recursos do corpo docente que não fazem parte do acervo da instituição, como um artigo em um site externo. Veja Adicionar Referências a uma Lista de Leituras.
    Regras de normalização
    Um conjunto de regras que podem ser criadas e aplicadas a registros bibliográficos para melhorá-los. Essas regras podem adicionar, remover ou fazer alterações nos campos. As regras podem ser aplicadas a um registro individual durante a importação em lote e como parte do processo de atualização global. Veja Trabalhando com Regras de Normalização.
    Número de controle OCLC / Número OCLC
    Número de controle do WorldCat Online Computer Library Center. Veja https://www.oclc.org/batchload/controlnumber.en.html.
    Pedido avulso Um pedido de um recurso avulso, por exemplo, um livro, um periódico impresso e um livro eletrônico. Veja Pedido único.
    OpenURL
    Um tipo de Uniform Resource Locator (URL) que contém o endereço de OpenURL de um site da web combinado com a identificação do item. O Link Resolver do Alma responde às solicitações do OpenURL e direciona o usuário para o recurso. Para mais informações, visite http://www.exlibrisgroup.com/category/sfxopenurl.
    Registro Operacional (OPR) Um registro interno, processado a partir de MarcXML, utilizado para diferentes finalidades, como a tabela Detalhes Bibliográficos nos Analytics. Este é um mapeamento normalizado dos diferentes formatos MARC para alinhá-los em um registro operacional a fim de facilitar o desenvolvimento.
    Criar Item de Pedido de Aquisição Veja Item de pedido de aquisição (POL).
    Unidade organizacional
    Uma instituição ou biblioteca. Também, uma biblioteca que pode ser configurada para serviços ao usuário e que controla as coleções das unidades de serviços vinculadas a ela. Uma unidade organizacional pode ter operadores, um endereço físico (de cobrança), departamentos, um balcão de circulação, verbas e outros objetos associados a ela. Veja Biblioteca.
    Solicitação enviada a outra instituição Veja Solicitação de Empréstimo.
    Pacote Um tipo de coleção eletrônica cujos recursos podem ser gerenciados individualmente através de uma interface.
    Empacotamento
    Um método automático através do qual os itens de pedido de aquisição passam por normalização e validação e são agrupados em um pedido de aquisição pronto para aprovação. Veja Empacotar Itens em um Pedido de Aquisição.
    Solicitação de digitalização para usuário
    Uma solicitação de um usuário para a digitalização de um recurso. Veja Processamento de Digitalização.
    Serviço de Diretório de Usuários (PDS)
    Um componente de back-end da web que facilita a autenticação do usuário e o acesso ao sistema. O PDS faz parte do pacote de aplicações de chamada padrão, mas é um componente distinto e separado. Ele não possui uma base de dados de usuários própria. Funciona com o(s) servidor(es) de autenticação e base(s) de dados do usuário da instituição, como um serviço de diretório LDAP. Veja Alma e Serviços de Diretório do Usuário.
    Periódico

    Periódico é um termo amplo, significando tudo o que é publicado periodicamente. Podem ser jornais, revistas ou boletins. Veja Revista e Publicação Seriada.

    Menu permanente A seção superior do Alma é chamada de Menu Permanente. Esta seção está sempre disponível em todas as telas do Alma. Ela contém o logotipo da instituição, a caixa de Busca Permanente e o Menu de Ações.
    Caixa de busca permanente
    Uma caixa de busca que contém várias opções. A caixa de busca permanente está sempre disponível na parte superior central de qualquer página do Alma. Veja Busca no Alma.
    Físico "Físico" refere-se a qualquer coisa com uma coleção física/item, incluindo itens "Impressos" (livros, periódicos).  Observe que você pode ter uma coleção física sem itens, mas não um item sem uma coleção.
    Solicitação de item físico Solicitação para receber um item em formato físico, por exemplo, um livro.
    Todos títulos (busca)     "Títulos físicos" buscará todos os campos indexados de registros com acervo "físico"
    PID
    Número do sistema do Alma para uma entidade do acervo. Pode ser usado, por exemplo, pela Carga de Portfólio para fins de equivalência. O PID pode ter de 8 a 19 dígitos. Visite Configurar Índices de Busca.
    PMID
    Identificador do PubMed. Veja mais informações sobre PubMed.
    Pedido de aquisição (PO)
    Um grupo de itens de pedido de aquisição enviados a um único fornecedor. Também chamado de pedido. O envio de um pedido de aquisição é conhecido também como encomenda. Para mais informações veja Fluxo de Compras.
    Item de pedido de aquisição (POL)
    Um item de pedido de aquisição é uma entidade configurada para registrar no sistema um pedido de aquisição de um recurso. Existem vários tipos de Itens de Pedido de Aquisição, para diversos tipos de materiais (físicos, eletrônicos, digitais e outros). Para mais informações veja Fluxo de Compras.
    Tipo de item de pedido de aquisição
    Também chamado de tipo de aquisição. Define o tipo de acervo e de continuidade (avulsa ou contínua) do item de pedido de aquisição. Para mais informações, veja Explicação sobre Fluxo e Acervo dos Tipos de Aquisição.
    Proprietário do Item de Pedido de Aquisição Unidade/Biblioteca responsável pela criação do pedido (muitas vezes também responsável pelo recebimento e pagamento)
    Diretório de Políticas Veja Termos de Uso.

    Portfólio

    (Portfólio Eletrônico)

    Recurso eletrônico (acervo) que mantém a cobertura específica (local ou global), os serviços e as informações de link relevantes para um determinado título eletrônico, o qual também pode fazer parte de uma coleção eletrônica. Pode incluir informações administrativas/de acesso. Veja Gerenciar Portfólios Locais e Gerenciar Recursos Eletrônicos para mais informações.

    Primo/Primo VE
    Sistema de descoberta da Ex Libris para usuários. Uma interface de busca única que fornece um portal para uma ampla gama de conteúdo acadêmico, incluindo coleções impressas, eletrônicas e digitais. Clique aqui para mais informações sobre o Primo. Clique aqui para mais informações sobre o Primo VE.
    Índice Central do Primo
    Base de dados central do Primo. Uma mega agregação de centenas de milhões de recursos eletrônicos acadêmicos de importância global e regional. Isso inclui artigos de periódicos, e-books, resenhas, documentos jurídicos e outros, cujo harvest é feito a partir de editores e agregadores principais e secundários e de repositórios de acesso aberto. Clique aqui para mais informações.
    Permissões
    Permissões para executar determinadas ações ou para acessar páginas, campos ou opções específicas no Alma. Uma função de usuário é definida pelos privilégios que concede ao usuário. Veja Gerenciar Funções do Usuário.
    Processo
    Um serviço executado em um conjunto de registros. Veja Trabalhando com Processos de Normalização.
    Tipo de processo
    Como um recurso está sendo processado (etapa de processamento ou tipo de ordem de serviço). Veja Solicitações no Alma.
    Trial público
    O feedback do trial pode ser recebido de um grupo predefinido de participantes e de usuários em geral. Veja Gerenciar Trials.
    Publicação
    Um processo que extrai e formata metadados para uso externo, como por exemplo, para descoberta no Primo. Veja Gerenciamento de Recursos.
    Plataforma de publicação Veja Publicação Geral.
    Solicitação de aquisição
    Um item cuja solicitação de aquisição foi feita por um professor ou usuário de biblioteca (ou em nome de um professor ou usuário de biblioteca). Também chamado de Solicitação de Aquisição do Usuário (PPR). Veja Solicitações de Aquisição.
    Lista de leituras
    Uma lista de referências para uma disciplina específica. Veja Gerenciar Listas de Leituras.
    Listas de leituras podem ser divididas em seções.
    Recebimento
    O processo de aceitação de itens físicos enviados à biblioteca por fornecedores. Veja Receber Material.
    Departamento de recebimento No Alma, o recebimento de material físico é organizado dentro dos departamentos de recebimento. Um usuário deve estar em um determinado Departamento de recebimento para poder receber os pedidos associados a esse departamento. Selecione o departamento de recebimento com o ícone de localização ou na lista dropdown (um ou outro, de acordo com a sua configuração) na barra de menu permanente. A localização atual estará listada lá. Na lista dropdown, certifique-se de que a caixa Sempre Mostrar Localização Atual está selecionada. Em alguns casos, o departamento de recebimento corresponde ao proprietário do item de pedido de aquisição.
    Nota de recebimento Uma nota de texto destinada ao receptor (operador de recebimento).
    Registro Uma entidade individual gerenciada no Alma. Os exemplos incluem registros de repositório (bibliográficos, de autoridades), acervo (itens físicos, portfólios eletrônicos, representações digitais, depósitos), itens de pedido de aquisição, usuários, listas de leitura, fornecedores e assim por diante. Não inclui informações de configuração armazenadas, como o código e as informações de tabelas de mapeamento, o logotipo da instituição e as informações de IP e outras informações específicas da instituição armazenadas na base de dados do Alma.
    Lista de Registros Uma lista que exibe os registros do Alma. Veja Listas de Registros.
    Expressão regular Uma série de caracteres que definem um padrão de busca/equivalência. Veja Regular Expression Language - Quick Reference do MSDN.
    Rejeitar Recusa do fornecedor em atender a um pedido.
    Release e Atualização do Release Os releases do Alma incluem novos recursos e funcionalidades, assim como correções e melhorias (de desempenho etc.). Atualizações de releases incluem somente correções e melhorias no software, mas não incluem novas funcionalidades. As atualizações de release são fornecidas uma semana após o lançamento principal. 
    Armazenamento remoto
    Uma instalação de armazenamento em outro local. Uma localização usada para armazenar materiais físicos da biblioteca à distância. As unidades de armazenamento remoto podem ser compartilhadas por várias instituições e gerenciadas por um sistema diferente do sistema de bibliotecas da instituição. Veja Solicitações para Unidades de Armazenamento Remoto.
    Código para relatório
    Um atributo de um item de pedido de aquisição ou de fatura que codifica um tipo de material dentro do sistema de verbas e orçamentos. Por exemplo: monografia, e-journal. Isso permite gerar relatórios de verbas por outros atributos além da sua hierarquia. Veja Configurar Códigos para Relatório.

    Repositório

    Todas as informações que o Alma possui sobre o material da biblioteca, incluindo acervo, como títulos e itens físicos, títulos eletrônicos, coleções e portfólios eletrônicos, títulos e representações digitais, depósitos, coleções para gerenciamento e autoridades. O registro do título do repositório (localizado por meio de uma busca Todos títulos, Títulos físicos, Títulos eletrônicos ou Títulos digitais) é o registro bibliográfico do título (que pode ser editado no Editor de MD usando um dos padrões de catalogação, como MARC 21). O repositório inclui títulos para os quais sua instituição pode não ter acervo, assim como as regras de normalização, mesclagem e seleção da sua instituição. Todos os metadados descritivos podem ser editados usando o Sistema de Gerenciamento de Metadados (MMS).

    Veja Navegar no Editor de MD e Busca no Alma para mais informações.

    Busca no repositório A Busca no Repositório oferece ao operador do Alma um único ponto de acesso a todas as formas de recursos em uma ampla variedade de contextos de fluxos de trabalho, buscando por todos os tipos de materiais - impresso, eletrônico e digital. Veja Busca no Alma - Ex Libris Knowledge Center (exlibrisgroup.com)
    Representação
    O nível do registro digital sob o nível do registro bibliográfico. Este nível funciona como um suporte para arquivos digitais. Múltiplas representações podem ser vinculadas ao registro bibliográfico. Uma representação pode ser a cópia principal e outra uma cópia derivada, que pode ser diferente em formato, resolução e tamanho. Veja Gerenciar Recursos Digitais.
    Restrições Políticas de permissões de acesso que definem quem pode acessar recursos digitais e até que ponto.
    Solicitação
    Uma solicitação de recurso (ou apenas “solicitação”) pode ser para aquisição, manipulação, movimentação ou processamento de acervo. Uma solicitação externa, como OpenURL, é uma solicitação de localização de recurso originada fora do Alma, como uma solicitação do Primo.
    Para mais informações, veja Solicitações no Alma.
    Regras para Mediação de Solicitação Uma regra que determina se um recurso compartilhado - requisitado será enviado automaticamente a um fornecedor ou necessitará mediação da equipe.
    Regras para Envio de Solicitação Veja Regras para Mediação de Solicitação.
    Biblioteca Solicitante A biblioteca de recursos compartilhados que está solicitando em nome de um usuário.
    Solicitante
    O usuário para o qual uma solicitação é feita. O formulário de solicitação pode ser preenchido pelo usuário solicitante ou por um operador em nome deste usuário. Veja Criar uma Solicitação a partir da Instituição.
    Solicitações de recursos
    Uma solicitação para disponibilizar um recurso de biblioteca em uma localização específica para um determinado fim. A solicitação de recurso pode ser ativada por uma solicitação iniciada por um usuário ou por uma solicitação de ordem de serviço interna da biblioteca.
    Para mais informações, veja Solicitações no Alma.
    Recursos Compartilhados
    Recursos compartilhados permitem que uma solicitação feita por um usuário de uma instituição seja atendida por outra. O atendimento da solicitação não é visível ao usuário: o usuário solicita e devolve o item à sua instituição local. Veja Fluxo de Recursos Compartilhados.
    Parceiro de recurso compartilhado
    Uma instituição ou um sistema de EEB externo distinto que participa de um processo de recursos compartilhados, seja como solicitante ou como fornecedor. Veja Parceiros de Recurso Compartilhado.
    Tipo de recurso
    O tipo de item no repositório (com base nos campos bibliográficos existentes, como LDR e 008) ou sendo solicitado. Um recurso é físico, eletrônico ou digital, mas pode ter um tipo mais específico (não incluindo seu tipo de material físico). Veja Campo Tipo de Recurso e Criar/Editar um Perfil de Importação: Informações de Acervo.
    Devolver item

    Devolver um item físico para a biblioteca.

    Rota Lista de potenciais fornecedores que uma biblioteca atribui a uma solicitação de empréstimo.
    Regras de Atribuição de Rota Regras automáticas que determinam a lista de potenciais fornecedores que serão atribuídos a uma solicitação de recurso compartilhado - requisitado.
    Lista da rota
    Uma lista de potenciais parceiros de fornecimento que serão buscados para atender à solicitação de compartilhamento. Veja Parceiros e Rotas de Recursos Compartilhados.
    Regras de rota Veja Regras de Atribuição de Rota.
    Modelos de rota Grupos de potenciais fornecedores para atender a uma solicitação de recurso compartilhado - requisitado. Os modelos de rota são atribuídos automaticamente às solicitações de recursos compartilhados - requisitados por regras de atribuição de rota.
    Tabelas de Regras
    Uma funcionalidade do Alma para configurar uma lista de regras que são processadas em ordem a fim de controlar um fluxo operacional. Veja Tabelas de Regras.
    Ler Códigos de Barras Veja Fazer devolução ou Devolver item.
    Buscar Veja Localizar.
    Campo de busca

    O campo de Busca é um campo, um grupo de campos ou elementos de metadados que são indexados por um índice de busca e usados por vários operadores.

    Veja Busca no Alma - Ex Libris Knowledge Center (exlibrisgroup.com)

    Índice de busca

    Veja Campo de busca.
    Tipo de Busca

    Um tipo de busca é baseado em uma entidade (veja Registro) individual gerenciada no Alma e que pode ser buscada por operadores. Os exemplos incluem registros de repositório (bibliográficos, de autoridades), acervo (itens físicos, portfólios eletrônicos, representações digitais, depósitos), itens de pedido de aquisição, usuários, listas de leitura, fornecedores e assim por diante.  Veja Funções do Usuário para Tipos de Busca.

    Busca secundária
    Um campo de busca que aparece acima de algumas tabelas e listas. Use-o para buscar na tabela ou lista. Veja Facetas, Filtros e Busca Secundária.
    Pacote seletivo
    Uma coleção eletrônica para a qual a biblioteca normalmente ativará portfólios específicos (e não toda a coleção). Observe que os pacotes “Seletivo” e “Agregado” funcionam da mesma maneira quando o parâmetro “Ativar novos portfólios automaticamente” estiver selecionado no assistente de ativação da coleção eletrônica. Veja Adicionar uma Coleção Eletrônica Local.
    Enviar Item Veja Enviar.
    Publicação Seriada

    Publicação seriada é um termo amplo que significa qualquer documento publicado de maneira seriada ou em uma série. É mais frequentemente usado para se referir a periódicos acadêmicos. Veja Revistas e Periódicos.

    Solicitação de periódico Veja Solicitação de Artigo.
    Serviço
    Um recurso que pode ser adquirido por uma biblioteca, com ou sem acervo. Por exemplo, uma biblioteca pode adquirir o acesso a um site específico como um serviço. Veja Criar Item de Pedido de Aquisição Manualmente.
    Conjunto
    Um grupo de itens ou uma expressão de busca salva. Um conjunto é criado para que um serviço possa trabalhar em múltiplos itens. Veja Gerenciar Expressões de Busca e Conjuntos. Um conjunto é lógico ou itemizado.
    Enviar A ação do fornecedor de recursos compartilhados de enviar um recurso para a biblioteca solicitante do empréstimo. O recurso pode ser um recurso físico ou um documento enviado digitalmente (como um link ou arquivo digital).
    Custo de envio As despesas da biblioteca para atender a uma solicitação, seja como solicitante ou como fornecedora.
    Busca simples Veja Caixa de busca permanente.
    Pedido único Um pedido único, também chamado de "Pedido avulso" é um tipo de Item de Pedido de Aquisição que é configurado para registrar um pedido para adquirir um único item de um fornecedor, quando o(s) material(is) chega(m), o pedido é concluído.
    ID do SIP
    Um número para um conjunto transitório de registros afetados por um serviço. Visite Configurar Índices de Busca.
    SIP2
    Um protocolo da 3M que fornece uma interface padrão entre o sistema de circulação automatizado e os dispositivos de automação de uma biblioteca. Veja Configuração da Caixa Seletora do SIP2.
    Busca de operador A busca de operador é a capacidade geral da equipe da biblioteca de usar o Alma para todos os Tipos de Busca. Outra funcionalidade conhecida é a busca de usuários da biblioteca, que se refere à capacidade destes usuários buscarem em outros sistemas além do Alma.
    Operador
    Um indivíduo que tem permissão para trabalhar no Alma. Também chamado apenas de usuário. Veja Gerenciar Usuários.
    Enviar A ação de depositar material digital no Alma, seja por operadores, serviços automatizados ou usuários finais.
    Assinatura Uma assinatura, também chamada de "Pedido Contínuo" é um tipo de Item de Pedido de Aquisição que é configurado para registrar um pedido de aquisição de múltiplos itens durante um período de tempo definido (periódicos, por exemplo), quando o(s) material(is) chega(m), o pedido "aguardará" a chegada do próximo recurso na sequência. O pedido será concluído assim que chegar a data da assinatura definida no pedido.
    Grupo de verbas
    Permite gerar relatórios com dados agregados das verbas vinculadas ao grupo. Grupos de verbas podem conter outros grupos ou verbas alocadas. Grupos de verbas não são usados para pedidos ou faturas. Veja Gerenciar Verbas e Orçamentos.
    Biblioteca fornecedora A biblioteca que atende à solicitação, seja em formato físico ou em formato digital.
    Ocultar Marca um registro para impedir que ele seja descoberto. Veja Ocultar da Descoberta para mais informações.
    Target Uma coleção eletrônica, na terminologia do Alma. Veja Coleção eletrônica acima.
    Para mais informações, veja a documentação em Alma e SFX.
    Tarefa
    Uma operação aguardando intervenção manual do usuário. Veja Tarefas da Lista de Tarefas.
    Alternativamente, uma única etapa em um processo, como um processo de normalização. Veja Trabalhando com Processos de Normalização.
    Lista de tarefas
    Uma lista de tarefas do usuário que aparece no menu permanente. Veja Tarefas da Lista de Tarefas.
    Imposto

    O imposto, também chamado de VAT, é um encargo financeiro obrigatório associado às faturas. As faturas podem ter o imposto associado de 3 formas principais:

    • Inclusivo: O valor total da fatura inclui VAT.
    • Exclusivo O VAT é adicionado sobre o valor total da fatura.
    • Exclusivo no Item: O valor total da fatura inclui o VAT (semelhante a Inclusivo), mas o valor do VAT é calculado fora do valor total dos itens da fatura e não é contabilizado nos itens individuais.
    Para mais informações, veja Criar Faturas.
    Termos de Uso
    Uma lista de políticas de serviços ao usuário predefinidas que estabelecem o compromisso da instituição/biblioteca com o usuário e sob as quais o serviço será fornecido ou desconectado. Veja Configurar Termos de Uso.
    Título Veja Registro bibliográfico.
    Busca por título Veja Busca no repositório.
    Transação
    Uma atividade financeira que pode impactar o saldo da verba. Veja Realizar Transações de Verba.
    Comprovante de trânsito
    Um comprovante impresso anexado a um item físico que é colocado em trânsito. O comprovante identifica o material solicitado e seu destino. Para exemplos, veja Gerenciamento da Estante de Reservas.
    Tempo de trânsito
    O tempo que um item físico leva para ir de um local a outro. Veja Configurar Regras de Tempo de Trânsito.
    Trial
    Uma instância para avaliação de um recurso antes de sua aquisição. Veja Gerenciar Trials.
    Interface do Usuário Veja Experiência do Usuário.
    Não atender Veja Rejeitar.
    Gerenciamento unificado de recursos (URM)
    A estrutura de gerenciamento de recursos da Ex Libris que permite que as bibliotecas otimizem o suporte técnico, o poder de compra, as coleções e o conhecimento e os recursos da equipe. Consulte The URM Vision.
    Atualizar acervo O processo de carga de registros de catalogação melhorados
    Usuário
    Uma pessoa com uma conta de usuário do Alma: um operador, um professor ou um usuário de biblioteca. Veja Gerenciamento de Usuários.
    Bloqueios de usuário
    Sinalizações na conta de um usuário que podem impedir várias atividades de serviços ao usuário, como solicitações ou empréstimos. Veja Bloquear e Desbloquear Usuários.
    Perfis de funções do usuário
    Um grupo predefinido de funções (incluindo escopos) que podem ser vinculadas aos usuários em uma ação. Veja Configurar Perfis de Funções.
    Funções do usuário
    As permissões de um usuário para trabalhar no Alma. As funções de um usuário (na verdade, as permissões das funções) determinam o acesso de um usuário a determinadas páginas, campos, opções e áreas, bem como a capacidade de executar serviços e processos. Uma função de usuário pode ter um escopo específico, relacionado a uma biblioteca. Veja Gerenciar Funções do Usuário.
    Experiência do Usuário (UX) Normalmente, o design da interface do usuário (UI) e o design da experiência do usuário (UX) são usados de forma intercambiável. No entanto, a interface do usuário faz parte do termo mais amplo de experiência do usuário. A experiência do usuário inclui as seguintes características que uma interface do usuário deve abordar: Útil, Utilizável, Desejável, Fácil de Encontrar, Acessível, Confiável, Valioso. Veja User Experience Design (semanticstudios.com)
    VAT Veja Imposto.
    Fornecedor
    O fornecedor de produtos ou serviços físicos ou eletrônicos. Para produtos físicos, o fornecedor é um fornecedor de material. Para produtos ou serviços eletrônicos, o fornecedor é o provedor de acesso ou um provedor de acesso terceirizado. Veja Gerenciar Fornecedores.
    Conta do fornecedor
    Uma subdivisão do fornecedor; pode conter regras de negócios para tipos específicos de dados. Por exemplo, uma conta de urgência pode ter contatos e instruções sobre como processar esse material. Veja Gerenciar Fornecedores.
    Código do Fornecedor O fornecedor de produtos ou serviços físicos ou eletrônicos. Para produtos físicos, o fornecedor é um fornecedor de material. Para produtos ou serviços eletrônicos, o fornecedor é o provedor de acesso ou um provedor de acesso terceirizado. 
    Interface do fornecedor
    Um conjunto de coleções eletrônicas oferecidas por um fornecedor. Uma interface de fornecedor também é chamada de plataforma. Veja Gerenciar Fornecedores.
    Número da fatura do fornecedor
    Um número atribuído a todos os itens de pedido de aquisição cujo upload foi feito a partir do mesmo arquivo de fatura de um EOD. Veja Mapeamento de Campos de Dados de Pedido Incorporados (EOD).
    Visualizador Um serviço que fornece conteúdo digital para usuários finais, exibindo arquivos digitais, metadados, informações de copyrights e muito mais.
    Vocabulário
    Uma lista específica de termos desenvolvida por criadores de catálogos e bases de dados para garantir uma busca precisa e abrangente. Os termos podem variar de acordo com a base de dados. Veja Configurar Registro de Vocabulário Controlado.
    Widget
    Um pequeno elemento visual localizado no dashboard, que pode ser controlado pelo operador. Os exemplos incluem relatórios de gráficos adequados à sua área de interesse ou acesso a um calendário, previsão do tempo local ou um link para notificações. Veja Gerenciar Widgets.
    Ordem de serviço
    Uma solicitação interna da biblioteca para encaminhar materiais físicos para processamento. Uma ordem de serviço envia um item para um departamento de ordens de serviço (marcando-o como indisponível na prateleira), onde pode ser gerenciado de acordo com os status internos. Ambos o departamento e o status podem ser configurados e usados para gerenciar tarefas de acordo com as necessidades locais de uma biblioteca. Veja Gerenciar Solicitações e Ordens de Serviço
    Z39.50
    Um protocolo cliente-servidor para buscar e recuperar informações de bases de dados de computadores remotos. Veja Busca Z39.50.
    • Was this article helpful?